29 de junho de 2012

AVE SÍMBOLO

Taysa A. T. Tafner - COAVE

Finalmente, Pomerode também resolveu escolher a sua AVE SÍMBOLO.

Não sei quem mas selecionaram quatro - Tico-Tico, Periquito Verde, Coruja de Igreja e Pica-Pau do Campo.

A votação inicia neste sábado no site da Coave e em urnas espalhadas pela cidade.

Também no Santa.


14 comentários:

Anônimo disse...

Onde ficou o CHUPIN-BRANCO?

Anônimo disse...

" Terra maravilhosa, onde temos aves de tudo que é tipo. O Monarca instituiu concurso para escolha de passáro símbolo do Reino. A escolha é muito difícil, com tantas variedades de aves. Temos o chupim, o gaturamo, abutre, corvo, e também o endêmico, com nome sujestivo de urubu-branco. Vai ser muito complicado chegar-se a um consenso. Talvez o Rei, devesse cancelar, mais apropriado seria a escolha de um mamífero. Aí teriamos mais facilidade, tendo em vista que nessas terras maravilhosas e gentis, o desenvolvimento e aprimoramento de bovinos encontra-se em patamar elevadíssimo. Temos prêmios alcançados em outros Reinos, pela eficiência no desenvolvimento de bezerrinhos. Somente não conseguimos que os mesmos tenham, uma substancial produção de leite. Mas mamar nas tetas é o forte. Os que mais tem experiência no ramo, são os nobres, que foram alçados a postos junto ao Paço Real, por seus rabos presos.

M. J. Da Bosta


sauerkraut 01/09/2011

Anônimo disse...

Pica-pau do Campo?
Aqui não é mata atlântica?

Anônimo disse...

O que mais tem é CORUJA.

Anônimo disse...

Deveria ser o Urubu

Anônimo disse...

Olha,pelo seu perfil,sua semelhança e total afinidade com a atual gestão da cidade meu voto vai para o: CHUPIM!
Porque se pudesse ser um mamífero seria o: BOI MAMÃO que quando não tem teta,mama outras coisas!

Anônimo disse...

A ignorância de um povo pode ser expressa de muitas formas, uma delas é o desconhecimento do que o cerca.
A ave simbolo é uma grande iniciativa do COAVE, pois servirá como ferramente de Educação Ambiental para a proteção da avifauna.
Como já mencionado no início do texto um povo ignorante não conhece o que o cerca, então não sabe quais são as espécies de aves que ocorrem na Floresta Atlântica e nem como foi realizada a escolha das 4 aves candidatas.
É vergonhoso criticar a iniciativa.....

Anônimo disse...

11:40

Então eu também sou ignorante! Com meus quase 50 anos de idade, trabalhei na roça plantando aipim e milho (Em Pomerode, bem dito) nunca vi um "pica-pau do campo" ,talvez porque nós plantava no morro!
Vi muito urubu,gavião, sabiá, gaturamo, jacú, canario, e muitas outras , mas esse daí não lembro não!
Se puder esclarecer melhor, não tem problema, nem todos da periferia são tão estudados!

Anônimo disse...

foram os bichos que sobraram, coruja até tem, mas que me lembro não essa...

Anônimo disse...

Será que não estão distorcendo a nossa história pois a nossa ave que representa a fauna e o Zoo já está no Brasão de Pomerode...

LEI Nº 74

INSTITUI OFICIALMENTE O EMBLEMA MUNICIPAL DE POMERODE, ESCUDO DO MUNICÍPIO.


ARNOLDO HASS, Prefeito Municipal de Pomerode; faço saber a todos os habitantes deste município que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica com a presente Lei, criado oficialmente o Emblema Municipal de Pomerode, que é constituído de um escudo.

§ 1º - É o mesmo encimado por uma "Coroa de Alvenaria" simbolizando a unidade administrativa e a segurança do Governo Municipal.

§ 2º - Divide-se em partes iguais cuja descrição é a seguinte:

I - A esquerda acima do Escudo é ocupada por um "Grifo" animal fantasia;

II - Ao lado da divisão desta o campo está subdividido: estando na parte de cima, em campo branco e símbolo de Artesanato e logo abaixo, em campo vermelho, uma roda industrial branca simbolizando a indústria principal do Município Indústria de Porcelana;

III - Em baixo a esquerda, em campo vermelho vê-se as ferramentas típicas e originais dos colonos;

IV - A direita em baixo em campo azul vê-se uma Harpia simbolizando a Fauna e o Zoológico existente.

§ 3º - Embaixo na forma de um laço vê-se ao Centro a Inscrição "Município de Pomerode" de um lado o ano de 1863, início da Colonização de Pomerode e do outro a data de 21/01/1959 data da instalação do Município criado pela Lei nº 380 de 19/12/1958.

Art. 2º - O escudo será executado em duas modalidades, uma colorida e outra em branco e preto.

Parágrafo Único - A execução colorida será feita estritamente nas cores haráldicas.

Art. 3º - No centro do Escudo em forma de outro, aparece em destaque as cores nacionais, representando o sentimento de toda a população.

Art. 4º - Fica na vigência desta Lei obrigatório a utilização do Escudo e uso pelo Governo Municipal, em todos os seus impressos e atos como "Armas do Município" de Pomerode.

Art. 5º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Pomerode, em 18 de fevereiro de 1964.

ARNOLDO HASS
Prefeito Municipal

Por favor, tudo, menos coruja se é para mudar. Cadê o Sabiá laranjeira, cadê a Aracuã, cadê o Bemtevi e assim vai, por que só temos direiro a estas 4 aves.

Anônimo disse...

p/ 18:18
Excelente comentário!
Aproveitando: elegendo uma ave simbolo da cidade como vai ser feita a preservação da espécie? Através de educação ambiental? A coisa é bem mais complexa, tem que ser protegido e preservado o habitat natural dessas espécies, ou plantando PINUS, EUCALIPTO , PALMEIRA REAL está tudo resolvido?

Anônimo disse...

Porque é o que sobrou para a linda e bela Pomerode.

Maicon Mohr disse...

Boa tarde!

Aproveito o espaço do blog Sauerkraut, do Bachamann, para responder alguns dos questionamentos aqui postados:
- O Pica-pau-do-campo é uma espécie que ocorre em quase todo o Brasil, não ocorrendo no bioma amazônico. Inclusive, é a espécie de Pica-pau mais comum da nossa região. Para quem quiser conhecer melhor a espécie, pode acessar o link: http://www.wikiaves.com.br/pica-pau-do-campo
- As quatro candidatas podem ser encontradas em Pomerode. A Coruja-de-igreja também é conhecida por Suindara. Para quem quiser conhecer melhor a candidata, pode acessar o link: http://www.wikiaves.com.br/coruja-da-igreja
- Não estamos e não queremos distorcer a história de Pomerode. Respeitamos todos os símbolos do municípios, inclusive o seu escudo e a Harpia que faz parte dele. Estamos, através deste processo, criando um símbolo para a promoção da Educação Ambiental de Pomerode.
- Com Educação Ambiental não se resolve TODOS os problemas, mas se promove uma mudança de cultura que objetiva a preservação. O problema é realmente bastante complexo como sugeriu alguém através de um post. Mas, precisamos iniciar por algum lugar. Essa ação é uma iniciativa do COAVE e da UNIASSELVI, que conta com o apoio de uma séries de entidades do município. Sugiro que quem tiver uma ideia para melhorar a sua rua, seu bairro, sua cidade, ou o que for, coloque em prática!
- Para saber quais foram as espécies já eleitas na região, acesse: www.coave.org.br/ave-simbolo.php
- Para conhecer melhor o processo e as quatro candidatas, acesse: www.coave.org.br/noticias_new.php?id=483
Por fim, quero esclarecer a todos que este processo não envolve dinheiro público. Todos os recursos necessários vem do Grupo UNIASSELVI, que apoia e patrocina as ações do COAVE. Portanto, não existe qualquer objetivo político partidário.
Com isso espero ter sanado as dúvidas que aqui surgiram. Mas, caso tenham outras, fiquem a vontade para perguntar.
Grande abraço a todos,

Maicon Mohr
Presidente do COAVE
www.coave.org.br

Ilhabelabirds disse...

Gostaria de reforçar a importancia dessa ação que visa ajudar os interessados a divulgar e conhecer um pouco mais de sua avifauna>
Visa compartilhar e ajudar os municípios com uma importante ferramente de educação ambiental e também preservar o que nos resta.
Nós de Ilhabela-Sp apoiamos essa iniciativa e inclusive estamos junto com o COAVE organizando a eleição de nossa ave símbolo.