16 de maio de 2011

CESAR ZILLIG



"Blumenau 2050?
A última consulta saiu, às 17h48min. Não fosse por um relevante detalhe e eu poderia me considerar livre; no entanto, agora são 18h55min e eu continuo aqui aproveitando o tempo de maneira melhor que o faria se tivesse me posto a caminho. Ia ser sair daqui e parar logo ali no congestionamento da esquina. Portanto, fico por aqui escrevendo e observando as ruas congestionadas lá embaixo. Se me meter nesse trânsito aí, ficarei em média 40 minutos preso no congestionamento, consumindo gasolina, paciência e tempo. Já se vão longe os dias em que levava de cinco a 10 minutinhos para chegar em casa, que dista nem três quilômetros daqui. A coisa piorou muito neste último ano; com os incentivos e a facilitação do crédito, a indústria automobilística desovou seus estoques e as ruas e estradas receberam um acréscimo de 30% em sua frota. Sem igual crescimento na rede viária o fluxo engrossou. Veículos e vias se desenvolvem num processo de coevolução: não adianta ter um BMW no meio do mato, bem como não adianta ter uma autoestrada e estar a pé. Antigamente, “administradores públicos” mais sagazes tinham como lema: “governar é construir estradas”; o lema agora parece ser: “governar é fabricar automóveis”.

Hoje, para todos os lugares que se pretenda ir, seja para a Itoupava Central, Indaial, Pomerode, Timbó, praias etc. exige-se fazer um planejamento e escolher muito bem dia e hora para se aventurar a viajar. Para Curitiba tem-se levado até seis horas para percorrer meros 220 quilômetros. É comum pacientes provindos de outras localidades do Vale telefonarem avisando que não chegarão a tempo para a consulta; principalmente os do Médio Vale. E a coisa agudizou de um, dois anos para cá.

Considerando tudo isto, ouvir falar em Projeto Blumenau 2050 soa um tanto utópico, irreal. Se já é difícil prever como estará este trânsito em dois ou três anos, imagine daqui a 40 anos. Certeza apenas uma: ações urgentes para o Brasil de hoje são preteridas em favor da Copa do Mundo de 2014! Nesta pretensa democracia, o bem-estar do povo importa menos que um campeonato de futebol.

Bem, vejo que agora, 19h10min, o trânsito flui. Vou parando por aqui. Agora já dá para andar."


TAMBÉM PUBLICADO NO JORNAL DE SANTA CATARINA - www.santa.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Aqui temos o Pomerode 2020!!