8 de maio de 2011

CESAR ZILLIG



("Aber, natürlich! Es ist eine wahre Ehre für mich."
"Naturalmente! É uma verdadeira honra para mim" do articulista após convite para escrever no Sauerkraut.)

Obrigado! Danke Schoen!

"RODA PRESA

É expressão muito antiga, suponho; ouvi-a pela primeira vez quando menino, de um tio que hoje está com mais de oitenta anos. É daquelas expressões que dizem tudo. Desde que existe algum tipo de trânsito, sempre existiu os devagar quase parando que atravancam o fluxo. Dias atrás um leitor encontrou o Valther na rua e pediu-lhe “dar um pau” naqueles sujeitos que esperam o sinal abrir para só então pensarem em engrenar a marcha e se dignar a partir; e partem como se fossem uma chalupa desatracando, na maior lentidão. Por causa de folgados assim, outros motoristas perdem a oportunidade de passar na mesma leva de abertura do sinal. Têm razão o leitor com seu pedido: sujeitos assim merecem levar um pau. Fazem com que todo o trânsito seja mais lento do que já é.
É por causa dos “rodas presas” que a guarda de trânsito posta agentes às margens das avenidas mais rápidas na hora do rush apitando e gesticulando para que toquem, toquem. Tentam acordar os adormecidos ao volante; os agentes então são como maestros em frenesi acenando que aquela é uma passagem rápida da partitura.
Segundo um professor de medicina que tive, pode-se inclusive reconhecer de longe um roda presa baseando-se em algumas características externas: chofer (uso a expressão para tirar-lhe o pó!) de chapéu, cuidado! Se tiver chapéu e suspensório então é um perigo, afaste-se, dizia o mestre. (esta avaliação só vale para chapéu mesmo, aquele tradicional com aba em toda a volta; não se aplica aos bonés de hoje, principalmente se usados com a aba voltada para trás; estes denunciam um tipo de psiquismo totalmente diverso daquele encontrado nos rodas presas).
Existem certas regras que são tácitas, não explicitadas no Código Nacional de Trânsito, mas igualmente vigentes entre motoristas experientes; uma delas pede para que se acompanhe o fluxo, – “prestando atenção na conversa” - viajando na mesma velocidade dos outros veículos, guardando apenas a distancia segura de quem segue à frente. (Distância que varia conforme a velocidade). Nada de ficar dormindo, obrigando os demais a ultrapassagens desnecessárias. Andar devagar nem sempre é sinônimo de segurança.
Roda presa enfim, é apenas um aspecto dentro do vasto capítulo das barbeiragens."

Também publicado no www.santa.com.br - Jornal de Santa Catarina.

16 comentários:

Anônimo disse...

Isso é regra aqui em Pomerode, parece que adormecem no semáforo.
Também não sabem que ultrapassagem somente pela esquerta e carro lento na direita.

Ex.: trafegando na av. 21 de janeiro, ultrapassagem somente pela esquerda e o carro devagar tem que ficar na direita. E se tem alguém circulando na esquerda e você dá sinal de luz, ele tem que ir a direita e dar passagem.

A SODECI poderia colocar esse tipo de coisa naquele jornal da região que não serve nem para embrulhar a tainha. Assim alguma coisa fariam em vez de somente multar, atráves das lombadas eletrônicas. E claro o monte de mama-teta teria alguma coisa para fazer.

Anônimo disse...

No dia que alguém ultrapassar na direita e o carro da esquerda bater! Voces vão descobrir quem é o culpado! Uma surpresa para os que acham que são bons motoristas e se irritam quando se buzina atrás deles na esquerda para dar espaço.

Anônimo disse...

Por isso que muitas pessoas de Pomerode, tem carro, mas quando vão a Blumenau vão de onibus ou um amigo tem que dirigir.

Anônimo disse...

Parabens, pelo comentário-10:18. Só gostaria de comentar sobre os ridiculos semáforos, adaptados para multar. Sodeci, vizitem Timbó, que e´tão pertinho, para conhecer os mesmos, que dá total tranquilidade para o motorista tomar suas decisões. Os de porode, são uma verdadeira roleta russa, fabrica de multas para o sustento dos MAMAS.

Anônimo disse...

puff...

Anônimo disse...

São conhecidos aqui na city como motoristas domingueiros!

Anônimo disse...

Mas aí o prefeito pede para anular!! Não foi o que alguém comentou?

Anônimo disse...

Pomerode e os seus motoristas domingueiros!

Anônimo disse...

pô , para entrar no blog abre um link de mulher pelada ? que que é isso ? bachmann ?

Anônimo disse...

Falando em trânsito, tem uma boa em notícias do site do TJ.

" munícipio é responsável por acidente que..."

Veja qual é a alegação do munícipio, o procurador deve ser aprendiz do Baumgratz.

Anônimo disse...

Isso sim que é um colaborador convidado!
Também escreve para o Santa.
Deve ser por isso que um tal colunista manipulador, de um jornal da região que não serve nem para embrulhar a tainha, jogou a toalha, ou não?

Anônimo disse...

Quanto ao comentário acima sobre a avenida 21 de Janeiro ao meu entender ela não é de 2 pistas em cada sentido.Lógico que aí entra em questão o bom censo de cada motorista, aquele domingueiro por exemplo, que fique na direita então!Para ser 2 pistas teria que abolir o estacionamento permitido a direita! Não vamos comparar a avenida com pista de uma BR ou estou enganado?

Anônimo disse...

Como os maus motoristas se irritam?

Anônimo disse...

Se irritam com os comentários e também com a buzina quanto estão no lado esquerdo, e não dão passagem!!

Anônimo disse...

na avenida se o camarada está a 60 por hora, e vem um a 130, o que está a 130 tá certo, o outro lento, é verdade..

Anônimo disse...

16:27

não fala bobagem!!!

Dê passagem!!!