15 de fevereiro de 2013

INCENTIVOS FISCAIS



Foi encaminhado à Câmara, com urgência, a MENSAGEM Nº 95/2013, do Prefeito ao  Vereador CLAUS KRAHN  Presidente da Câmara Municipal de Pomerode - SC, submetendo 
"para apreciação, em REGIME DE URGÊNCIA ESPECIAL, em anexo, o PROJETO DE LEI ORDINÁRIA n° 2.438, de 08 de fevereiro de 2013, a qual "CONCEDER, A TÍTULO DE ESTÍMULO ECONÔMICO, A EMPRESA NETZSCH INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS DE MOAGEM LTDA, COM FULCRO NA LEI Nº 1225 DE 24 DE MAIO DE 1995, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

O projeto estabelece: 
Art. 1º - Fica o Executivo Municipal autorizado a realizar, a título de estímulo econômico à empresa NETZSCH INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS DE MOAGEM LTDA, CNPJ/MF sob nº 07.389.050/0001-51, o serviço de destocamento, retirada de entulhos e limpeza do imóvel, com um volume total de 9.800 m3 (Nove mil e oitocentos metros cúbicos) e, serviço de terraplenagem e aterramento com volume de 33.000m³ (Trinta e três mil metros cúbicos), necessário para a instalação de sua sede própria, em imóvel de sua propriedade, inscrito sob Matrícula nº 12898, junto ao Ofício de Registro de Imóveis desta Comarca, sem edificações, localizado à Rua Emílio Marquardt, s/nº, na localidade de Ribeirão Souto, com área total de 26.750 m² (Vinte e seis mil, setecentos e cinqüenta metros quadrados) que servirá para construção e ampliação do seu parque fabril.

Parágrafo Único - O benefício ora concedido, fica rigorosamente condicionado ao teor do disposto na Lei nº 1225, de 24 de maio de 1995, sob pena de revogação do benefício e cobrança dos serviços que vierem a ser executados pelo Município de Pomerode.

Art. 2º - As despesas decorrentes desta Lei,correrão por conta do orçamento em vigor.

Art. 3º - A presente Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

O projeto não estava na ORDEM DO DIA.
Para a sua aprovação, tiveram que interromper os trabalhos para que fosse submetido às Comissões.
Em entrevista na rádio local, o presidente da Câmara demonstrava a sua satisfação com a aprovação do projeto que beneficia a empresa da qual é funcionário e referiu-se à vinda do presidente  da mesma nos próximos dias. 

Quantas caçambas serão necessárias para transportar 9.800m3 de entulhos?
 E quantas para 33.000m3 de aterro?  
De onde virá o barro? 
A que custo?
Quantas horas máquina para destocamento e limpeza da área?
Quantas horas máquina para a terraplanagem?

SE HAVERÁ ATERRO É PORQUE A ÁREA É ALAGÁVEL.
APÓS O ATERRO AS ÁGUAS IRÃO ALAGAR ONDE?
HAVERÁ REPRESAMENTO DAS ÁGUAS?

OS MORADORES FORAM OUVIDOS?
FOI AVALIADO O IMPACTO NO MEIO AMBIENTE?  

E o trânsito de caminhões pesados no início da Rua Ribeirão Souto?
E na Emilio Marquardt, sem asfalto?

E o acesso ao Ribeirão Souto da SC 418?
Fica como está?

Por que tantos incentivos sempre para os mesmos?

Estava certo o promotor que dizia que os incentivos se destinavam para quem não necessita deles? 

Por que não incentivar um pequeno empreendedor?

 ESSES INCENTIVOS SÃO PAGOS PELO POVO!!!

Gera emprego?  
Outro poderia gerar também.
Gera retorno de impostos? 
Outro também poderia gerar.

SENHORES VEREADORES!
NÃO BASTA OBSERVAR A DISTÂNCIA DE 30 METROS DO RIBEIRÃO! 

 UMA MULTINACIONAL QUE ESTÁ PRESENTE EM 50 PAÍSES RECEBERÁ MAIS OU MENOS 300 MIL REAIS QUE PODERIAM SER APLICADOS EM SAÚDE, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO. 

fonte: www.cmpomerode.sc.gov.br 

26 comentários:

Anônimo disse...

piada desta nova administração! Justificaram o motivo do pedido de urgência? se rá que realmente é urgente? A empresa tem autorização ambiental para fazer o aterro? Ou só vale a autorização para alguns?

Anônimo disse...

O projeto foi aprovado com o condicionante de aprovação previa pelo CONDEMA,FATMA e outros orgãos ambientais.Quem escutou a gravação da sessão sabe disto.Se os problemas aventados pelo blogueiro forem prejudiciais ao meio ambiente, este orgãos não o aprovarão, como já aconteceu anteriormente. Quando aos beneficios que o mesmo trará em geração de empregos, recolhimento de impostos, circulação de riquezas, é só ir na Camara e pedir uma copia do projeto, pagar o xerox e ir analisá-lo em casa, ou com o auxilio de alguem que o saiba faze-lo.Isto esta previsto em lei e não pode ser negado. Se outros empresarios quiserem pedir incentivos fiscais a seus empreendimentos, façam um projeto e o encaminhem a prefeitura.O mais são aleivosias e questionamentos sem consistencia do blogueiro.

Anônimo disse...

Isso que dá votar em espertalhões!!! E o porquê da urgência na aprovação? Será que a Netzsch vai falir se não for feito o aterro? Ninguém questiona o presidente da câmara encaminhar projeto que beneficia empresa ao qual está ligado? Até pode ser um ato legal mas, no mínimo, é imoral...

Anônimo disse...

Os valores investidos pela prefeitura retornaram rapidíssimo com os impostos pagos pela referida empresa. Também acho importante estimular as pequenas e medias empresas, pois também geram empregos e tributos, mas nunca vi algum empresário dizer que apresentou um projeto decente e viável e nao teve ajuda. Alguém sabe de algum exemplo para contar? Vamos investir sim, mas depois cobrar o prometido.

Karl Johannes jr. disse...

o Presidente da Câmara trabalha na Netzsch,isto pode ele se empenhar em favor do local de trabalho,talvez ele esta fazendo o que era para o Ex vereador que também trabalha na mesma empresa.Tudo farinha do mesmo saco,só mudou as Pulgas os cachorros são os mesmos,estes sim não dá para doar.

Anônimo disse...

Eu queria saber que tipo de licença O PRESIDENTE da câmara tem. Tendo em vista que ele diz que faz parte da empresa.

Se tem licença saúde, ele pode todo dia trabalhar e estar na rádio dando entrevista?

Anônimo disse...

apesar de pomerode ser considerada ainda a + alemã do brasil (pizzolatti, campestrini, nicolodelli), já enraizou os jeitinhos brasileiros, e o privilégio individual sobrepujando o coletivo, que o diga, o zoni, encostado pelo inss, com dificuldade de se locomover, mas correu do jeito que podia, atrás de doctos, para aprovação do projeto, em regime de urgencia especial, para a empresa em que é funcionário; será que desde outubro passado não havia projeto dessa ilibada e conceituada empresa ? que já pudesse ser discutido com os funcionários e as autoridades, ainda em 2012, pra que em janeiro, as comissões pudessem ser constituídas e analisassem esse projeto com critérios e detalhes técnicos necessários.
precisava ser de afogadilho, a toque de caixa, sem conhecimento de detalhes, sem aprovação prévia dos órgãos ambientais municipais, estaduais e federais.
enton tá, a pomerode charmosa e bela continua com os mesmos vícios, s.m.j.

Anônimo disse...

Os impostos das indústrias sustentam nosso munícipio. Todos devem ser incentivados. Quanto ao promotor se é aquele que estava em pomerode, ainda bem que foi embora.Concordo que todos devem receber, então vamos nos preocupar em fazer com que todos recebam e não em questionar o porque do incentivo para uma das melhores empresas de Pomerode??

Anônimo disse...

Outros "empreendedores" também ganharam auxílio no final de 2012. Basta olhar as pedras que a prefeitura colocou no lado direito da rua Frederico Weege, a uns 800 metros do semáforo da PM, sentido Pomerode- Rio dos Cedros. Agora falta o empreendimento e o nome do favorecido com este auxílio.....

Anônimo disse...

Alguém conhece algum pequeno empreendedor que tenha montado um projeto, apresentado na prefeitura solicitando verbas e que tenha sido negado???

Conheço, sim, dois casos de pequenos empreendedores que ganharam terrenos (um deles, com galpão) e que não conseguiram cumprir o que estava no projeto em relação ao número de empregos que gerariam, mesmo tendo recebido um prazo extra para tal.
Depois, a gritaria é grande... o desgaste para tomar de volta o imóvel é grande, assim como a gritaria de quem está ao redor.

Anônimo disse...

multinacional pedindo socorro? volta pra Alemanha lá não é tudo melhor! povo educado, ruas limpas, leis são respeitas, povo com raçã pura desmonta e leva tudo pra Alemanha. Não vai por que? o Brasil é bom demais Europa tá na maior crise e aqui ainda pra trabalhar lá é preciso falar alemão rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Po, naum sei em quem acreditar seu Bachmann.

O jornal preferido dos peixeiros deste sabado diz que ja foi aprovado na camera e o meu blog preferido (naum vendo peixe) diz que a prefa enviou esta semana.

Mas a firma Netsch merece mais do que isto, so da parte da prefa no icm da mais de 1,5 milhao mes, os empregados
deixam uma grana preta no comercio e mais impostos, e na parte ecológica os alemão sao campeões .

vou falar com meu chefe pra ver se ele arranja com os chefão pro senhor visitar e conhecer a fabrica, vais ficar impressionado com a nossa tecnologia.

Anônimo disse...

Quem você acha que é pra julgar? Toda essa gana de fazer ordem de tudo faz com que você perca a seguranca. Porque gritar pra todo mundo ouvir? Se seu FILHO tivesse cacífe pra ser diretor de tal empresa, e esses mesmos incentivos fossem dados, você estaria comemorando. A netzsch vai criar MUITO mais empregos do que o "pequeno empreendedor". Se liga!

Anônimo disse...

Acho corretíssimo o incentivo, afinal, a Netzsch poderia construir em qualquer outra cidade mas PREFERIU ser em Pomerode. Temos que agradecer que temos tantas indústrias gerando empregos para tanta gente e impostos para pagar a máquina da prefeitura. Qualquer prefeitura com bom senso autorizaria os incentivos. Pensa se ela fosse para rio dos cedros ou indaial....

Anônimo disse...

parabens ao Municipio, melhor dar incentivo pra quem pode dar continuidade aos empregos,impostos e tecnologia que so se desenvolve no BRASIL, Bachman voce naum sabe nada sobre a empresa e taum pouco quanto ela recolhe de icms a Pomerode. Por isso apoio todo e qualquer apoio dado a ela. PS: nem trabalho na mesma. só penso em Pomerode e seus cidadãos que são empregados da mesma.

Anônimo disse...

creio que esse investimento em ribeirão souto irá resultar em benefícios aos moradores daquela localidade, pois, os investimentos serao altíssimos, em relação a tubulação da rua, saneamento básico, logo pedirão asfalto(estrada preta), pois a poeira e a lama, serão inconvenientes grandes, além de servir lanches e almoço na empresa, não sei qtos funcionários empregarão e qual será o volume financeiro mensal em salários; talvez, alguns até queiram morar lá, comprar terreno, construir, etc ...

Der Sauerkraut disse...

P/20:07
TUBULAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO, ESTRADA PRETA...TUDO PAGO PELO POVO DE POMERODE.
ENQUANTO ISSO, EM MUITOS OUTROS LUGARES DO MUNICÍPIO TUBULAÇÕES ENTUPIDAS, SEM SANEAMENTO, ESGOTO A CÉU ABERTO, POEIRA, BURACOS, ALAGAMENTOS, DESLIZAMENTOS E POR AÍ VAI.
É JUSTO!?

Anônimo disse...

só acho o seguinte, empresa que paga 20 ou 25 mil reais de lucro para empregados não precisa do meu suado dindin de impostos para fazer investimentos aqui.

Anônimo disse...

Sr. Rubens, entendo todos vossos questionamentos. E concordo que a sociedade, independente de qualquer coisa, merece um esclarecimento perante esta importante obra.

O que me surpreende é a ignorância de alguns leitores do seu blog, que comentam sem ter conhecimento de causa. Há que se deixar claro que NETZSCH do Brasil é diferente de NETZSCH Moagem. Outra coisa: o Grupo NETZSCH sempre contribui com a sociedade pomerana, sendo que o Grupo NETZSCH é a empresa que mais arrecada impostos pra sociedade de Pomerode. Além do mais, sempre que houveram momentos de crise, as duas empresas seguraram ao máximo seus funcionários. A NETZSCH é sim a empresa que mais recolhe impostos para Pomerode, a que mais valoriza seu quadro de funcionários (mesmo em momento de crise) e sempre está presente na sociedade local com ações de filantropia.

Acho que a NETZSCH merece este voto de confiança. E de forma alguma podemos considerar os valores envolvidos como "Gastos". Trata-se de investimento. O retorno será quase que imediato.

Ao invés do povo questionar a NETZSCH, porque não vão questionar outras empresas que prometeram mundos e fundos para Pomerode, mas que até hoje não fizeram nada por nós. Tal empresa que prometeu trocentos empregos em troca de uma localização privilegiada na colina em uma cidade pacata e passiva, que despede funcionários em qualquer turbulência econômica.

É por isso que Pomerode pára no tempo. Pela ignorância de alguns, em se preocupar com algo que certamente teremos retorno do que se preocupar com as cheias que assustam cada vez mais o nosso lindo vale.

Devemos cobrar por outro lado. Devemos cobrar atitudes ambientais. Estudos topográficos, análises de risco ambiental, etc. Por isso concordo sobre os questionamentos dos impactos ambientais do aterro neste local.

Mas Pomerode precisa precisa crescer. Não só economicamente, mas de intelecto também.

Atte.,
Luiz H.






Anônimo disse...

Outros empreendedores que possuim terenos muito menores e que se encontram em área "alagável", e tem todas as licenças aprovadas,por todos os orgãos competentes,não podem dar continuidade ao projeto devido a algumas cabeças pensantes. Que se pronuncie, o Sr. Nelson Fischer que é contra aterros em áreas alagáveis.

Anônimo disse...

Quanto custa para NÓS contribuintes passar isso pela rádio local?
Ou esse informativo é de grátis?
É muito dinheiro indo pelo ralo e esse é o único que não está entupido..........

Anônimo disse...

Bachmann,

Curioso o Sr. não haver publicado meu comentario.

Na imprensa hoje:

Guilherme Russo, enviado especial

Quando deixou o setor de desembarque internacional do aeroporto do Recife, à 0h45 desta segunda-feira, 18, a blogueira cubana e colunista do Estado Yoani Sánchez encarou um protesto organizado por movimentos de esquerda. Contrários à presença da dissidente do regime castrista no Brasil, pelo menos 20 manifestantes entoavam máximas a favor de Havana, enquanto acusavam a ativista de defender interesses dos EUA, chamando-a de “mercenária” e “agente da CIA”.

Yoani qualificou a manifestação como “um banho de democracia e de pluralidade”. “Isso é algo que não vejo em meu país. Gostaria que houvesse essa liberdade no meu país. Com insultos, estou acostumada. Tenho a pele curtida contra xingamentos. Isso não me machuca. Na ausência do argumento, há o grito. Isso é cotidiano na minha vida.”
__________________________________

"um banho de democracia e de pluralidade" também faz falta ao Sauer.

É bom pensar democraticamente.

Anônimo disse...

Com a palavra o sábio vereador Nelson Fischer. Estaremos no aguardo 9:16.

Anônimo disse...

Parece que vai aumentar de 80 funcionários para 150.

MuITO POUCO PARA RECEBER AJUDA!!!

Der Sauerkraut disse...

p/11:10
não posso manter plantão para publicar seus comentários anônimos.
Eu preciso trabalhar.
Publiquei.
Na próxima, se identifique!

Anônimo disse...

Interessante...ninguém, absolutamente ninguém questionou sobre a questão da legalidade do projeto ser solicitado por vereador ligado à empresa...procurem a definição de corrupção ativa e/ou passiva para entenderem o porquê da minha indignação!!!