13 de março de 2013

LEIA - É BOM SABER!


Texto do jornal em desacordo com o pronunciamento

O assunto que abordei na tribuna na sessão do dia 4 de março, que se refere ao assunto da Indicação n° 41, foi publicado em dois jornais de Pomerode (JP e Testo Notícias) de maneira totalmente errada.
E o assunto do meu pronunciamento, quanto às mordomias das casas legislativas,  não foi publicado o que se refere à Câmara de Vereadores de Pomerode. Por que será?
Até o ano passado, a publicação saía correta e era o próprio jornal que fazia a transcrição, sendo que não era pago nenhum adicional por este serviço.
O presidente desta casa, Sr. Claus Krahn, me informou que contratou  alguém (não sei quem é) para fazer um resumo da sessão e não a reprodução exata da gravação da sessão.
Esta é a parte do meu pronunciamento a que me referi à Câmara de Vereadores de Pomerode, e que não foi publicado no jornal:
Em alguns  municípios isso também acontece nas câmaras de vereadores. Felizmente, em Pomerode a situação  é muito diferente, pois a câmara é um exemplo pela sua estrutura enxuta e compatível, sem qualquer tipo de mordomia, e sem prejuízo de sua ações e atividades.
A título de exemplo, posso mencionar que nesta Casa não tem veículo à disposição dos vereadores e nem assessores individuais por vereador ou por bancada, o que eu vejo ser correto, e explico por que:
Quando o cidadão se candidata a uma vaga a vereador, já sabe, de antemão, que precisará atuar diretamente e pessoalmente, para fazer jus à remuneração estabelecida, sabendo ainda que não disporá de assessores  pagos com dinheiro público.
Pessoalmente, digo que fui eleito pelo voto e não irei decepcionar o eleitor, pois assumi o compromisso com meus eleitores de que vou fazer a minha parte e disso não irei arredar um milímetro, mesmo que venham a me criticar e menosprezar por esta atitude, mas vou permanecer fiel aos meus princípios políticos e pessoais.
Assim sendo, espero sinceramente que esta Casa  continue sendo exemplo de austeridade no custeio de suas atividades, mantendo sua estrutura atual, que, diga-se ainda, está sustentada em toda a moderna tecnologia de informática e comunicação, e que não venha a imitar o que não deve ser imitado, mas sim combatido, sempre consciente de que o dinheiro do contribuinte deve ser usado em benefício da coletividade, a quem devemos servir.
Nada  disto foi publicado. Por que será?  Foi publicado: ”Ele ainda afirmou que a Câmara de Pomerode é um exemplo de estrutura enxuta”.
Senhor presidente, quero alertar à mesa diretora que a contratação dos dois jornais para a publicação das sessões, feita por CREDENCIAMENTO, está em desacordo com o que preconiza a lei. Como existem dois jornais com publicação semanal, deverá ser feita por LICITAÇÃO (menor preço) e não por credenciamento. Os membros da mesa diretora poderão ter sérios problemas na aprovação das contas se não o fizerem por licitação.
E tem mais, pelo que escuto na cidade, a mesa diretora desta  Casa poderá ficar na história de Pomerode pelas mordomias que a mesma pretende adotar. Dizem que querem:

- adquirir um ou mais veículos para a Câmara.
- Assessores para os vereadores (se o vereador não tem tempo para trabalhar como vereador, sequer deveria ter sido candidato).
- telefones celulares com conta paga pela Câmara.
-Laptop. Acontece que todos os gabinetes  têm computador. Penso que se o vereador prefere um laptop, então que faça a aquisição por sua conta.
- Assessor de imprensa (não vejo necessidade).

Esta é a relação que o povo conta, mas, como dizem, devem ter muitas outras mais.
Nossa Câmara é um exemplo pela sua estrutura enxuta e compatível, sem nenhum tipo de mordomia , que a sociedade tanto critica.
Espero que o bom senso prevaleça  e que a mesa diretora não imita o que não deve ser imitado, mas  sim combatido.
Espero sinceramente que o dinheiro do contribuinte seja usado em benefício da coletividade e não em mordomias e benefícios próprios.
Sala das sessões, 11 de março de 2013.
Vereador Nelson Fischer

fonte: http://www.vereadornelson.com.br/2013/03/3191/

23 comentários:

Anônimo disse...

Era só o que faltava, vereador de uma cidade de 27 mil habitantes querendo inflar mais a máquina pública.

A renovação ocorrida na câmara é resultado de um anseio da população por mudanças na casa.

Será que eles entenderam errado e acham que é pra mudar pra pior?

Nelson, defenda a austeridade. A razão e a população estão do seu lado nesta briga.

Anônimo disse...

Eu so queria entender como o vereador Claus, tem tempo o dia todo para ficar na camara e nao tem tempo para ir trabalhar na Netzsch onde é funcionario...????a empresa nao se interessa?

Anônimo disse...

Muitos deles agora eleitos, até nas redes sociais desapareceram.
E ainda TALVEZ querem fazer isso.
Será que o povo uma hora dessas não vai se cansar disso?
Até quando vão se vender por um FAVORZINHO qualquer?
O povo clamou por mudanças mas até agora........

Anônimo disse...

o legislativo atual é uma vergonha geral tirando a Nelson e a Letícia.

Anônimo disse...

Já pouco fazem, e ainda querem alguem, para fazer por eles. Mudem para Brasilia.
Na campanha, bela viola, agora que estão dentro, pão bolorento. Ganham muito pelo muito pouco que fazem. Ainda quando vão á tribuna, falam besteiras, e só gaguejam.

Anônimo disse...

Não colocar na integrá é desvirtuar totalmente os acontecimentos da câmara.

Isso parece um plano maquiávelico!!

Anônimo disse...

ESSA CÂMARA COM ESSE PRESIDENTE DESPREPARADO PARA O CARGO VIROU UMA PIADA DE MAU GOSTO.

Anônimo disse...

Meu caro amigo, não esmoreça, havendo distorção recorra aos meios disponíveis para resgatar a verdade. Hoje ser honesto parece motivo de gozação e será que alguns da mesa querem acabar de vez com o nosso deputado, num já decidi não votar e se isto acontecer isto tipo de partido tem que ser escoraçado do poder. Sr. Deputado fique de olho!!!
Parabéns compadre pela tua postura.

Anônimo disse...

14:29

Realmente e' a reedição da anterior Escolinha do Professor Raimond como alguém mencionou há alguns dias.

Gagos abundam, despreparados e mal orientados são maioria.

Crêem que são eméritos políticos e não entendem que são um colegiado legislador e fiscalizador.

Tem muito a aprender, não se escuta que buscam orientação e opinião do eleitor.

Louvo as poucas exceções .

Anônimo disse...

e muita gente deixou de votar numa certa pessoa, pois achou que ela estava com a vitória no papo. Depois disseram que o povo não queria mais essa pessoa. Se arrependimento matasse hein?

João José Marçal Junior disse...

Concordo com o Vereador Nelson, no que tange ao direito de ter sua opinião expressa de forma integral, porém não vejo necessidade de que seja publicado nos jornais, a transcrição das palavras do vereador, que poderia ser realizada no site da câmara. Pois se torna mais objetiva a leitura de um resumo para o leitor dos jornais, porém este texto tem que ser fiel ao discurso do vereador. Sendo então justa a reclamação do vereador, quando houve uma omissão de sua opinião, ferindo o direito da liberdade de expressão do Vereador na Tribuna.
Quanto ao credenciamento dos jornais, eu desconheço o teor do procedimento administrativo, mas quando há definição pelo poder público do valor, forma de publicação e periodicidade; todos os interessados devem cumprir estas obrigações e podem ser credenciados.
Nesse sentido, encontra-se o Prejulgado nº 1788/2006 do Tribunal de Contas de Santa Catarina, que pode ser utilizado por analogia no caso de Pomerode:

1. Para a divulgação de atos administrativos, avisos e outros procedimentos que venham ao encontro do interesse da coletividade por meio de transmissão radiofônica, os Poderes Executivo e Legislativo da municipalidade, além da
contratação por meio de licitação, podem realizar sistema de credenciamento de
todas as emissoras interessadas, mesmo no caso de rádio comunitária, quando não for a única a ser captada pela população do município .
Consta no prejulgado ressalva no sentido de que a contratação por meio de
credenciamento somente será cabível “quando aberto a todos os interessados” e
desde que os requisitos, cláusulas e condições sejam preestabelecidos e uniformes,
inclusive quanto à forma de remuneração fixada pela Administração, vinculação
ao termo que autorizar o credenciamento, responsabilidade das partes, vigência e
validade, casos de rescisão e penalidades, bem como o foro judicial, devendo
haver publicação resumida da contratação.

Deixo claro que esta é minha opinião e não a verdade absoluta, sendo que meu entendimento pode ser modificado caso haja subsídios justos, pois o direito é dinâmico.

Somente torço que os vereadores se entendam e corrijam suas divergências, pois a divisão de forças causa prejuízo ao trabalho da câmara como entidade representativa do Povo.

Anônimo disse...

Tudo isso só tem um propósito e o povo já matou a charada: é o pessoal da oposição querendo ver o circo pegar fogo.

Mas toda essa indignidade tem um preço muito alto aos que se calam.

De nada adianta uma lâmpada guardada em uma gaveta.

Anônimo disse...

Sabem quanto custa um deputado no Brasil? R$10 milhões por ano. Na Alemanha, Canadá e EUA custa R$2 milhões. ISTO É RIDÍCULO.
Agora temos a infeliz demonstração de que VEREADORES de uma cidade de 27 mil habitantes, ao invés de se inspirarem no espírito trabalhador do pomerodense, vão se inspirar no espírito picareta dos politiqueiros brasileiros, inflando os gastos da máquina pública, advogando em prol de regalias para si próprios para que possam mamar e fazer demagogia, tentando assim chupar votos para a próxima eleição. TRABALHEM COM COMPETÊNCIA, CUIDANDO BEM DO RECURSO PÚBLICO, EM PRIMEIRO LUGAR DOS GASTOS DA CÂMARA E DEPOIS DO EXECUTIVO. Caso contrário, somente o Nelson permanecerá novamente daqui a 4 anos.
VERGONHA!
VEREADOR DE CIDADE PEQUENA NÃO É UM TRABALHO CHIQUE. NÃO PRECISA DE TERNO NEM DE ASSESSOR NEM DE CARRO OFICIAL NEM DE LAPTOP NEM DE VERBA DE GABINETE NEM DE PALAVRÓRIO BONITO. É trabalhar com seriedade e humildade, e só.

Anônimo disse...

19:01
Tem que mudar muita coisa , aguardemos então, esperança é a última que morre,e se mudar, daí sim poderemos dar créditos.

Anônimo disse...

08:51

Isto é problema da empresa e do empregado, e por parte da empresa que mencionaste só digo uma coisa: la não tem moleza.

A Wild Garden disse...

Excelente trabalho, sempre colaborando para a informação do desligado público de Pomerode. Uma pena, a cidade é linda, temos que ter uma administração compatível! Senão vai ficar perigosa como as das quais desisti.

Anônimo disse...

Realmente tem muita coisa errada e não tem como arrumar tudo de uma só vez. Estão inventando "modas" para tentar desestabilizar quem lhes tirou o poder.
Parabéns Vereador e Prof.Nelson,por sua conduta e postura digna de uma pessoa que foi votada para defender os interesses do povo e não de uma minoria que se acha "poderosa".
Votei no senhor 2 vezes e se tiver outra chance voto de novo.
Um abraço, R.R.C.O.F.G.

Anônimo disse...

Na legislatura passada, composta por pessoas supostamente mais letradas, a percepção popular foi de que os vereadores perderam-se em assuntos de pouca relevância, relegando a segundo plano seu real trabalho: propor soluções para problemas relevantes da cidade e acompanhar sua execução pelo executivo, sempre cuidando do bom uso dos recursos.

A renovação vista neste pleito foi uma expectativa de eleger pessoas que desempenhassem o dever do vereador de forma menos pretensiosa e mais preocupada com seu resultado prático, trazendo consigo o espírito trabalhador do pomerodense.

A ameaça que começa a despontar é justamente o oposto do que se esperava: vereadores legislando em causa própria (o que é sempre de péssimo gosto), defendendo inchaço ainda maior da máquina pública e práticas pequenas de barrar assuntos de interesse do município somente para exercer oposição gratuita.

Estão na contramão da renovação que a sociedade espera, e caso não o percebam serão condenados pelo eleitor ao ostracismo político.

Anônimo disse...

10:08

desligado povo.....

Onde devemos estar ligados, para informação temos o Sauer e o Testo Notícias , para embrulhar tainha a coisa e' mais em baixo.

Administração mais compatível, com que ?
Acabamos de eleger democraticamente uma nova e sabemos que "Vox populista, Vox Dei"

Desistiu de onde. Creio que para cá vieste por livre arbítrio , e nos cá estamos pelo mesmo principio, portanto ......

Alfred Neumann disse...

A Wild Garden

Um Jardim Selvagem, este pseudônimo me intrigou !

Seu comentário não entendi onde queres chegar.

Bem vinda 'a arena de debates da Pomeuroda onde pululan Gladiadores da defesa de idéias , alguns sonhadores, alguns aproveitadores e alguns que gostam de ver o circo pegar fogo, a alegria do personagem mais popular do picadeiro, todos sob a batuta do Bachmann !

Anônimo disse...

A Royal Bachmann's Orchestra tem como Música Tema o Samba do Crioulo , e ontem já chegou mais uma instrumentista diretamente dos Jardins Selvagens .

Da-lhe Maestro, mantenha a Bachmanniana sempre mais afinada e popular sob sua batuta,.

Anônimo disse...

Bachmann ,

depois desta : " Arena de debates onde pululam Gladiadores" , sugiro a criação , no Blog, das Pérolas do dia, ou semana, que ao final seriam votadas para Pérolas do ano.

talvez surja alguém para competir com famoso personagem do mundo futebolístico que até coletânea impresa tem.

Rafael Ardiles Lemke disse...

O pior do Brasil é o brasileiro. A midia manipulou e manipula tanto as pessoas que quando tocamos em asuntos realmente importantes eles acham chato. Encontrei um grupo de pessoas conversando sobre musica (aroxa) e um outro cara falou algo sobre leis e tal. Na hora todo mundo virou a cara pra ele e foram comprar vodka pra fazer um cuba. A credito que grande parte da populaçao pensa assim e nao vejo como mudar isso se nao pela educaçao. Nao pela igreja, nao pelo esporte.....somente pela educaçao.