12 de outubro de 2012

MANOEL JOAQUIM DA BOSTA - LIV




A manhã de domingo já trazia novos ares, as pessoas pareciam mais alegres, toava que algo estava por vir. No final de uma tarde ensolarada, as mudanças tão aguardadas se anunciavam. A liberdade, igualdade e fraternidade retornavam para essas terras maravilhosas e gentis. Os republicanos venceram o plebiscito. Os plebeus e alguns nobres foram para as ruas comemorar. Desfilaram alegres pelas ruas e ruelas do reino. Tinham consigo a vassoura de palha e cipó, para que não seja esquecido o dito antes do plebiscito. Esperam que a partir desse momento o nosso país, com a república restaurada, com presidente escolhido pelo povo, consiga novos rumos. Que sejam atendidos os anseios de todos, que sejam agraciados com uma excelente administração os burgueses e a plebe. Que se consiga o mais rápido possível não mais discernir uns dos outros. A alegria ainda estava estampada em muitos na segunda de manhã. Esses sabem com certeza que o voto faz a diferença. Mas não pode se tripudiar os vencidos. A diferença mínima de votos deve orientar isso. O momento é de escolher aqueles que durante quatro anos irão auxiliar o Presidente Nicoro nessa empreitada. Mas não poderá de modo algum ser esquecido que venceram por terem prometido mudanças. E essas deverão que ser feitas, senão trairá a confiança lhe depositada. A população do reino demonstrou isso claramente nos escolhidos para o Conselho Legislativo. Somente um que conseguiu o feito da reeleição. Isso somente chancela mais ainda o que o povo espera. Que isso seja levado em conta na hora da escolha dos seus de primeiro escalão, e os de confiança em outros cargos. A mudança de monarquia para republica é algo impactante, e aqueles de confiança da monarquia não terão nenhuma valia. Republica é republica, monarquia é monarquia. Muitos beliscantes do reino, aqueles que estavam agarradinhos na sua tetinha, esses até já falam bem de Nicoro. Alguns já pretendem se filiar ao partido republicano. Além de sem vergonhas ainda são muito caras-de-pau. Mas aquele que chegou ist der Mann. Ele sabe bem, que muitos irão querer continuar com suas mordomias, mas o voto foi para mudar essa situação de sangue- sugas na administração pública. E assim o deverá fazer. Surpreende a todos que o querido Ovelhinha de província ao sul conseguiu a sua vaga no conselho de legisladores, e assim o coração da campanha do mesmo, o Ego consegue firmar seu nome como marqueteiro político. Destronou os velhos lobos políticos da cidade. Os jovens demonstram que sabem muito mais do assunto, que aqueles que anos após anos, fazem as campanhas com favores e presentinhos. É de parabenizar os mesmos, e querer que permaneçam na política, para que logo possamos alcançar um grau mais elevado de ética, moral e decência. Fiquem e espalhem as suas sementes. O recado foi dado por vocês. Mas o recado que fica desse domingo de plebiscito, é que o povo pode sim. E assim espero dias melhores para todos. Irei descansar um pouco, acompanhado de muitos...ovos de codorna.

M. J. Da Bosta

Obra de ficção. Qualquer semelhança com nomes, pessoas ou acontecimentos reais terá sido mera coincidência.

20 comentários:

Anônimo disse...

Tripudiar os vencidos jamais.
Esquecer as marcas que deixaram: nunca.

Anônimo disse...

descanse bastante ate o novo ano chegar pois este vai ser duro e decepcionante.viva pomaroda.

Anônimo disse...

12:21

Por que não vai mais ter mama-tetas?

Anônimo disse...

Gostei!!

Muito bom!

Anônimo disse...

o eleitor consciente quer um basta da administração de coronéis, mamatetas,oligarcas, capachos, tiranos da pior especie, pau mandado, etc.
a substituição dos cargos de secretários deve ser criteriosa e coerente, para atender aos anseios da população.
leit ist es nicht,

Anônimo disse...

sabe o que escutei pessoas falando por aee, já que esse blog é acessado em todo o mundo kkkk

tem uma turma aee que conseguio roubar a senha do bachmann e acessar o painel de atualização desse blog...

é logo logo pessoas, o capim azedo vai apodrecer

Anônimo disse...

14:312

DEVE SER RUIM PERDER UMA CAMPANHA!?????

Não é, mama-teta????

Ou capacho?????

Ou pau-mandado?????

Anônimo disse...

bandidos de senhas, não há crime perfeito, pode demorar, mas serão alcançados pela justiça divina.
podem ludribiar, retardar a justiça dos homens.

Anônimo disse...

o sauerkraut democrático e internacional já superou vários obstáculos escusos, muitas adversidades; perseguição dos coronéis, detentores do poder público, de políticos com passado duvidoso; de servidores públicos(poucos), enfim, de pessoas, que querem impor tudo a todos, sem permitir uma opinião diferente, sem opressão; e sobreviverá por mtos anos, livre, para publicação de ideias, que venham trazer melhor qualidade de vida aos pomerodenses.
Graças a deus, que não depende do dinheiro dos poderosos, como outros veículos de comunicação da pomarrouda.

Anônimo disse...

p/14:31
A eleição passou e alguns idiotas continuam ameaçando. Aos comentaristas, não se intimidem, roubar senha é crime cibernético e é bom parar porque sou capaz de citar nomes e para o seu conhecimento o MP acompanha este blog.

Anônimo disse...

Isso se 14:31 sabe o que é MP !

Anônimo disse...

Quem está ameaçando é o pessoal que está com a vassoura nas mãos. E os funcionários estarão esperando com a ponta do tapete levantada. Vão jogar embaixo do tapete. E depois volta tudo para os corredores.

Anônimo disse...


DE 12,21 PARA 13,06 PARA MIM E OTIMO SE ACABAREM COM TODOS OS MAMA TETAS PAGOS COM NOSSO IMPOSTO MAS NAO SE ILUDA ESTE MAMIFERO E UM BICHO CAMALEAO E PARA SOBREVIVER MUDA DE COR E SE PRECISO ATE DE PELE, TODO MAMA TETA E ANTES UM VIRA CASACA........EU NAO VIVO DE POLITICA E NEM TENHO RENDA AQUI EM POMERODE ...NAO ACREDITO EM PAPAI NOEL DESDE QUE COMECEI A TRABALHAR FORA AOS 9 ANOS DE IDADE...UM ANO APOS INICIO DO MANDATO VAI ESTAR TUDO IGUAL.

Anônimo disse...

Estás muito enganado!
Nada irá para baixo do tapete. Principalmente porque o atual prefeito vai deixar a prefa em frangalhos e com muitas dívidas!
Você realmente acredita que no final da limpeza irá sobrar muitos do mama tetas?Somente quem trabalha e é útil ficará,o resto já era!

Anônimo disse...

os cargos comissionados precisam ser reduzidos, e tbém a lei de gratificação de função precisa ser revista, pois privilegia apadrinhados políticos.
a mudança se fará necessária, pois o eleitor, que confiou seu voto na mudança, irá exigir, irá cobrar, o cumprimento do plano de governo.

Anônimo disse...

19/31 Não vai sobrar mamas tetas desse governo,mas vai ter renovação de outros mamas tetas,isso é a politica,e o grande homem sabe,só não esclarece.

Anônimo disse...

precisa se constituir uma comissão de transição, para que tenhamos decisões conjuntas, pacíficas, coerentes, sem abusos administrativos, para não haver, o tradicional " diz que diz", depois da posse no dia 1º de janeiro; afinal todos precisam trabalhar para o bem estar da coletividade, com inteligência, criatividade e sem excessos financeiros, baseado na legislação vigente.

Anônimo disse...

A LEI DA GRATIFICAÇÃO ( PORTARIA 51 ) É EXCELENTE.

O PROBLEMA QUE A ADMINISTRAÇÃO DO PAULO DEU GRATIFICAÇÃO EM TROCA DE VOTOS.

MAS A LEI É CLARA, SOMENTE PODE RECEBER GRATIFICAÇÃO, QUEM REALMENTE FAZ ALGO ALÉM DO SEU CARGO DE CONCURSO.

SENDO QUE NESDSA MUITOS GANHARAM SER FAZER NADA EM TROCA - E OS VEREADORES NÃO FISCALIZARAM - MAS TAMBÉM NÃO SE REELEGERAM.

Anônimo disse...

a lei da gratificação precisa ser revista, ela não fixa critérios justos, deixa a bel prazer do prefeito, e aí, é claro, sempre beneficia aqueles, que tem mais contato com o prefeito, em sua maioria apadrinhado político.
na minha modesta opinião, paga-se bem o servidor, conforme tabela salarial.
Se precisar de + alguém para algum serviço imprescindível, precisa-se analisar criteriosamente e então criar + uma função e preenche-la, através de concurso.
pois do contrário, sempre teremos injustiças, pra mim cabe gratificação e pra vc não.
aí começa a discórdia.

Anônimo disse...

22:50 Tens razão!! Assim concordo e revi minha posição cforme acima.