7 de julho de 2011

OPINIÃO







"Olá Sr Rubens!

Estou lhe enviando estas fotos para comprovar minha grande indignação em relação às recentes podas de árvores realizadas pela Prefeitura Municipal de Pomerode. Sou professora da rede municipal de ensino e sempre trabalho com meus alunos a questão da preservação ambiental, qual não foi meu espanto quando presenciei a maneira como as podas estavam sendo realizadas no dia 06 de julho, mais especificamente na Rua Hermann Weege. Como dizer para preservar se a própria Prefeitura decepa inúmeras árvores da rua.
Sei que algumas das árvores estavam muito grandes, com seus galhos próximos à rede de energia elétrica, mas solucionar este problema não seria melhor podar os galhos maiores e deixar as árvores bonitas?
Outra questão levantada é que muitas das árvores decepadas não são nativas, mas defronte a minha casa havia duas árvores, ambas ficus, mas apenas uma delas foi cortada e a outra permanece lá, com os galhos podados como deveria ser.
Se copiam tantos exemplos da Europa, porque não incentivar o cuidado com a arborização em nosso município como é feito lá?
Ou será que as árvores foram decepadas para que o Prefeitura implante um novo projeto de arborização. Mas se assim fosse não seria interessante perguntar aos munícipes? Ou já foi perguntado e eu não sei deste novo projeto?
A árvore decepada foi por mim comprada em uma floricultura e ali plantada, sempre cuidava dela e realizava sua poda nas férias de julho. Agora, com certeza, terei mais tempo livre nas férias ja que a Prefeitura encarregou-se de acabar com as árvores da minha rua.
Agradeço sua atenção.

Abraços
Vera Lucia Selke Gutz"


Publicação do texto e fotos, devidamente autorizada.

OBRIGADO PROFESSORA!

85 comentários:

Rosalia Marçal disse...

Realmente é um crime e uma falta,
de respeito as nossas arvores em
Pomerode.Chamar isso de poda?
Estão mutilando nossas arvores.
Fora as que eu vi cortadas,sem
nenhum respeito ao nosso meio ambiente.Nosso rio é deposito,
de entulhos e fezes.
Até quando a natureza vai suportar,
tamanho descaso de nossas autoridades?

Haroldo disse...

Será que essa professora mandou carta semelhante ou fez a mesma cobrança da Prefeitura?
Escrever para o blog contribui mais do que falar com os responsáveis? Ou o gostoso é ver o circo pegar fogo?

Heike Weege disse...

Falou, Professora Vera. É exatamente a mesma a minha opinião. Prá que essa mutilação? E porque não informam direito a população? Que diabos é essa poda? Sou leiga no assunto, mas é evidente o exagero.

Anônimo disse...

Concordo! A poda foi radical!
Uma mutilação talvez!

Anônimo disse...

Também levei susto, quando vi a m...que fizeram.

Anônimo disse...

O turista deve se arrepiar quando olha as nossas árvores, não é?

Anônimo disse...

Mutilação explícita!!!

Anônimo disse...

Qual é a explicação dos de currículo exemplar para isso?

The Caiuga disse...

É isso Vera, adoramos você, poderiam facilmente ter perguntado para um biologo, ou mesmo um engenheiro florestal para saber como fazer este trabalho da melhor forma possivel, aposto que faria de bom gosto e nem cobrariam consultoria....

Anônimo disse...

p/13:12

Esse aqui é o nosso único canal para reclamar. Talvez até notasse, que tem muita publicidade num jornal que não serve nem para embrulhar a tainha, mas o telefone da ouvidoria não consta.
Também o que teria de reclamação.
O cargo de ouvidor somente foi criado para ser mais uma " teta ", tando é, que, o detentor foi vereador em outra época, na última nem saiu candidato por quê o " fumo " seria grande. Mas a teta tá lá, mais um de currículo exemplar.

Anônimo disse...

Vai demorar uns 12 meses para se recuperar!!

Anônimo disse...

Foi para isso o curso de motoserra?

Anônimo disse...

Venho a anos acompanhando essa poda absurda que a equipe da prefeitura comete nas árvores.Para isso, precisariam de um curso especial para podas.Não se interam desse crime com as árvoes e para poupar serviço, simplesmente fazem essas multilações radicais.Em Testo Central abateram árvores centenárias para fazer calçadas em lugar de contorna-las no passeio.Uma tristeza ver aquilo.
è preciso ensinar a esses "podadores "a trabalhar corretamente.Fica meu protesto!!

Professora Vera disse...

Sr Haroldo

Se fiz essa denúncia no blog é porque já havia ligado para a ouvidoria da Prefeitura. Não tenho nenhum objetivo em ver"o circo pegar fogo" como o Sr. mesmo disse. Acredito apenas que se tanto se falar em cuidar do meio ambiente, certas atitudes deveriam ser repensadas. Pois tenho certeza de que é pelo exemplo que se educa.

Anônimo disse...

p/13:12
Deve ser daqueles mama-teta do paço ou tem alguém da família trabalhando na prefeitura, sem tem é bom puxar o saco mesmo.

Anônimo disse...

É isso ai VERA 2012.

Anônimo disse...

Pois é professora Vera são coisas da administração que com certeza você ajudou a colocar na prefeitura, agora aguentem.

Anônimo disse...

Valeu Vera!!!!!

Anônimo disse...

Abaixo os mama-tetas municipais, paus mandados e capachos!

Nessa nossa cidade que outrora era conhecida como:

" A cidade mais alemã do Brasil "

Anônimo disse...

Abaixo os mama-tetas municipais, paus mandados e capachos!

Nessa nossa cidade que outrora era conhecida como:

" A cidade mais alemã do Brasil "

Anônimo disse...

Muitas das árvores plantadas no passeio são impróprias porque tem raizes muito superficiais e levantam a calçada. Tem ainda as da espécie Ficus( Figueira) que alem de serem de porte muito grande, as raizes arrebentam calçadas e entopem a tubulação de escoamento da água das chuvas. Estas espécies devem ser eliminadas e substituidas com o plantio de árvores de especies compativeis para o local a serem plantadas.
Tem ainda as que dificultam a livre circulação de pedestres e cadeirantes, sem falar que em dias de chuva é quase impossivel camnhar com guarda chuva aberto.

Eu sou conservacionista, mas sou da opinião que lugar de árvores não é na calçada. A calçada é para a livre circulação de transeuntes e isto é praticamente inviável devido as árvores.
Que plantem mais árvores na praças e gradativamente cortem as das calçadas.

Anônimo disse...

1º Cavalheiro do Reino
1º Cavaleiro do Reino


No meu retorno à Côrte, após nossa ida sem sucesso ao " Soutosbach ", pensei muito na minha vida nas terras que ficaram além-mar. O que mais me traz saudades, é o ano passado, quando iniciei as minhas investidas românticas as Senhoras de família desse Reino. Sendo que passei momentos mais que românticos ao largo do Rio Tejo e no Algarve. Os meses de maio e junho foram os melhores da minha vida. Estou pensando em escrever
livro autobiográfico, das minhas aventuras de " Don Juan " na maravilhosa Lisboa.
Já estou me sentindo melhor aqui na Côrte, quase morri de inanição no " Soutosbach ". Mas agora já me alimentei com muitos ovos...de
codorna.

Viva o Rei!
Viva a Vice-rainha!

Manoel Joaquim da Bosta disse...

1º Cavalheiro do Reino
1º Cavaleiro do Reino

Esqueci de anunciar-me acima!
São os meus devaneios românticos!
Desculpem!

Anônimo disse...

Vera 2012 no PV Partido Verde ou Partido da Vera.Estamos com vc. Vamos confevence-la até 2012. 2012 é VERA.

Anônimo disse...

os pau mandados que se cuidem............... rssssss
se o rumo da devastação com as motosserras continuar com certeza vão ser decepados......
será que já avisaram i PSF de Pomerode, para realizar uma campanha de não uso da via (Hermann Weege) pela mulherada?
virou a rua dos P....s em Pé....rssss

Anônimo disse...

é que o responsável pela pasta do Meio Ambiente e Agricultura do município não ensinou os seus serviçais a realizar a poda de forma eficiente! Deve ser pela agenda lotada que tem!
ou........
é claro na sua graduação não tinha a disciplina de manutenção de espécimes arbóreos e como faz muito tempo que fez a sua graduação nem se lembra anatomia de uma planta.....
mas que pena pelo que me consta o cidadão é apenas um técnico agrícola com especialização em psicultura e algas não precisam de podas apenas serem decepadas.....
vai ver que é de lá que vem a técnica inovadora....
este é o tipo de pessoal gabaritado que foi convidado pelo chefe do paço a fazer parte do primeiro escalão...... bom né......
Gente não cobrem dos serviçais mas sim do chefe dos serviçais......

Anônimo disse...

pena que nenhum político foi ao primeiro mundo, mas especificamente para a Alemanha, certamente viriam de que forma são idealizados os projetos de arborização......
será que em algum dia irão trazer algo de inovador para a nossa cidadezinha......
ou será que todas estas viagens da elite do paço foram apenas para passeio?

Anônimo disse...

URGENTE: Camisinhas para os símbolos fálicos da Rua Hermann Weege.Para as senhoras desavisadas com problemas cardíacos o Ministério da Poda (não é F ) ADVERTE: isto pode ser prejudicial para sua saúde.

Anônimo disse...

que o Sr da EPAGRI, deve ter errado de local para poda. Pelo que me consta em seu primeiro pronunciamento como secretário na rádio Pomerode para o povo: enfatizou que a mata ciliar não servia para nada apenas para segurar sacolas plásticas em uma enchente.
QUERIA que a peãozada eliminasse a mata ciliar para que as sacolas fluíssem com maior rapidez para o município vizinho......
primeiramente deveriam explicar ao cidadão a diferença entre ENCHENTES e ENXURRADAS.....
É..... são estes e outros os responsáveis pelo meio ambiente de nosso município.

Anônimo disse...

Acredito que a maioria dos comentarios aqui postados deveria ser encaminhado ao reponsavel pela poda que é um tal de Maluzinho ele é o chefe da equipe ...ha e a epagri realizou treinamento com os funcionarios que estao realizando a poda e a engenheira da Epagri ensinou a forma correta inclusive o agronomo da Secretaria de Agricultura ajudou orientar, entao concordo a culpa e do chefe mas pessoal o chefe dos podadores é o senhor que mora no Ribeirao Souto popular Maluzinho, cobrem dele, parabens professora vera. este espaço deve ser melhor utilizado, nao e so falar mal de quem esta na prefeitura mas sim falar a verdade e ir a fundo para esclarecer a população

Der Sauerkraut disse...

Boa Noite
Parabéns à professora Vera.
O Sauerkraut sente-se orgulhoso de sua participação.
É oportuno lembrar a poda das árvores da praça Jorge Lacerda e a retirada das orquídeas e bromélias com replantio que não apresenta bons resultados.
Nunca antes se viu tamanha agressão.
Sugiro aos atuais administradores que consultem os mais velhos.
Dirão quando e como podar com critérios transmitidos de pai para filho na tradição de nosso povo.
Então, as imagens e o cenário de Pomerode terão mais vida e a natureza não será mutilada ou destruída.

Anônimo disse...

Parabéns Vera..espero que em 2012 sejamos todos mais conscientes e vamos adm de verdadeesta cidade..

Anônimo disse...

Estupradores de árvores!!

Anônimo disse...

Da besteira toda acima escrita o que mais gostei foi , do PV PARTIDO DA VERA PARA 2012.

Anônimo disse...

Esse tal acima é um mama-teta que não sabe nada.

Anônimo disse...

A ouvidoria da prefeitura não serve para nada. Já a acionei várias vezes e não obtive nenhum retorno. Sugiro à Vera, que mande essa matéria para o JSC porque aqui é chover no molhado.
Mas muito pior é você ter a certeza de que o seu esgoto está indo direto para o rio do testo, sem nenhum tratamento. Isso sim é um crime que a cidade não quer ver. Fossa não adianta pra nada. O que não vai para o rio vai para o lençol freático, ou lençol Guarani, que já deve estar podre, com Pomerode dando sua parcela de contribuição. Cidade mais alemã do Brasil ? Nem aqui nem na China. Os chefes comissionados da cidade, com seus cargos de "confiança", andam com seus narizes empinados, mas chafurdam na lama, condenando as futuras gerações.

Anônimo disse...

Valeu mesmo a Profesora Vera ter denuciado o massacre das árvores, para criar essa polêmica.Já foi até comentado nas filas de banco e loterica da cidade.Excelente repercursão.Vamos ver se vai servir para que os responsáveis pelas podas pensem antes de levantar o serrote para um bela árvore.A população de Pomerode ficou mesmo envolvida com essa denúncia,Esta amadurecendo...!!!!

Che Guevara disse...

Não mataram as arvores, apenas podaram.

Anônimo disse...

P/8:48

MUTILARAM

jeca tatu alemão disse...

Lugar de arvore é em reserva florestal e não nas calçadas!E se não existe um projeto decente ( que ao meu ver fica difícil numa cidade não projetada) de arborização é melhor não plantar nada, deixemos pros pedestres circular sem problema! Tá cheio por aí de calçada arrebentada por causa das raízes, difícil de andar com guarda-chuva, etc.Reparei que cortaram arvores velhas, feias, fizeram bem!Deixemos a arborização para as praças!

Anônimo disse...

Vera 2012, precisamos de uma pessoa que conheça nosso povo e seja da nossa terra para poder lutar e se fazer ouvida. Chega de pessoas que dizem amam Pomerode só da boca pra fora. VERA 2012 Partida da Vera.

Anônimo disse...

Da maneira como fizeram poderiam ter cortado logo pela raiz para poupar tempo.

Anônimo disse...

Deveriam ter cortado todas as arvores, não só algumas vão ter que fazer o resto do serviço mais uma vez, o certo seria o corte radical de todas arvores.

Anônimo disse...

Vera não espera corta o que deixaram de algumas arvores, e pare de reclamar, arvores feias como estas só atrapalham.

Professora Vera disse...

E a derrubada das árvores continua. Os poucos troncos que haviam ficado hoje foram cortados. Haverá uma explicação?

Anônimo disse...

Linda e bela Pomerode,não merece
ter esses moradores que não respeitam sua natureza,aqui as
arvores são feias e atrapalham.
Esquecem de sua grande utilidade.
Vão morar no deserto bando de idiotas.Lembrem das que foram cortadas no verão.

Anônimo disse...

SIM!!! Há explicação!!!! Virem a m... que fizeram e cortaram tudo!
Estão tentanto remediar!!

Che Guevara disse...

E as calçadas rachadas onde pessoas ja se machucaram pela falta de poda das arvores ou em muitos casos nunca foram podadas???

Anônimo disse...

Che!! Você nunca valeu nada!
Comunismo e socialismo já deu!!

Anônimo disse...

Se tudo que é feio tivessem que ser cortado coitado de muitos poir ai!!!! Rsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Para o Che Guevara

Sem contar que as calçadas sem as árvores ficam ainda melhores para as bicicletas. Não é?

Professora Vera disse...

Como eu já havia dito anteriormente a derrubada das árvores continua. Hoje foi a vez de mais uma dúzia de ficus e outros Ipês amarelos. Aliás, eu não sabia que eles podiam ser cortados. Pode???

Anônimo disse...

Tomara que a onde de podas não chegue até a praça.Lá tem uma figueira bem grande pra cortar. Vamos cortar tudo!!!!

Che Guevara disse...

Leia a minha história para saber quem realmente eu fui...

e ando de bicicleta na estrada, calçada é para as pessoas poderem caminhar...

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber quanto (R$) foi gasto para plantar e quanto (R$) foi gasto para derrubar estas arvores. Talvez com a venda da madeira de para recuperar o prejuízo da festa Pomerana e o Fisco do Baile dos Mascarados e mama-tetas do baço.

Anônimo disse...

P/14:37
+ tu és um analfabeto mesmo. Volta pra escola e apreende a escrever.

Anônimo disse...

2012 está chegando Srs mama-tetas, as urnas vão dar a resposta. O pior que os mama-tetas de hoje provalmente vão querer mamar em 2012, todos sabem que são os mama-tetas, aproveitem e façam leite em pó porque ele tem maior prazo de valida, assim não passarão fome. VERA 2012 PV Partido da Vera.

Anônimo disse...

Alguém pode me dizer por que desta história VERA 2012 PARTIDO DA VERA? Ela vai ser candidata a que: vereadora, Prefeita Vice-Prefeita???

Anônimo disse...

Será que na Avenida 21 de janeiro defronte ao Colégio Dr Blumenau o Ministério da Poda tbém vai cortar os ficus?? E coragem para isso em Sr Nilton Machado ou seria Nilton Motosserra.

Anônimo disse...

jeca tatu que não gosta do verde, só aqui mesmo. deve ser mais um daqueles capitalistas, que só pensa em encher os bolsos, explorando os demais, sem pensar nas consequências
talvez tenha loja ou empresa em rua movimentada do centro, e não quer perder 1 cm da frente de seu comércio

Anônimo disse...

Esse é o melhor apelido para o
Sr da Epagri.
Ele ainda é secretãrio do meio ambiente.
Novo nome para Pomerode seria qual?

Anônimo disse...

O novo nome para Pomerode poderia ser:WÜSTE MAIS ALEMÃ DE POMERODE

Anônimo disse...

Esqueceram de cortar os ipês amarelos na rua hermann weege fazem uma sujeira desgraçada nas calçadas quando florecem.

Anônimo disse...

p/08:53
Quanta ignorancia.

Anônimo disse...

Passei defronte o Dr Blumenau hoje ao meio dia e ninguém cortou os ficus. Acontecem coisas estranhas nesta cidade, será que acabou a gasolina para as motosserras? A Justificativa do corte dos ficus é que estraga a calçada, o Dr Blumenau deve ter feito uma calçada bem resistente ou o Dr Blumenau tem certo diferencial, talvez os filhos de determinadas pessoas ilustres estudem nesta escola e mais engraçado é que defronte de determinadas residências o cimento tbém deve ser de boa qualidade, porque também não cortaram as árvores. Tudo pelo bem do município ou ciclistas que andam na calçada que foi paga pelos munícipes ou o prefeito pagou? Se pagou tbém gostaria de receber o que gastei. Alguns são ouvidos e outros nem são perguntados. Em 2012 como será?

jeca tatu alemão disse...

p/ 12:35
Ignorância não! REALIDADE!
Vocês não enxergam que essas arvores estragam a calçada, atrapalham os pedestres, as folhas que caem vai para os bueiros, etc,etc,etc
Lugar dessas arvores é em reserva florestal, em jardims, em praças também pode ser mas nunca em calçadas com essas medidas!
Só falta esses defensores de arvores de calçada querer plantar no centro da cidade defronte aos bancos, comércios, fala sério!
Será que muitos desses defensores já plantaram uma arvore na vida?
E os desmatamentos que acontecem por aí , onde são derrubadas INÚMERAS árvores para dar lugar a construções, plantação de pinus, eucalipto,etc vocês também fazem polêmica? Como dizem por aí: me engana que eu gosto!

Anônimo disse...

p/15:37
Bla,bla,bla
Quem pagou a calçada?
Ignorante sim.
Só se for a tua realidade achar
normal, cortar árvores.

Anônimo disse...

p/Jeca Tatu

Você esta certo. Vai vc lá no Dr Blumenau cortar os ficus. A minha calçada é minha porque eu paguei por ela e os outros usam para andar de bicicleta e a cavalo. A Prefeitura quer ser dona dela me paga o que gastei com ela. Ou vc seu inteligente. Além do mais tem tantas calçadas estouradas há anos e a Prefeitura não arrumou. Por que não arrumou? Porque tinha ficus plantada nelas, primeiro vamos cortar os ficus depois vamos consertar as calçadas. Na campanha de 2012 a promessa vai ser asfaltar as calçadas ou ladrilhar. Ta o esperto.

Anônimo disse...

p/ 21:55

Tem certeza que você é dono da sua calçada? És um esperto mal informado!

Anônimo disse...

p/22:40
Ninguem é dono de nada, só se paga
imposto.Lutar pela árvores é
para poucos.Pessoas espertas,
que se preocupam com um mundo,
melhor para seus filhos.

Anônimo disse...

As calçadas estouradas já viraram um marco turistíco em Pomerode, por isso não podem ser concertadas, descaracteriza a cidade e sua eficiente administração, parabéns abaixo todas as arvores em todas calçadas.

Che Guevara disse...

Para quem reclama que andam de bicicleta na calçada:

Eu ando todo dia de bicicleta e pelo menos 2 vezes por dia quase sou atropelado pela falta de respeito dos motoristas.

E geralmente quem anda de bicicleta na calçada são crianças e adolescentes mau educados.

E para as pessoas que andam a pé na ciclovia achando que é calçada, poderemos reclamar também.

Vou ressaltar mais algo que talvez muitos não sabem ou não se lembram mais, os carros devem manter uma distancia de 1,5 metros do meio fio para os ciclistas, é lei.

Atravessem o semáforo da Marli Center de bicicleta, somos obrigados a ir pela calçada ou somos atropelados.

Quem acha que os ciclistas estão errados, compre uma bicicleta e ande pela nossa cidade na hora do pico, entre 17:00 e 18:30.

Anônimo disse...

Para 08:01
Agora chega-se a conclusão de que não és dono de nada! Parabéns!
Falaste que lutar pelas árvores é para poucos,então meus parabéns novamente se abraças esta causa! Mas continuo a achar que por árvores velhas, destruidoras de calçadas não vale a pena ! Faça um passeio pela cidade pra ver quantas áreas de mata são destruídas em prol de construções,etc,etc.Já vi áreas grandes sendo devastadas com mata exuberante pra dar lugar a plantação de pinus!(de tempos pra cá a Palmeira real também foi muito plantada) Isso eu não concordo de jeito nenhum! Não perco meu tempo colocando aqui um comentário que não tenha nexo, ou que eu não entenda do assunto pelo menos o básico.

Anônimo disse...

A calçada é de propriedade do dono do imóvel. Faz parte da escritura do terreno. Mas o uso é coletivo.

Para os que só conhecem Pomerode, um dia visitem Marília no PR. VÃO VER O QUE É UMA CIDADE LINDAMENTE ARBORIZADA.

As árvores são frondosas, as copas se juntam, tendo em vista que são plantadas dos dois lados.

Anônimo disse...

Lendo todo esse blá blá blá,esta semana prestei muita atenção nas calçadas e nas árvores que foram podadas e constatei que a maioria delas fica debaixo da rede elétrica e assim sendo pode vir a causar danos e prejuízos , pois os galhos das referidas podem encostar na fiação.
Quanto as arvores que estão defronte o Dr.Blumenau,de vez em quando estão sendo podadas e de uma forma que fica muito bonito.Ou alguém não acha que aquela árvore na casa dos Schmidt na frente da Porcelana não é bonita?

BETRUNKEN disse...

Gostei de escutar o Sr Prefeito na radio Pomerode, pelo visto visitou o blog e percebeu que houve muito comentários e ai vou mentir um pouco mais na radio. 2012 está chegando, nem para eleição de APP ele ganha, só no Dr Blumenau, será que terá tantos votos para se reeleger? Só lembrando tbém vou apoiar VERA 2012.

Anônimo disse...

agora é moda anônimo usar pseudômimo, mas continua anônimo.

Anônimo disse...

p/11:09

Andem por Copacabana.

BETRUNKEN disse...

p/14/07 17:31

E você é o esperto, identifique-se então. Pelo menos construa uma frase completa, mesmo que seja uma crítica, usar a cabeça não dói, valeu esperto e se doer muito passa numa farmácia e toma um analgésico.

Anônimo disse...

podar pra não atingir os fios é uma coisa, agora destruir uma árvore e deixar só o tronco, é muito diferente. Mas temos que preservar o ego do Jeca Tatu e seu comércio(ou indústria). Educo meus filhos para preservarem o verde, mantendo nossa casa florida e arborizada. `Na calçada temos Ipês(não Pinus), que não são os responsáveis pelas enchentes com suas folhas e flores. Ignorantes como alguns comentaristas acima, que jogam lixo nas ruas, e aterram as margens dos rios para suas empresas, que o são.
Quanto às bicicletas, hoje mesmo vi um ciclista babaca se equilibrando naquele tijolinho que demarca a ciclovia. Se ele cai na frente de um carro, ainda o motorista se incomoda. Manter distância da bicicleta? OK. Então se o cara anda no meio da rua, os carros e ônibus tem que andar na contra-mão, certo? Legal, parabéns!!!

Anônimo disse...

para 17:31. Concordo. É se fazer de corajoso, por trás da covardia. Geralmente são pessoas conhecidas, que na tua frente tem toda uma pose, e aproveita aqui seu "avatar" para mostrar que gosta mesmo de baixaria

Anônimo disse...

Tem que cortar muito mais coisa em Pomerode além das arvores, por isso PV Partido da Vera neles.

Anônimo disse...

é, mas pelo jeito alguns comerciantes não vão apoiar a Vera não... querem a cidade transformada numa grande massa cinza e preta (cimento e asfalto pra quem não entendeu)

Professora Vera disse...

Todos que não concordaram com as podas podem e devem continuar emitindo suas opiniões. Pena que elas não serão ouvidas. Espero que o que hoje está sendo feito seja lembrado pelos moradores durante muito tempo.
E o que será feito agora? Cortaram as árvores, deixaram aqueles tocos em plenas calçadas.
Muitos que aqui reclamaram das árvores acham que estes tocos são mais bonitos, causam menos sujeira?
Mesmo que quiserem fazer canteiros não é possível.
Passem pelas ruas e vejam como está a cidade. Alguns podem achar que ela está mais "limpa". Para mim ela está mais feia.

Anônimo disse...

Deve-se realizar um projeto de arborização da cidade para evitar este tipo de corte. Nossas calçadas são estreitas com fiação baixa e na minha opinião a pergunta certa é... quem foi que plantou estas árvores no lugar errado??? Na calçada e debaixo da fiação?? E dizer que tem árvore com raíz que não estraga a calçada, até existe, mas baixinha que não pega a fiação??? É demais...