12 de fevereiro de 2013

OPINIÃO


O episódio envolvendo os cães que hoje estão no "Bicho Feliz", em Rio dos Cedros,  poderia ter tido solução diferente.
Houve uma denúncia e houve a imediata intervenção do Ministério Público, seguida de decisão judicial. 
Antes porém, poderia ter havido outra solução.
O poder decisório estava perfeitamente identificado. 
A AMA BICHOS estava lá.
Consultada questionou e não aceitou proposta que, pelo menos, deveria ter sido estudada e apreciada por todos os seus membros e simpatizantes que compareceram ao local e também submetida a outros, ausentes.
Talvez, se os animais fossem divididos entre todos, não teria sido necessário acionar órgão da Prefeitura - após decisão judicial - para colocá-los no canil do qual, posteriormente foram transferidos. 
Hoje, o ônus é da Prefeitura que já pagou um valor e deverá arcar com os custos acertados com o Bicho Feliz de Rio dos Cedros, bem inferior conforme sabe o blogueiro.
A Prefeitura também, encaminhou processo licitatório, procurando legalizar a prestação de serviço e talvez, diminuir ainda mais, o custo da obrigação. 
Os 9 animais hoje sob custódia do poder público municipal são os primeiros mas, com certeza, não serão os únicos nem os últimos pelo que vimos e vivenciamos todos os dias em Pomerode. 
A AMA BICHOS participará do processo licitatório?  
Haverá participantes?
A Prefeitura estuda alguma proposta diferenciada que possa ser apresentada por Organização Não Governamental?
Talvez com o uso de imóvel público abandonado e se transformando em ruínas?´
Até mesmo com a Prefeitura cedendo profissionais como veterinários, auxiliares de serviços gerais, etc. 

TÁ NA HORA DE DIALOGAR!
DE OUVIR OPINIÕES!
QUEM SABE COM O VALOR DE UM MÊS DE HOSPEDAGEM SE PAGA ALGUMA REFORMA E SE ENCONTRA A SOLUÇÃO DO PROBLEMA?

POR UM CUSTO BEM MENOR!

COM A CONCORDÂNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO!



16 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber, se as dependencias da escola oswaldo cruz, homenagem à sanitarista, atualmente abandonada, poderia se transformar num lar para caes e gatos abandonados, ou, sem os cuidados necessários, como vacinaçao, aplicação de vermífugos,vasectomias, laqueaduras e outros ...

Heike Weege disse...

Há necessidade de discussão, sem dúvida. E sem paixões, apenas objetividade.
Eu só queria saber como a AMA Bichos, naquele momento representada pela presidente e vice, iriam levar 9 cães maltratados, em péssimas condições de saúde (necessitando de tantos cuidados quanto prova a nota fiscal). Seria para a casa dos anônimos que tanto batem na associação e nos voluntários? ou talvez para a casa do prefeito?
A Zaza já tem, de novo, 29 cães a serem adotados. Juntar mais 9 não faz diferença? Claro que faz e muita.
Mas por hoje é isso. Boa noite, Bachmann, espero que essa tua postagem ajude.

Anônimo disse...

mit die hake hinten kopf!

Cleide Kamchen disse...

Um problema sério em nossa cidade.


A Administração Pública pode tentar buscar soluções para essa questão de abandono e maus tratos, porém tudo passa pela conscientização da população de que ter um animal de estimação requer cuidados e que a pessoa não pode, de uma hora para outra, largar o animal em qualquer lugar.


Acredito que não haja legislação local específica para determinado assunto (posso estar equivocada). Seria interessante projeto de lei que verse sobre controle e preservação de animais.


Para essa discussão, a designação de audiência pública com autoridades, órgãos competentes, entidades, profissionais, comunidade, etc.


Afinal a Lei Orgânica Municipal (nossa Constituição Municipal) em seu artigo 9º, incisos I e XX enfatiza:

Art. 9º Compete ao Município:

I - legislar sobre assuntos de interesse local;

XX - promover a defesa da flora e da fauna e do meio ambiente em geral e combater a poluição.

Anônimo disse...

21:46

Essa atual camâra de vereadores, poderia criar uma lei sobre o assunto.

MAS ESSES 9 SÃO FRACOS DEMAIS!!!!!

VAI SER A PIOR DE TODOS OS TEMPOS NA CIDADE DE POMERODE.

OBS: O PRESIDENTE QUER RESOLVER ASSUNTOS QUE COMPETEM AO EXECUTIVO.

Anônimo disse...

14:29

Esse presidente tá perdidinho!

Acha que ele manda em tudo na cidade!

Acha que manda até no executivo!


FRACO DEMAIS ESSE PRESIDENTE

Cleide Kamchen disse...

O Município de Pomerode deveria tratar com dignidade essa questão do abandono e maus tratos de animais; abandono e maus tratos tanto pela comunidade como pelo próprio Poder Público. Afinal, é interesse público; e tal situação se arrasta por um bom tempo.


A audiência pública seria o primeiro passo. O debate de idéias com órgãos competentes, autoridades, profissionais, entidades organizadas, comunidade, traria um entendimento com propriedade sobre o assunto.


Alguns preceitos constitucionais, entre outros, asseveram a obrigação do Poder Público com a causa: DE ZELAR PELOS ANIMAIS, MORMENTE OS ABANDONADOS.

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

II - a cidadania.


Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária.


Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

§ 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.


Ainda, a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela UNESCO em 27 de janeiro de 1978 em Bruxelas na Bélgica, enfatiza em seu artigo 2º, alíneas "a" e "c":

a)Cada animal tem o direito a respeito;

c) Cada animal tem o direito a consideração, à cura e à proteção do homem.


A omissão quanto a questão animal não pode continuar. Essa situação deve ser enfrentada com coragem e determinação.


Palavras da Ministra Carmem Lúcia aqui aproveitadas: " A Administração Pública constitucionalizou-se. Os fundamentos de seu regime já não se põem na norma infraconstitucional. Repousam, antes, na Constituição, que lhes traça os princípios fundamentais e, inclusive, as regras referentes a alguns comportamentos e decisões CONSIDERADOS pelo constituintes como DOTADOS DE MAGNITUDE".


Precisa dizer o que falta?

Anônimo disse...

Isso aí Cleide. Onde estão os vereadores?E o vereador que voce apoiou Cleide o que diz?

Anônimo disse...

13:08

A Cleide e' ótima , tem boa circulação junto ao funcionalismo, conhece a maquina e as engrenagens da PMP, vem de boa escola e de ótima família.

Mas concordo contigo, esta apoiando gente errada, opinando sobre tudo com foco em picuinhas e bobageira, como esta que tu cobras.

Acorda Cleide, deixe pra lá estes temas polêmicos e inconseqüentes que neste fórum grassam. Tu tens cacife para vôos mais , nao te queime com provocações e empreitadas quixotescas.

Anônimo disse...

20:10

Para quem sempre somente trabalhou na fiscalização e depois em cargo gratificado na procuradoria, com certeza não conhece a máquina tão bem.

Também não tem essa boa circulação entre o funcionalismo.
É ela e a cabeça dela, não aceita muito o contrário do seu pensamento.

Conhecida em todas as administrações como encrenqueira.

Também sempre com gratificação na mão.

Bem cada um tem a sua opinião.

Cleide Kamchen disse...

Agradeço pelas palavras comentarista das 20:10h.


Mas o que significa "GENTE ERRADA"? O que para você é ser "GENTE ERRADA"? O que é ser errado e/ou certo numa sociedade que deveria ser livre, justa e solidária? Afinal esses são alguns dos objetivos elencados em nossa Carta Magna.


Opinar, discutir, debater, participar, entre tantas outras ações são importantes para o engrandecimento do ser como um todo.


Tudo o que nos cerca, não diz respeito a uma minoria, a uma parcela da sociedade, mas a todos. E em sociedade, sempre estamos em relação coletiva.


Todos precisamos de todos; parte que somos uns dos outros. Um gesto nosso (solidário, justo, apoio moral), garante dignidade e fortalece valores e princípios.


A luta por uma causa (nobre, justa, digna, etc), que se contrapõe à cultura atual do indiviualismo, do egoísmo, do descaso, promove melhoria nas condições de vida e tem consequências positivas no bem-estar social, minimizando injustiças.


A passividade de alguns existe e é estranha. E só muda quando "a água bate na bunda".

Anônimo disse...

Cleide:

Você tem posição e personalidade!!!!!

Anônimo disse...

tá certo cleide, o voto é secreto e ainda bem, mas, realmente cobre uma postura diferente do vereador, em que vc depositou o teu voto de confiança; sem interesses pessoais.
continue nesse debate público, expondo as tuas ideias, nem sempre, serão aceitas e aprovadas; mas delas, surgem com certeza, outras ideias, de outros debatedores, e que podem complementar as tuas, e assim se transformar num projeto ùtil à comunidade.
pontos divergentes existem e sempre existirão, mas isso é salutar, pois é através da discussão, do debate público, que chegaremos a um denominador comum, beneficiando à coletividade.
siga em frente, sem receios.

Anônimo disse...

p/14.26

Muitos queriam ter a coragem e opinião formada como a Cleide. Se tens problema pessoais, é o que ´parece resolve com ela.

Anônimo disse...

22:49

Essa é a verdade!!!

Aquela que eu escrevi!!!

Não tenho problemas com ela, é pessoa da qual é melhor manter distância!

Anônimo disse...

quem não aceita o contrário do pensamento é vc; é pessoal; ela não tem medo de se expor; cada um pensa do jeito que bem entender; siga em frente Cleide;