30 de abril de 2013

"TAPETE NEGRO"




Crime organizado é desvendado pelo Ministério Publico Estadual

Uma quadrilha atuava de maneira ilícita dentro das prefeituras de Blumenau, Joinville, Timbó, Rio do Sul, Criciuma e POMERODE.
Promotores do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ás Organizações Criminosas) do MPE, investigou durante meses a atuação dos esquemas fraudulentos propostos pela quadrilha. Blumenau foi uma das prefeituras mais lesadas nos cofres públicos, seguido pelas demais cidades citadas.
 A principal forma utilizada pela quadrilha para lesar o patrimônio publico foi o desvio de dinheiro por meio de obras superfaturadas, licitações fraudulentas, funcionários fantasmas, com obras principalmente tocadas pela URB – Companhia de Urbanização de Blumenau.
 De acordo com o MPE, trata-se de uma mega atuação ilícita em Santa Catarina. A prefeitura de Pomerode também está sob investigação por atos praticados de maneira irregular.
Por conta de uma legislação municipal, a empresa pública tem a prerrogativa de contratar com o município por meio de dispensa de licitação, desde que comprove, mediante tomada de preços, que os orçamentos que apresenta são compatíveis com aqueles praticados pelo mercado.
A fraude, então, teria início na comparação de orçamentos, contando com a participação de empreiteiras privadas que apresentavam intencionalmente preços superiores aos oferecidos pela empresa estatal. Dessa maneira, a URB ganhava o direito de realizar a obra por um custo, aparentemente, mais baixo que os de seus concorrentes privados.
Na segunda parte da ação criminosa, sempre segundo o MPE, os participantes do esquema que trabalham na URB terceirizam as obras, sob a alegação de que a estatal não teria pessoal e estrutura suficientes para tocar os trabalhos integralmente. Para tanto, promoveram concorrências em que participam as mesmas empresas que haviam apresentado orçamentos mais caros do que a URB na tomada de preços inicial.
Neste momento, porém, as empreiteiras entregam propostas com valores consideravelmente inferiores aos que apresentaram na primeira tomada de preços e são contratadas. A diferença entre o que a prefeitura paga à estatal e o que esta repassa às empresas subcontratadas seria dividida entre os participantes do esquema.
As obras realizadas, em sua maioria, são de pavimentação de ruas, fato que motivou a escolha do nome da investigação do MPE que apura o caso --Operação Tapete Negro, em alusão à cor do asfalto.
Foi esse o esquema que primeiramente chegou ao conhecimento dos promotores, por meio de uma denúncia feita em 2006. A partir dela, o MPE apurou que existem dois grupos de empreiteiras que sistematicamente costumam concorrer e perder para a URB as obras da prefeitura. Essas mesmas empresas acabam posteriormente executando de fato as obras, por meio de subcontratações.
Estariam envolvidos neste tipo de fraude, além de empreiteiros, secretários municipais e funcionários da URB, incluindo Eduardo Jacomel, diretor-presidente da empresa de 2010 a 2012. O executivo, inclusive, é sócio oculto do empreiteiro Israel de Souza, proprietário de pelo menos três empresas que participam do esquema e que também pagariam propinas para vencer concorrências em outras cidades catarinenses.

8 comentários:

Anônimo disse...

Uma pena que este dinheiro extraviado irregularmente nao fora investidido em saude e educacao. Logo, gostaria de sugerir a algum politico serio (se ainda houver) que apresente um projeto. No mesmo, o desvio de recursos publicos seria considerado hediondo (com intencao de matar). Seu julgamento deveria ter prioridade e a condenacao perpetua.

Anônimo disse...

Para os promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), do MPE, a máfia instalada na administração de Blumenau extrapolou os limites do município do Vale do Itajaí e praticou crimes contra a administração pública em, no mínimo, mais cinco cidades catarinenses: Joinville, Timbó, Rio do Sul, Criciúma e Pomerode.

Anônimo disse...

Verifiquem a matéria. Até vacinas da gripe A.

Anônimo disse...

p/13:56
Exatamente. A casa não só vai cair como vai ruir para muitos da gestão passada. Para citar Pomerode no esquema, não tenham dúvidas de que há ligações gravadas e vamos sim conhecer esses atores em breve. Eu acredito.
Quanto as vacinas, até estas coitadas foram palco de desvio e aqui dois vereadores (Amarildo e Karin) tentam fazer politicas asnas sobre o assunto. Está explicado amarildo e Karin porque Rolf não aceitou essa ingerencia. Continuem assim.

Anônimo disse...

temos q nos preocupar com o homen do celular..........

Anônimo disse...

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/05/01/vereador-reeleito-em-blumenau-sp-negociou-obras-de-asfaltamento-e-ate-oculos-com-eleitores.htm

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Sou uma pessoa apolítica e percebo que muitos comentaristas ficam atacando vereadores, Prefeitos e assim por diante. Digo que a casa vai cair, mas não como vocês pensam. Não é só prefeito que pode estar envolvido, não viram o que está acontecendo em Blumenau. As próximas eleições revelarão muitas verdades. Aguardem!!!