5 de maio de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste weblog ou de seu autor. Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste weblog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor poderão ser excluidos
Deutsche, seid Brüder,
Reicht euch die Hand!
Heil Deutschland
Theodore F. Morse, 1904
40 comentários:
Vibração na direção veicular pode acarretar problemas de saúde
Revisando pesquisas sobre este assunto, elaboradas por engenheiros de segurança e médicos do trabalho, conclui-se que a vibração no transporte chega a ser 70% maior do que deveria. Usuários são submetidos ao risco durante o trajeto e jornada de trabalho, sujeitos a sinais e sintomas, podendo apresentar doenças aguda ou crônica que vão caracterizar doenças ocupacionais.
Constata-se dessa forma a irregularidade e insalubridade atuando sobre os profissionais do volante.
Hoje, o Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS), por meio do INSS, usando as Instruções Normativas 99 e 100 de 2004, exige das empresas laudos ambientais das condições de trabalho nos locais onde ocorre exposição a vibrações .
O empresário deve se preocupar com o que ocorre no local de trabalho do seu funcionário, no desenvolvimento da atividade, nas condições adversas capazes de produzirem acidentes ou doença ocupacional, tomando providências para prevenção.
Os movimentos vibratórios produzidos por motores, desajustes de funilaria, suspensão, rodas sobre superfícies irregulares, paralelepípedos, buracos e outros, são responsáveis por uma gama de queixas relacionadas ao fim do dia trabalhado por todos os motoristas. Queixam-se de dores musculares, articulares, fadiga, insônia, indisposições digestivas e uma série de outros sinais e sintomas que quase sempre o profissional de saúde, por serem queixas comuns de outras patologias, não correlaciona à atividade desenvolvida.
Situações do piso submetem esses trabalhadores à sobrecarga de múltiplas partes do seu organismo. Podem provocar sinais e sintomas, doenças, desgaste neuromuscular, osteoarticular, circulatório e até alterações hormonais e do metabolismo.
Precisamos entender que a vibração segmentar e de corpo inteiro, somada à busca permanente do equilíbrio nesta atividade, exigem reações do organismo caracterizadas por reflexos rápidos e contraturas musculares permanentes. Só manter-se em posição já exige esforço muscular, que somado à vibração produzirão contraturas de fibras musculares frequentes que levarão o indivíduo em curto prazo a sentir-se como se estivesse trabalhando no campo. Tais fibras são levadas ao esgotamento, que conduz o indivíduo à fadiga intensa. Este fato somado aos movimentos repetitivos desenvolvidos durante atividade irá acelerar os processos degenerativos neuromusculares e osteomuscular. As pequenas e grandes articulações poderão ser comprometidas assim como toda a coluna vertebral. A susceptibilidade é individual. Alguns, em curto prazo, evoluem para processos degenerativos irreversíveis.
Na atividade sobre duas rodas (motocicletas), podemos caracterizá-la como sendo vibração de corpo inteiro somada à vibração localizada nos membros superiores. Pode o operador apresentar comprometimentos degenerativos que evoluem para Síndrome de Reynaud e mesmo desencadeamento da Síndrome do Túnel do Carpo, tendinopatias (alterações dos tendões), etc. Somam-se à vibração os movimentos repetitivos executados e também a busca permanente ao equilíbrio que constituirão conjunto propício ao desencadeamento de tais doenças. Além da fadiga, surgem dores musculares difusas ou localizadas e que muitas vezes não atentamos para sua origem.
Para que uma fibra muscular se contraia, é necessária a presença de glicose, oxigênio e outros elementos importantes como sódio, potássio, cálcio, fósforo e enzimas. Sob efeito da vibração, dos movimentos repetitivos, da busca permanente à postura ergonômica, daí falarmos na alteração do metabolismo caracterizada por aumento da queima, isto é, aumento do catabolismo. Para compensar tal fato, temos de fazer a reposição.
CONTINUAÇÃO
Sobre o sistema circulatório, a vibração produz verdadeira expressão, massagem sobre veias e artérias e é capaz de destacar e deslocar trombos (coágulos de sangue), ateromas (placas de gordura), levando-os através da corrente sanguínea a outras áreas do corpo onde produzirão entupimento e doença circulatória aguda e grave.
Operadores do transporte portadores de patologias crônicas e progressivas terão precipitação e aceleração de seus processos degenerativos. É o caso de um portador de varizes de membros inferiores que terá exacerbação das queixas localizadas e que poderá evoluir para trombose venosa profunda (TVP), liberação de um trombo (coágulo) e consequente acidente vascular. Um portador de insuficiência cardíaca com fibrilação atrial que sob ação da vibração pode precipitar um tromboembolismo, é outro exemplo. Como outro trabalhador que sob ação da vibração apresenta desmineralização óssea (osteoporose) e que em seguida apresenta um foco de fratura.
Torna-se difícil a correlação entre causa e efeito, não temos dúvida, mas temos de buscá-la.
A avaliação clínica nos exames admissional e periódico é essencial para detectar-se patologia primária não manifesta e evolutiva, que teria, com a vibração, exacerbação e precipitação dos respectivos quadros.
O que fazer para reduzir o risco?
Não temos como fazer desaparecer todas as vibrações, mas podemos atuar de maneira preventiva, reduzindo-a – e muito. Sugerimos às montadoras e aos serviços de manutenção em geral melhora dos efeitos dinâmicos, das condições mecânicas, principalmente no que concerne à suspensão, folgas, contatos, atrito, emborrachamento de vidrarias e funilaria. Os órgãos governamentais devem zelar pela manutenção das vias públicas, evitando os desnivelamentos, buracos, paralelepípedos, entre outros.
Manter postura correta sobre a máquina, obedecendo à norma ergonômica, é fator essencial. Reposição de vitaminas e sais minerais, por meio de boa alimentação, bem como ingestão de boa quantidade de líquidos, supre a necessidade do consumo. Exercícios de alongamento antes, durante e após o trabalho melhoram a condição osteoneuromuscular, permitindo melhor resistência ao risco físico apresentado.
A redução do tempo de exposição será fator essencial para redução dos sinais e sintomas, bem como das doenças ocupacionais.
Conclusão
A vibração é um dos fatores concorrentes para que o trabalho na função de motorista, motociclista, tratorista, empilhador, etc., seja considerado “penoso”. É um fator de risco físico presente durante toda a jornada de trabalho. É desgastante, gera problemas de saúde. Em médio e longo prazo, pode trazer consequências irreversíveis, principalmente pelas alterações degenerativas. Em curto prazo, gera dores musculares difusas, dores osteoarticulares, astenia, torpor, sonolência, adinamia, inibição de reflexos, dificuldade na concentração e quadro circulatório agudo. Pode ser causa de acidente vascular. O difícil é correlacionar causa e efeito, daí muitos casos de exposição ao risco passarem despercebidos.
O alongamento pré, trans e pós-laboral é medida preventiva. O combate a tal fator deve ser observado pela montadora, pelo empresário, pelo motorista, motociclista, empilhador, tratorista e todos que direta ou indiretamente estão envolvidos com esse tipo de atividade, inclusive pelos órgãos públicos responsáveis pela manutenção das vias.
A redução do tempo de exposição é o principal elemento quando não temos como erradicar o risco.
Manter-se com bom condicionamento físico é essencial.
Fica dessa maneira evidenciada a preocupação da área de engenharia de segurança e de medicina de tráfego no combate permanente a mais este risco ocupacional.
-
Por Dirceu Rodrigues Alves Júnior
Membro da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego
Leia mais: http://www.oqueeutenho.com.br/20004/vibracao-na-direcao-veicular-pode-acarretar-problemas-de-saude.html#ixzz1u3Cm1ZQ9
“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que, o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio, dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.” Bertolt Brecht
Sabem,, Isso não é de se rir,,é de se chorar e muito! Todas cidades vizinhas a Pomerode estão bem em todos os segmentos. Ja nossa cidade esta feia de se ver. Culpam as puxadas, culpan a Osternbaum e culpam o pessoal do contra.
Mas verdade é que esta administração é tão feia quanto o centro de Pomerode com lama e poeira.
Pomerode já tinha o centro mais feio do Vale. Agora nem centro tem mais.
PELO FIM DOS MUNICIPIOS COM MENOS DE 300 MIL HABITANTES.
Como o paralelepipedo pode ser condenado para a saúde de motoristas que o usam diariamente, e aprovado pelos turismologos ? Resposta: INCOMPETENCIA do poder público.
Não estamos mais em 1900 andando a cavalo e à carroça.
p/12:23 Acho que não é ser contra,e sim ter uma opinião e se manifestar.O que eu estranho é que o prefeito falou na radio que esse final de semana as obras iam ter continuidade para aproveitar o tempo bom.Não vi ninguém trabalhando hoje.
Rir de tudo,ser capacho e puxa-saco também dá frutos! Vejam o atual ecônomo do Schorstein!Este sim um exemplo de empreendorismo e oportunismo!
Então o que estão estranhando,para morar em Pomaroda a gente tem que ser assim capacho e ser feliz.
Falando em empreendorismo, barraquinha de hot dog em certo posto gasolina desativado isso pode?
Alguém tinha comentado que não podia mais nesse estilo, que não estavam liberando alvará!
Muitos proprietários de secos e molhados tiveram que se adequar as normas da vigilância sanitária em suas instalações.
Se agora é permitido , então é fácil se instalar em qualquer lugar!
22:46
Sim, já pode.
Eu vou começar a fazer feijoada na calçada aqui de casa, em tachões de ferro e vender no marmitex à 8,00. Em breve anuncio os vários pontos de venda (as calçadas com os tachões).
Hoje dia 07-05, tem pesquisa sobre possíveis candidatos a prefeito, para outubro próximo, já dei meu voto, e detonei quem merece viu sr. super secretário ww
Até quando uma pequena cidade industrial vai sustentar o sonho de virar uma cidade turística? Façam uma pesquisa com o comércio e perguntem quantos desejam trabalhar sábados, domingos e feriados. Querem ver uma cidade com o centro bonito, vão visitar Timbó.
Vou reativar a máquina de embutidos do meu vô (tá meio enferrujada mas dá pro gasto)e fazer uns salsichons para vender na próxima Festa Pomerana!
Cato umas capivaras e meto o pau!
Segundo Luiz Pondé, "não existe universo menos ético do que o da cultura, da arte e da educação, mas graças a Deus ninguém sabe disso, e seus funcionários podem continuar posando de corretos."
Ainda segundo ele, " na maioria dos casos, professores são pessoas que não gostam dos alunos, na verdade os odeiam, não gostam de ler ou estudar, mas dizem que esse pecado é apenas dos alunos. Os professores sofrem muito porque tem que fingir o tempo todo que acreditam na importancia do que fazem".
p/10:46
Gostei da ironia!!!
Bem! Acho interessante o seguinte!
Se você quiser construir algo que esteja próximo a uma casa enxaimel,ou se no bairro de Testo Alto quiser construir, dizem que até o IPHAN, tem que concordar com o projeto. Mas lá no centro, proncipalmente ao redor de toda aquela área, que é construção consideradas patrimônio histórico, permitem colocar algo feio e que não tem o tal nada a ver com a tal " conservação do patrimônio paisagístico ", será que é a eleição que tá próxima, ou é amigo de alguém na administração. Sendo que anos atrás alguém queria fazer algo parecido, perto de 2 imóveis em enxaimel, na entrada da rua Testo Alto, a fiscalização bateu e mandou recolher, que não haveria aprovação. Será que atualmente a fiscalização age com dois tipos de pesos?
Isso também será lembrado em outubro!
E não se esqueçam o trailer de hot dog nos finais de semana fica ao lado dos cavalos lindos e cheirosos das charretes,o cheiro vai ser uma volta á infância.Tudo haver com a cidade mais alemã do Brasil.
p/12:13 Um comentário sábio e real.Parabéns essa é a verdade que todos esquecem de industrial para turística é por isso que está essa M toda.Saudades do Drews que tinha visão e ação.
Melhor que isso são os bonitos comércios ao estilo cidade caiuga com aquele monte de aparelho se som tocando universitario e amostra de moveis de papelão prensado no Centro? Final de semana tudo com porta de ferro na frente, isso é que é uma visão turistica, tá loco mann!
Esta estoria de "Cidade mais Alema do Brasil" e' uma piada de mau gosto, coisa de conservacionistas históricos e pseudo arquitetos.
Nossa colonizacao e' Pomerana, território que n vezes mudou de dono ou Pátria, maior parte de tempo como parte da Polônia , saímos da Pomerania devido a fome que grassava em toda Europa ,juntamente com italianos, polacos autênticos, etc.
Posteriormente chegaram Ucranianos, japoneses, espanhóis , portugueses do século 20' , libaneses, coreanos, e assim vai, todos movidos por fome ou pelo maior flagelo da humanidade, a guerra.
Vamos ser realistas, SOMOS BRASILEIROS, esta pátria recebeu a todos, deu oportunidades a todos, e nos descendentes de Pomeranos, insistimos com cidade mais alema, quando nenhuma outra etnia ousou a se intitular a cidade mais polaca, coreana, ucraniana, italiana...
Centro Histórico, construções tombadas aleatoriamente, reconstrução no modelo histórico com paralelepidos colocados no máximo há 41 anos e' piada de péssimo mau gosto, coisa de maluco.
O único que deveria ser conservado sao as construções em estilo enxaimel, porem com isenção de impostos e retribuição pecuniária aos proprietários compativel com os custos de manutencao do imóvel e os prejuízos econômicos inerentes a manter propriedade histórica , simplesmente porque sao a única raridade arquitetônica que possuímos, nao exatamente alema, já que e' técnica contrutiva amplamente difundida em toda a Europa , da Galicia e norte da Itália aos confins dos paises nórdicos e caucasianos.
19:08
Belissimo comentario.
Mas dizem que tem uma senhora na PMP que PIRA o prefeito com essas estórias conservacionistas e tradicionais completamente furadas.
Estamos mau é de comando. E o pior é que o que vem por aí, seja o que for, é farinha do mesmo saco.
PELO FIM DOS MUNICIPIOS COM MENOS DE 300 MIL HABITANTES.
Esse papo de preservar é desculpa para não fazer nada,porque o dinheiro para benfeitorias vai todo para pagar os cupinchas,mama tetas, apadrinhados, comissionados e os "pequenos salários" dos atuais habitantes do Paço!
Essa senhora vive de contos de fadas,não cai na real e o prefeito não é culpado,pois essa estórias de cidade mais alemã,blá,blá,já veio de outros governantes,o que me surpreende que o prefeito não conseguiu acabar com esses delírios.Pomerode é uma cidade igual a todas nesse Brasil,e não a melhor do mundo como querem empurrar goela abaixo da população.Não é verdade,de coração.
Tenho uma opiniao particular sobre tudo que se comentou ate aqui.
Tenho a impressao nitida de que nao estamos falando da mesma cidade.
Mesmo com suas falhas ou nao Pomerode è um paraiso para se viver.
Para todos os acima que criticam, espero que realmente sejam pessoas que de alguma forma realizem alguma açao concreta para contribuir com Pomerode.
E mais um detalhe ninguem è obrigado a viver aqui, se nao estao contentes tenham coragem, dignidade e atitude e escolham outro lugar para viver, lugar este que nao esteja repleto de defeitos como os descritos acima.
Para a construçao de uma sociedade melhor, è necessario a participaçao de cada um fazendo a sua parte.(com açao e nao com papo furado)
Peço desculpas se ofendi alguem , mas acredito que este espaço pode ser melhor aproveitado para o BEM sr. Bachmann.
Tú és mais um capacho pau mandado puxando o saco de quem não merece, coitada(o).
Talvez os "DEFEITOS DESCRITOS ACIMA" não existissem se as pessoas responsáveis pela manutenção da cidade estivessem fazendo direito o seu trabalho uma vez que é com nosso suado dinheiro que o fariam.
"CORAGEM,DIGNIDADE E ATITUDE" é o que estamos esperando destes senhores e senhoras "COM AÇÃO E NÃO COM PAPO FURADO" desde o inicio de seus mandatos e não apenas perto das eleições!
"AÇÃO CONCRETA PARA CONTRIBUIR COM POMERODE" é acordar seis dias por semana às 5:30 da manhã para trabalhar oito horas direto,pagar as contas e os impostos.É não ter ponto facultativo,sábados,domingos ou feriados dependendo do ramo.
Realmente "NINGUÉM É OBRIGADO A VIVER AQUI" e "SE NÃO ESTAMOS CONTENTES" temos "A CORAGEM, DIGNIDADE E A ATITUDE" de reclamar e não apenas aceitar de cabeça baixa e boca fechada,atitude muito comum aos que de um modo ou outro estão se beneficiando com a situação.
Por fim "DESCULPE SE OFENDI ALGUÉM" que mora em alguma rua asfaltada,com coleta de lixo diária,policiamento ostensivo,calçadas,paisagismo e que não precisa ir ao centro para trabalhar ou pagar contas.
Só não entendo uma coisa. Se vão renovar o centro por que não asfaltar tudo. Ai sim teríamos um centro bonito e não essas ruas como estradas de roça com paralelepípedo só para dar lucro para oficinas.
Mas as carroças e seus cavalos é que estão na moda, se aceitaram o titulo que Blumenau não quis agora aguentem.Cidade mais ALEMÃ do BRASIL.
O centro já era feio antes da reurbanização, porém agora f...ram de vez com o que chamam de centro, digo isso de coração, pois importante é falar de futebol, quando deviam tratar de interesses do povo, uma vergonha de coração, srs vereadores de coração mesmo, pois falta coração nas obras em pomeroda, e tenho dito de coração, não é verdade srs. vereadore.
P/13:11
Este comentário eu senti que foi de coração,não é verdade? Parabéns de coração.
Dr. Schmitt
Outubro esta ai seja voce o salvador da patria a pessoa que ira transformar Pomerode no Paraiso que tanto Sonhamos.
Mas nao seja mais um que ao chegar la nao iras honrar com aquilo que pregas.
Tenha ATITUDE, AÇAO pois so bla bla bla nao è ter Atitude.
Essa reurbanização é maior CAGADA que a cidade já produziu.
Quem é o responsável por este LIXO ?
Paralelepipedo inclusive é culpado por lesões em motoristas que usam este tipo de via diariamente, cforme acima bem relatado.
Mas que PAPELÃO É ESSE ? Alguém tem que ir para a fogueira.
Ter ATITUDE deve ser ganhar R$6.000,00 por mês para falar de futebol,teologia ,festas e não fiscalizar nada!
Nos vemos em outubro! Mas com certeza não mais em 1ºde janeiro de 2013.
ABAIXO A PIOR ADMINISTRAÇÃO DE TODOS OS TEMPOS
GOSTEI MUITO DE UNS COMENTÁRIOS ACIMA, DE CORAÇÃO, NÃO É VERDADE?
Outubro vem ai, oi, oi, oi, os competentes vao dançar a musiquinha do foi, foi, foi ......
ORolf continua montado no muro ou ja caiu ?
Ou sera que esta atras do toco observando a debacle do poder estabelecido ?
Cuidado senhor Rolf, a mula encilhada da politica só passa uma vez!
Terminando, o Chiquinho esta apontando como azarão deste páreo das mulas encilhadas, quem viver, vera.
P/17:43 Então de coração eu agradeço,porque eu quando estou certo ou errado eu falo,não é verdade?De coração eu agradeço.
17:49
O Chiquinho nunca sairá como canditato a alguma coisa aqui na cidade!
Isso é fato!!!!!
Pois quem sabe ele não trabalhe,mesmo considerado azarão.Não é verdade? Talvez ele trabalhe de coração!
Postar um comentário