3 de março de 2013

HERANÇAS




foto gentilmente cedida por Testo Notícias. 

Sem espaços pertencentes ao poder publico que abriguem o Conselho Tutelar, Creas, Cras e Assistência Social e, não podendo colocar estas entidades na praça, debaixo de uma arvore sob uma lona preta, só restou à atual administração, renovar contratos de aluguel firmados pela administração anterior.

Os locais serão viabilizados futuramente como com a Secretaria da Educação que estará localizada junto à UEJA.

Postos de Saúde e  Escolas. foram construídos com área insuficiente e precisam ser ampliados.

E serão.   

A  Secretaria de Turismo está instalada num cubículo, a secretaria de agricultura em duas dependências por falta de espaço e não há garagens nem local para estacionamento de bicicletas e motos.

De olho no futuro, o prefeito Rolf, diz que é preciso governar para Pomerode e para os Pomerodenses e não para um partido ou um grupo.







17 comentários:

Anônimo disse...

Também os bombeiros devem seguir para um novo local de acordo o prefeito. Tomara que seja local apropriado

Anônimo disse...

Uehhhh Mas está acontecendo a mesma coisa que sempre aconteceu. A única coisa que mudou foi o nome do grupo. E só.

Anônimo disse...

Quem vai pagar a conta da privatização da coleta de lixo?
A coleta vinha sendo feita de maneira regular e satisfatória há muitos anos, com pequenos problemas pontuais, sempre sanados quando havia uma reclamação.
Agora, o prefeito prega a privatização para resolver um problema que até então não havia. E a conta virá, para todos.
Assim é fácil administrar. Deu problema, privatiza. Até o final desta administração o que mais será privatizado? Saúde? Educação? Turismo?
A filosofia é esta: o que não sei fazer bem, PRIVATIZO.
VAI DOER NO NOSSO BOLSO.

Anônimo disse...

IMAGINA O CUSTO DO RECOLHIMENTO PRIVATIZADO!!!!!!!

Anônimo disse...

p/12:05
Esta deve ser uma ranhura política pois quem pensa um pouco, seja do partido A,B,C, etc sabe perfeitamente que a privatização é uma grande economia para o município. Olhe lá na Ervino Beach International, estrada de chão, esburacada, o coleta funciona melhor que na deutsche city of Pomeroda e como é que lá a prefeitura dá conta, você sabe perfeitamente que o nosso município é um dos maiores arrecadadores de impostos. Privatize Rolf, não votei em ti mas tens minha admiração pela coragem de enfrentar a realidade, pois recebeste um presente de grego e você comentarista do horário citado por que não falas sobreisto?

Anônimo disse...

Sou o comentarista do horário citado (12:05)


Desde os primeiros dias de janeiro a população de Penha paga mais caro pela coleta de lixo. Na maioria das localidades, onde o caminhão passa três vezes por semana, a cobrança anual à vista subiu de R$ 110,21 para R$ 256,39, em 2013.

Esta forma de pagamento já inclui 5% de desconto, e no caso de parcelamento o custo fica em R$ 22,49 por mês. Na prática o reajuste representa mais de 232% de aumento, e segundo os moradores não houve nenhuma explicação prévia da empresa responsável pelo serviço.

Quando o boleto chegou na casa do programador de web Rafael Antônio Minoli, na semana passada, o susto foi grande. Ele explica que até 2012 a tarifa vinha incluída no IPTU, e só neste ano os valores foram separados em dois carnês.

O documento do imposto predial chegou nesta quinta-feira às casas da cidade, e no caso de Rafael o custo indicado é até menor que o do recolhimento do lixo. Mesmo sendo possível parcelar em até 12 vezes, ele acredita que o prejuízo vai ser grande para muitas famílias, especialmente as de baixa renda.

- Estamos no escuro e com um grande problema nas mãos. Eu não vou pagar essa taxa enquanto não explicarem o reajuste absurdo - afirma.

Outras pessoas seguem o mesmo exemplo e prometem até buscar alternativas para o pagamento. Atendente em uma loja no Centro do município, Maristela Pereira Duarte pretende acionar o Procon se for comprovado que a nova cobrança é abusiva.

- Está muito caro e ninguém entendeu a razão do aumento. Vou procurar meus direitos - destaca.

Para as ruas em que a coleta ocorre duas vezes por semana o custo é R$ 177,50 no pagamento à vista. O parcelamento mensal é de R$ 15,57, sem descontos.

Contrato

A Secretaria da Fazenda de Penha explica que a desvinculação da taxa de lixo ao IPTU e o reajuste no valor são responsabilidade da Recicle Catarinense de Resíduos. A administração municipal e a empresa têm um contrato desde 2007, prevendo que a Recicle execute a cobrança.

Até 2012, porém, a prefeitura decidiu não repassar o cadastro das residências e dos moradores, fazendo ela própria o cálculo da tarifa e repassando um valor mensal para a empresa. A Recicle entrou com uma ação judicial há alguns anos, deferida no fim de 2012, para que o acordo inicial fosse cumprido.

- Não sei qual o motivo na época, mas foi uma decisão da prefeitura não deixar a responsabilidade com a Recicle, mesmo estando previsto em contrato - admite o secretário da Fazenda do município, George Wanderlei da Silva Alves.

Tarifa não teve reajuste nos últimos anos

Como nos últimos anos não houve reajuste por parte do poder público, a Secretaria da Fazenda pondera que o aumento da Recicle deve ter ocorrido em razão desta defasagem. O secretário George orienta inclusive que os moradores procurem diretamente a empresa, e não o setor de tributação da prefeitura.


O aumento acompanha preços aplicados em outros municípios em que a Recicle coleta o lixo. Em Balneário Piçarras, cidade com cerca de 8 mil habitantes a menos do que Penha, a taxa custa R$ 21,06 por mês ou R$ 240,08 por ano. Lá, o caminhão passa três vezes por semana, em todas as regiões.

fonte:http://www.diariodacidade.com.br/noticia/itajai/artigosVer_cidade_noticia.php?artigoID=21377&capa_canalID=

Com a palavra o 17:44

Anônimo disse...

temos que analizar o seguinte sao somente tres meses de trabalho,não da pra fazer tudo em tão pouco tempo.
esperem mais ums dois anos que dai vai dar pra ver os resultados.

Anônimo disse...

PRIVATIZAÇÃO VAI SER UMA ENORME DOR DE CABEÇA, MAS OS DE GRANDE TINO NÃO CONSEGUEM ENTENDER, NÃO É?

Anônimo disse...

IMAGINA O CONTRIBUINTE TER QUE PROCURAR UMA EMPRESA PRIVADA PARA RECLAMAR.

SOMENTE OS ESPERTALHÕES DE PLANTÃO ACHAM ISSO BOM.

Anônimo disse...

nao falem o que nao sabem. Houve sim uma reduçao forte no custo do aluguel. Realmente nao há espaço e nem dinheiro para adquirir nesse momento novas áreas pois é necessário pagar dividas do prefeito anterior. A secretaria de turismo vai para o conjunto cultural mas é necessário a reforma. A prefeitura nao tem grana pois precisa pagar divida de administraçao anterior. alias novas bombas estao vindas como terrenos colocados em utilidad epublica e naopagos. Desta vez a imprensa será acionada, inclusive em relaçao a nova ponte do ramthun onde esqueceram de pagar os donos de terrenos.

Cleide Kamchen disse...

Apesar de ser servidora pública municipal, desconheço a atual situação financeira do Município. Poucos servidores têm acesso a essas informações. Muito é falado, comentado, porém nada comprovado.


Mas infelizmente era percebido o descomprometimento, o descaso, a inobservância da economicidade, da eficiência da coisa pública. Era sim visível.


Sinto que muito mudou, mas é preciso mais.


Se o governo anterior não resolveu, cometeu irregularidades, não observou os trâmites necessários, é salutar que providências sejam tomadas em relação a isso. Porém a Administração Pública também é regida pelo princípio da continuidade e portanto, é necessário que os serviços fluam, andem, pois o povo quer ver suas necessidades resolvidas, supridas.


E se há problemas financeiros de fato, que haja a tão propagada redução do número de cargos em comissão. E que a redução seja significante!!!


Aposto na atual administração; percebo que há cobranças; percebo que há diálogo; percebo que o clima está amigável, mas gostaria de ver o discurso propagado em ação.

Anônimo disse...

P/ Cleide
Somente as mudanças feitas em janeiro e fevereiro, a prefeitura já economizará R$ 1.500.000,00 por ano. E vai ter muito mais. Tenham calma até os 3 primeiros meses passarem. Depois disso voces verao a real situação financeira da prefeitura e bem possivel a readequaçao estrutural. O problema é que além dos compromissos financeiros deixados, até obras nao podem ter continuidade por falta de contrapartidas deixadas para estes projetos. Até agora já estmos falando em mais R$ 3.000.000,00 em contrapartidas, terrenos nao indenizados e passivos nao pagos.

Cleide Kamchen disse...

Comentarista das 19:51h!!!


Assevero, inicialmente, que aposto na atual administração e percebo o zelo com a coisa pública.


Hoje me deparei com valores significativos que foram deixados como herança do governo anterior.


E para cumprir o que fora propagado na campanha eleitoral, a casa deverá estar arrumada, ajeitada. Um ano para arrumar... acredito.


É torcer pelo aumento de arrecadação, além de outros trâmites para receber verba dos governos estadual e federal.


E a população pomerodense tem o direito de ter conhecimento dessa má aplicação do patrimônio público.

doraci disse...

gostaria de me manifestar quanto a taxa em Penha , que realmente é abusiva, levando se em conta que não é uma moradia e sim uma casa de veraneio, como é feito o critério disso? E também ta na hora de o povo exigir tbm a coleta dos lixos nas ruas onde não tem casas , pois a cada ano que passa os lixos aumentam , sem contar com a má conservação da cidade em geral levando se em conta de ser uma cidade turística. VAmos começar a cobrar os nossos direitos tbm, pois contribuimos com IPTU e trazendo amigos de várias partes de Santa Catarina, sem contar que contribuimos com o comércio local. Acorda povo!!!!!!

Anônimo disse...

Cleide:

O que se quer é a transparência dos atos. Você está certa nisso. Se houve algo errado a populaçaõ tem que ter conhecimento e que irregularidades sejam denunciadas ao ministério público, tribunal de contas.

Anônimo disse...

não vamos comparar pomerode a penha, mas vamos tomar como exemplo, bal. camboriú, onde a coleta de lixo e a limpeza de praças e avenidas principais são feitas por empresa da iniciativa privada, e olha que meus amigos, que lá convivem, alegam que mudou em mto, desde a terceirização;não havendo mais justificativas, qto à quebra de caminhoes, faltas por doença de servidores; já em blumenau, parece que tbém é tercerizado o serviço, mas em dezembro e janeiro, a coleta tbém se torna precária e problemática;
deve haver um cuidado e mto critério e coerencia na escolha da empresa e na elaboração do contrato a ser firmado entre Prefeitura e a eventual empresa que assumirá os serviços;
quem sabe seja possível, os técnicos competentes desse setor pegarem uma cópia de bal. camboriu e adpatá-la para a realidade de pomerode.

Anônimo disse...

em Balneário Camburiu é assim:

Prezado Usuário,

A partir de agora você poderá tirar dúvidas, consultar débitos e emitir 2ª via para pagamento da Tarifa de Coleta de Lixo de seu imóvel sem sair de casa.


Fonte:http://ru.ambsc.com.br/atendimento/Identificacao.aspx?ReturnUrl=%2fatendimento%2fDefault.aspx

Coleta de lixo é cobrada como conta de agua e conta de luz.