11 de fevereiro de 2013

RENÚNCIA


Hoje surpreso, o mundo recebeu a notícia de que o papa Bento XVI renunciará dia 28 próximo.
Aos 85 anos declarou-se sem perfeitas condições para o exercício de tão importante missão. 
Em março, deveremos conhecer o seu sucessor. 

VEJAM A CARTA

"Caros irmãos,
Eu os convoquei para este consistório não apenas para três canonizações, mas também para comunicá-los de uma decisão de grande importância para a vida da igreja.
Após ter repetidamente examinado minha consciência perante Deus, tive a certeza de que minhas forças, em consequência de minha idade avançada, não são mais adequadas ao exercício do pontificado.
Eu sei muito bem que este ministério, devido à sua natureza essencialmente espiritual, deve ser levado à frente não apenas com palavras e ações, embora não sem oração ou sofrimento.
No mundo de hoje, sujeito a tantas mudanças rápidas e abalado por questões de profunda relevância para a vida da fé, a fim de governar a cátedra de São Pedro e proclamar o Evangelho, é necessária tanto a fortaleza da mente quanto do corpo, fortaleza que nos últimos meses se deteriorou em mim ao ponto de ter de reconhecer minha incapacidade de desempenhar adequadamente o ministério que me foi confiado.
Por essa razão, ciente da seriedade deste ato, com plena liberdade eu declaro que renuncio ao ministério de bispo de Roma, sucessor de São Pedro, confiado a mim pelos cardeais em 19 de abril de 2005, de forma que em 28 de fevereiro de 2013, às 20h, a sede de Roma, a sede de São Pedro, estará vaga e um conclave para eleger o novo pontífice deve ser convocado por aqueles que têm competência para isso.
Caros irmãos, eu os agradeço sinceramente, por todo o amor e trabalho com os quais têm me apoiado neste ministério, e peço perdão por todas as minhas falhas.
Agora, confiemos a santa igreja aos cuidados de nosso pastor supremo, nosso senhor Jesus Cristo. Imploremos à santa mãe Maria, para que ajude os cardeais com sua dedicação materna, na eleição de um novo pontífice supremo.
Em relação a mim, desejo no futuro servir com devoção à santa igreja de Deus, por meio de uma vida dedicada à oração."
fonte: www.terra.com.br

AQUI E AGORA! 

O SAUERKRAU CHEGANDO ANTES!

12 comentários:

Anônimo disse...

Que este ato sirva de exemplo para alguns em Pomern City.

Anônimo disse...

Novo comentário censurado no "democrático" blog. A verdade dói, comprovadamente neste blog.

Der Sauerkraut disse...

p/16:14
Sou cristão. Luterano de batismo.
Não vou permitir erros de português (horríveis) e, muito menos, questionamentos à igreja católica, ao papa que renuncia, ao que o substituirá, ao Espírito Santo e muito mais.
Nem mesmo se te identificares.
Respeito é bom!!!

Anônimo disse...

coerente a atitude suprema, e tbém do modesto sauerkraut.

Anônimo disse...

apoiado Sr. Bachmann, que não tem nenhuma fé, que tenha respeito.

Anônimo disse...

Fé é o que falta para muitos nessa cidade.

Cleide Kamchen disse...

As pessoas se eternizam não só pelas batalhas que vencem. Tornam-se grandes também pelas renúncias que realizam.

Fabiano disse...

Isso foi inesperado, havia lido anos atras que existe uma serie de acusações a ele, resta saber se isso é vero e se teve ou não motivação para tal.

Anônimo disse...

apesar do respeito pela sua idade avançada, mas essa decisão foi de uma lucidez incrível, humildade a toda prova e coerencia total.
na minha opinião,como leigo no assunto, dever-se-iam candidatar, pessoas da área religiosa, com idade mínima de 50 anos e ficar, se houvesse condições de saúde, até 70 anos, qdo haveria a condição compulsória.
claro, que há necessidade de estudos, análises, por quem é da área, para uma decisão conclusiva.

Anônimo disse...

Prato cheio para a mídia!

Alfred Neumann disse...

Alguns tem fé de mais, outros fede menos.

Autor: Aparicio Torelli, Barão de Itararé.

Anônimo disse...

19:51

Eles da SUA iGREJA DEVEM SABER O QUE É MELHOR PARA ELES, NÃO É?

OBS: O QUE MUDA ISSO PARA O MUNDO?????