30 de abril de 2013

FUTURO/ZUKUNFT


"Pomerode é uma aldeia pequenina
Sempre alegre e hospitaleira..."

Com essa música/letra (parodiando "Tiritomba") a saudosa diretora D. Amália, iniciava os dias letivos com os seus estudantes.

Pois é...

A aldeia pequenina, restou na lembrança de quem conheceu D. Amália, foi seu aluno/a e viveu Pomerode naqueles belos tempos, carregados de toda a tradição e os costumes dos pomeranos que colonizaram as margens do Rio do Testo.  

Desde que optou por se tornar um polo industrial a aldeia pequenina destinada, para muitos, a se transformar num polo turístico reconhecido até mesmo mundialmente por suas características únicas (pomeranos, platt, enxaimel, gastronomia, etc) sofreu e continua sofrendo uma enorme descaracterização e está se transformando em mais uma cidade comum, como tantas outras.

As indústrias que aqui aportaram e se instalaram - donatárias de consideráveis incentivos fiscais - com a promessa de gerar empregos e retorno de tributos, mudaram a paisagem.

Geraram empregos mas, nem sempre, para os pomerodenses cuja cultura e capacitação estava relacionada ao meio rural e à industrialização de seus produtos - leite, carnes, verduras, legumes, frutas, etc - com base em receitas dos antepassados, incluindo especiárias e ervas finas sempre presentes nas receitas de seus avós ou, na produção artística e de fino acabamento de porcelanas pelas mãos hábeis dos filhos desta terra. 

As novas industrias, buscaram mão de obra em todas as regiões do país e hoje, aqui vivem gaúchos, paranaenses, paulistas, baianos, sergipanos, alagoanos, paraibanos, potiguares, cearenses e muitos outros brasileiros que aportaram em busca de emprego e de qualidade de vida. 

Nos nossos clubes de Caça e Tiro já não se realizam somente bailes de Rei e Rainha com música, bebida e comida típicas.

Os salões abrigam brasileiros de todos os lugares e o som satisfaz a nordestinos, gaúchos, paranaenses, paulistas e muitos outros vindos de todos os rincões deste Brasil.

Aqui assa a costela fogo de chão, o cuscuz já é de consumo constante, já encontramos farinha de mandioca torrada e ha quem se refira ao nosso aipim como macaxera e ao nosso cará como inhame.

Em 2013, a Miss Pomerode eleita, é morena de olhos verdes!

O convívio com os descendentes dos pioneiros, ainda claudicante, sinaliza um futuro em que uma criança poderá pedir a benção de uma avó baiana e o "upa" de um avô pomerodense descendente de alemães ou pedir o colo de um avô gaúcho e uma "puli" da "oma Frida". 

Da aldeia pequenina para a qual alguns sonharam tornar-se uma atração turística, uma "indústria sem chaminés" e conservadora restarão pontos isolados - "Mundo Antigo" - "Testo Alto-Rota do Enxaimel" - lembrando a Pomerânia e os pomeranos que iniciaram a colonização de Pomerode ha 150 anos.  

E, no futuro/zukunft, Pomerode e os Pomerodenses terão que renunciar ao que hoje causa orgulho a muitos.

Pomerode não será mais:

 "A CIDADE MAIS ALEMÃ DO BRASIL!"

Talvez nem haverá mais a Festa Pomerana. 

E D.Amália, esteja onde estiver, reunirá seus estudantes e juntos cantarão:

"Pomerode ERA uma aldeia pequenina
Sempre alegre e hospitaleira..."

E o mais idoso, dirá sussurando:

"ES WAR EINMAL...POMMERNLAND"


10 comentários:

Anônimo disse...

triste realidade, e tem gente que comemora

Anônimo disse...

acho que não vai ter post sobre o assunto pois o cara deve ser todo poderoso mesmo, e a galera cuida do vai falar dele. Mês que vem parece que o som auto motivo tá aí de novo gente. Como ele diz , vamu tudo pra praia!

Anônimo disse...

Pomerode é uma aldeia pequenina, sempre alegre e prazenteira,
Pomerode, Pomerode,
vim aqui para ficar para viver
Pomerode, Pomerode és tão bela e.........................
Não me lembro mais da sequencia desta música. talvez algum e alguma aluna da época se lembre. Gostaria muito de ter esta letra, pois a musica ainda sei.
Esta música foi feita pela Professora Dona Amália, diretora do Grupo Escolar José Bonifácio, da época, e este também foi o Hino de Pomerode. Só que poucos se lembram.
Obrigado Sr. blogueiro por lembrar,
é a pura verdade. Bons tempos aqueles.

Anônimo disse...

20:52
Praia do Erwino é uma boa pedida.

Marçal disse...

As Pioneiras da Lingua , Portuguesa,Senhora Amália Anders,Nilza Silva Guenther,Olga Vieira de Campos Oerding,Ignes Vieira de campos Marçal,Noemi Vieira de campos Schoereder juntamente com seus Familiares vieram a esta Cidade chamada de Rio do Testo na epoca,os quais,João Vieira de Campos chefe dos Correios desta Cidade e Politico atuante,Senhor Anders,senhor Guenther Chefe de Obras na Prefeitura de Pomerode junto com o senhor farinhas etc.Senhor Elerht,tambem foi de gande e suma importancia como tambem a Familia Ramolow a qual deu guarida e hospedou em sua casa a então jovem Professora Ignes Vieira de Campos Marçal,por mais de um ano.Esta pessoas que relegadas a secundo plano,e que só merecem serem lembradas apos estarem mortas igual o caso da Senhora Noemi,mas quero lembrar que que a Escola Basica José Bonifácio que prestou uma Homenagem digna a esta pessoas enquanto vivas.Não é um lamento mas sim um reconhecimento esquecido e ao mesmo tempo lembrado,como quando falado pelo então Prefeito henrique Drews Filho a uma vereadora para que fizesse uma Homenagem aos Professores que foram Pioneiros da Lingua Portuguesa,a mesma falou que não era necessário mas a mesma tratou logo de colocar nomes de seus Familiares em varios Predios Publicos.Não querendo esquecer a Senhora Luci B.Pillozatti,Senhora Editi,Senhora Maria,e tantos outros anonimos que participaram de uma forma o de outra.Fui aluno da Senhora Ignes Vieira de campos Marçal.

Anônimo disse...

Esta é a realidade que Pomerode está enfrentando nos últimos anos. Sou morador de Testo Alto e pude perceber ao longo dos últimos anos o quanto nossa Pomerode mudou. Se continuarmos neste ritmo acelerado de crescimento, restarão apenas alguns redutos conservados (assim como foi citado, meu bairro é um deles - o que já é perceptível atualmente). Me lembro dos tempos de criança quando Pomerode tinha 17000 habitantes e ainda falávamos "Jetz fahren wir nach Pomerode zu einkaufen"; e não fazíamos ideia do quanto que nosso município iria crescer.

Anônimo disse...

sim 00:54, e eventos barulhentos de poderosos

Anônimo disse...

Der Zukunft ist swartz, aber fuer die poliker es ist immer blau,

Anônimo disse...

não entendi 20:52 a relação com a praia do Erwino? Was ist los?

Anônimo disse...

om os galpões que permitem serem construídos no centro de Pomern City, isso aqui vai ser cada vez mais uma vilazinha e mais nada.