22 de fevereiro de 2013

IMAGENS E OBSERVAÇÕES









Ontem, pela manhã, visitei o campo de operações da terraplanagem, destoca, limpeza e aterro onde deverá ser instalada mais uma grande empresa.

Os Quero-Quero (guardiães dos Pampas como dizem no Rio Grande) voavam agitados soltando seu grito - seria de protesto? - procurando filhotes ou o ninho em alguma touceira de capim que foi removida. 

Mais ao longe, as curucacas, pousadas sobre o barro amontoado, catavam vermes e assistiam ao movimento de tratores e caminhões estranhando seu ronco. 

Saracuras, canários da terra, rolinhas, sabiás, chopins, bem-te-vis e outros, nas árvores e na área destocada, emitiam sons que pareciam lamentos. 

Um ratão do banhado passou pertinho da velha companheira de luta e labuta parecendo desorientado. 

No bota-fora que serve de aterro, a água acumulava junto à cerca e uma vegetação restante. 

Na ponte, seguindo a rua, ainda era possível ver que o ribeirão havia transbordado.

O aterro, parece que se limitará à substituição da terra fértil/humus que foi retirada.

A empresa nunca restabelecerá o pequeno eco-sistema - com uma bela diversidade - que havia no espaço mas, poderá repor o verde e talvez, proporcionar o retorno ou a permanência de aves, pequenos animais e outros seres vivos que habitavam a área.   

No mais, a imagem do pasto verde haverá de ficar na memória de muitos, assim como, guardo na lembrança o velho campo do Vera Cruz ali bem pertinho onde, num banco entre as árvores, na companhia de minhas irmãs, assistia aos jogos ha mais de 50 anos atrás. 

E que a distância entre a Pequena Reata e o Parque Industrial continue a mesma.  


15 comentários:

Anônimo disse...

è a força do novo governo, mudando as coisas, em Pomerode.

Anônimo disse...

empresas geram empregos e qualidade de vida. Pense pra frente homem, quero que meus filhos tenham daqui a 30 anos qualidade de vida em Pomerode e não MATO (que alias tem mais do que quando eu era criança).

Der Sauerkraut disse...

Qualidade de vida não são novas industrias, novos migrantes, terraplanagens, aterros, alterações de pequenos eco-sistemas, empregos, gastos com estradas, tubulações etc. a título de incentivo fiscal para empresas e empresários multinacionais presentes em 50 países.
Qualidade de vida é educação, segurança, saúde e respeito ao meio ambiente.
Com ar puro e águas límpidas sem necessidade de inaladores ou bombinhas para portadores de insuficiência idosos ou Inflamações das Vias Aéreas Superiores nas nossas crianças.
Com todo respeito às opiniões contrárias.

Anônimo disse...

que feio com os paranaenses que aqui trabalham.

exceto os índios somos todos migrantes ou emigrantes.

Anônimo disse...

Bachmann, vc diz isso não pensando nos nossos filhos, netos, bisnetos...ou vc ACHA q terá emprego sem que a cidade cresça ?
tá na hora de vc deixar a sua mente crescer. Ou pára de falar besteira e achar problema em tudo

Ivo Blank disse...

Um município precisa de industrias para geração de empregos para seus cidadãos,precisa dos impostos que estas indústrias pagam para poder dar educação e saúde para seus cidadãos, um povo sem emprego não é nada. Para de criticar este empreendimento Bachmann, pensa no futuro destes que precisam dum emprego. se você não precisa, beleza, agora muitos precisam. Ajuda e não atrapalha.

Anônimo disse...

o progresso precisa acontecer, mas, de forma sustentável.
o município precisa de industrias, de empregos, mas, com bom senso, e que tragam mais qualidade de vida para todos, crianças, adultos e idosos.
o poder público e a empresa poderiam reunir no clube do soutos bach, a comunidade e expor, explanar didaticamente tudo que está planejado para aquele empreendimento, e com certeza teremos aspectos mais positivos do que negativos.

Anônimo disse...

17:41
Impostos pagos para cobrir os contra-cheques fora da realidade para os políticos, isso sim... ou não?
Enquanto o professor ganha uma miséria, o policial que todo dia arrisca sua vida, esses são esquecidos.
E outra coisa: Pomerode é pra ser uma cidade turística ou um polo industrial?

Anônimo disse...

querido 17:41 ..vais sobreviver de turismo ????? vc ...seus filhos e seus bisnetos ???? parabéns, deves estar nessa área; e os demais ? os teus vizinhos...amigos....sem emprego, população crescendo, terás pão e leite para todos ? Toda cidade cresce, cidades mega conhecidos como cidades TURISTICAS, somente aqui que não pode ser assim?

Anônimo disse...

cadê o meu comentário de ontem? não ofendi ninguém, só perguntei como faremos com os nossos filhos, netos e bisnetos. Realmente parece-me que quando tem muitos comentários que não são favoráveis ao blogueiro, somem !!!! para o número de mensagens não ser em número tão grande. Lamentável !!!

Anônimo disse...

CORRIGINDO: O COMENTARIO ERA PARA SER PARA O ANONIMO DAS 11:44-e nao para os das 17:41 SEGUE NOVAMENTE:

Anônimo disse...
querido 17:41 ..vais sobreviver de turismo ????? vc ...seus filhos e seus bisnetos ???? parabéns, deves estar nessa área; e os demais ? os teus vizinhos...amigos....sem emprego, população crescendo, terás pão e leite para todos ? Toda cidade cresce, cidades mega conhecidos como cidades TURISTICAS, somente aqui que não pode ser assim?

24 de fevereiro de 2013 11:52

Anônimo disse...

11:44

Pomerode caminha a passos largos para ser uma cidade com industrias de alta tecnologia e limpas (as sujas estão fadadas ao desaparecimento) com alto valor agregado, que significa mais impostos.

O turismo incipiente será de curta permanência e de poucos gastos per capita.

O turismo não e' a maravilha que muitos imaginam, comparando o salário médio na RAIS (site do Min do Emprego e Trabalho) Pomerode paga 2,38 vezes mais que Gramado.

Karl Johannes jr. disse...

Muito me chama a atenção,é que Pomerode criou um Parque Industrial,no intuito e com a finalidade maior de fazer com os Caminhões fossem desviados do centro da cidade.Então vejo uma certa desorganização nos planos e na distribuição das novas empresas que querem se instalarem em Pomerode.Agora tem a Ponte que ainda não esta pronta,mas que vai ajuda na circulação dos veículos de circulação continua.Então é complicado eles fazem e não consultam o povo e tem coisa que nem no plano de governo esteve na campanha,e que deste mesmo quase nada é cumprido e feito.É regra e não exceção mas nada de novo acontece.

Anônimo disse...

WTF?!

Turismo? Para ver o que? Com suporte de onde?

Vcs acham realmente lucrativo esse negócio de turismo? kkkk.

Anônimo disse...

No aterro feito no local da obra tinhamos diversas nascentes, elas foram suprimidas pelo barro. Ano passado tive que implorar para limparem as beiradas da lagoa. e vieram com conversa de nascentes e blá blá blá. Pelo visto isso não se aplica a todos.