22 de maio de 2011
POLUIÇÃO - CIMENTO
"RISCO É A PROBABILIDADE DE QUE OCORRA UM EFEITO ADVERSO NO INDIVÍDUO OU NA POPULAÇÃO, PELA EXPOSIÇÃO À UMA CONCENTRAÇÃO OU DOSE ESPECÍFICA DE UM AGENTE PERIGOSO. ESTA DEFINIÇÃO ENGLOBA DUAS DIMENSÕES: A POSSIBILIDADE DE QUE HAJA UM RESULTADO NEGATIVO; E A INCERTEZA SOBRE O APARECIMENTO, DURAÇÃO E MAGNITUDE DO RESULTADO ADVERSO" (Wynter, 1997).
Em todas as etapas de fabricação e até o uso do cimento (geração, manipulação, embalagem e transporte do resíduo da fonte geradora até a porta da fábrica, na preparação dos resíduos, na fabricação e despacho do cimento e na sua utilização) ocorre risco.
Pode ocorrer a contaminação do solo e das águas, a poluição do ar, danos à fauna e à flora, intoxicação de trabalhadores e de populações vizinhas com enfermidades do aparelho respiratório, da pele, transtornos da visão (conjuntivite, queimadura nas córneas) gastrite, dermatites e bronquites crônicas, associadas a enfisema. (Baptista,1995)
O processo de fabricação de cimento pode gerar acetaldeído, benzeno, formaldeído, hexaclorobenzeno, naftaleno, dioxinas e furanos e os metais pesados arsênio, cádmio, chumbo e níquel.
Todos reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde como CARCINOGÊNICOS.
Muitos dos poluentes são teratogênicos e suspeitos de provocarem danos aos sistema CARDIOVASCULAR, RESPIRATÓRIO, ENDÓCRINO, GASTROINTESTINAL, RENAL, REPRODUTOR, IMUNOLÓGICO E NEUROLÓGICO OS SERES HUMANOS (SCORECARD, 2003)
Pois é...
Por que a empresa ou as autoridades não se pronunciam e informam sobre todas as medidas adotadas para proteger a população do Testo Central onde a fábrica foi instalada tendo obtido da FATMA as licenças ambientais, com uma delas (de operação) revogada e substituída por outra com maiores restrições, inclusive, com expressa vedação para produção de clinquer.
Em 2008 foi firmado Termo de Compromisso de Ajustamento de Condutas.
É preciso saber o que a fábrica e os moradores podem fazer para a proteção dos cidadãos, da flora, da fauna, do ar, da água da região.
E A CORTINA VERDE???
Já que autorizaram a instalação em região de residências, pequenos sítios, chácaras, etc.
Opine. Comente.
fonte: INTERNET.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
18 comentários:
Gostaria de saber o que vâo fazer ali na Hermann Weegue , derrubaram tudo, aterram de um lado e colocam no outro lado eu passei por la sexta ,serà que tem 30 metros do RIO.A tem um veio de agua que desce
do morro.
Antes do posto de Saúde?
Sim , lá mesmo !
Tiraram a metade da elevação do outro lado da rua para aterrar o terreno.
Pois é, também estou curioso! principalmente pelo morro que estão detonando, tinha bastante arvores naquela area! Mas tudo em prol do progresso!
Já estou coletando dados a pedido de outros leitores.
Pelas informações é pra sair um grande supermercado com lojas. Tipo Shopping
Ué,a fábrica de cimento não falou que a poeira era inofensiva ? Todos os órgãos públicos (ir)responsáveis da cidade também ? E todo mundo acreditou ? Papai Noel existe? Temos uma Chernobil no quintal e estamos pulando de alegria ?
Voltando a Hermann Weegue eu acho que nada justifica o que fizeram ,visto que esta, caindo terra e pedras na calçada ,vi hoje.
Tem agua descendo de là ,e a calçada na entrada nem existe mais ,è lama pura .Deixaram para serem ECOLÒGICOS um pè de LIMÂO tadinho todo torto e sentindo a falta de proteçâo das outras arvores.Pomerode tem realmente que crecer mas nâo desta forma .
Agora faz o teste e corta uma árvore na sua propriedade pra ver se não vem te autuar! Basta o vizinho dedurar! Eu mesmo passei por isso, tinha derrubado o primeiro EUCALIPTO, bem dito EUCALIPTO, não deu 15 min. já estavam no meu pátio! Conclusão: vizinho f.d.m. e explica que eucalipto não é arvore nativa! Isso tudo por causa de uma fileira de 6 pés plantados do tamanho pra fazer estaca! Agora tem gente aqui na cidade que pode derrubar um monte de mata, cheia de palmitos e não acontece nada!
è a qualidade de vida da nossa pacata cidade...hahaha... fizeram tanta propaganda que veio tanta fábrica e consequentemente tanta gente, que a m..... ta feita!!! sempre morei em Pomerode e a cidade , a cada ano que passa esta ficando pior uma bo..... Progresso é bom mais até que ponto??? e pomerode não tem a mínima infraestrutura de nada para suportar esse crescimento... não tem bancos suficientes, estradas, polícia, gente competente na administração e por ai vai....
Me falaram que a promotora, proibiu, todo e qualquer aterro, em terrenos que tem confrontação com o rio do Testo..
Será que a lei só vale para alguns???
Aqui em Testo Central, temos dias, que amanhecemos com pó de cimento, espalhado por tudo o quintal, calçadas, telhado, carros. As plantas não são mais verdes, estão ficando cinza.. É certo isso.
Vou fazer um BO, quem sabe até como invasão de domicilio. hehehe
Ali não vai sair nada, por enquanto, o senhor Weege preparou o terreno para investimento, nada ainda foi decidido o que será feito ali.
Não comecem a dizer e especular sobre o que não se sabe ainda.
e ficou lindo o terreno, ta mais do que na hora de acontecer crescimento nesta area central de pomerode, senão em pouco tempo voltaremos a ser um bairro de Blumenau.
Esta fábrica de cimento é como Chernobil. Registrem isso: haverá dezenas, senão centenas de casos de canceres das mais diferentes origens em moradores de toda a região em alguns anos. Sabe lá até onde este pó está indo com o vento. Talvez até no centro de Blumenau, só que as particulas não estão sendo detectadas.
Ninguem escreveu que nâo è a favor da cidade CRESCER . Sò da forma como esta sendo feita e OBSERVANDO
a distancia do rio .Ja esqueceram,
que o local ficou com quase 2metros de agua? Aposto que as pessoas que sofreram a enchente nâo esqueceram .
E agora ex-fumantes??????
Quem sabe o começo seria uma passeata, no entorno do local, com direito de avisar os meios de comunicação de Blumenau e região.
Mandei pro Valther Ostermann. Ele sabe que por aqui o poder economico não está nem aí para as pessoas.
Postar um comentário