17 de maio de 2012

ORIGENS

Família Pizzolatti


Brasão Família Pizzolatti

O sobrenome Pizzolato provem de um apelido. Sobrenomes que são derivados de um apelido constituem uma das maiores classes de origem. Esta categoria particular abrange origem de muitos tipos diferentes. Os mais óbvios são aqueles sobrenomes que são baseados em uma característica física ou um atributo pessoal daquele primeiro portador. De acordo com uma entidade italiana que é uma autoridade em sobrenomes, Pizzolato é uma palavra regional que indica um portador de cicatrizes de varíola. Variações do sobrenome Pizzolato incluem Pizzo, Pizzoli e Pizzolati. Uma das primeiras referências a este sobrenome é um registro de uma família Pizzoli originária de Milão. Documentos da época relatam que eles mudaram-se para Nápoli, onde em 1282, pertenceram à nobreza local e eram dotados com feudos em Barletta, Giovenazzo, e Cotrane. Contudo, a pesquisa continua e esta família pode ter sido até mesmo registrada antes da data acima. Com o crescimento das cidades da Itália, tais como, Florença e Genova surgiu a necessidade do uso contínuo do sobrenome pelo qual as pessoas e suas famílias podiam ser identificadas. Então não é surpresa que entre os comerciantes e mercadores desta cidade nós encontremos o uso de sobrenomes hereditários. Domenico Pizzolato e Catterina Tognoti, naturais de Ala, província de Trento, Tirol, na época região dominada pela Áustria, partiram do porto de Gênova, a bordo do vapor Scrivia, em 22 de novembro de 1883, juntamente com seus filhos Luigi A. Paolo (Luiz Pizzolatti) e Guido T. Giuseppe, e chegaram na colônia do Grão Pará – SC em 9 de janeiro de 1884.Guido T. Giuseppe faleceu em 22 de maio de 1884. Na colônia tiveram mais 3 filhos, um nascido em 24 de julho de 1885 e falecido em 11 de agosto do mesmo ano; Vergínio, nascido em 9 de janeiro de 1887 e por último uma filha chamada Maria.Após a morte de Catterina, Domenico casou-se com Maria Pickler, mas não tiveram filhos.Domenico estabeleceu-se em Orleans - SC como sapateiro e seu filho Luiz foi o sexto prefeito de Orleans entre 25 de fevereiro de 1934 e 5 de julho de 1935, sendo o único imigrante a ocupar este cargo. Luiz desenvolveu suas atividades também no ramo de curtume.

LUIZ PIZZOLATTI E IGNÊS MACHADO

1. Manoel Pizzolatti e Noemia Fabre - Filhos: Ignes casada com Licanor Damiani, Zenir casada com Omar Ruzza, Helio casado com Zuleide Bitencourt.

2. Maria (Lica) e João Ramiro Machado - Filhos: Aderbal, Ignes casada com Ivo Norm /Samuel Laura, Elza, Vanio/Hilda, Enio/Apolonia, Édio Luiz/Norma, Pe. Nivaldo José, Maria Salete/ Adolfo

3. Laura e Vidal pereira Alves - Filhos: Iran casado com Cacilda, Ivan Luiz casado com Helga, Arlete casada com Luiz Miranda, Nivaldo casado com Arina, Niovaldo casado com Rosete, Arnete Ignez casada com Edson, Maria Laura casada com José Ely.

4. Othilia e Manoel Bertoncini - Filhos Otavio casado com Vanda, Luiz casado com Maria, Nilza, Dedé casada com Ivan Cascaes, Adilio casado com Zélia, Nelza casada com Irê Santiago, Rafael casado com Suzana Bussolo, Celso casado com Zélia, Djalma casado com Vilma, Nilce casada com José e Mario casado com Clarice.

5. Guido e Emma pizzolatti Schambeck - Filhos: Ivan Luiz casado com Mariza, Guido Alberto casado com Mariza Claumann, Zuleide Ignes casada com Losso Medeiros, Cleusa Maria casada com Jucely Lottin, Ogê Indio casado com Maria Estér, Zenith Terezinha casada com José Valério Mattei e Romulo Cézar casado com Angela Maria.

6. Patricio e Rosália Coan - Filhos: Edno, Edin, Elda, Edma casada com Lourival.

7. Minervina e Henrique Westphal - Filhos: Ivone casada com Gregório, Zulma casada com Otávio Silvestre,Wilson casada com Maria Benedet, Nelson casada com Dulce, Ivete casada com Plinio Verani e Ana casada com Hilário Silvestre.

Segundo casamento com Euclidia e Barreto

1. Newton Luiz Pizzolatti e Iolanda Cascaes - Filhos: Iara casada com Luiz Albani, Celso casado com Izilene, Newton Raquel.

2. Oldemar Hamilton e Dora Hammerschmidt - Filhos: Leila casada com Levi Miranda, Rolan.

3. Adenide e Guido Remor - Filhos: Adelaide casada com Roberto. Alberto casado com Samira.

VERGINIO PIZZOLATTI e OLINDA BRIGHENTE

1. Fani e Ari Dalssasso - Filhos: Leopoldina, Célia, Francisco, Sérgio

2. Paulo e Nazarita Cascaes - Filhos: Alvací, João, Antônio Geraldo,Maria Salete, Rita de Cássia.

3. Vergínia e Domingos Bussolo - Filhos: Volnei, Geraldo, Marlene, Zélia.

4. Jonila e José Cordini - Filhos: Glória, Geraldo, Inês, Isabel.

5. Luiz e Eliza Quarezemim - Filhos: José, Tarcísio, Maria Alzira, Verginio, Maria Eliza, Rogério, Janete

6. Saul e Jacinta Verani - Filhos: Adalberto, Humberto, Norberto, Valéria.

7. Leonides e Agostinho Perin - Filhos: Maria Terezinha, Geraldo, Inês, Antônio.

8. Catarina e Álvaro José Checheto - Filhos: José, Luiz Gonzaga, Zélia, Estela, Fátima, Elizabete.

9. Afonso e Lorena Bertoncini - Filhos: Maria Olinda, Maria da Graça, Maria Otília, Lúcia)

10. Domingos e angelina Bussolo - Filhos: Maria Jandira, Maria Bernardete, Maria Genoveva, Luiz Antônio, Gilmar, Marlita, Delavi.

11. Edmundo e Ieta Santiago - Filhos: Ives José, Iraê, Ian, Judite, Egon, Gislana, Iane.

12. Maria de Lurdes e Marta - Filhos: Orlando e Dulce Pinter (Moacir, Orlando, Eron)

13. Maria Jandira

14. João Alberto e Lucí do Carmo Batschauer


Filhos: Ariel, João, Paulo, Maria Aparecida.

fonte: http://www.institutopadrepozzo.org.br/?pagina=conteudo-descricao&id=152

25 comentários:

Anônimo disse...

Então o Manoel Joaquim da Bosta tem razão!!!!!!

Anônimo disse...

pra que isso bachmann, pra que provocar dessa forma ... mexer com nome e familia é muito serio . Você é maior que isso , não precisa disso , vais arrumar outra pra cabeça .

Anônimo disse...

16:57

Onde alguém está mexendo com a família, é a história somente.

Gostei!

Anônimo disse...

E tudo acaba em pizza mesmo em Pomenrosca...

Anônimo disse...

Acredite se quiser o seguinte:
hoje peguei um onibus para ir ao trabalho em Testo Salto, não porque precise, mas porque quis ver o serviço prestado à população e se valia a pena para cooperar com o planeta e de quebra com o meu bolso.

Resultado: onibus apinhados de gente, lata de sardinha na volta (onibus que sai as 17 horas de Blumenau). Se a demanda é que puxa o número de carros por que não colocam um bi-articulado, ou sei lá, dois onibus na mesma rota. Nos horários de pico não tem onibus, tem que esperar pelo proximo que chega em 50 min. Um absurdo.
Porque o jornal,a radio, a camara, a prefeitura da cidade não tratam de respeitar seus cidadãos e discutam, COBREM e GARANTAM melhores serviços ??? Porque só se preocupam em mamar, mamar e mamar nas gordas tetas do dinheiro do NOSSO TRABALHO ? Vocês não vão pro céu caras...

Enfim, vou continuar usando o meu carro como todo mundo porque o serviço de transporte em Pomerode continua sendo a nhaca que sempre foi, e é por essas e outras que o planeta vai mesmo é para o SACO.

Anônimo disse...

lembro que uma vez foi postado um comentário do autor deste:
"deixe minha família em paz"
acho que ninguém gosta

Kid bengala disse...

E a oab, já conseguiu tirar? Rsrsrs

Anônimo disse...

Realmente concordo com o 21:48 o transporte coletivo de Pomerdo é muito fraco está na hora de entrar outra empresa na cidade e acabar com o monopólio. Ônibus de turismo já temos concorrência agora falta o transporte de pessoas.

Anônimo disse...

queria ter tempo livre...

Anônimo disse...

Sr blogueiro, se a familia Pizzolatti tive interesse em divulgar suas origens ela mesma o faz. E se quisesse que outros o fizessem não seria ao senhor que iria pedir.

Anônimo disse...

Essa deve ser a matéria de capa da proxima edição do semanário.

Falando com pessoas bastante humildes da cidade ontem, elas expontaneamente falaram que a imprensa da cidade é da Prefa, porque não fala de podres. Porra, errar é humano, mas pela imprensa local, tá tudo sempre 100%. O povo não é tão burro quanto parece.
Espero que isso se confirme em outubro, caso tenhamos candidatos não alinhados obviamente, o que será, digamos, impossível em minha opinião.

Anônimo disse...

Tudo isto, esta baboseira pque naum te deram o carguinho que pediste joelhos varias vezes ao prefa, o de acessor de imprensa ?

Devagar divulgaremos tudo, aguarde a materia, publique se tens cul.....

Anônimo disse...

Em breve, na abertura das urnas, estas tuas baboseiras vao comprovar a sua profunda invejável ignorancia, vai ser acessor de imprensa da ama bichos,

Anônimo disse...

Família Pizzolatti,independente de todo o levantamento que foi feito de sua origem, quero apenas falar do que eu lembro. Na praça no centro de Pomerode lembro o Jõao disputando corridas na sua "moderna bicicleta de corrida" em conjunto com a corajosa equipe de Pomerode, sempre apoiado pela sua mãe. Nas minhas memórias de infância não lembro do Paulo, talvez porque estava sempre estudando e preparando-se para passar no vestibular de medicina, aliás como sua filha fez. Pode criticar, falar e dizer qualquer coisa mas eles tiveram muito mérito pelas suas conquistas. Pena que no nosso país sucesso sempre seja cercado de dúvidas e desconfianças. Eles estudaram, trabalharam e conquistaram muitas coisas por mérito deles, citem isso quando criticam as coisas que eles erraram. Façam igual ou melhor para depois julgar.

Der Sauerkraut disse...

p/22:25
Fui convidado e não aceitei. Quando deixei o gabinete o prefeito disse que eu era inteligente e que a minha desistência era um desperdício.
GRAVEI TUDO!
P/22:34
Gostaria muito de ser. Gratuitamente.
Infelizmente, trabalho e muito não dispondo mais de tempo.

p/TODOS:

Até a publicação da história da família Pizzolatti gera reação violenta?
Isto é IGNORÂNCIA!!!

Anônimo disse...

Toda ação gera uma reação, e' assim, ninguem vai mudar isto. A ação neste caso foi deselegante e grosseira pois, como já comentado, envolve família !

Reação , deve se democraticamente aceita e publicada e creio que assim foi.

Anônimo disse...

quando foi falado sobre a família de alguém, há uns meses atrás, esse disse:
"deixe minha família em paz"

família dos outros é refresco

Anônimo disse...

11:37

Aqui ninguém falou mal da família do prefeito, ele como homem público, as pessoas tem interese na origem e ainda tem o direito de saber.

Anônimo disse...

p/ 15:33
Isso é uma opção dele e não dá direito a outros de fazer.

Anônimo disse...

16:34

HOMEM PÚBLICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

As personalidades notórias pertencem ao público. A exposição à publicidade acaba transformando-as em objeto de legítimo interesse público — elas perdem parte de sua intimidade, embora conservem o direito em caráter mais restrito.

Nesse sentido, a esfera da vida particular depende do modo de ser do indivíduo, varia conforme o status da pessoa e a forma pela qual ela se insere no agrupamento social. A pessoa notória, diante disso, tem o âmbito da vida privada reduzido de forma sensível, pois pertence literalmente ao público, havendo um interesse da coletividade em conhecer a sua vida íntima, as reações que experimenta e as peculiaridades que oferece, principalmente se o episódio íntimo tiver desempenhado papel relevante na formação da personalidade notória.

Anônimo disse...

realmente, eles conquistaram muitas coisas por mérito.
Até, por isso, receberam o voto de confiança dos eleitores.
O desempenho deles no campo político decepcionou, frustrou os eleitores conscientes.
por isso, mtos estão descontentes com as atitudes deles, discordam da forma como agem, e como administram o dinheiro público.
com o dinheiro deles podem fazer o que eles bem entendem, porém, como o nosso, gerado pelos impostos, deveriam ter mais zelo, aplicá-lo melhor, que trouxessem benefícios à coletividade.
por exemplo, o subsídio do nosso prefeito está fora da realidade de pomerode.
no setor de obras há tbém certas obras que causam prejuízo á população, pelo custo elevado, e em mtos casos há desperdício de dinheiro público, além do empreguismo em mtos setores, sem concurso, como sodeci, funpeel, e mtos comissionados, que foram reprovados nas urnas pelos eleitores conscientes, e que foram aquinhoados com salários altos, sem corresponderem.

Dr.Smith disse...

Garanto que se o texto tivesse saído na Revista CARAS não teria ninguém reclamando.

Anônimo disse...

a pessoa pública sim, mas os parentes necessariamente não

quem tem um blog é pessoa pública?

e...

Anônimo disse...

20:26

Ainda tem aqueles que por nota avulsa todo mês tiram uma grana da prefeitura, que é quase o valor que somente podem ganhar por ano sem licitação.

Assim eu pergunto, onde estão os servidores que sabem disso??????

Ganhando um por fora TAMBÉM????????