25 de setembro de 2011

UM POUCO DE HISTÓRIA


Morreu a 24 de Setembro

D. Pedro IV (Portugal) - D. Pedro 1º do Brasil

(Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon)

Morreu no dia 24 de Setembro de 1834, no Palácio de Queluz (Lisboa – Portugal)

D. Pedro IV de Portugal (1º do Brasil), nasceu no Palácio de Queluz (arredores de Lisboa) no dia 12 de Outubro de 1798, e, morreu no mesmo palácio no dia 24 de Setembro de 1834.
Foi o 29.º Rei de Portugal, durante um período de sete dias, ou seja, entre 26 de Abril e 2 de Maio de 1826, como D. Pedro IV e, ainda, o primeiro Imperador do Brasil, como D. Pedro 1º, de 12 de Outubro de 1822 a 7 de Abril de 1831. Em Portugal, é conhecido como o cognome "O Rei-Soldado", uma vez que andou combatendo contra seu irmão, D. Miguel, na Guerra Civil de 1832-34, ou, "O Rei-Imperador"; é também conhecido, de ambos os lados do Atlântico, como "O Libertador - Libertador do Brasil" do jugo português e mais: "Libertador de Portugal do governo absolutista".

FONTE: Carlos Leite Ribeiro (por e-mail)

3 comentários:

Gustavo F. Goerl disse...

Era um visionário. Um estadista que soube delimitar as funções do estado e o alcance de suas funções, quando outurgou a constituição de 1824, única da história do Brasil a fazer isso. A história não lhe deu o merecido destaque. Se fosse jogador de futebol seria idolatrado por todos...

Anônimo disse...

Para querm gosta de história, comentado de modo jornalístico, tem dois livros do Laurentino Gomes, o livro l808 e o 1822.
Muito bom, vale a pena.

Anônimo disse...

Para quem leu 1808 sabe o vexame que a familia imperial portuguesa foi. A estrategia de fugir de Napoleao foi completamente equivocada, além disso nosso país é atrasado até hoje, até porque não faz tanto tempo assim, graças a essa turma.