4 de junho de 2012

CEZAR ZILLIG


"Esplêndida herança



Finalmente, Fritz Müller principia a receber a atenção que lhe é devida. Em início de maio, um simpósio realizado na Universidade Eberhard Karls, em Tübingen, marcou o início da exposição itinerante de banners sobre o naturalista.

No simpósio, denominado de “Companheiro de Jornada de Darwin, relatos de Fritz Müller sobre a floresta tropical”, tive a honra de representar Blumenau dissertando sobre a correspondência entre Fritz Müller e Darwin. O evento contou ainda com mais dois representantes do Brasil: Rainer Fabry, de Curitiba, e Cristiane Krug, de Manaus. Completavam o simpósio seis conferencistas alemães, quatro de Tübingen, um de Munique e outro de Darmstadt. Compareceu ainda uma comitiva de Lippstadt, cidade onde viveu Hermann Müller, irmão mais novo de Fritz Müller, também importante colaborador de Charles Darwin com quem trocou cerca de 30 cartas.

Há muito que a universidade de Tübingen nutre um especial carinho por Fritz Müller, tendo lhe concedido em 1874 um título de Doutor Honoris Causa. Na ocasião, a universidade comemorava 400 anos de existência.

Principalmente graças à atuação do Martius-Staden Institut, de São Paulo, e de um pequeno grupo de ardorosos fãs de Fritz Müller, o grande darwinista está recebendo o devido reconhecimento, tanto no Brasil como na Alemanha. No momento, duas coleções idênticas de banners bilíngues apresentam um resumo da vida e da obra do cientista. Na Alemanha, a exposição inaugurou ano passado em Bonn e agora está em Tübingen, onde ficará até julho. No Brasil, a exposição encontra grande receptividade, tendo estado nas seguintes cidades: São Paulo, Blumenau, Florianópolis, Curitiba, Venâncio Aires, Valinhos e Iperó – no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Pesquisando solitariamente na selva que então cobria o Vale do Itajaí, Fritz Müller fez com que a incipiente comunidade científica brasileira figurasse com destaque entre os darwinistas de primeira hora.

Blumenau, através da municipalidade, tem urgentemente que mudar sua atitude – negligente – para com Fritz Müller e sua memória.

(A autoridade encarregada pelo legado de Fritz Müller deve demonstrar conhecimento, empatia e convicção do real valor do naturalista.)

Em 2022 transcorrerá o bicentenário de Fritz Müller e os olhos do mundo científico estarão voltados para cá."

Enviado por e-mail
também publicado em: http://www.santa.com.br/

P.S. O Dr. ZILLIG particiupou do simpósio realizado na Universidade Eberhard Karls, em Tübingen, como convidado especial, autor de livro sobre Fritz Müller.


Nenhum comentário: