18 de fevereiro de 2013

LEMBRANDO


24 comentários:

Anônimo disse...

Antes de outubro, depois de outubro, eu tinha esperança.

Nesse ano de 2013 já não tenho mais.

Essa administração acordou corrupta!!

Anônimo disse...

Morre em SP homem torturado pela ditadura quando tinha 1 ano

Marcelo Becker
Marcelo Becker

Morreu no último sábado, em São Paulo, uma das mais icônicas vítimas da ditadura militar no Brasil. Carlos Alexandre Azevedo, torturado no Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops) paulista quando tinha apenas 1 ano e 8 meses, em 1974, era filho do jornalista Dermi Azevedo, militante e um dos fundadores do Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MDNH). Pelo Facebook, o pai de Carlos Alexandre afirmou que seu filho tirou a própria vida por não suportar o trauma vivido na infância.

No dia 14 de janeiro de 1974, Carlos Alexandre e sua mãe foram levados à sede do Deops de São Paulo, onde Dormi estava preso. "Cacá, como carinhosamente o chamávamos, foi levado depois a São Bernardo do Campo, onde, em plena madrugada, os policiais derrubaram a porta e o jogaram no chão, tendo machucado a cabeça. Nunca mais se recuperou. Como acontece com os crimes da ditadura de 1964-1985, o crime ficou impune. O suicídio é o limite de sua angústia", disse o pai em seu perfil na rede social.

Segundo Dermi, Carlos Alexandre ficou com sequelas após a tortura. "Ele passou a ter quase uma paranoia, adquiriu um transtorno psicológico que os psiquiatras chamam de fobia social", afirmou, em entrevista ao Terra. Devido a seu quadro clínico, o filho do jornalista era submetido a tratamentos com antidepressivos e antipsicóticos. No último sábado, uma overdose dos medicamentos pôs fim à vida de Carlos Alexandre.

"Eu considero que o meu filho foi suicidado, e não se suicidou. Ele foi tão maltratado pela ditadura que acabou tirando a própria vida", afirmou Dermi Azevedo. "O caso do meu filho é escandaloso pelo fato de que, com apenas 1 ano e 8 meses, ele ter sido levado preso comigo e com a mãe dele, e ter sido submetido às mesmas torturas que nós passamos", relatou.

No Facebook, Dermi pediu orações a seu filho e à família, para que "a sua/nossa dor seja aliviada". "Tenho certeza de que Cacá encontra-se no paraíso, onde foi acolhido por Deus. O Senhor já deve ter-lhe confiado a tarefa de consertar alguns computadores do escritório do céu e certamente o agradecerá pela qualidade do serviço. Meu filhinho, você sofreu muito. Só Deus pode copiosamente banhar-te com a água purificadora da vida eterna."

Em nota, o MNDH emitiu nota de solidariedade à família de Dermi Azevedo. "Hoje a ditadura militar concluiu a morte de Carlos, iniciada em tão tenra idade. Este acontecimento entristece a todos nós profundamente e fortalece nosso empenho na luta por memória, verdade e justiça, de forma que a impunidade não continue se perpetuando", diz o texto.

Em janeiro de 2010, Carlos Alexandre foi declarado "anistiado político", tendo direito a uma indenização de R$ 100 mil. Naquele ano, em entrevista à revista IstoÉ, ele relatou o drama vivido desde a tortura sofrida. "A indenização não vai apagar nada do que aconteceu na minha vida. Mas a anistia é o reconhecimento oficial de que o Estado falhou comigo. Para mim, a ditadura não acabou. Até hoje sofro os seus efeitos. Tomo antidepressivo e antipsicótico. Tenho fobia social."

Anônimo disse...

Na rádio sabádo o Rolf falou em enxugar a máquina, mas o que se vê e cada vez mais funcionários na prefeitura.

A conversa está certa e os meus olhos que não enxergam mais bem?

Márcia Maass disse...

Não acordou corrupta. Quando acordaram após vitória, avistaram um deserto de pessoal competente da mesma filiação que pudesse assumir papéis fundamentais nessa administração.
Preciso dizer mais ?
Entãooooooooooooooo ...

Anônimo disse...

dedicado ao pessoal do "É LEI"

Anônimo disse...

21:35

Uma coisa não tem a ver com outra!

Mas tens razão:

LEI É LEI!!

Anônimo disse...

acho que ele não entendeu o final da citação. Desenha pra ele

Anônimo disse...

sei, sei, uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa, kkkk

Lei é Lei, irmãos Cravinhos que o digam, fala sério!

Frase de Thomas Jeferson muito atual, mais no nosso país que no que ele presidiu.

Anônimo disse...

Eu falei que esta história de dar cara a tapa a toa é história parta boi dormir,ai não ganham emprego metem o pau.

Anônimo disse...

20:03

É a nossa lei!

Pressione os deputados federais!!!!



20:35

O caso de uma sra. de Testo Alto.

Anônimo disse...

20:35

Estais a falar da mm?

Márcia Maass disse...

Esses anônimos covardes sempre apontando o dedo ... kkkkkkkkk....
Ninguém vai esquecer tão cedo do quanto esperei por mudanças, o que não implicava necessariamente em mudanças na minha vida.
Não abordei vereador,deputado,vice ou prefeito, não lambo o caminho pelos quais passam. Individualmente não preciso disso e cá entre nós, ninguém merece !
Dizem que a ditadura teve que acontecer para vivermos momentos como estes... de liberdade, impunidade, corrupção e burrice.

Anônimo disse...

não pressionam não, fazem parte de um sistema e preferem ganhar em cima dos erros que ela aprova. Não querem resistência, querem comodismo

Anônimo disse...

"é lei", resposta de alguns papagaios que não tem argumentos e só pretende continuar na inércia.
Como ele cita, "quando a injustiça se torna lei, a resistência se torna um dever". O que é injusto não podemos aceitar goela abaixo.
deveriam sim responder "é injustiça"

Anônimo disse...

5:48

Então mãos à obra!!!!

Anônimo disse...

eu pelo menos faço minha parte, não fico alienado

Anônimo disse...

21:55

O que fazes então???????

Anônimo disse...

eu também 21:55, já fiz muito quando ainda era jovem, e dou apoio para aqueles que não caíram no conformismo ou que se aproveitam do sistema

Anônimo disse...

pois é, É LEI, menores que foram proibidos de trabalhar pela LEI, estão disponíveis para serem recrutados por traficantes para distribuírem drogas e botarem fogo no ônibus. o Sr. deve estar correto mesmo.

Anônimo disse...

não que seja da sua conta, mas já fiz muito abaixo assinado, participei de protestos, apoiei causas justas, com certeza, ao contrário de muitos que só ficam atrás da mesinha. Quem teve a oportunidade de assistir o pronunciamento do Walter Osthermann no Jornal do Almoço sobre as nossas leis, creio que entendeu, sem precisar desenhar. Parabéns Walter!

Anônimo disse...

assistiram ao jornal de almoço de sábado. Acho que não pode citar o nome do comentarista aqui, pra não dar processo (mas todos sabem quem é) excelente a colocação dele sobre as leis brasileiras. Disse tudo...

Anônimo disse...

23:46
Com certeza disse tudo, esse tem coragem....

Karl Johannes jr disse...

Eles vão enxugar sim,é que a população não entendeu o sentido certo é que eles lavaram a maquina e agora eles vão enxugá-la,só isto eis a explicação para quem acreditou que iam mudar isto foi só falado por aqueles que agora estão empregados"os mamas tetas".

Anônimo disse...

Blogueiro.

tem um assunto que acho que deve ser cobrado também das nossas autoridades.
Por que só a nossa cidade não tem mais juizes. Tenho processo e só o que escuto dizer de meu advogado é que a cidade precisa de mais juiz, mais pessoas para trabalharem lá no forum, pois a cidade está crescendo e a quantidade de serviços também. Daí pergunto, onde estão o vereadores, prefeito, etc.