12 de julho de 2011

SCHWARZSAUER - VELHA CENTRAL - DIVULGANDO



"Igreja Luterana servirá tradicional sopa de marreco em Blumenau

Esta é a 14ª edição da festa que ocorre na terceira sexta-feira do mês de julhoPela 14ª vez seguida, a Igreja Luterana da Velha Central, em Blumenau, irá servir o Schwarzsauer, a sopa de sangue de marreco, prato típico da culinária dos imigrantes do Vale do Itajaí. O prato é um cozido feito de miúdos e sangue de marreco, acompanhado de salada e aimpim frito. Para quem não gostar do prato, mas quiser participar da festa, poderá saborear Sopa de Galinha.

A festa foi criada pela Família Bachmann e amigos, com o objetivo de ajudar a comunidade luterana. Ao casal Bertoldo e Guilhermine, se juntaram os filhos, para que a tradição não seja quebrada. A data escolhida é sempre a terceira sexta-feira do mês de julho.

A 14ª Noite do Schwarzsauer será na próxima sexta-feira, a partir das 18h, na sede da igreja luterana (Rua José Reuter, 449). O jantar custa R$ 10 por pessoa. Os bilhetes já podem ser comprados direto na igreja ou com os organizadores. Para quem quiser levar a sopa para casa, deve levar uma vasilha para armazenar a comida."


enviado por e-mail
também publicado no www.santa.com.br

19 comentários:

The Caiuga disse...

Uixxxx.....ééééca como diria meu filho!!!!

Anônimo disse...

Experimentem!! É bom!

The Caiuga disse...

Não né, ja fui forçado a comer isso quando criança, e alem do mais, é feito de sangue, não é correto!!!!

Anônimo disse...

Para The Caiuga: 2 comentários inúteis

Manoel Joaquim da Bosta disse...

1º Cavalheiro do Reino
1º Cavaleiro do Reino


Aprecio muito certa iguaria da culinária, que somente se encontra nesse Reino. No meu retorno do " Soutosbach ", cansado e exaurido de minhas forças, solicitei a minha cozinheira, que preparasse um bom prato, desta iguaria que é feita de sangue de ave, acompanhada de um tubérculo que só conheço dessas terras, igualmente gentis, com tudo que nós oferece a mesa.
O Rei descontente com os últimos acontecimentos, a frustrada investida contra o messias revoltoso, e sabendo que fato este ocasionado, por inaptos, ineficientes e incapazes de fazerem qualquer coisa correta.
O Rei confidenciou-me, que as mudanças nos Conselhos do Reino deverão que iniciar imediatamente. Está a perder o apoio da Maçonaria e demais segmentos da sociedade. Não falei nada, para não o constranger. Mas nas minhas viagens pelo Reino em busca do messias, percebo o estado de calamidade que todas as localidades encontram-se.
Tenho apreço por essa decição do Rei. Aguardarei.
Depois desta jornada estafante, nada melhor que as lembranças do Baile de Máscaras. Foi uma noite memorável. A Vice-Rainha esplendorosa e saltitante no Salão de Baile. Em momentos oportunos flertei até fartar-me, com as maravilhosas Damas da Côrte.
Estou sentindo muitas saudades da minha doce e amada Vice-rainha, assim vou fazer uma visita a residência oficial. Mas antes irei comer vários ovos...de codorna.

Viva o Rei
Viva a Vice-rainha!

Anônimo disse...

para quem curte o Da Bosta, ele se fará mais presente.

Anônimo disse...

Aí gente!! Quem vai ter peito para comentar sobre o grande acontecido, lá nas parragens do Paço. Dizem que o caldo engrossou para alguém.

Tradição - Família - Propriedade

Quem não honra isso, não merece respeito.

Anônimo disse...

Vamos abafar! Ou jogar merda no ventilador?

The Caiuga disse...

Esse anonimo que me persegue deve mesmo me amar, acho que devo ter pisado em seu calo algum dia, peço desculpas se houve ferimentos a sua pessoa.
Porem é só o que posso fazer, não mudo minha opinião, posição por causa de pressão, não gosto e abomino e pronto, quem come e aprecia a inguaria, tudo bem, não estou também condenando ninguem por isso se é que deu para voce perceber nos meu comentarios.

Segue teu caminho rapaz!!!!

Anônimo disse...

O `Manoel Joaquim da Bosta deveria escrever uma obra. É um genio das letras. Deveria inclusive criar a academia pomerodense de letras, com grande subvenção pública, lógico, como é de seu costume agir.

Jota disse...

ahhh..isso é gostoso pra caramba..
:)

Ricardo Goerl disse...

RICARDO GOERL
Caros blogueiros
Quando o Lions Clube organizava a Festa das Bandinhas, a mesma começava sempre as sextas de noite com uma schwartzauer, muito bem frequentada, inclusive por muitos turistas.En Salvador,Ba,durante o tempo em que morei la comi muito "galinha de cabidela" que é praticamente o mesmo prato, feito com galinha,miudos e sangue, em vez de pato. E tem também o sarapatel, feito com os mesmos ingredientes, mas com mais galinha e menos sangue e miudos.E gostava de ambos.
Abraços a todos
Ricardo Goerl

Der Sauerkraut disse...

A galinha a cabidela é também muito comum em Minas Gerai e em Goiás.
Ja o sarapatel é conhecido em todo o nordeste.

Anônimo disse...

Acredito que o "sarapatel" é feito de miúdos de porco e sangue do mesmo animal. Lá no Nordeste é!

Anônimo disse...

è fazer o que tem gosto para tudo, fui que m... isso, não como nem morto.

Anônimo disse...

Se sair a iguaria acima, conforme o
Messias anunciou, o da Bosta vai se fazer presente.

Der Sauerkraut disse...

p/08:18
Nem sempre. Misturam também aves. No Maranhão tambem se come galinha à cabidela.

Anônimo disse...

Querem escrever em alemão, escrevam certo. Busquem ajuda no Google tradutor, é tão fácil.

Schwarzsauer

Der Sauerkraut disse...

p/09:49
obrigado.