18 de julho de 2011

LAURO BACCA



"Número de vereadores
Tive a grande honra de ser vereador em Blumenau, de agosto de 1995 a dezembro de 1996. Não peguei o tempo em que os vereadores trabalhavam sem remuneração, mas, se não falha a memória, participei da última legislatura de vereadores sem gabinete ou assessores próprios e nem por isso era menos eficiente. Apesar do pouco tempo para um grande aprendizado, a experiência foi fantástica. Aprendi o valor da pressão popular quando vi colegas defendendo com veemência o aumento dos vencimentos a portas fechadas (onde fui contra), mas que instantaneamente mudaram de ideia na sessão pública, ao se depararem com o auditório lotado de cidadãos indignados com a proposta.

Entre as opiniões favoráveis ao maior número de vereadores, temos a do colega Ivo Theiss, aqui no Santa, com o importantíssimo argumento da melhor representatividade com um maior número de vereadores. Entre as opiniões desfavoráveis vale lembrar a bem bolada campanha que resultou no não aumento de vereadores na vizinha Jaraguá do Sul, com destacada repercussão nacional.

O argumento do aumento de despesas cai por terra uma vez que o teto orçamentário das câmaras permanecerá o mesmo com qualquer número de edis (até que mudem a lei, e isso é um perigo!). Na realidade, o teto mereceria uma discussão à parte, diante das evidências do poder legislativo brasileiro, em todos os níveis, estar nadando em dinheiro, quando comparado à realidade da Educação, Saúde, Segurança, Transporte, Cultura e Meio Ambiente. Uma imoralidade.

Não sei se já falaram sobre o assunto, mas, com o advento do Estatuto das Cidades, os conselhos de cidadãos, alguns já existentes, foram formalizados nas mais variadas áreas. No caso de Blumenau, há conselhos de Planejamento, Cultura, Educação, Saúde, Patrimônio Histórico, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, entre outros, além do ?Conselhão?, que é o Conselho da Cidade, todos contando com excelente representatividade dos mais diferentes segmentos organizados da sociedade, afetos a cada área.

Nenhum, nem o conjunto desses conselhos, dispensa as atribuições específicas e imprescindíveis do Poder Legislativo. No entanto, a participação ativa e dadivosa de centenas de cidadãos representando praticamente todos os interesses do município nesses conselhos enfraquece a tese do aumento de representatividade com o aumento do número de vereadores que, aí sim, poderão se dedicar em menor número e maior eficiência às atribuições específicas.

Diante disso, na minha modesta opinião, nossos legislativos municipais deveriam ficar não só do tamanho que estão, o que já seria mais que suficiente, mas diminuir substancialmente os vultosos orçamentos, em respeito às deficiências em tantos outros setores da sociedade."

16 comentários:

Anônimo disse...

Bem claro! Não deixa dúvidas, sobre a inutilidade de mais vereadores.

Bertoldo disse...

Bom dia senhor Rubens.

Viu o que alguns anônimos não entendem? Nos artigos escritos pelo Cesar Zillig e pelo Lauro Bacca pode-se perceber com clareza que ambos não concordam com o aumento do número de vereadores possibilitado pela nova lei. Entretanto, em que pese sabermos que em Blumenau também existem maus e bons vereadores, NENHUM foi atacado pessoal ou nominalmente, nenhum foi agressivamente chamado de inútil, ninguém foi denominado como dispensável.
Isso lhe pedi em postagem anterior ("Esclarecendo - 16 de julho). Melhore a qualidade do seu blog já tão interessante no conteúdo cultural e humanístico. Continue prestigiando a discussão no campo das ideias e NÃO PUBLIQUE ataques pessoais ou postagens com discutível qualidade ética.
Orgulhe-se de não publicar baixarias. Talvez demore um pouco mais para aumentar o número de acessos, mas a qualidade será muito melhor. Aos poucos alguns não terão o que discutir, pois lhes falta conteúdo e o seu blog só se enriquecerá. E o seu orgulho poderá ser maior.
Talvez depois desta postagem eu seja chamado de uma série de impropérios. Se acontecer, apenas mostrará que tenho razão.

Abraço

Anônimo disse...

Se os 9 não fazem nada! Imagina 11 sem fazer nada!

Der Sauerkraut disse...

p/Bertholdo
Importante cidadão pomerodense me disse que os comentários são o espelho da comunidade em que vivemos.
O que vc diria se visse os quase 200 comentários que não publiquei ou os muitos que excluí?
Os não publicados serão encaminhados à justiça comprovando o monitoramento pelo blogueiro.

Anônimo disse...

p/9:37

você deve ser a favor, não é?

continuo a dizer que mais que 9 é bobagem, somente 7 bastariam.

Anônimo disse...

O tal do Bertoldo, parece que tá na contra-mão, ou não se atualiza.

A sociedade civil e organizada, acha que não há a necessidade.

Anônimo disse...

Se alguém acima der o nome verdadeiro e nºs de cpf e rg, até teria uma credibilidade, assim parece ser mais um que quer enveredar no ganho fácil.

Trabalhar uma vez por semana e colocar R$ 4.100,00 no bolso.

Isso sem legislar e fiscalizar!!

Pois é!!!!!

Anônimo disse...

p/9:07

Eu entendo muito bem o que leio!

Somente vejo que não precisamos de mais edis. E sim! Que trabalhem!

O trabalho de vereador é:

" fiscalizar e legislar ",

Sendo que a sociedade organizada, também vê assim. Claro que, temos aqueles que gostariam de mais.
Esses são os políticos!

Manoel Joaquim da Bosta disse...

1º Cavalheiro do Reino
1º Cavaleiro do Reino


O meu sonho. O meu pesadelo. A minha visão, que achava tratar-se de uma premonição, não corresponde.
A Rainha não é estéril. Sendo que exames feitos antes do casamento comprovam isso. O Rei precaveu-se, não poderia desposar alguém que não desse-lhe a descendência que o Reino tanto precisa.
Tranquilizo-me muito com isso, não poderia de modo algum perder os meus privilégios. Com a descendência garantida, também garanto-me ainda por muitos anos. Estou com certa idade, preciso de tranquilidade ao lado da minha doce e amada vice-Rainha.
Ademais o Rei, quando de sua preparação para assumir o trono, estudou muito no velho continente.
Preparou-se em muitas áreas. Sendo que demonstrou sempre muito interesse em medicina. Acompanhou os estudos de vários mestres na área. Felizmente, ele assumiu o trono, isso é a sua imcumbência junto aos seu fiéis súditos.
Mas comenta-se na Côrte, que até hoje ele ele ainda se envereda nessa área. Dizem que clandestinamente, presta algumas consultas para algumas Damas da Côrte, na sala Real. Sendo que ele tem preferência e mais interesse na área intíma das senhoras. Bem, Rei é Rei, quem vai ousar e recriminar o Rei por esses seus préstimos a medicina.
Fico feliz pelo Rei, pela Vice-rainha, e claro por mim. Com a vida em ordem e calma, poderemos usufruir com mais prazer das nossas " benesses ".
Vou fazer uma visita hoje, assim sendo irei comer muitos ovos...de codorna.


Viva o Rei!
Viva a Vice-rainha!

Anônimo disse...

Agora utilizam a alcunha de Bertholt?

Anônimo disse...

Tem gente que acha que grandes empresários, associações, e demais da sociedade civil e organizada nada sabem.

Eles os políticos se soubessem alguma coisa, não estariamos nessa situação péssima.

Bertholdo disse...

Senhor Rubens:

Talvez eu não tenha sido entendido ou não me expliquei muito bem.
Em nenhum momento declarei que sou a favor do aumento do número de vereadores. Pelo contrário, sou contra o aumento do número. Apenas fiz referência ao que penso de ataques pessoais. Quero crer que discussões de alto nível enriquecem muito mais.
Acredito que sejam graves as postagens que o senhor não publica, tendo por base as que publica.
Esclareço ao anônimo das 14h que Bertoldo não é alcunha mas sim pseudônimo.
Por ato falho do blogueiro que escreveu com "h" agradando-me mais, passarei a assinar Bertholdo.

Até breve.

Anônimo disse...

Concordo com o Bertholdo. Como ja comentei em outra oportunidade, devemos discutir ideias e nao fazer ataques pessoas que nao levam a nada (ou melhor, levam sim, atraem pessoas que, sem ideias, "so querem ver o circo pegar fogo").
O blog fica qualificado como o 'do contra' e nao como um espaco democratico.
Ademais, acredito que os comentaristas que so fazem ataques pessoas, postam xingamentos, nao estao nem um pouco interessados em discutir ideias ou melhorar o blog.
Vamos melhorar o blog em qualidade e nao em quantidade de acesso.

Anônimo disse...

o 21:08 e o 8:03 jogam " peteca ".

Realmente algo como o Rex-lutschen e o Rex-nuckel.

Gêmeos!!!!

Anônimo disse...

p/14:13

vão continuar tentando enganar alguns acessantes do blog.

Anônimo disse...

Imaginem se tivessemos 50 vereadores dividindo o mesmo bolo. Duvido que conseguissem manobrar a camara. Como o valor destinado à camara é o mesmo, não altera de acordo com o número de vereadores, teriam que baixar os salários. mais vereadores, muito mais vereadores. Não caiam nesta armadilha de diminuir o eu numero.