12 de maio de 2012

LAURO BACCA


Limites


Pouquíssimos e-mails arquivei com tanto prazer quanto o “Povoamento da Terra”, recebido de um amigo, um incrível resumo animado e ilustrado da epopeia humana de ocupação do planeta ao longo dos mais de 100 mil anos da nossa pré-história, feito pela Fundação Bradshaw em www.bradschawfoundation.com/journey.

Surgidos na África, os primeiros Homo sapiens, nossos ancestrais, começaram a se dispersar dentro do continente há uns 160 mil anos. Há 120 mil anos, um primeiro grupo saiu da África descendo pelo vale do Rio Nilo até a foz e se espalhou pela Ásia Menor, mas logo se extinguiu. Há 90 mil anos, outro grupo conseguiu cruzar pelo estreito ao Sul do Mar Vermelho e, em centenas de sucessivas gerações, atingiram a atual Índia, dando origem a todos os humanos não africanos (somos portanto todos, sem exceção, afrodescendentes!). O nível do mar, bem mais baixo, facilitou enormemente essa dispersão, feita em grande parte em terreno seco onde hoje é mar.

Há uns 75 mil anos, nossos ancestrais já viviam na China. Mil anos depois, a enorme erupção do vulcão Toba, em Sumatra, afetou por demais o clima e a humanidade ficou reduzida a menos de 10 mil indivíduos. Já estivemos tão ameaçados de extinção quanto muitas outras espécies atualmente. Por muito pouco, as outras espécies não se viram livres de nós, que, muitos milênios depois, nos transformamos em Homo pseudosapiens, seus algozes. Livres da extinção graças às melhorias climáticas, nossos ancestrais lograram chegar à Austrália há 70 mil anos (neste caso em canoas) e também à Nova Guiné. Na direção Noroeste, mais 20 mil anos e já estávamos na Europa, depois de cruzar o estreito de Bósforo.

Uma das travessias mais dramáticas, sobre gelo e também por corredor costeiro, foi pelo estreito de Bering, que permitiu a chegada dos humanos ao Norte da América do Norte, há 25 mil anos. Acossados pelo clima glacial inóspito, pequenos grupos conseguiram sobreviver em refúgios menos hostis na imensa paisagem gelada, até que as condições melhoraram e a dispersão continuou, principalmente por rotas costeiras, à velocidade média de 8 km/ano. Finalmente, toda a América do Sul e, portanto, todo o planeta ficou povoado (a pé!!!), com cerca de 4 milhões de pessoas, há uns 8 mil anos ou mais.

Especificamente no atual território catarinense a ocupação foi bem recente – cerca de 8 mil anos na região do Rio Uruguai e 5 mil anos no Litoral atual, lembrando que grupos humanos podem ter vivido há mais tempo em lugares do Litoral de Santa Catarina que agora estão cobertos pelo mar.

Nunca houve limites para a humanidade, sempre havia um lugar novo para ir, garantindo nossa sobrevivência. Agora não. Chegamos ao fim do mundo. Para nossa sobrevivência, de agora em diante, aqui na Terra, urge que incorporemos em nós essa novidade, a noção de limites!"

autorizado pelo autor.
também publicado em: http://www.santa.com.br/



Um comentário:

Anônimo disse...

Também tem uma boa do Cao hoje no Santa.

A importância da cerveja na vida do ser humano.

Leiam!!