31 de maio de 2011

PROJETO DE LEI ESTADUAL



"PROJETO DE LEI N.º 0117.2/11

Proíbe a realização de “Puxadas de Cavalo” no Estado de Santa Catarina.

Art. 1º Determina a proibição de “Puxadas de Cavalo” no Estado de Santa Catarina.

§ 1º Considera-se "puxada de cavalos" a competição que obriga cavalos a arrastar uma carreta conhecida por "Zorra", sem rodas, com pesos que colocam em risco os animais.

Art. 2º O não cumprimento desta lei acarretará multa no valor de cinquenta mil reais e na reincidência o dobro deste valor e assim sucessivamente.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


Deputada Ana Paula Lima

Justificativa

“Dia 15 de abril de 2011, organizações de defesa dos direitos dos animais e ativistas independentes realizaram manifestação em Florianópolis contra a "farra do boi", que mesmo criminalizada ainda é praticada em algumas comunidades catarinenses e contra as "puxadas de cavalos", realizadas em Pomerode e outras cidades de Santa Catarina.

A "farra do boi" consiste na perseguição de bois soltos nas ruas das comunidades praticantes. Centenas de pessoas, a maioria alcoolizada, a pé, em motos e automóveis, perseguem, torturam e maltratam os animais que em fuga se lançam contra cercas de arame farpado, invadem residências e estabelecimentos comerciais e entram no mar. Via de regra, os animais morrem devido aos ferimentos, afogados ou são posteriormente abatidos e a carne se transforma em churrasco para os participantes.

A "puxada de cavalos" é uma competição que obriga uma parelha de cavalos a arrastar uma carreta conhecida por "Zorra", sem rodas, com sacos de areia cujo peso total varia de 1.000 a 2.500kg por um percurso de 24 metros em uma pista improvisada com lama.

Arrastar esta carga em uma carreta sem rodas em um trecho de chão e lama pode dobrar o peso da carga devido ao atrito com o solo. O esforço físico exagerado imposto aos animais leva a um quadro de exaustão e destruição da estrutura muscular, insuficiência renal e sofrimento orgânico que pode culminar em suas mortes.

Ocorre também sobrecarga das funções cardiovascular e respiratória com elevação da pressão arterial além de sofrimento mental pela situação de subjugação e estresse a que o animal é submetido.

Em abril de 2010, um grupo de ativistas pelos direitos dos animais que protestava pacífica e ordeiramente foi brutal e covardemente agredido pelos praticantes de uma puxada de cavalos em Pomerode resultando em vários manifestantes hospitalizados com ferimentos e fraturas graves.

Durante a manifestação do dia 15 de maio organizada pelas ongs Instituto Ambiental Ecosul, ApraBlu, AMA Bichos, com apoio da WSPA Brasil, Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e outras 30 entidades catarinenses e nacionais, será colhido abaixo-assinado que será entregue na Assembléia Legislativa com um documentos das organizações, solicitando uma lei que proíba as puxadas no estado.”
Diante destas argumentações do movimento de proteção aos animais , apresento a presente lei que Proíbe esta prática no nosso estado.


Deputada Ana Paula Lima"


Espero que não acusem o blogueiro de ser o "cabeça" do projeto.
O blogueiro tem opinião formada e respeita opinião contrária.

68 comentários:

Anônimo disse...

Viu como não era mentira?

Anônimo disse...

pra chamar a atenção ok. quando a cidade precisou, cadê?
não citei nome nenhum...

Anônimo disse...

se virar lei tem de ser cumprida, certo? assim como também devemos honrar pagamento de dívidas (tem lei também pra isso creio eu)? e uma série de outras coisas.
e sabemos que o Sr. não é o cabeça, e sim, apenas simpatizante das Sras. fique tranquilo, o Sr. pode até ser radical, mas costuma sempre publicar comentários dos que discordam

Anônimo disse...

a loirinha precisa aparecer de algum jeito, é isso aí.

Anônimo disse...

QUEM VOTAR Á FAVOR NÃO PRECISA MAIS APARECER EM POMERODE PARA PEDIR VOTO...É TRADIÇÃO, E A MAIORIA DOS POMERODENSES APOIAM A PUXADA, SEM CONTAR QUE É UM EVENTO FISCALIZADO, OS CAVALOS SÃO TREINADOS E ACOSTUMADOS AO PESADO. CONCORDO COM O COMENTÁRIO ANTERIOR, QD A CIDADE PRECISOU ONDE ESTAVAM???? SÓ APARECEM PARA PEDIR VOTOS E SÓ...COMO SEMPRE ACONTECE!!!!

Leandro disse...

Será que vai entrar junto nessa lei os cavalos que ficam em frente ao zoológico levando a carroça com visitantes que passam fome e sede o dia todo???

Sei que vai ter gente discordando de mim, mas pensem, eu trabalho numa pedreira e voce tambem trabalha, pq vão me proibir de trabalhar por causa do peso e voce deixam lá trabalhando. Pensem?

Anônimo disse...

Esse AMA Bichos é so para fazer fogo nos lugares, se aparecer. Agora vamos ver onde vão se meter. Eles dizem que defende os animais, mas apenas fazem barulho. Cola pessoal dessa AMA Bichos cuidar de animais, duvido. Não adianta proteger, tem que cuidar também. Pomerode esta cheio de animais(cachorro, gatos) espelhados na cidade.

Anônimo disse...

fez algum projeto para atender os atingidos pelas enchentes na cidade que lhe deu votos? não é crítica, so gostaria da informação

Anônimo disse...

pois é, quem quer ser de utilidade pública, tem de ser útil... Dizer "não é responsabilidade nossa", acho pouco útil.

Anônimo disse...

p/11:12

E os deputados e vereadores da nossa bela Pomerode fizeram?
Mas seja honesto e coerente.

Anônimo disse...

se ajudaram pouco, pelo menos ajudaram, e vi muitos auxiliando direto os atingidos, e essa Sra? ou não ganhou votos aqui também?

Anônimo disse...

atletas também são colocados em trino intenso e exigente, além da capacidade normal do iso de seus músculos. Vai ter passeata e projeto para parar também o treino de atletas?

Anônimo disse...

O pt esta no poder vcs ainda tem
duvidas que vai passar essa lei?

Anônimo disse...

O moço(a) das 9:04 pensa que fala por toda a Pomerode? Eu não concordo com a puxada e só não fui lá me manifestar porque não posso. Muitas pessoas das minhas relações também não concordam. Considero a puxada igual a farra do boi, touradas, rinha de galos, corrida de marrecos e outras competições em que se usam animais. NÃO CONCORDO E NÃO ACEITO QUE O SENHOR(A) FALE EM MEU NOME.

Anônimo disse...

eu só fiz uma pergunta. E o post é sobre uma pessoa. Quando tiver post sobre os outros, falaremos sobre eles. Continuo aguardando...

Anônimo disse...

p/14:39
Atletas treinam no seu limite.
Param ao sentir, somente uma fisgada. É só acompanhar um jogo de futebol.Passeata deve ser feita
para aqueles que não tem como se defender de homens que maltratam,
e ainda dizem amar seus animais.
Não queira comparar.

Anônimo disse...

p/9:04
Não é o que ,eu vi no abaixo assinado,que eu assinei.
Muita gente assinando, só que não,
podem expor sua opinião.
Nem aparecer.

Anônimo disse...

é isso aí 9:04. Com certeza. Deixa falarem, é manobra política, sabes né? E normalmente são as que tem muuuuuuito tempo livre, pena que não podemos falar muito, nem citar nomes, para não sobrar processo pro blog

Anônimo disse...

por que não podem aparecer? não tem convicção das idéias que defendem? suspeito...

Anônimo disse...

nem esquenta, se acabarem com a Puxada, vão achar outra coisa. Talvez protesto contra a "Empurrada"

Anônimo disse...

Nos estamos falando do QUE ?

Anônimo disse...

p/09:06

É uma boa ideia....
Ótima lembrança, voce esta ligado!

Anônimo disse...

Pergunto para a Dep. Ana Paula, que se preocupa tanto com os animais, o que ela está fazendo para religarem as lombadas eletrônicas em frente as escolas que ficam as margens das rodovias estaduais?
Se preocupa com o bem-estar dos cavalos da puxada e se esquecem dos alunos, pais, professores e toda a comunidade que é colocada em risco devido ao seu desligamento.
Demonstra mais uma vez que só aparece por aqui em véspera de eleição para pedir voto e não se preocupa com as reais necessidades e problemas da cidade. E o pior, fica dando ouvidos pra meia dúzia de madames que com certeza nem votaram nela.

Anônimo disse...

E o nosso deputado voce ja perguntou para ele?
As madames não sei se votaram nela,
voto é secreto!

Anônimo disse...

muito bem colocado 08:04, isso se chama boi de piranha (não to xingando ninguém não, é um costume de sacrificar um boi, para atravessar o resto do gado em segurança, em um rio que tem piranhas). Chama a atenção pra isso, e o resto... nichts

Anônimo disse...

tchê deixa eles fazerem força
quem não quer ser fortinho? HAHAHA

Anônimo disse...

a verdade é, se acabar a puxada, vão arrumar outros pra pegar no pé, mas a "utilidade pública", nada, cachorros de ruas vão continuar perambulando por aí, sem ninguém ajudar, a não ser, iniciativas pessoais mesmo. Ao invés de dar dinheiro no pedágio, compre ração, e distribua pra esses animaizinhos, é melhor

Anônimo disse...

Viva Ana Paula!!!!

Anônimo disse...

viva os trouxas que se dixaram enganar e não viram seu candidato por aqui!

mafalda disse...

E não esqueça,não é só ração. desverminar,vacinar e CASTRAR é fundamental .
Faça as coisas como são feitas pela Ama , mesmo que vcs escrevam calunias,é feito um bom trabalho.
Cães perambulando pelas ruas ,culpe
quem jogou ele fora , não venha com falso moralismo.Somos 26.000
morando nessa cidade, a tua ideía
é boa.Lembre-se que se não castrar,
não vai dar certo.De que verdade vc
fala? Sem utilidade ja trabalhamos
e ajudamos os animais,porque estas
preocupado com isso? AMA que devia reclamar, por não estar recebendo ajuda não esta falando sobre isso. Tome teu rumo!

Anônimo disse...

p?16:52

então você quer que alguns ganhem ajuda!

Para pagar suas contas, seus processos???????

Anônimo disse...

dinheiro gasto com faixas, material de divulgação, podiam ser utilizados para castração, desverminar, etc... E se fosse comprovado que dinheiro arrecadado, fosse utilizado somente para isso, mais pessoas podiam ajudar. Mas não sei se concordam em dar dinheiro para os outros gastarem com faixas, e agitos.

Anônimo disse...

Viva Ana Paula

Anônimo disse...

Politicos não pagam as faixas?

Ricardo Goerl disse...

RICARDO GOERL
Caros blogueiros
Acho que pela manifestação acima, a pessoa que falou em castração deve ser da Ama Bichos. E como pode falar tranquilamente em castração, que é um atentado contra o animal, é judiar do mesmo.Se fosse para existir animais castrados e não castrados, Deus na criação teria feito isto.Se a intenção é para mante-lo dócil e bem comportado, uma pergunta: se seus filhos
incomodaram quando crianças( O QUE TODA CRIANÇA FAZ)mandou castrá-los ou ensinou-os a se comportar? E um animal pode ser treinado, não precisa ser castrado.Não se esqueçam do que Freud escreveu sobre a "inveja do penis".
Abraços a todos
Ricardo Goerl

Anônimo disse...

viva os trouxas que se deixaram enganar e não viram sua candidata por aqui!

Anônimo disse...

não, é o contribuinte do pedágio...

Anônimo disse...

Parabéns a Deputada. Já que os governantes locais dana fizeram para acabar com essa vergonha que leva o nome de Pomerode para o lixo Brasil a fora. E ainda falam que é tradição. E também não aceito que o individuo acima citou que a maioria apoia. Eu mesmo tenho uma pesquisa a respeito desde Abril de 2010. E traz claramente que 87,2% das pessoas são contra essa prática absurda.

Tomara que aprovem logo essa lei antes da próxima palhaçada acontecer.

Anônimo disse...

P/ 23:53

Seria interessante postar esta pesquiza que você tem aqui no blog!

Anônimo disse...

Apoio para 2 de junho de 2011 08:04, todo dia vou para Blumenau, vejo essas lombadas de frente a escola não funcionando. E colocaram uma nova não sei para que. Onde na escola local importante, essa prefeitura não faz nada. Uma palhaça isso, fora essas ruas demora uma internidade para terminar. Esse é meu protesto.

Anônimo disse...

concordo com o Sr. Ricardo. è uma fuga, poderiam sim fazer campanhas de concientização para os donos de animais, mas não vão aparecer daí.

Anônimo disse...

uma pesquisa para ter um resultado real, deveria ser feita por um instituto de pesquisa. Se for colocada num local, onde a pessoa que admnistra seja favorável a uma das partes (mesmo que seja imparcial), é claro que a maioria estará de acordo com ele. Se acham que estou mentindo, pesquisem sobre o assunto. Mas mesmo que de a favor da prática, quem gosta de incomodar, vai continuar, se não for protestando sobre um assunto, vai arranjar outro. Tem um personagem dos quadrinhos de Maurício de Souza, que retrata bem esse tipo de cidadão

Anônimo disse...

Sr Ricardo. A castração é um importante meio de evitar a proliferação de cães e gatos indesejáveis. Ou o Sr. prefere que continue acontecendo que filhotes sejam mortos ao nascerem (com pauladas, jogados no rio, queimados, etc)????
A castração é feita com anestesia local nos machos e geral nas fêmeas. Não se usa a castração para amansar o animal, jamais.
Informe-se melhor antes de falar sobre o que desconhece.

Leia mais sobre esse assunto: http://amabichospomerode.blogspot.com/2009/09/saiba.html

Anônimo disse...

P/ 23:53
´
Pelas declarações do vereador Arno Mueller na Rádio Pomerode hoje antes do meio-dia no programa do Salmos, a sua pesquisa deve estar furada!
Também acho! 87,2% contra? aqui em casa não veio ninguém perguntar e olha que a família é grande!
Projetos envolvendo o bem estar do ser humano,combate a criminalidade, saneamento básico , drogas e por aí vai seria mais importante para a comunidade!

Anônimo disse...

Com certeza foi o Sr. Barbudo que agitou, é só o que sabe fazer. A Deputada deveria se preocupar com as rodovias, escolas, postos de saúde, etc, etc. E a Ama Bichos porque nao vai agitar nas outras cidades que tem Puxada? pq só aqui, isso é perseguição. Olha quanto anos tem Puxada, veja se anos atras houve protesto? AMA BICHOS e BACHMANN arrumem o que fazer. Bando de Idiotas...

Anônimo disse...

VC acha que tem o direito de ficar falando mau de todo mundo e de tudo ?Onde vc quer chegar ?
De Blumenau vc saiu fugido, sua casa foi trasnformada em peneira, vc brinca com coisa séria. Não custa te darmos chute na bunda ou te puchar por essa barba suja, imunda e cheia de vermes.Va pedir abrigo a Ama Bichos, pois la é seu lugar seu nojento. Velhaco. E publica isso ai. Pois vc só posta na internet o que te interessa.

Der Sauerkraut disse...

p/13:20
Por que eu não posso publicar o que foi publicado em todos os jornais do Estado?
Não posto só o que me interessa.
Publico assuntos de interesse geral e posto todos os comentários (contra e a favor) desde que não sejam ofensivos como o seu é cntra mim.
Só para saberes.
O tenente e o delegado lêem o Sauerkraut.

Anônimo disse...

Agora eles estão nervosos.
Vão atirar para todos os lados,
ameaçando e querendo impor suas idéias na força.
O silencio nesse momento é a
atitude dos inteligentes

Anônimo disse...

realmente 14:48, deveriam fazer silêncio, pra não chamar a atenção da mídia, e ainda queimar o filme do município. Os inteligentes fariam isso, mas outros fazem alarde

Anônimo disse...

Estão subindo pelas paredes, essa
esta dificil de engolir.
Ja não sabem o que falam.
Belo exemplo o vereador esta dando,
E a radio esta dando a corda.

Anônimo disse...

Nossas tradiçoes são movidas à dor animal e dos semelhantes humanos também (cachaça). Ao menos uma será proibida.

Anônimo disse...

agitador no Brasil, quer passar por bonzinho, protetor dos frascos e comprimidos... mas ajudar, ser útil ao público, só mo papel

Anônimo disse...

Agora vão dizer que dos manifestantes contrários, ninguém bebe cachaça?! Fala sério... não precisa nem citar nomes

Anônimo disse...

enquanto isso, as estradas uma vergonha, tratamento de esgotos, nem se fala, serviços Oi, Celesc, palhaçada, escolas sem aula, mas o importante é pegar no pé do pessoal do Ribeirão Solto

Anônimo disse...

vamos acabar também com os rodeios, apresentações, concursos e esposições de animais e fechar o zoológico

Anônimo disse...

Acho ótimo!
Vamos lá.

Anônimo disse...

sim, vamos colocar os tratores para puxar as charretes em frenbte ao zoo (ah esqueci, não vai poder ter mais zoo). Não colocar mais os cães trancados dentro de casa. Fazer um tratamento genético, e devolve-los à sua origem lupina.

Anônimo disse...

e parar de comer os animais também... afinal para que eles engordem também há maus tratos, aves, novilhos, até mesmo o patê de foie gras, que sobrecarrega o funcionamento do fígado da ave, para servir de alimento às pessoas da pseudo classe alta. "Ah não, pra isso pode". Sei...

Anônimo disse...

Cães não ficam trancados dentro das casas. Fazem parte da familia.
Não complica!

Anônimo disse...

Meu tu é fino!
Eu nunca comi, não quero comer e
e tenho raiva de quem come!

Anônimo disse...

agora não comem carne de aves também?! hummm
porco que é engordado trancado, que vira feijoada em festa de casa noturna, também não apoiam comer, que bom!!!

Anônimo disse...

os cães não pediram pra existir, foram alterados genéticamente, vamos fazer uma passeata para procesar Gregor Mendel!!!

Anônimo disse...

a deputada é vegetariana? não sabia

Anônimo disse...

não, na hora de ir pra panela nenhuma animal tem direitos

Anônimo disse...

0:49. todos os defensores são vegetarianos, e nunca usaram calçados, bolsas, jaquetas ou nenhum acessório feito de couro, posso garantir

Anônimo disse...

os rodeios vão continuar, pois geram renda para muitos, principalmente terceiros,ao contrário de pequenos eventos de colonos. Ainda dizem que a hipocrisia é do pessoal de Ribeirão Souto? Mas aí mexem só com eles, e no meu bolso não. né?! Tem um ditado muito apropriado para isso
"Farinha pouca meu pirão primeiro"

Anônimo disse...

feijoada que dá lucro pra Casa Noturna, o porquinho que se lasque!!!

Anônimo disse...

Estou impressionada com a ignorância das pessoas, bem se vêem que são uma colônia ainda... dizer q castração maltrata animal? vai ler antes de dizer bobagem desse tamanho. E puxada maltrata sim, e deve acabar! Tortura é coisa de psicopata, e ao invés de se divertirem com o sofrimento dos animais, vão virar gente! A propósito, ñ sou dessa tal ONG AMA, sou de Porto Alegre.