8 de agosto de 2011

CESAR ZILLIG



Sepulta-se uma praia

O que teria tornado Balneário Camboriú, a praia mais famosa do Sul do Brasil? Em que consiste o seu carisma? Qual a razão de tanta procura, tanta fama?

Dantes não havia “Cristo Luz”, teleféricos, bondimdim, restaurantes, boates badaladas, nada. Balneário, no entanto, já era sinônimo de férias com “F” maiúsculo.

A atração seria, acaso, as garotas? Cada vez mais numerosas e despidas? Não, não! Só muito depois, elas foram surgindo e se despindo.

No princípio, havia apenas a grande enseada com sua praia majestosa, de ondas mansas, que vinham – como ainda vêm – se anular suavemente no aclive quase imperceptível da faixa de areia, ampla e alva. Areia que era branca, nívea, e que em dias de verão cantava e gemia por entre os dedos do pé, como se fora talco. Some-se a isto a possibilidade de se escapulir do sol abrasador para baixo das ondas refrescantes e tem-se aí a explicação do sucesso de Balneário Camboriú: sua praia!

Mar e areia têm em toda a costa brasileira, agora, praias com predicado são poucas. Poucas rivalizam com Balneário.

Mas aconteceu que uma sucessão de ávidos e cobiçosos “empreendedores”, construíram uma verdadeira paliçada junto ao mar; tão alta que esconde o sol. Na alta temporada uma enxurrada de gente desce dos prédios e a areia some debaixo das gentes. Não sobra espaço nem pra espetar um guarda-sol. Ir à praia ficou parecido com ir a um comício.

Mas, ladinos, os tais que criaram o problema acham que têm uma solução: basta encher o mar de areia e pronto: eis mais praia! Ledo engano. É algo tão desproposital, como colocar arquibancadas na arena porque o estádio está lotado ou estender a plateia até o palco, porque o teatro está cheio.

Mas é fato: há mais de dez anos querem aterrar a praia de Balneário. Querem e vão! Não há mais o que discutir, só a lamentar.

Ah, dizem, faremos tudo certinho, vamos “minimizar” os impactos ambientais e coisa e tal. Poupem-se, poupem-nos, destas micagens ridículas, destas encenações; vão até Copacabana e vejam o que acontece quando se “engorda” uma praia: ela fica uma droga! Copacabana hoje é quase um porto. Virou praia de tombo, apenas um monte de areia junto ao mar. Sepultaram a “Princesinha do Mar”.

Pobre Balneário Camboriú: você já foi bela; prepare-se para ser obesa!"


Enviado por e-mail.
Também publicado em www.santa.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Numa certa postagem abaixo, alguém fala que uma pessoa saiu da prefeitura. Fiquei sabendo final de semana, que um e outro já sairam por conta própria. Estão vendo que o navio está afundando!

Anônimo disse...

Ô César, e o rios nos quais se podia tomar banho a poucos anos atras, e que agora viraram mar de cocô por FALTA TOTAL DE TRATAMENTO DE ESGOTO ? Cadê o tratamento prometido ?
Cuidado, 2012, é o ano das promessas, mas a enganação já começou.

Anônimo disse...

por isso tenho um cassébre em Navecántes! ja wull ? e meu irmão Lodima em Armasôn!