27 de abril de 2013

PEDÁGIO



Entendo que o pedágio é um meio que as entidades filantrópicas utilizam para buscar recursos financeiros  que minimizam as suas dificuldades e contribuem para a continuidade da prestação de seus serviços.

Entendo que o GETRAN pode e deve fiscalizar as atividades realizadas nas vias públicas e auxiliar os voluntários em sua missão humanitária. 

Entendo que se nem os doadores, exigem prestação de contas dos valores doados, nenhum órgão municipal tem o poder ou o direito de exigir prestação de contas dos valores arrecadados. 

As entidades tem Conselho Fiscal para verificar a exata e correta aplicação da receita e este deve se manifestar perante as assembleias quanto à concordância ou não dos demonstrativos apresentados.
Beira o ridículo exigir por Lei Municipal que a APAE, o POMERHEIM, etc., prestem contas perante a Prefeitura/Câmara/Getran, da aplicação dos valores arrecadados com doações de cidadãos, em pedágio.

Projeto de Lei 2448/2013,
Art. 7º As entidades prestarão contas ao Poder Executivo e à Câmara de Vereadores, através da GETRAN, por meio de relatório, dos valores arrecadados e sua aplicação, em no máximo 30 (trinta) dias após realização do Pedágio Beneficente.

Concordo com os demais critérios quanto à declaração de utilidade pública, atividade, etc. 

É atribuição da Getran, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, fiscalizar a aplicação de valores arrecadados em pedágio por entidades humanitárias em fins lucrativos?

RESPEITO OPINIÃO CONTRÁRIA.


37 comentários:

João José Marçal Junior disse...

Bom Dia Bachmann...

A prestação de conta nem acho ser um problema, pois todas as entidades prezam pela transparência e a maioria já informa, sem necessidade de lei, qual o valor arrecadado e qual foi a utilização.
O que incomoda é a necessidade do Plano de Trabalho. A entidade tem que prever despesa sem saber qual a receita. Acredito que a idéia da vereadora seria de informar antecipadamente qual o destino dos valores arrecadados, mas não seria necessário um Plano de Trabalho, a entidade somente teria que informar no momento do pedido qual a destinação (manutenção, reforma, obras, etc.). O plano de trabalho é uma ferramenta contábil utilizada para obrigar a utilização dos valores pré-determinados, o que é impossível nesta situação.
Mas como o senhor já alertou: Respeito opinião contrária.

Anônimo disse...

Isso deve ser uma nova modalidade de fiscalizar. Será que é por causa que as entidades recebem subvenção da municipalidade? Apenas gostaria de entender.

Anônimo disse...

Que saudades quando SODECI cuidava pedágios,tudo bem sinalizado e organizado.



Andre

Der Sauerkraut disse...

P/ BOA ESSA.
prever despesas, sem conhecer a receita.
Parabéns!

Rosália Marçal disse...

Realmente Andre os pedágios com a sodeci os cones eram colocados cedo para as entidades se organizarem,esse ano o pedágio da Ama não foi dado nenhum cone e fazer pedágio debaixo dos semáforos colocou em risco os voluntários.Para minha surpresa vi os cones colocados desde o posto de saúde até perto do Zoo era para o stamtisch do boteco.Se apoiassem as entidades não haveria necessidade de pedir.Rosália Marçal

Anônimo disse...

Concordo com o comentário do Marçal Junior.A emenda ao projeto de lei exigindo a aplicação do dinheiro mesmo antes de saber o valor a ser arrecado é por a carroça na frente dos bois. Errou a vereadora.
Parabens aos vereadores Nelson e Marcos que tentaram sensibilizar os demais vereadores pela rejeição da emenda, mas não conseguiram.

Luana disse...

Parabenizo a administração em regulamentar o uso do espaço público. Espaço este utilizado por entidades e afins para angariar doações, mas que é um espaço democrático, e que por ser utilizado para esta finalidade,faz com que mesmo quem por motivos diversos não queira contribuir, o faça por constrangimento.
Penso que há outras formas de receber ajuda, sem utilizar a via pública para isso.

Luana

Anônimo disse...

Todos sabem das dificuldades que as associações sem fins lucriativos tem para se manterem. O pedágio é uma fuga parcial. Mas nao cabe ao poder publico fiscalizar associações, savo referente valores repassados a titulo de subvenção, Se foi emenda, novamente ação politiqueira.

Rosália Marçal disse...

Luana ninguém doa por se sentir constrangido,somente escolhe para que entidade doar.Qual seria outra forma de receber ajuda?

Anônimo disse...

Com exceção vereadora Letícia e Vereador Nelson o restante ao meu ver são muito fracos...Más Povo votou neles e os escolheu...

Anônimo disse...

Por um lado será bom pra mostrar o que é feito (quando é feito). Entidades sérias estão tranquilas.

Cleide Kamchen disse...

Concordo parcialmente com o comentário das 17:44h.


Que deva ter a regulamentação sobre os pedágios, concordo. Mas a ingerência do Poder Público nas entidades é um verdadeiro abuso.


Quem recebe subvenção do Município tem a obrigação de prestar contas, pois trata de res publica.


Porém o valor arrecadado nos pedágios ( que é dado espontaneamente, embora saibamos que há um certo abuso por algumas pessoas forçando a barra e constrangimento por parte daquele que deseja ou não colaborar) é assunto a ser tratado pela entidade com seus sócios.


A transparência é salutar, mas a ingerência na entidade é questionável e sinceramente não convence.

Anônimo disse...

Cara Luana, concordo em partes contigo.Não deves se sentir constrangida. Doe apenas para entidades que você queira e considere sérias. Ninguém é obrigado a contribuir. Se não concorda com a proposta da entidade, um simples não com educação é o suficiente.
Já participei de alguns pedágios, e tem 2 entidades que realmente necessitam e empregam o dinheiro arrecadado diretamente com os que precisam dele. Todo treinamento é dado para respeitarmos o livre-arbítrio das pessoas.

Anônimo disse...

Muita discussão inútil.

Estes pedageiros circulam perigosamente no meio dos veículos , o que terminara em acidente com vitima.

Com danos matérias já houve alguns e por sorte, no meu caso a seguradora resolveu não reverter judicialmente contra a entidade.

Em defesa 'a vida e integridade das pessoas, aos custos e aborrecimentos decorrentes e ao risco de pessoas serem criminalmente processadas por danos pessoais, estes pedágios deveriam ser permanentemente proibidos.

Conclamo as pessoas apresentarem queixa na policia nos próximos pedágios, paraque isto seja proibido.

Não se esqueçam os governantes e legisladores que o fato de regulamentarem a exposição de pessoas ao perigo notório e sabido, os faz criminosos e solidários civil e criminalmente.

PENSEM, incompetentes .

Anônimo disse...

alguém que dá uma ré e faz manobra perigosa pra fugir de pedágios, ou blitz, ou congestionamento é quem deveria pensar

Anônimo disse...

11:09

tem umas chatas que participam em todos os pedágios , pulam no meio dos veículos correndo o risco de serem atropeladas.

o melhor em dia dos tais chaterrimos pedágios e' ficar em casa ou pegar rotas alternativas para evitar acidentes e constrangimentos .

Anônimo disse...

Sou voluntária concordo com. André, saudades da Sodeci tínhamos uns grandes parceiros e uma equipe excelentes E uma pena que o prefeito fez isso com a Sodeci mais um ponto negativo para ele

Anônimo disse...

puxa, como é difícil falar sim ou não, com educação
parece o fim do mundo agora
tenha certeza que as entidades sérias que precisam desse dinheiro, não vão pro pedágio porque gostam, mas porque realmente precisam. Se tivéssemos um governo nas escalas federal e estadual, que olhassem pra quem deve, e não só visando voto, ninguém iria pras ruas.

Anônimo disse...

p/22:23? pena? voce esta louco ou é um puxa saco. voce sabe que a SODECI foi um escoadouro de dinheiro publico? Ou queres continuar pagando irma d e presidente da entidade, filho de vice presidente da entidade, esposo de diretorade RH, cunhada de presidente de partido. Se voce coaduna com isso, teu lugar não é aqui em Pomerode.

Anônimo disse...

20:18

Efetivamente teu comentario confirma que pessoas fazem manobras para fugir dos famigerados pedagios, pela simples razão de não quererem passar pelo constrangimento.

Concordo que isto pode causar acidentes, óbviamente por culpa dos pedagios.

Fugir de congestionamentos e pedagios é reação natural de quem esta de saco cheio com isto.

Pedagio é falta de criatividade para angariar recursos.

Anônimo disse...

BOICOTE aos eventos barulhentos !

BOICOTE aos pedagios !

Vamos reclamar às autoridades, vamos provocar congestionamentos nos pedagios (levar 5 minutos para abrir a carteira, perguntar coisas, bater papo com os pedageiros, buzinar, etc.

Anônimo disse...

A não ser que eu fosse um camarada que viva só de aparências, não me sentiria constrangido em dizer não para uma causa que eu não concorde, não sou covarde e nem devo nada a ninguém. Simplesmente dou algum valor(já dei uma vez só umas moedas que tinha no carro, e a pessoa recebeu super bem, simpaticamente), ou digo não obrigado.Portanto não generalizem.
Quanto ao fato de pessoas se jogarem na frente dos carros, já vi muito o contrário, pessoas acelerarem e jogar seus veículos contra os voluntários.
E concordo, ninguém faz pedágio só por que quer. Se tivéssemos bons governantes, isso não seria necessário

Anônimo disse...

Parabéns 10:31 pelo exemplo de cidadania, para um mundo perfeito se faz necessário mais pessoas como o Sr.

Anônimo disse...

11:55

Concordo, temos que ter exemplos de cidadania, e ai se incluem:

1- Direito de andar por onde deseje o cidadão, sem ser molestado por outros.

2-Respeito às Leis e Regras de Transito, pedestres devem ficar fora
das faixas de rolamento dos veiculos.

3- Direito de reclamar e externar suas opiniões, o que o Saur proporciona com maestria impar.

Como luto para um mundo menos imperfeito, convoco todos que assim pensam, para protestarmos contra os abusos e desrespeitos dos "pedageiros"

Anônimo disse...

10:31

Como o pedágio é nos semáforos, e somente enquanto aberto, se você não sair no sinal verde, você vai pegar uma multa e ainda atrapanhar o transito.

Sendo que abriu o sinal o pessoal do pedágio tem que sair da rua e os carros que pararam tem que arrancar.

Senão estarão cometento infração de transito.

Anônimo disse...

paga quem quer, e chega, deu...

Anônimo disse...

13:36

Pedageiro tem cada estória , fora do meio da rua, Pt final.

Anônimo disse...

17:36

PT FINAL! qUERES FINALIZAR OS COMENTÁRIOS?

Anônimo disse...

pois é 17:36, assim age quem não possui argumentos

Anônimo disse...

Cheguei agora nesta discussão e desejo dar minha opinião;

-pedageiro , palavra nova que deve entrar no dicionário !!!!

-pedágio solidário e pedageiros são as 2 coisas mais chatas que aparecem muitos sábados por ano.

-alguns pedageiros são profissionais, pois estão em todos os pedágios .

-quando acabaram de conseguir, constrangedoramente, teu dimdim te dão um papelzinho que te salva no próximo ponto de pedagio , pois sabem que ninguém agüenta dois pedágios num sábado.

-pedageiros devem ser convocados para ajudar em cercos policiais, deles ninguém escapa,

Anônimo disse...

o serviço é voluntário, informe-se melhor
e quem faz de coração não fica constrangido

Anônimo disse...

18:02

Então um viva, viva, viva para os pedageiros amadores, profissionais, governamentais e voluntários .

Que respeitem a opinião dos que não participam da confraria, num sinal de benevolência para com os reles mortais que pagam pedagio.

Anônimo disse...

nós respeitamos sempre, e tratamos todos iguais
a opinião de todos (mesmo daqueles que opinam sem conhecer o trabalho realizado com o dinheiro) é respeitada
ajuda quem quer, obrigado, sigam em frente

Anônimo disse...

15:39

vou corrigir, se me permite, não diga nós, diga EU.

muitos respeitam, muitos sao muito mal educados, se sentem os reis da cocada preta quando estão nos pedágios

Anônimo disse...

desculpe, mas se me permite, também irei corrigir. Os reis da cocada preta (geralmente donos de carrões), são os que aceleram e atiram o carro contra os voluntários. Na época em que jovens ajudavam pela primeira vez, muitos ficaram perplexos. Vale ressaltar que as pessoas mais humildes são as que sempre ajudam. às vezes falam, "to sem trocado agora", mas não é desculpa, depois de um tempo voltam e fazem questão de contribuir. Exemplo.

Anônimo disse...

20:20

Ajudaste muito as entidades que lutam com grandes dificuldades ao chamar os caras donos de carrões de reis da cocada preta.

Ja vi empresario com carrão importado (naõ os tais coreanos)ajudar com 100 ou 50 dilmas,
sem pestanejar pois conhece as entidades.

Espero que poucos "reis" tenham lido seu comentario, por sinal, com cunho de inveja.

Anônimo disse...

os que ajudam com essa quantia, não se acham "os reis da cocada", e esses que conhecem as entidades, não ficam aqui fazendo provocações vazias só com o intuito de atrapalhar o que os outros fazem.