25 de março de 2012

LAURO BACCA



"Água: pingos nos is
O recurso natural mais intimamente ligado à vida de todos nós, não resta dúvida, é a água. Ricos ou pobres, velhos ou jovens, de todas as religiões e sem religião, de todas as ideologias políticas, cidadão correto ou criminoso, vivendo à beira do colossal Rio Amazonas ou em pleno deserto (onde a relação do homem com o precioso líquido mal passa do ato de bebê-lo para saciar a sede), basta estarmos vivos, ninguém pode viver sem água.

Não é de hoje que se busca a conscientização de todos, governos e povos, para a importância da conservação da água. A partir de 1992, com a criação pela ONU do Dia Mundial da Água, as ações de conscientização ganharam um notável impulso. Nosso vale foi um dos pioneiros e verdadeiro modelo, com a implantação do Comitê da Bacia do Itajaí, formalizado por decreto estadual em 1997.

Os avanços foram significativos, porém, lamento decepcionar, ainda muito tímidos, diante dos gigadesafios que ainda temos pela frente, aqui no Vale e no mundo todo. Numa escala de 0 a 10, diria que partimos de muito próximo do zero há 20 anos para algo como em torno de um ou, com muita benevolência, no máximo, dois. Nossa nota de desempenho, do ponto de vista de metas que precisam ser alcançadas, mal chega a dois. Reprovação vergonhosa? De certa forma sim, de certa forma não, pois, está se fazendo muita coisa.

A maior dificuldade, como sempre afirmo, centra-se não na tecnologia, mas na maneira como enxergamos as coisas. Assim como a água é vital para os humanos, ela o é para os ambientes e ecossistemas naturais, dos quais dependemos diretamente. A conservação mínima viável dos ecossistemas e de todos os seus componentes: vegetação, solo, fauna, relevo, baixadas alagadiças, significa conservação da água. A frase muito simples “tudo está ligado com tudo” deveria estar afixada com destaque em todas as salas de aula, repartições e lugares públicos. Deveria ser lida e proferida, qual um mantra, todos os dias, por todos.

Estarei exagerando? Pode ser. No entanto, o atual uso consuntivo (que envolve consumo) de água no mundo chega a 3,7 mil quilômetros cúbicos de água, correspondendo a 3.700.000.000.000.000 de litros, volume que aumentará uns 35% até o ano de 2025, que está logo aí na frente. Como todos sabem, não apenas consumimos muita água. Poluímos grande parte dela, deixando-a imprestável ao consumo, salvo dispendiosos tratamentos.

A população humana mundial ainda vai aumentar por algumas décadas. Para alimentar as 9 bilhões de pessoas previstas para 2050, precisaremos produzir muito mais alimentos, que depende da agricultura, que precisa de irrigação, que consome muita água, que é necessária para manutenção e equilíbrio dos ecossistemas, que são a garantia de água em qualidade e quantidade para o homem que... Tudo está ligado com tudo."


AUTORIZADO PELO AUTOR

TAMBEM PUBLICADO EM WWW.SANTA.COM.BR

Nenhum comentário: