18 de julho de 2011

CESAR ZILLIG



"DEMOCRACIA E OUTDOORS

Indignada, a filha se queixava: para entrar acompanhando a mãe no hospital a recepção pedia um documento de identificação. É “democracia” demais se lamentava.
É prudente conter o riso; muita gente não sabe o que seja democracia; ou não sabe ou simplesmente ignora; a começar pelo Ministério da Justiça que insiste numa campanha de desarmamento sabendo que a maioria da população é contra. Lembram do referendum?
Agora ressurge a inoportuna e suspeitíssima iniciativa de aumentar o número de vereadores; numa tomada de 360 graus, é raro encontrar alguém do povo, sem compromisso partidário, que apoie a infeliz ideia. Pois apesar disto, bastidores da Casa do Povo exalam rumores de que a maioria dos edis é favorável a esta desnecessidade. Estão propensos a atender à recomendação dos seus partidos, ou seja, aos seus próprios interesses. Nestas horas o povo, o eleitor é ignorado; (Eleitor é uma efemeridade que não sobrevive uma campanha eleitoral!).
Ressalte-se que este não é um vício, uma praga local: o Palácio do Planalto e o Congresso têm mostrado sobejamente o quanto o país é regido por oligarquias, (mais adequado seria dizer “partidocracia” mas esta palavra não existe). Tome-se o caso do Ministério dos Transportes onde um esquema de corrupção por azar veio a público e expôs suas vísceras: não é da “Presidenta”, não é do povo e sim é um feudo do PR!
A comunidade não precisa de mais representantes. Pelo contrário: em plena era da informática o sistema representativo, a intermediação dos anseios populares, está com seus dias contados. O cidadão pode se manifestar direta e imediatamente. Está mais do que na hora de se criar algo como uma “Àgora eletrônica”.
A comunidade não precisa de mais representantes. A comunidade necessita que os quinze vereadores que existe apareçam! Apareçam nas calçadas, nos transportes coletivos, nas escolas, nos hospitais, presídios, etc. Deveriam ter alguma forma de identificação: senão um uniforme ao menos uma braceleira, um distintivo. Não pode ficar anônimo no meio do povo.
Ah! Outdoors! Providencial contribuição do empresariado de Jaraguá do Sul. Independente do resultado desta querela é imprescindível que Blumenau publique em outdoors nome e voto de cada vereador. A própria Câmera poderia se encarregar disto."


enviado por e-mail
também publicado em www.santa.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Aqui em Pomerode, somente precisamos que os 9 vereadores, façam aquilo para o qual foram eleitos, que é legislar e fiscalizar.

Sendo que até agora, não fizeram nada disso.

Anônimo disse...

Realmente não precisamos de mais vereadores. E sim, que os 9 mostrem serviço.