19 de setembro de 2011

CEZAR ZILLIG




"A arte de viver
“Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai alcançaram enfim aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: Me ajuda a olhar!” Eduardo Galeano.

Não conhecer o mar é uma grave abstinência, quase uma castração. Viver sem ter conhecido o oceano é uma espécie de analfabetismo; é ter deixado de experimentar uma das mais impressionantes experiências na vida.

Conhecer o mar é sem dúvida um musst, essencial. Além de conhecer o mar, existem outras experiências cardinais para se considerar não ter desperdiçado a vida. Algumas óbvias, outras sutis e veladas, só descobertas pelo acaso ou pelo engenho.

O que fazer para ter certeza de estar vivendo bem a vida? De não estar se privando do néctar dos dias?

Quem vive bem? Seria quem escuta mais música? Mais sinfonias? Mais rock? Sambas? Milongas, o quê? Ou o máximo em termos de viver seria refinar o paladar para desvendar o buquê dos melhores vinhos? Dos melhores queijos? Ou seria acaso comer bastante? Bastante carne? Camarões? Lagostas? Ou, antes disto, seria a forma, a maneira de como se degusta bebidas e alimentos?

Comer e namorar são tidos como as duas melhores coisas na vida. Talvez por dependerem destes prazeres, a sobrevivência do indivíduo e da espécie, nesta ordem. Mas o que seria o melhor? Ter um único e abrasador romance na vida ou uma sucessão de amores efêmeros, cada um com um colorido diverso?

Ou a garantia de uma vida bem vivida não seria acaso viajar e conhecer o maior número de países, pessoas, culturas?

E a poesia? Pode-se considerar uma vida bem vivida uma vida sem poesia?

Vá saber! Viver, viver bem, é arte difícil e arredia, a única verdadeiramente imprescindível, infelizmente não ensinada em bancos de escolas e universidades."

TAMBÉM PUBLICADO EM: WWW.SANTA.COM.BR

3 comentários:

Anônimo disse...

Vou perguntar a opinião do Manoel Joaquim da.....!

Anônimo disse...

Sempre muito bom.

Anônimo disse...

Eu estou falando da E.B.M.Almirante Barroso,pelo que eu sei isso é uma escola para ensinar os alunos,mas pelo que estou sabendo isso esta virando um comercio de vendas de nega-maluca,brigadeiro e suco.Eu acho que nem todos os pais tem condições de dar dinheiro para os seus filhos comprar nega-maluca,brigadeiro,suco e outras coisas que eles estão vendendo,isso é muito feio,uma criança comer isso e as outras do lado olhando......Faça seu comentario sobre isso.