11 de julho de 2011

CESAR ZILLIG



"PORTA DOS FUNDOS

Há duas prioridades que administrações municipais de Blumenau ignoram há décadas; duas ações que em muito facilitariam a vida da comunidade. Uma, embora de difícil execução, não justifica a omissão; os ganhos decorrentes compensariam em muito os sacrifícios e custos. A outra, no entanto, é de solução tão simples que chega a ser um enigma o relapso que lhe dispensam.
A primeira, a complexa: Blumenau precisa abrir sua porta dos fundos! Trata-se da ligação Garcia-Velha. Há exatos trinta e três anos que ouço falar nessa boa idéia. O desafogo que semelhante curto-circuito traria seria maior que as medidas que se têm tomado para melhorar o trânsito no centro. Circula-se melhor num “O” que num “C”.
A segunda, a simples, simplória mesmo, seria uma atenção permanente para com os passeios, as calçadas, o trottoir. O estado lastimável, a colcha de retalhos, os desníveis, os buracos, os degraus, os tobogãs, a lama, as possas, os postes, etc. se revezam ao longo de qualquer caminhada. Deixam a forte impressão que Prefeito, Secretários, Vereadores, etc. não caminham pela cidade, não calçam os sapatos do cidadão.
Um leitor disse dias desses aqui, que era curioso se falar tanto em faixas para ônibus e ciclovias e nada se dizer quanto à precariedade das calçadas; corretíssimo ele! Nem todos andam de ônibus, nem todos são ciclistas ou motociclistas mas todos são pedestres. Deveria haver uma Secretaria Municipal encarregada apenas de cuidar das calçadas e das árvores públicas, outra ostensiva vergonha.
Dizem que “administradores” públicos (leia-se: políticos) costumam não investir em saneamento básico porque tais obras além de caras ficam enterradas, ocultas; mas e as calçadas? E as árvores públicas que estão à vista de todos? Verdadeiros cartões de visita?
Á propósito, mesmo as poucas calçadas novas que têm aparecido esparsamente aqui e ali, são mal feitas; parece que não se domina mais o ofício da calcetaria como outrora; lembram como era perfeito o calçamento da Rua XV? Pois dêem uma olhadinha no calçamento novo na margem direita da sete, na altura do Sagrada Família: cheio de desníveis, alinhamento a desejar e fugas imperfeitas, irregulares."


enviado por e-mail.
tambem publicado em: www.santa.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Lá como cá, tudo a mesma m...

Anônimo disse...

No inicio da Rua Presidente Costa e Silva, em Pomerode, inicio do bairro Testo Rega, ainda tem calçada de barro. O proprietário e a PMP fazem o que ? Nada.
E deixam com que o barro suje tudo o que há em volta: calçadas, rua, os bueiros...
Existem coisas que viram paisagem. Você contempla e não faz nada. Os politicos confiam muito no "efeito paisagem" para o populacho não reclamar de certas coisas.

Anônimo disse...

Populacho isto é mistura do que? explique.