27 de julho de 2011

TOQUE DE RECOLHER/ACOLHER



NO PIAUI É ASSIM:


"Juíza determina toque de recolher para crianças e jovens no PI
27 de julho de 2011 • 19h09 •

A partir das 23h está proibida a circulação de crianças e adolescentes menores de 18 anos pelas ruas de Teresina, no Piauí. A determinação, que começa a valer a partir desta quarta-feira, é da juíza da 1º Vara da Infância e Juventude do município, Maria Luiza de Moura Mello e Freitas.
Os jovens só poderão permanecer nas ruas após as 23h quando estiverem em bailes, boates, shows, restaurantes e em ambientes públicos, com autorização dos responsáveis. A juíza alega que determinação foi instituída por causa do grande índice de reclamações de jovens circulando à noite com bebidas alcoólicas e drogas, principalmente o crack.
"Não é uma medida de privação de liberdade. É uma medida preventiva. O uso de crack é alarmante em Teresina e muitas famílias perderam o poder junto aos filhos e recorrem ao juizado", afirmou a juíza Maria Luiza Freitas. A portaria foi comunicada à Polícia Militar, à Secretaria de Segurança Pública do Estado, aos Conselhos Tutelares e ao órgão de proteção a Criança e ao Adolescente. Todos apoiaram as medidas.
Mesmo com autorização dos pais, os adolescentes só poderão permanecer nas festas até as 4h. A juíza ainda limita a participação de jovens em cursos de artes marciais ¿ que deverá ser realizada só com autorização dos responsáveis - e sua entrada em estabelecimentos com jogos eletrônicos.
Os estabelecimentos que desobedecerem à decisão estarão sujeitos a multas que variam de R$ 1.635,00 a R$ 10.900,00 e, em caso de reincidência, o local pode ser fechado por até 15 dias.

Boa noite, Teresina

Na capital piauiense, já existe uma portaria da Secretaria de Segurança Pública, de 2005, denominada Boa noite Teresina, que limita o funcionamento de bares, restaurantes e casas noturnas. Na portaria, é proibida a abertura de estabelecimentos após as 2h durante a semana e após as 3h nos finais de semana. A medida visa reduzir o índice de criminalidade em Teresina."


fonte: www.terra.com.br

Em Pomerode também já existe portaria a respeito.

17 comentários:

Anônimo disse...

Cadê os pais???

Bertholdo disse...

Pois é. A Veja da última semana publicou matéria na qual afirma que em 61 cidades, em 15 estados do Brasil, o Toque de Acolher foi implantado com significativas reduções da criminalidade juvenil e do uso de drogas lícitas e ilícitas. Isto é, funciona.
A pergunta que fica no ar é: se os próprios vereadores mirins, adolescentes que são, solicitam que tal medida seja implantada em Pomerode e cujo sucesso já se confirma em outras cidades, até quando haverá resistência em Pomerode à aprovação do projeto dos vereadores Petito, Maurício e Neusa o qual visa a proteção dos menores e à responsabilidade dos pais que não cuidam dos seus filhos?
Os Tribunais de Justiça tem dado provimento a quase 100%, ou seja tem aprovado, os pedidos de implantação dessas medidas. Afinal essas medidas não impedem o direito de ir e vir mas sim o direito de ficar após as 23 horas nas ruas, ingerindo álcool e drogas causando grandes prejuízos sociais, físicos e morais nos nossos jovens. E ainda praticando atos de vandalismo, além de enriquecer traficantes em locais já conhecidos da nossa cidade. A medida não é punitiva mas sim preventiva.
E estamos fazendo o quê em Pomerode?
Ainda bem que em Teresina alguém também acordou.
Vamos refletir?? E agir?

Che Guevara disse...

23h já é bem tarde para crianças.

Anônimo disse...

Algumas leituras complementares à respeito, falando de como Diadema em SP consegui reduzir dasticamente a violência só reduzindo o horário de fechamento dos bares:
http://www.dgabc.com.br/News/16015/em-seis-anos-lei-seca-reduz-em-47-homicidios-em-diadema.aspx
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2005-04-16/fechamento-de-bares-ajudou-reduzir-violencia-em-diadema-diz-prefeito
http://zazadiadema.blogspot.com/2009/02/combate-violencia-em-diadema.html
http://www.uniad.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=112:diadema&catid=46:politicas-publicas&Itemid=99

para quem quiser e a quem servir !

Anônimo disse...

Mais uma dessas discussões somente para mudar de foco. Isso em Pomerode não precisa. Os pais que sejam mais presentes, e não queiram deixar para o governo a obrigação deles.

Anônimo disse...

p/9:49

É preciso que tenhamos segurança. Um policiamento ostensivo e repressor, políticas públicas contra o uso de drogas. E não camuflar ou melhor tapar o sol com a peneira.

Anônimo disse...

Quem é contra, tem o rabo preso.

Anônimo disse...

Quem é contra faz a sua parte em casa!
Quem sabe cuidar e educar não precisa disso!
Ou o pessoal faz filhos, e os outros todos juntos tem que ser os pais???

Anônimo disse...

13:27 booooooaaa!!!

Anônimo disse...

Os outros não sabem educar os seus filhos e quem tem que pagar o pato são os meus?????

Anônimo disse...

não, seus filhos podem deixar de serem futuras vítimas. Agora, lugar de criança à noite é na rua? E os pais que concordam com isso?
Também são ausentes.

-"Ah, mas é meu filho, educo do jeito que eu quero, e se quero deixar ele fazer isso ou aquilo, é problema meu".

Parabéns meu Sr.

Anônimo disse...

p/12:20

você já deve estar sentindo problemas em casa.
Eu educo muito bem. Não preciso da mão governamental para educar os meus filhos.
Também não preciso de um anônimo querer me ensinar algo sobre isso.

Anônimo disse...

pois é 12:20, que bom que esse Sr é auto-suficiente e não precisa de ninguém.
Também não precisa de ajuda do governo e das leis. Se um dia (queira Deus que nunca aconteça), um filho dele for ferido por algum menor que não teve a felicidades de ter um pai tão maravilhoso, será o primeiro a correr atrás das leis...

criança andando de noite da rua, sem que esteja voltando da escola, é pra ser normal?
gente, gente, que mundo hein?!

que bom que alguns ainda se preocupam e sabem cuidar de seus filhos

para os auto-suficientes,pais perfeitos, lembrem-se, que muitas das crianças envolvidas em crimes por causa das drogas, tem famíla, e gente boa...

que venha a lei... as pessoas só começaram a usar cinto, quando birou lei. Vão diminuir a velocidade, quando doer no bolso, e por aí vai

Anônimo disse...

sim, são pais que só querem direitos pros seus filhos, não sabem impor regras
serão cidadãos de bem quando adultos, com cerveja... quer dizer, com certeza

Anônimo disse...

em casa a educação que recebi, passei do mesmo jeito, e nunca me incomodei
talvez seja um problema de novas gerações, que só darão valor, quando infelizmente sofrerem perdas

Anônimo disse...

é isso aí 12:49

Anônimo disse...

Penso que os pais que CUIDAM e bem educam seus filhos deveriam ser os primeiros a gostar da ideia do toque de recolher. Ora, meu filho menor nao fica na rua tarde da noite sem minha companhia. Para mim. diretamente, o toque de recolher nao influencia no meu dia a dia e do meu filho; por outro lado, indiretamente, nos so temos a ganhar. Nao podemos ignorar que em nossa cidade haja muitas familiar desetruturadas, em que os filhos so voltam para casa quando e se quiserem. E e para essa pessoas que o toque de recolher e feito. Isso reduz a criminalidade e quanto menos criminalidadew, menor serao as chances de eu ser assaltada, minha casa roubada e minha familia atingida pela acao de criminosos, que um dia ja foram imples criancas ou adolescentes expostos a ma influencia na rua.
Tambem acho que cada qual deve educar seu filho como bem queira e assumir as consequencias disso, mas seria muita ingenuidade minha achar que crianca na rua nao e da minha conta porque nao me atinge.
VAi muito bem, nesse caso, um post anterior em que o blogueiro passava a seguinte ideia: "vieram e levaram meu vizinho judeu, mas como nao sou judeu nao me importei; vieram e levaram meu vizinho negro, mas como nao sou negro nao me importei; vieram e me levaram, ja nao tem ninguem para se importar".