28 de março de 2012

DE PRIMEIRA! - ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS - TOQUE DE ACOLHER/RECOLHER



"Olá Bachmann!!!

A ASSEUP, está entrando em contato com os meios de informação referente o Projeto de Lei nº 285/12; projeto este que trata do Toque de Acolher/Recolher. Foram já enviados e-mails ao Jornal de Pomerode, ao Jornal Santa Catarina, amanhã dia 29/03, será protocolizado uma sugestão da ASSEUP na Câmara Municipal de Vereadores e sabe-se do alcance do seu blog e desta forma solicita-se um pequeno espaço. Lembrando que você Bachmann, já foi associado da entidade no início de seus trabalhos e lutou junto para os estudantes universitários residentes e domiciliados de Pomerode terem um auxílio no transporte às IES e transporte de qualidade.


A Associação dos Estudantes Universitários de Pomerode (ASSEUP), devido ao Projeto já citado que está tramitando na Câmara Municipal de Vereadores de Pomerode, manifesta-se por um debate democrático, aberto, pois afinal de contas é um assunto polêmico, e a Carta Magna do Brasil tutela direitos. Por que então não proporcionar uma audiência pública sobre o assunto? Ademais, na Conferência da Criança e do Adolescente que aconteceu no ano de 2011 no Clube Pomerode, houve posições favoráveis e não favoráveis sobre o toque de Acolher/Recolher.

É oportuno frisar que o Brasil é um Estado Democrático de Direito e que preza pelo direito à liberdade, pela dignidade da pessoa humana, pela cidadania e que estas e outras garantias servem como um termômetro para o bom funcionamento do Estado Democrático. É impossível pensar em democracia sem liberdade de expressão. Liberdade essa que não pode ficar a mercê do senso comum, já marginalizando os menores generalizadamente. A comunidade deve opinar, criticar ou reivindicar com argumentos baseados em dados, pesquisas, ou seja, com propriedade do assunto, para que não sejam cometidos equívocos imensuráveis, irreparáveis. Outrossim, é muito facil ventilar determinado assunto que gera polêmica, não o estudando com propriedade, a todos os cantos da cidade e fora da circunscrição, sem ao menos observar princípios mínimos garantidos pela nossa Constituição Federal, sem dados concretos/precisos, num momento de comoção.

A verdadeira democracia, sim, é composta de diferenças, das mais variadas, como políticas e/ou ideológicas, mas que condizem com uma convivência pacífica na sociedade, pois um aprende com o outro.

A ASSEUP então sugere a realização da audiência pública, com a participação das Polícias Civil e Militar, Ministério Público, Magistratura, OAB, Conselho Tutelar, Associações de Pais e Professores, Associação Comercial e Industrial de Pomerode, Grêmios Estudantis, Clubes de Caça e Tiro, a própria entidade e demais lideranças locais.

Não obstante, e como alerta fica que não compete ao Município de Pomerode, legislar sobre a proteção à infância e à juventude, ainda mais restringindo direitos dos mesmos, conforme preceitua o artigo 24, XV e tantos outros dispositivos que ainda podem ser verificados na Carta Magna, no Código Civil, no ECA, no Tratado Internacional.

O vereador, Antenor Zimmermonn, se mostra desfavorável ao projeto, alegando artigos e parágrafos que se contradizem, além de restringir direitos dos menores. O referido vereador entrou em contato com a ASSEUP e falou da entrevista na Rádio local, a qual deixamos recado para retorno, e observou claramente que a população da nossa querida cidade, não é alheia. A nossa comunidade já se posiciona favorável e também desfavorável, logo não é só uma forma de pensar que existe.

Se as autoridades competentes não fazem cumprir o que já existe, tal restrição também não terá eficácia e será um verdadeiro caos; pois quem não sabe respeitar o que já existe, também é óbvio que não cumprirá tal determinação.

A ASSEUP está colhendo assinaturas e já são várias, para que haja a audiência pública e a maioria dos associados já vê o projeto como inconstitucional, um verdadeiro retrocesso, se não dizer: a volta do Código de Menores na Ditadura.

Reflitam:

"É um estranho desejo buscar o poder e perder a liberdade." (Francis Bacon)


Valeu

Cleide Kamchen
Presidente ASSEUP"



OBRIGADO CLEIDE! VOCES TEM TODO O MEU APOIO E O SAUERKRAUT ESTÁ SEMPRE À DISPOSIÇÃO.
PARABÉNS PELA INICIATIVA!

OS ESTUDANTES JÁ MUDARAM OS DESTINOS DESTE PAÍS E FICO MUITO FELIZ EM SABER QUE EM POMERODE PARTICIPAM DAS DECISÕES IMPORTANTES QUE AFETAM A NOSSA GENTE!

COMEÇO A ACREDITAR MAIS NESTA TERRA!!!

2012 SERÁ UM MARCO NA HISTÓRIA DA CIDADE!!!

30 comentários:

Anônimo disse...

Triste História de um professor

Porto Alegre (RS), 16 de julho de 2011
Caro Juremir (CORREIO DO POVO/POA/RS)
Meu nome é Maurício Girardi. Sou Físico. Pela manhã sou vice-diretor no Colégio Estadual Piratini, em Porto Alegre , onde à noite leciono a disciplina de Física para os três anos do Ensino Médio. Pois bem, olha só o que me aconteceu: estou eu dando aula para uma turma de segundo ano. Era 21/06/11 e, talvez, “pela entrada do inverno”, resolveu também ir á aula uma daquelas “alunas-turista” que aparecem vez por outra para “fazer uma social”. Para rever os conhecidos. Por três vezes tive que pedir licença para a mocinha para poder explicar o conteúdo que abordávamos.
Parece que estão fazendo um favor em nos permitir um espaço de fala. Eis que após insistentes pedidos, estando eu no meio de uma explicação que necessitava de bastante atenção de todos, toca o celular da aluna, interrompendo todo um processo de desenvolvimento de uma idéia e prejudicando o andamento da aula. Mudei o tom do pedido e aconselhei aquela menina que, se objetivo dela não era o de estudar, então que procurasse outro local, que fizesse um curso à distância ou coisa do gênero, pois ali naquela sala estavam pessoas que queriam aprender' e que o Colégio é um local aonde se vai para estudar. Então, a “estudante” quis argumentar, quando falei que não discutiria mais com ela.
Neste momento tocou o sinal e fui para a troca de turma. A menina resolveu ir embora e desceu as escadas chorando por ter sido repreendida na frente de colegas. De casa, sua mãe ligou para a Escola e falou com o vice-diretor da noite, relatando que tinha conhecidos influentes em Porto Alegre e que aquilo não iria ficar assim. Em nenhum momento procurou escutar a minha versão nem mesmo para dizer, se fosse o caso, que minha postura teria sido errada. Tampouco procurou a diretoria da Escola.
Qual passo dado pela mãe? Polícia Civil!... Isso mesmo!... tive que comparecer no dia 13/07/11, na 8.ª (oitava Delegacia de Polícia de Porto Alegre) para prestar esclarecimentos por ter constrangido (“?”) uma adolescente (17 anos), que muito pouco frequenta as aulas e quando o faz é para importunar, atrapalhar seus colegas e professores'. A que ponto que chegamos? Isso é um desabafo!... Tenho 39 anos e resolvi ser professor porque sempre gostei de ensinar, de ver alguém se apropriar do conhecimento e crescer. Mas te confesso, está cada vez mais difícil.

Anônimo disse...

Os estudantes nunca mudaram a história desse País ! Para de ser piegas Bachmann! Você tem idade e conhecimento para não acreditar em contos da carochinha né !
Mas voltando ao assunto que interessa, sim é claro que que a população precisa debater o problema, todavia , essa lei é inconstitucional ,fera a base de nossa constituição o "direito de ir vir " ! Burro é quem quer subscrever a nossa constituição com leis de fundo de quintal ! Se for olhar a fundo, criteriosamente, mais da metade das leis municipais são incostitucionais , mas isso já é papo um outro momento.

Anônimo disse...

P/20:55
Realmente esta é a realidade todos brigam por seus direitos (Estudar), mas cumprir com os seus deveres (Estudar) já é outro assunto. E cfe o relato prova novamente que o problema é de origem familiar. Parabéns pelo relato Prof Mauricio. O bom disto tbém é que ainda existem professores compromissados e preocupados, porém começando a desanimar. Pelo visto o problema não é só em Pomerode.

Anônimo disse...

Valeu Cleide e todos os associados da ASSEUP. Esses que fazem faculdade sabem realmente do que se trata a tal lei, e não será atráves de pessoas leigas e muitos até ignorantes, que podem decidir por si algo.

Parabéns a Cleide Mara Kamchem e a todos os estudantes.

Anônimo disse...

Eu já tinha comentado aqui no blog, que se a lei inconstitucional for aprovada por nossa leiga câmara de vereadores, iriam pessoas da cidade entrar com ação na justiça.
Parece que vão ser muitas açoes que pipocarão!!!!!!

Anônimo disse...

Se porventura isso for aprovado, vai ter gente que vai para a justiça, e assim isso será derrubado.

" A maior alegria de um bobo, é ele se achar vitorioso "

Anônimo disse...

Ainda bem que Pomerode ainda tem pessoas conscientes, daquilo que pode e não pode. O que é legal e o que é ilegal.

É uma pena que existam vereadores oportunistas como Hamiltom Petito, Maurício e Neusa, que atráves de fato isolado e não pontual, com auxílio da mídia falada, todos leigos, querer manipular uma massa de pessoas que também não tem conhecimento sobre o assunto.

Para somente atingir um objetivo pessoal, que é a tentativa de reeleger-se vereador.

Sendo que durante 3 anos esses mesmos vereadores, nada fizeram em prol da juventude da cidade, ou conflagraram alguma ação para melhorar a segurança de Pomerode.

Também novamente reitero que a lei abrange tudo aquilo que já existe, mas existe falta de estrutura. Então a luta dos mesmos, atráves de pressão política, seria aumento do efetivo policial, bem como ações positivas para os jovens, e não repreensão, que é negativo pela revolta que irá atingir esses jovens, tendo em vista que os mesmos são conscientes dos seus direitos e deveres.

A delinquência não tem idade. Também deveriam pressionar a Câmara Federal para alteração em relação a maioridade penal.

A nossa cidade com tudo que está sendo dito em relação ao assunto, demonstra que não deixará alguns poucos implantar algo que fere a Carta Magna. Como não poderemos incutir nos jovens que a Carta não tem valia, e que legislativos municipais, aos quais não cabe esse assunto, queiram nesse assun to ingerir.

Anônimo disse...

O Salmos ganha um dim dim de quem para ser favorável ao tal projeto????

E sei!!!!

Com certeza vocês também sabem, não é???

Anônimo disse...

" A comunidade deve opinar, criticar ou reivindicar com argumentos baseados em dados, pesquisas, ou seja, com propriedade do assunto, para que não sejam cometidos equívocos imensuráveis, irreparáveis. Outrossim, é muito facil ventilar determinado assunto que gera polêmica, não o estudando com propriedade, a todos os cantos da cidade e fora da circunscrição, sem ao menos observar princípios mínimos garantidos pela nossa Constituição Federal, sem dados concretos/precisos, num momento de comoção."

Asseup


O grande problema é que o pessoal da cidade não consegue entender isso que está escrito acima, bem como não entendem que o ECA engloba tudo isso.

Não é por menos que o Hamiltom Petito ciente disso, entrou com essa história do toque de recolher.

Mas não tem problema!

Se esse absurdo for aprovado na câmara, iremos para a justiça e isso será facilmente derrubado.

Anônimo disse...

P/ 13:43

Essa madrugada mesmo com frio tinha um pessoal com a CARTA MAGNA na mão,
desculpa,me enganei, quiz dizer COPO, lá pelas 1:00 hr da madrugada numa certa praça já conhecida.
Muito bom isso! O pessoal da redondeza descansando pra um dia de trabalho pela frente e os BELOS E FORMOSOS DO DIREITO DE IR E VIR na boa!
Acho que muitos estão sacrificando demais os 3 vereadores desse projeto, usando desculpa eleitoral!
Mas o povo os colocou lá, então na próxima se candidatem de repente , tentem fazer melhor , lutem para mudar o que esta aí,votem certo, de repente outras personalidades,
do jeito que está não dá mais!
E não é só segurança pública, tem a saúde, tem a educação, tem o saneamento básico e por aí vai!
Carga de impostos muito alta, que nossos legisladores aprovam na maior facilidade! Dinheiro público sendo gasto em coisas fúteis, etc, etc

Anônimo disse...

" Os estudantes nunca mudaram a história desse País ! Para de ser piegas Bachmann! Você tem idade e conhecimento para não acreditar em contos da carochinha né ! "

anonimo

ps: Esse como jovem que deve ser não deve se lembrar do fora Collor e etc..

Poderia dar vários exemplos, mas com ignorantes é difícil, então fui!

Anônimo disse...

19:19

Mas você não acionou a PM, QUE IRIA VERIFICAR O ASSUNTO, E SE FOSSE O CASO ELES TERIAM QUE CHAMAR O CONSELHO TUTELAR.

E ISSO QUE DIZ O ECA.

Então lei temos, o quê não temos e efetivo policial.

Anônimo disse...

P/ 19:52

Já acionamos em outras ocasiões a PM, mas concordo com você, não tem efetivo, não tem o que fazer! Então nada acontece!
Aí entra em questão novamente, culpa de quem?
Das autoridades, dos nossos legisladores que colocamos lá e nada fazem !
É mais fácil bater boca, falar de futebol, notas de falecimento, parabéns e mais parabéns,mudar nome de praça, luminárias queimadas do
que tratar de assuntos mais importantes para a comunidade!
Lógico , o problema é geral, em outros lugares muito pior, mais acho que numa cidade pequena como a nossa com 27.000 habitantes daria para mudar muita coisa para melhor!
Se nada for feito logo , a coisa só tende a piorar!

Anônimo disse...

Parabenizo a atitude da entidade;não podemos mais aceitar tudo e ficarmos inertes. Você Cleide que está a frente da ASSEUP, parabéns e digo mais cresceu ainda mais no meu conceito. Talvez pela postura que você tem e sendo filha de pessoas que têm caráter, às vezes é julgada erroneamente. Continue assim e o mais bonito: não tem interesses políticos. Sua família toda está de parabéns. Lembro de quando foi minha aluna. ASSEUP toda de parabéns.

Anônimo disse...

P/19:29

Compreendo sua indignaçao,
Mas vamos refletir, se voce for um pai ou mae responsavel e preocupado com seus filhos e estes as 01:00 da madrugada nao estao em casa faria o que ???
Em minha adolesencia aconteceu comigo e nem era tao tarde e levei um puxao de orelha na frente de todo mundo e tive que ir pra casa.

Agora nao vamos transferir a responsabilidade da criaçao dos filhos a entidades e ao estado esta responsabilidade cabe aos pais, e digo isto foi pois assim em minha infancia e è desta forma que educo minha filha a responsabilidade e minha e nao dos outros.
E nao venha com a balela do conselho tutelar, leis , eca etc...
muitos pais se escondem atras destes argumentos para nao assumir a responsabilidade de educar seus filhos, pois estas entidades foram criadas para conter os excessos de mal tratos aos adolescentes ?( excessos) tais como pais embreagados chegam e espancam seus filhos sem motivos, pedofilia, etc...
Mas atualmente o que mais ouço e è comodo aos pais dizerem è nao posso fazer nada a lei esta do lado deles.
È a forma que encontram uma desculpa pela ma educaçao dada aos filhos.

Anônimo disse...

A questao das inconstitucionalidades de leis, a OAB é um orgão que geralmente questiona atos dessa natureza. Eu esperaria que a OAB de Pomerode estivesse um pouco mais ousado nesses questionamentos, pois é representante legitimo paa representar a sociedade civil não organziada.

Anônimo disse...

14:15

Não esquenta!!!!

Vai ter gente que vai dar o nome para utilizar num processo!!

Quem sabe uma ação civil pública, ou algo do tipo.

Essa lei inconstitucional não vinga!!

ps: conversei com um pai que a filha formada em direito, trabalha com um desembargador, ela disse que se isso sair, é fácil de derrubar.
Sendo que do meu ponto de vista até o MP tem que agir, tendo em vista que tem ser cumprida a CARTA MAGNA.

Anônimo disse...

Rubens!Voce deveria tentar falar com a Cleide. Ela foi em algumas escolas, as que tem o segundo grau e conversou com os alunos. Muitos alunos estão acessando o projeto de lei e estão chateados. Pena, pelo que soubemos, ela não falou o nome dos vereadores que deram início ao projeto. Ficaram felizes por alguém os informar. Parabéns pela atitude dela.

Anônimo disse...

Primeiramente, a asseup deveria divulgar sua diretoria, seu cnpj, sua certidão de regular funcionamento expedida por autoridade competente.
Deveria procurar as escolas e conversar com diretores, assessores, auxiliares, app, professores e alunos, pra tomar conhecimento da realidade de cada escola e fazer cumprir a legislação vigente.
Acionar as autoridades constituídas e fazer cumprir, o que prescreve a carta magna.
É mto demagogia, deveriam ir pelo caminho inverso, procurar as escolas pra esclarecer aos alunos os seus direitos, sem esquecer de cobrar os deveres.
A marginalidade juvenil está crescendo em pomerode, sem o controle, sem a vigilância da asseup.
Eles, que frequentem as escolas pra tomar conhecimento, o que passa na realidade.
E tomara, que não sejam atacados por delinquentes, marginais juvenis.
Quem sabe, ela tbém seja candidata a uma cadeira no legislativo, e possa ouvir a comunidade mais ignorante, sem a cultura universitária, ouvir as queixas de famílias em plena destruição, desestruturadas, falidas moral e financeiramente.

Anônimo disse...

Então lá vai o nome dos grandes vereadores, que com a lei querem a reeleição:

Hamiltom Petito

Neusa Stoll

Maurício Wieneski

Anônimo disse...

A entidade, conforme postagem, está se manifestando por um debate democrático, que todos possam se manifestar. Alguém teve esse posicionamento?Alguém enviou ofício para a Câmara como a entidade colocou?
Todos temos os deveres e talvez o maior deles seja o diálogo, o que de fato está se querendo.

Anônimo disse...

21:17h. Vc então generaliza?Vc nunca foi menor?Vc sabe o que foi repassado?Vc sabe o que a entidade pensa?Vc já olhou o site da entidade?Se informe. Só de início se informe.

Anônimo disse...

21:17

Você falou muito mais não disse nada!

Conversa confusa a sua!!!!!!

Anônimo disse...

Quem sabe, ela tbém seja candidata a uma cadeira no legislativo, e possa ouvir a comunidade mais ignorante, sem a cultura universitária, ouvir as queixas de famílias em plena destruição, desestruturadas, falidas moral e financeiramente.

anônimo


Será que com o toque de acolher isso vai melhora!!

rsrsrsrsrsrs
rsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Para 21.17horas

Ver alguém fazendo algo, sem ter interesse politiqueiro, encomoda e muito. E o trabalho vai continuar. E se o projeto virar lei, já sei que a ASSEUP vai brigar judicialmente. Detona Cleidi.

Anônimo disse...

Cleide estamos com você!!!

Se precisar nomes para assinar para entrar com processo judicial.
Divulgue aqui.

Estarei com você nessa!!

Do seu amigo servidor público, antigo de luta.

VOCÊ SABE QUEM SOU!!!

Anônimo disse...

Fale na Câmara e na Rádio Cleidi. Voce foi nas salas e deu tudo muito certo. Vá na Câmara e na Rádio. Será a cartada final. Tem personalidade.

Anônimo disse...

Parabéns Cleide. Se voce falou em nome da entidade, vá adiante. leve na segunda feira a ASSEUP para dar suporte aos vereadores. Eu acredito que uma ASSEUP e OAB podem ser mais uteis do que estão sendo. Voces tem o conhecimento na mão.

Anônimo disse...

11:00

Suporte aos vereadores?

Parece-me que a ASSEUP é contrária ao toque de recolher!

Rogério Mello disse...

Boa tarde a todos(as).
Bastante triste a historia do Professor Mario Girardi.
Puxa-vida, a pessoa estuda as teorias da linda Física por anos, faz estágios, enfrenta diversas situações que a MAIORIA dos universitários e universitárias brasileiros enfrentam, para chegar no seu ambiente docente e lidarem com adolescentes que, infelizmente, ainda estão amparados por estatutos questionáveis, pelo ponto de vista da verdadeira justiça.
A proposito, as Leis desta nação, infelizmente, são reconhecidamente falhas e deixam margem para que o pior dos criminosos seja absolvido.
Bem, no caso desta aluna que, amparada pela sua mãe, foi realmente uma prova de que o processo DIALÉTICO em nossa sociedade esta realmente falido.
E, gente, muitas coisas são resolvidas de forma muito simples, mas o ser humano ainda caminha cada vez mais para trás, em todos os aspectos.
Existe muita gente com atitudes realmente construtivas, embora a nuvem de negatividade e de atitudes extremamente maléficas (muitas delas "recheadas" por "boas intenções") insista em manter sua manifestação histórica nas historias de nossas existências.
De qualquer sorte, desejo que esta questão tenha sido resolvida para o bem da MAIORIA, e esses são os que geralmente necessitam.
CABE UMA OBSERVAÇÃO: Sobre o relato do "Werr Bachmann" acerca dos "estudantes que jah mudaram a historia do Brasil", considero em, grande parte dessas manifestações, houveram intenções talvez perversas de emissoras televisivas e de outras autoridades que se sentiram mal com a possivel traição das pessoas banidas por manifestação dos jovens nas ruas. Então, para mim, acabou sendo um viés importante no processo de Democracia. Mas, AFIRMO que, se as GRANDES MASSAS realmente descobrirem o PODER INCOMENSURÁVEL que possuem, olha, NINGUÉM conseguirah deter as manifestações publicas, sobretudo de estudantes. No entanto, quando isso acontece, muitas vidas poderão ser colocadas em risco. E enquanto isso não acontece, acabamos vivendo esta realidade... ... ...!
Grande abraço.