31 de março de 2012

MANOEL JOAQUIM DA BOSTA - XXVI



"O Conselho Legislativo encontra-se entorpecido nos últimos três anos. Mas com o plebiscito batendo à porta, muitos membros estão em situação difícil. Não tem o que apresentar aos habitantes do reino. Assim encontraram um bode expiatório. Todo ato de violência, de uso de drogas, de delinqüência em geral, recai sobre os menores de dezoito anos. Talvez, por terem os mesmos uma história de vida, na qual a falta de amor, de carinho, de respeito, os deixou amargurados, e assim querem tolher a liberdade de todos. Generalizam, acreditam que todos aqueles, que não tem maioridade, são de má índole, assim querem aprisionar os mesmos, que sejam encarcerados nos seus lares a partir das onze horas da noite. Também não poderão freqüentar um seco e molhado, ou um bar, tendo em vista que não poderão aproximar-se de locais de venda de bebidas alcoólicas, deverão andar com lanche debaixo do braço, não terão direito de comprar um bolinho de carne, não poderão adentrar em qualquer lugar onde exista a venda da tal água que passarinho não bebe. O Monarca deverá sofrer com isso. Não existe mais dim dim real nos cofres públicos, grandes somas são desperdiçadas com os belsicantes, mas se a lei da Carroça da Coleta for aprovada, deverá o Rei, contratar corneteiros, e não serão poucos, tendo em vista que deverão se fazer presentes na côrte e nas províncias, para anunciar o toque de recolher. Poderão os nobres e plebeus dispensar a ampulheta, deverá ser cumprido com rigidez o horário. Não haverá exceções. A lei é para todos. Antes de tirarmos o direito de ir e vir dos miúdos, deverá se pensar em soluções práticas, os mesmos com catorze anos já podem até ter relações sexuais, com adultos, podem com dezesseis votar no plebiscito. Então deveremos ter lei, aonde a maioridade penal também venha com essa idade, e quem não andar na linha, deverá ser jogado nas masmorras. Mas a mobilização esta geral, dificilmente a lei será aprovada, e se o for, o Conselho de Justiça será acionado por alguns nobres e plebeus. Com isso o trio do Conselho, que almeja a reeleição, será ridicularizado. Dois homônimos, oriundis, estão literalmente arrebentando com a côrte, tiram as velhas pedras das ruas, e as recolocam em outro ponto, e vice-versa, modo estranho de mostrar serviço nessas terras maravilhosas e gentis. Ninguém entende o Monarca e os seus de confiança. O reino encontra-se tomado por visitantes estrangeiros, estão aqui para procurar o coelhinho da páscoa. Ele é facilmente encontrado, ao lado da árvore com ovinhos, a sala de negócios da doce e amada é um local privilegiado, lá gira mais dim dim real, do quê na Casa da Moeda do Reino. Assim novamente um brinde com cuba Fidel libre, acompanhado com...ovos de codorna.

M. J. da Bosta"


Obra de ficção. Qualquer semelhança com nomes, pessoas ou acontecimento reais terá sido mera coincidência.

13 comentários:

Anônimo disse...

Parece que o Manoelito também não gosta do toque de recolher, ou não?

Anônimo disse...

Essa postagem gostei!

Valeu Manoel!

Anônimo disse...

PARABÉNS AO AUTOR POR TAMBÉM RIDICULARIZAR ESSA IDIOTICE DE TOQUE DE RECOLHER, OU MELHOR´:

CARROÇA DA COLETA

Anônimo disse...

20:43

Ridículos são os três vereadores leigos, que tiveram essa idéia mediócre.

Anônimo disse...

Até o momento a rádio Pomerode ainda não liberou o programa de hoje.

Será que o Salmos não quer passar mais vergonha??

Anônimo disse...

Olá Povo de Pomerode,
A sessão dos vereadores deste dia 02/04 será imperdível... parece que tem vereador querendo dar o troco no Antenor... acho que vão se atolar mais ainda...heheee..
Só não esperem escutar a quebradeira na 3ª-feira no rádio... ali tudo é filtrado... só passa aquilo que querem.

Anônimo disse...

20:38

Sera imperdivel, vereador X Antenor, babaca na tribuna livre, centenas de visitantes querendo ser enganados, novos poblemas (assim mesmo) nas ruas, vias, caminhos e postes.
Ao vivo sera melhor, na radio sera editado.

Anônimo disse...

Manoel! Você já preparou o ninho para receber os ovos do coelhinho?

Anônimo disse...

A rádio Pomerode vai ou não vai liberar o programa de sábado?

Também quero rir do Salmos!

Anônimo disse...

Creio que a questão, não seja, gostar ou não, do toque de acolher.
To be or not to be.
Trata-se de uma questão legal.
Não se pode afrontar a carta magna, isso é líquido e certo.
Porém, não poderá ficar como está.
Portanto, o poder legislativo e executivo, eleitos por nós, deverão procurar o judiciário,e como a determinação desse, fazer cumprir as leis.
Denunciar ao judiciário, quem tem poder de ação, quem tem a responsabilidade de ofício, de cumprir a carta magna, e simplesmente se omite, alegando várias desculpas, que não convencem ninguém.

Anônimo disse...

pois, pois, manoel ...
apologia à cuba, ao fidel, e ao libre.
na pomarrouda é chopp, porra man.
chucrute com salsichon do alemon.

Anônimo disse...

PARA QUEM NÃO ENTENDE ESPANHOL

LÁ VAI A TRADUÇÃO


CUBA FIDEL LIVRE

Anônimo disse...

19:34

Valeu! Somente assim, para alguns entenderem o que você realmente quer dizer com isso.

Aproveito e parabenizo você pelos seus textos.