27 de novembro de 2012

ENXAIMEL


O vereador Nelson, levando à tribuna da Câmara a situação de imóvel/construção situada no Ribeirão Souto mostrou a todos nós que o desleixo/abandono não é só com as propriedades da Rota do Enxaimel lá no Testo Alto.

É mais uma construção histórica que se transforma em ruínas e acabará desmoronando mesmo sendo "tombada pelo patrimônio histórico". 

Tanto "PTEC" para tanta coisa e...

Na "cidade mais alemã do Brasil!"

"QUEM NÃO RESPEITA O PASSADO, NÃO MERECE O FUTURO!"



43 comentários:

Anônimo disse...

O vereaor Nelson foi muito feliz quando apresentou o "problema" IPHAN em Pomerode. Não sei os termos de parceria existente, mas do jeito como está parece que eles estao acima das autoridades competentes. Para piorar o vereador Nelson comentou que em um trecho de uma rua de Testo Alto em funcáo de uma casa em estilo enxaimel, foi pavimentada com pedras paralelipipido e no restante da rua, asfalto. Se realmente isto for exigencia do IPHAN, está na hora de abrir o assunto à sociedade pomerodense e tomar providencias.

Anônimo disse...

5:32

Chegou a hora de demitir da prefeitura, quem trouxe e fez isso virar uma problema na cidade.

Ela é a famosa arquiteta, muito amada nessa nossa querida cidade.

Anônimo disse...

p/ 05h32
p/ Prof. Nelson,

Um povo sem HISTORIA eh um povo sem CULTURA.

O esforco para manter essas preciosidades deve ser feito a qualquer custo. Em ultimos casos, a prefeitura deveria concentrar todos os esforcos para desmontar essa casa e monta-la em alguma escola e usar como secretaria, biblioteca, jardim de infancia, ponto de informacao de turista, ou seja, qualquer uso publico.

Em ultimos casos, dar incentivo a algum clube de caca e tiro ou alguma empresa que queria usar essa casa para uma portaria, refeitorio, escritorio, etc.

Mas jamais, vamos deixar essa casa ser devorada por cupins e ser deteriorada pelo tempo.

O que aconteceu com o predio dos Koch em Testo Central? Alguem tem noticias?

the pomer

Anônimo disse...

bem o vereador Nelson tambem deveria falar da casa do nosso Prefeito eleito Rolf Nicolodelli de Pomerode fundos na rua Henrich Kanies que ta na mesma situasom

Anônimo disse...

É uma pena este individuo ter sido reeleito pois é o que fez o mandato todo,descobrindo coisas erradas no município trazendo a tona ,más soluções para os problemas nada e nem ele e nem os outros vereadores,não vi ninguém vestir a camisa e defender o Povo.Eles deveriam sair a frente para dar exemplo e não perder tempo com um elogiando o outro,tudo unanimidade.n

Anônimo disse...

Da forma como as coisas estao sendo feitas em Pomerode, quando o assunto é "preservar a história", ter um patrimonio seu tombado pelo patrimonio histórico é quase uma burrice!
Se fosse meu caso, sinceramente, eu jamais aceitaria! Ter uma povo mandando e desmandando até mesmo na estrada que passa em frente à casa, ser impedido de modificar qualquer coisinha em sua própria casa, etc, etc.

Considerando o que está sendo feito em Testo Alto ... aquilo é uma "história mentirosa", já que ali nunca houve paralelepípedo.

Anônimo disse...

10:52

a tal arquiteta ta colada na PMP como craca de casco de navio, nao tem quem descola. o pior e' que também esta enfronhada no Iphan e fica bombando.

em Timbo também e' conhecida e inventou que nao poderiam asfaltar defronte 'a umas ruínas enchaimel, o prefeito Laercio peitou e asfaltou. resultado ta asfaltado e o prefeito reeleito e o asfalto lisonja!!

aqui em Pomerode faltou peito e coragem, deu no que deu : reurbanizacao medíocre e ja deteriorando, calçamento ridículo e todos , exeto um, foram ovacionados nas urnas, resultado da ditadura dos concursados e da incompetência dos mamatetas .

vamos ver se o Rolf entende o conceito de Presidencialismo, quem manda são Presitente, Governador e Prefeito. Isto vale até para clube de Várzea e o Vice sabe disto!!!! pelo que entendi dos vários comentários do Sauer.

estou de saco cheio com conservacionistad urbanos, com os que se arvoram em donos da propriedade alheia, com os ecochatos, excluindo o Bachmann que e' um chato persistente em favor do povo, dalhe com a guasca nos incompetentes até a querida Pomerode entrar nos trilhos.

Anônimo disse...

Um grande problema na prefa é arquiteta do IPHAN, que só sabe falar, ela já deu o que tinha que dar. Fora, fora, precisamos de sangue novo.

Anônimo disse...

16:43

Sim! Fala muito mas não age em nada!

É o caso da construção na Hermann Weege que fica nos fundos numa casa enxaimel da decáda de 30. Sendo que existe sentença para demolição, conforme enquadramento pela lei do plano diretor. Sendo que ela sabe disso, mas nunca procurou o MPSC para falar sobre o assunto. Sendo isso interesse dela, para moralizar as coisas.

Nunca fez e nada fará para magoar alguém do executivo.

obs: ninguém do patrimônio encampa o assunto. Tudo uns fantoches.

Anônimo disse...

15:40 e 16:43

Ai o Rolf vai ter que dar um basta este besteirol da "arquiteta" . Esta já atrapalhou a vida de metade de Pomerode com as casas tombadas, os locais históricos , áscuas enchaimel, etc. etc.

Para quem nao sabe, no trevo do Sastrow ela, orientando uma ação do IPHAN, conseguiu um decisão judicial para remoção do asfalto que cobre os paralelepidos "históricos",
só dependente de uma decisão do STF !!!

Isto e' um retrocesso cultural , anti desenvolvimento e antidemocrático , que atrapalha nossa cidade, seu progresso, o bem estar do povo, e por ai vai.

Estou de acordo com o 15:40, nao há saco que agüenta tanta besteira, tantas ruínas históricas, paralelepípedos históricos com 40 anos de idade!!!!!!

Ou os novos eleitos enfrentam isto de peitasso ou morrerão na praia.

Fora do tema: a reunião do palácio abóbora irradiada hoje esta hilária, o Herr Docktor, o supremo falador e o "meu nobre colega" nao perceberam que as cortinas do teatro estao baixando, acabou o espetáculo, parafraseando Carlos Gardel : Adios Muchachos, companeros de mi vida, adeus , adeus.

Anônimo disse...

15:40

Mas ela é funcionária comissionada da prefeitura ou do IPHAN, dois cargos em comissão não pode ter.

Anônimo disse...

pois bem senhor Rubens, diga ao vereador fischer para que este pergunte ao prefeito eleito o que houve com a casa do pai dele, se sabe explicar por que a casa deste acabou em ruinas, quem sabe o vereador traz algumas fotografias daquela casa para mostrar aos seus pares, e ai rasgar alguns daqueles seus comentarios.

Anônimo disse...

p/ 18:32
Me solidarizo com o vereador Nelson Fischer pelo tema que abrdou na camara na sessão de ontem. Está mais do que na hora de da ruma basta nas ações do IPHAN em Pomerode. Não é admissivel alguns atos. Cito o a questão da pavimentação na fente da Malwee onde querem retirar o asfalto. Que tirem na frente da casa deles. Não merecemos andar em pedras d eparalelipidos quandopodemos ter asfalto. O relato do Sr. Nelson em relação a uma rua em Teto Alto onde foi na fente d euma casa em estilo enxaimel colocado paralelipipido e na demais área asfalto. Isso é o fim da picada. O povo precisa reagir. Acho que o Sr. Nelson consegui levar este assunto e tenho certeza que hoje está sendo debatido na cidade inteira, pois a maioria nao sabe essas coisas. É pra fazer consulta publica sobre a permanencia dos convenios com IPHAN? vamos lá. vamos fazer.
Será que os defensores moram em uma casa em estilo enxaimel em detrimento à modernidade? Parabéns vereador Nelson e todos os que o apartearam.

Anônimo disse...

O Sr. Fischer ultimamente está um papagaio, nunca ouvi tanto. Palavras,palavras, palavras ...
Música lembram ??? refrão sem repercussão.Quer provar agora que foi digno da reeleição ? Ahhhhhh, na próxima não entra! O discurso já é manjado. Tudo semre pensando e pensado em prol da comunidade e particularidades.

Anônimo disse...

Eu concordo com os donos de casas tombadas pelo patrimonio histórico que as deixam cair aos frangalhos.

Se o IPHAN quer decidir o que pode ou nao ser feito na casa e na rua defronte, entao o IPHAN que arque com as despesas para a manutençao destas.

Eu tendo a "obrigaçao" de preservar os traços originais da construçao, entao ainda terei que pagar por isso? Se o IPHAN nao paga pra manter, entao que deixem mesmo cair aos pedaços e que o IPHAN cale a boca!
Vejam bem ... quem deveria pagar é o IPHAN e nao, de forma alguma, a prefeitura.

Anônimo disse...

Como o nosso povo e' bunda mole , ninguem se manifesta, ninguem fala com o vereador, nenhum prejudicado foi procurar a justiça , mas há casos em que a municipalidade 'a procurou .

Quanto tempo vai durar este assunto de casas tombadas, das casas enchaimel (quase todas em ruínas) , da ingerência do poder publico na propriedade privada (as leis e decretos foram todos criados por governos de Pomerode) , dos pavimentos históricos, etc.

Apelo a algum advogado que seja caridoso e proponha a discussao destes assuntos na justiça em nome do povo.

Anônimo disse...

o antigo mercado Haut também está em ruinas, sendo seguro pelos cupins. Bem na passagem principal da cidade, deveria ser priorizado, mas tbém será ruinas em poucos anos.

Anônimo disse...

Lamentável toda esta situação.

Anônimo disse...

Discordo que o povo seja bunda mole!
Votamos para quê? Para que votar?
Elegemos pessoas para ocupar cargos de autoridade maior achando que com isso estariamos bem acessorados para defender os reais interesses que precisamos.Mas lerdo engano! Como diz um comentário é só bla, bla, bla, resolver que é bom , nada!
Não precisamos colocar nossa cara para bater, são eles a princípio mais inteligentes do que nós meros eleitores mas a realidade é outra.
E a vida continua.............

Anônimo disse...

O que essa Senhora do Iphan tem a dizer sobre a casa dela na Rua dos Atiradores em frente a Malhas Treze, tombada pelo patrimônio Histórico e tem asfalto na frente.
Acho que temos que arrancar também e por paralelepípedos.

Anônimo disse...

p/21:51
O povoprecisa ser sim mais atuante. ao votar é bem verdade dá um cheque em branco aos politicos. Mas em caso de atrocidades é preciso ação e ninguém segura o povo quando nao aceita algumas condiçoes. Tirar as falto no trevo da Malwee? decisao judicial? quem é esta senhora. ela quer o nome dela na praça? pois vamos fazer uma lei de cunho civil. mas com os dizeres: A senhora ao é bem vinda. Vamos pesquisar se essa senhora mora em casa em estilo enxaimel e vamos mostrar aqui. 99% da populaçao nao aceitaria paralelipipido no trevo da Malwee. e se o povo nao quer. Não há lei que obrigue. Onde está a Associaçao de moradores de Testo Rega? Onde está a UAMPO?
Parabés vereador Sr. Nelson. avante. o povo está com voce. Se for para propor uma consult apublica, vamos fazer a nivel municipal e teremos a resposta. Me diga. 21:51. Se voce tem filhos adolescentes. Voce realmente acha que estas crianças se sentem bem mroando em casa estilo enxaimel enquanto que seus amigos mroam em casa com ambientes modernos? Ora. vamos cair na real.

Anônimo disse...

Totalmente de acordo 21:51,se é para o povo fazer tudo para que servem as autoridades só para pegar o dim dim,quero acreditar que os novos Vereadores mostrem serviço honrando cada voto e não sigam o exemplo do reeleito que 4 anos só BLA-BLA-BLA.

Meine Pomerode disse...

No mínimo os proprietários desses imóveis tombados deveriam receber uma contrapartida financeira para manter e cuidar e se necessário reformar esses imóveis, não não servem somente à cidade , servem ao estado e ao País , pois muito estrangeiros veem também apreciar as construções enxaimel de nosso região...Serve a todos mas quem arca com as despesas é só o proprietário ?

Anônimo disse...

Somos bunda mole sim. A partir do momento onde políticos preferem jogar toda, absolutamente toda sujeira debaixo do tapete, privilegiando alguns do funcionalismo público e nada podemos fazer a não ser aceitar e sentir-se traido. Meu próximo voto é nulo! E para não saber mais dos absurdos que ocorrem nos bastidores, me recolho e na próxima eleição corro com todos, nem que seja com lava jato. Parabéns vice, começaste muito bem.

Anônimo disse...

Vou chamar a RBS para registrar para todo estado de SC a LAGOA EM FRENTE AO POSTO DE SAÚDE ALWIN KLOTZ, no centro há se ele pudesse ressuscitar e visse tal situação com certeza o facão entraria em ação, lamentável que nenhuma autoridade constituída em Pomerode veja tal situação, e tome providências para resolver o problema, UMA VERGONHA SENHORES MAS COM A RBS transmitindo quem sabe.

Claudio M. Krueger - Sec. Turismo, Cultura e Esporte disse...

O que é uma edificação tombada em nível federal?
O que é uma edificação tombada em nível estadual?
O que é uma edificação tombada em nível municipal?
O que é uma edificação P-1, protegida pelo Plano Diretor?
O que é uma edificação P-2, protegida pelo Plano Diretor?
Aliás, o que é o Plano Diretor?

Ao ler os comentários desse post do Sauerkraut constato que muitos ainda têm muito o que aprender...
... e mais uma vez fica escancarada a facilidade como "anônimos" se posicionam, sem dar a cara a tapa, sobre assuntos que desconhecem.

Seguem alguns links para quem quer aprender um pouco sobre o assunto:
http://www.vemprapomerode.com.br/cultura/patrimonio/pagina/arquitetura-tipica
http://www.vemprapomerode.com.br/cultura/patrimonio/pagina/imoveis-tombados-e-protegidos
http://www.vemprapomerode.com.br/cultura/patrimonio/pagina/incentivos-e-legislacao
http://www.vemprapomerode.com.br/cultura/patrimonio/pagina/roteiros-nacionais-de-imigracao

Sds,

Claudio Marcos Krueger
Secretário de Turismo, Cultura e Esporte
Rua 15 de Novembro, 525 - Centro
89.107-000 - POMERODE - Santa Catarina
Fone: (47)3387-2627

Anônimo disse...

Totalmente de acordo com o 23h48:

Que o asfalto em frente à casa/escritório dela tbém seja arrancado.

Mas, se a questao é preservar a história, entao sejamos coerentes com a história da rua onde a casa dela se encontra: estrada de chao batido! Já que era assim a rua na época em que a casa foi construída.

Anônimo disse...

olha parabéns para o 18:32
querro ver Nelson fiscalisar o nosso Prefeito Rolf da casa do pai dele... querro ver

Anônimo disse...

Pô Nelson, a casa não é de parentes de um dos seus colegas vereadores?
O que o seu colega diz disso?

Anônimo disse...

Com certeza o Cláudio venho trazer algo " a luz ", tendo em vista que ele foi com a arquiteta, os maiores incentivadores dessa cidade com o seu " patrimônio histórico ".

Anônimo disse...

Eu só quero ver o efeito dominó no funcionalismo público, caindo um por um . Faxina nos prometeram, se eles não o fizerem, faremos nós através do MP!

Dr.Smith disse...

Minha rua é histórica!
Fica a menos de mil metros do centro e é de barro até hoje (nem o SAMAE chegou)!
Um orgulho para o Dr.Blumenau, o Karl Wegge e para o IPHAN!

Anônimo disse...

Secretario Cláudio,

Blogando durante o expediente, bonito heim!!!

Ja esta chegando a hora de V. Exa. iniciar o seu Turismo.

Os sites que a Excelência sita foram criados por vocês, e como sabe o Ilustre e Emérito Secretario contem pura ficção eleitoral e de auto promoção.

Como turismo em Pomerode significa ficção aceito o conteúdo sugerido como tal!.

Anônimo disse...

21:59

Quero ver um turista encontrar um restaurante descente num domingo a noite.

O dog da gazolina é o unico que salva os turistas que não trazem o farnel.

Parabens ao dog da gasolina pelos serviços aos forasteiros.

Anônimo disse...

15:17

Logo logo adeus dog da gazolina!!!

Dr.Smith disse...

15:17
Pelo jeito você não anda muito pela cidade não é mesmo?
Existem sim muitos restaurantes de muita qualidade abertos aos domingos à noite!
Mas se os "forasteiros sem farnel" estão "durangos" e preferem comer o "dog da gazolina" que ir a um lugar melhor,não podemos fazer nada.
"Gosto não se discute,lamenta-se".

Anônimo disse...

Esse tipo de turista que vem com "farnel ", ou com dinheirinho contatinho, esse não é um bom turista para a cidade. Usa da cidade mas não deixa retorno.

Anônimo disse...

Dr. Smith,

Onde ha algo aberto no nivel dos bons, Torten, Schroeder, Wunderwald, Maas/Malwe, Siedlertal, La Spezia, etc. tudo fechado.

Talvez Vc. esta se referindo ao X do Mal Educado . KKKKKKKKK

Anônimo disse...

Dr.Smith

Obrigado a concordar com o 08:10.
Estamos em Pomerode, você deve estar confundindo algo.
Ou se referindo ao cachorro quente da gasolina.
Bom apetite!

Anônimo disse...

p/8:10 O pessoal dos restaurantes estão todos viajando e descansando do ano que trabalharam.

Dr.Smith disse...

8:10 e 9:31
Continuo achando que vocês não andam muito pela cidade nas noites de domingo.
Apenas para citar três exemplos:
Quem quiser saborear uma deliciosa pizza,uma carne, uma macarronada ou um rodizio basta ir ao La Spezia que abre todos os domingos à noite como já é tradicional.
Quem desejar um lanche do tipo bem feito e reforçado com um sorvete de sobremesa pode ir ao Buffet do Hermes que também abre aos domingos.
E se você ainda não definiu o que quer comer,pode ir ao Schoen que tem de tudo e atende até as 22:30!
Como vocês vêem come dog da gasolina quem quer!

Anônimo disse...

18:22
Voce falou restaurante .
Desde quando lanchonete com mesas e cadeiras amarelas de botequim ë restaurante?

Dr.Smith disse...

E alguém falou "decente".
Desde quando uma birosca ao lado de um rio que é um coletor de esgoto,mal enjambrado e que não passa de um trailer dentro de uma caixa de verduras é decente?

PS.:Mesas e cadeiras "brancas" de botequim pode?