9 de novembro de 2012

MANOEL JOAQUIM DA BOSTA - LVIII


Os últimos dias, nessas terras maravilhosas e gentis, estão complicados. A máquina pública parece emperrada. Serviços básicos não funcionam a contento. Obras ficam pela metade. A maioria da população antevê o caos. Ninguém quer final de feira. A xepa, os beliscantes que levem com eles. É triste perceber, que a falta no ano vindouro da famosa teta, trouxe o desânimo entre eles. Assim a falta de planejamento, aliado ao desmame precoce, deixa o nosso país ao Deus-dará. A maioria, contam os dias, torcem, para o relógio girar mais rápido, que o período de transição de monarquia para república passe como um lampejo. Mas acredita-se que a curiosidade está por trás disso. Muitos estão ansiosos, aguardam que Nicoro anuncie os nomes, daqueles que estarão ao seu lado nos próximos quatro anos. Alguns ousam dar palpites, acreditam que tem o direito de interferir nas escolhas. Acham que o voto na república lhes dá esse direito. Deveriam sim se conformar. A escolha dos de confiança é questão pessoal do presidente eleito. É seu direito garantido por lei. Mas não há lei, que impossibilite críticas, mas essas deverão ser direcionadas, após a demonstração de serviço ou não. Cabe ao eleitor num país, a fiscalização dos membros do Conselho Legislativo, bem como do Presidente, para verificar se as suas promessas de campanha estejam sendo cumpridas, e que o governo assim permaneça na trajetória correta. Os republicanos necessitarão de um prazo para recolocar o nosso país nos trilhos. Assim também irão precisar do voto de confiança. Não será de ajuda, tentar desestabilizar o novo governo já no início. Precisarão de foco. Com certeza nem todos os nomes agradarão. Mas será educado e conveniente aguardar um breve período para a máquina engrenar. E se assim as mudanças proclamadas, não se concretizarem, deverão todos lembrar isso. Com a república, de quatro em quatro anos, podemos chancelar o trabalho ou não. Seremos críticos e mordazes, mas na hora certa. Parece que a nossa festa maior, em comemoração a cultura dos nossos antepassados, está entrando no rumo certo. Retomam as rédeas da festa, aqueles que são os verdadeiros donos da mesma. Com isso tudo, descobre-se que muitos que queriam aparecer como os maiorais, nada mais eram que usurpadores. O Messias revoltoso junto com os plebeus, na distribuição dos panfletos, os mais que famosos Repolhos Azedos, anunciaram alguns fatos, mas muitos desacreditaram. Assim restou ao Messias, nada além de mostrar o pau. Espera-se que todos se unam, e tenhamos uma maravilhosa festa no ano vindouro. Espero sempre com muita ansiedade e entusiasmo a nossa querida festa. Para isso já estou com alguns cuidados com o meu organismo. Ainda ajuda também, os muitos...ovos de codorna.

M. J. Da Bosta

Obra de ficção. Qualquer semelhança com nomes, pessoas ou acontecimentos reais terá sido mera coincidência


13 comentários:

Anônimo disse...

Foi lançada a rota enxaimel na sociedade alto rio do testo e foi um sucesso,parabéns ão seu OTO SCHMITH PELO SEU ÓTIMO TRABALHO,e espero que esse incentivo continue na nova administração ,pois as famílias envolvidas investiram muito.

Anônimo disse...

ficou preocupado Sr. blogueiro.

confundiu ainda mais o seu publico.............

Anônimo disse...

Alguem ai ja reparou como as tintas de pintura das ruas desgastam com muita facilidade ? Alguem ai sabe quem é o dono da empresa que fabrica essas tintas ? ;) é bom o novo prefeito ficar de olho aberto !

Anônimo disse...

é isso aí, manoel, pois, pois ...
com paciencia, mas iremos acompanhar e fiscalizar o poder legislativo e poder executivo, e cobrar as mudanças prometidas.
Daqui há 2 anos já teremos uma amostragem p/ deputado, senador e presidenta da república, e o trabalho da administração já terá reflexos nas urnas dos municípios.
naum desleixe manoel com a máquina, o que interessa é saúde, precisamos ficar atentos, tbém com a criação de codornas, pra não faltar, os famosos ovos ...

Anônimo disse...

Barbaridade, tu não é o Vice derrotado, esse cara taí falando na rádio, tá querendo ensinar tudo, caramba só falta ensinar a limpar o bum bum. Nem parece Ministro, pois falta realmente calçar a sandália da humildade.
A boca alugada então nem se fala, tá no augede não sei o que....
Ele pode ter estudo mas deveria ter copiado um pouco o seu Pai Leopoldo, que pessoa fantástica.

Anônimo disse...

ele e o Sr. WW estão mto equivocados, se depender do meu voto, jamais retornarão à prefa.
Posso até não votar no 15, na próxima eleição, se a administração deles tbém for desastrosa para o eleitor consciente.
Mas, nessa tchurma do PP e EK, nunca mais ...
aufviedersen für immer ...
ein grosse abraço für alle ...

Anônimo disse...

die sollen erst mahl kanna capien.

Anônimo disse...

o boca alugada mor, ainda, insiste, em entrevistar os derrotados, será que é contrato financeiro até 31 de dezembro; se ele entrevistar os vitoriosos, ficará até janeiro sem o dim,dim real.

Anônimo disse...

Pois se fizer uma pesquisa do vice do grande homem? Tamanho os dois tem,não é verdade?

Anônimo disse...

Kanna capin, schrod mahlen, und kühe melken.

Anônimo disse...

Boca alugada somente até zero hora de 31.12 e techausis.

Anônimo disse...

Eu fico surpreso de ler que o locutor também deve sair.Gente não se iludam vai só trocar a sigla.

Anônimo disse...

há outros mais competentes, menos prepotentes, arrogantes e traíras.
o dono da rádio não deveria ficar refém dele.