3 de março de 2012

LAURO BACCA



Conforto térmico nos ônibus
As temperaturas do verão, o preço das passagens e as reclamações sobre a qualidade do transporte público em Blumenau aumentaram de mãos dadas nos últimos dias: superlotações, calor, atrasos, desconforto, falta de ar-condicionado, falta de higienização... o berreiro é geral e justo em grande parte das vezes.

Algumas melhorias, como ar-condicionado nos coletivos, podem custar caro, mas podem ser implementadas sem necessariamente onerar ainda mais o preço das passagens. Ar-condicionado é bom, todos gostariam de ter, porém, isso implica maior consumo de energia em forma de combustível. Para não desperdiçar boa parte dessa preciosa energia, vamos a alguns pitacos a respeito.

Como se aprende nas aulas de Física, o ar frio é mais pesado que o ar quente. Qualquer um que abre uma porta de geladeira percebe isso. O ar frio escapa por baixo e no lugar entra ar quente por cima. Quanto mais abrirmos a porta da geladeira, mais ar frio escapa e a geladeira consome mais energia para fazer a temperatura interna voltar ao normal.

Os coletivos, ao contrário do que se recomenda para geladeiras, abrem as portas a todo instante, em cada parada. Torna-se, portanto, necessário um gasto extra de energia para manter o ambiente interno climatizado.

Ao contrário do conteúdo das geladeiras, o “conteúdo” dos ônibus é feito de passageiros que exalam constante calor corpóreo e vapor d’água, via respiração e suor, criando nos dias quentes de verão aquele inconfundível ambiente sufocante, uma delícia para cobras e lagartos, mas não para seres humanos. Para manter o ar climatizado dentro dos coletivos, muita energia seria necessária para compensar tudo isso, mas, esse gasto extra pode ser reduzido com medidas simples, que vão além das técnicas de ventilação normais (que também, por sua vez, costumam deixar muito a desejar).

Se os tetos dos ônibus fossem pintados de branco (e mantidos limpos!), eles absorveriam bem menos radiação (calor) do sol, diminuindo a radiação térmica para dentro dos ônibus, o que tornaria o ambiente mais ameno, principalmente para os que viajam em pé, com a cabeça quase encostada no teto, onde é maior o acúmulo de ar quente. Essa simples mudança de cor poderia fazer a situação melhorar também nos coletivos sem ar-condicionado.

Por falar em ar quente acumulando em cima, por que não se fabricam ônibus com tetos mais altos – uns 30 cm a 50 cm, como em muitos trens e metrôs? O custo seria pequeno, sobraria uma atmosfera livre mais alta sobre as cabeças dos passageiros e a sensação de conforto interno nos ônibus, com ou sem ar-condicionado, seria muito maior.

Se um dia se cumprir a profecia de que Blumenau terá melhoras significativas em sua frota de coletivos urbanos, por que não inovar criativa e originalmente com medidas desse tipo?


autorizado pelo autor.
também publicado em:www.santa.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa idéia!!

Dr.Smith disse...

Indiferentemente das soluções,todas geram ônus de alguma forma o que não querem de jeito nenhum os empresários do ramo dos transportes urbanos.(o da nossa cidade idem)
*Ar condicionado- Nem pensar!
*Tetos mais altos- Envolve reestruturar toda a carroceria do coletivo e a troca de todos os vidros da frota.
Custo que as fábricas não iriam aceitar.
*Pintar de branco e manter limpos os tetos- De todas a menos onerosa e talvez com a colocação de uma manta anti térmica entre o teto e a forração interna melhorasse bastante o problema,mas aí entra a boa vontade dos empresários que certamente repassariam os custos da pintura e dos funcionários da limpeza para as passagens penalizando ainda mais a população!
É o chamado "Pacau de Bico".
Andar de ônibus confortavelmente e pagar uma passagem exorbitante ou continuar penando e suando em bicas por um valor menor?

EQF2012 disse...

Como os ônibus em Blu não são pintados de cor escura, não absorvem tanta radiação quanto a cor preto. Assim, Pintar de branco para cobrir o amarelo, não ia ajudar muito. Para quem tiver interesse, ver: INCROPERA, Frank P. Fundamentos de transferência de calor e de massa (o livro trata de corpos brancos e negros, e do porque a neve ser considerada um corpo negro, apesar de ser branca).
Agora concordo que aumentar a altura do teto vá ajudar em muito a dissipação do calor gerado interiormente. Acrescido de abertura de janelas na parte de baixo, e não somente na parte superior.