17 de abril de 2013

HERMANN WEEGE


Ontem a Câmara de Vereadores aprovou Projeto de Lei do Executivo que beneficia a Fundação Hermann Weege - Zoológico. 
Hoje pela manhã em entrevista na rádio local, ocorreu afirmação de que o Zoológico completa em 2013, 80 anos. 

Na verdade, Hermann Weege, iniciou a instalação do Jardim Zoológico, único no estado,  em 1930,  com o fim exclusivo de servir, como obra cultural, para o bem do povo e dos amantes da fauna nacional. 

Portanto já faz 83 anos. 

Todo Pomerodense deveria conhecer a sua biografia.

"Nasceu HERMANN WEEGE em Rio do Têsto, em 28 de maio de 1877, filho de CARL WEEGE e AUGUSTA GRUETZMACHER, velhos pioneiros oriundos da Pomerânia (Alemanha), que vieram para o Brasil, ainda em criança, pelo ano de 1856.
Frequentou, quando menino, a escola de São Paulo, futuro Colégio de Santo Antonio, em Blumenau, dirigida, então, pelo saudoso Padre Jacobs.
Com a idade de 14 anos, entrou como aprendiz na casa comercial, da firma "Cia. Com. e Ind. Malburg" de Itajai, ingressando, após 4 anos, na firma comercial "Francisco Hauer", de Curitiba.
Aos 23 anos, voltou a seu Estado natal e em 1901 contraiu núpcias com PAULINA KARSTEN, filha de JOHANN E MARGARIDA KARSTEN, naturais da província de SCHLESWIG-HOLSTEIN (Alemanha), que emigraram para o Brasil em 1866, quando ainda jovens, fundando mais tarde, a firma "JOHANN KARSTEN", atual Companhia Têxtil Karsten, grande expoente da indústria catarinense.
No mesmo ano, com modesta economia feita de seus salários quando empregado, fundou em pequena escala a firma "HERMANN WEEGE", transformada em 1939, na "INDÚSTRIA E COMÉRCIO HERMANN WEEGE  S.A." elevando-a ao nível atual, com duas filiais, uma em Têsto-Salto e outra em Rio do Têsto-Rega.
Em 1918, construiu a usina elétrica que abastece ainda hoje a povoação de Rio do Têsto com força e luz.
Em 1925, fundou a fábrica de chapéus CLASEN & WEEGE, transformada em 1949, na FÁBRICA DE CHAPEUS NELSA S.A. única no gênero, em Santa Catarina.
Em 1930, iniciou a instalação do Jardim Zoológico, também único no Estado, com o fim exclusivo de servir, como obra cultural, para o bem do povo e dos amantes da fauna nacional.
De 1926 a 1930, foi deputado estadual, época em que reconstruiu a estrada da ponte do Salto, ao morro do Sêrro.
Foi conselheiro municipal de Blumenau durante a gestão do superintendente Paulo Zimmermann.
Faleceu em conseq¨^encia de grave enfermidade, em 23 de janeiro de 1947, com 69 anos de idade."

Transcrito do livro "CENTENARIO DE BLUMENAU", edição impressa dos festejos, pg. 429, composto e impresso na Tipografia e Livraria Blumenauense S.A. - Blumenau (SC), prefaciado por Frei Ernesto Emmendoerfer, O.F.M., Presidente da Subcomissão do Livro do Centenário de Blumenau. 
DO ACERVO PARTICULAR DO BLOGUEIRO.

2 comentários:

Anônimo disse...

SAUERcultural
=D

Cleide Kamchen disse...

Excelente Bachmann!!!