12 de novembro de 2012

CEZAR ZILLIG


Uma pedra no caminho

Um amigo, colega de renome e comprometido com a comunidade, sugere artigo sobre a pendenga da federalização da Furb. Sinceramente, A Furb não é minha praia e só de longe acompanho o rumoroso caso. No entanto, o que meu amigo diz, procede e tem urgência, merece ser compartilhado. Conforme suas palavras:

“Por que não se deixa a Furb como está e o governo federal cria aqui a Universidade Federal, com os cursos que o Ministério da Educação achar necessário e conveniente? É assim que funciona em Florianópolis, Joinville, Curitiba e em tantos outros locais. Corremos o risco de não termos nem a federalização da Furb, nem uma Universidade Federal em Blumenau! Soube que em Joinville a municipalidade providenciou o terreno para a criação de uma Universidade Federal.

Haverá alunos para ambas as universidades. A verba de RS 16 milhões já foi desviada para a Universidade Federal em Florianópolis. Logo, logo outra cidade do Vale do Itajaí ficará com esta Universidade, que seria nossa. A concorrência entre a Furb e uma Universidade Federal seria muito saudável. Blumenau não pode se dar ao luxo desta lamentável perda”.

Embora sem conhecer detalhes das intensas tratativas entre Furb, UFSC e o Ministério da Educação é fácil imaginar as dificuldades impostas ao Ministério para transformar em universidade federal, pública, uma estrutura pertencente a uma fundação. Em geral é mais fácil construir uma casa nova que reformar uma velha.

Provavelmente o obstáculo maior seja acomodar o quadro docente da Furb sem a prestação do necessário e concorrido concurso exigido para se ascender ao funcionalismo público federal. Seria abrir precedentes de toda ordem, frustrando a expectativa de tantos e tantos jovens doutores Brasil afora, ansiosos por uma chance; um contorcionismo por demais desalentador, portanto. Tão desalentador que está afugentando para longe do vale o embrião de eventual universidade federal. Meu colega tem razão: as pretensões do pessoal da Furb estão prejudicando as aspirações de Blumenau vir a ter sua universidade federal.

A cidade tem novas lideranças; há que se insistir, pleitear uma universidade a partir do chão, fazendo como Joinville, aplainando caminhos em vez de colocar-lhes obstáculos.

Drummond diria que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho...


ENVIADO POR E-MAIL
TAMBÉM PUBLICADO EM WWW.SANTA,COM.BR

Nenhum comentário: