19 de outubro de 2012

150 ANOS DA COLONIZAÇÃO


O CEMITÉRIO DOS IMIGRANTES NÃO PODE CONTINUAR ABANDONADO E INACESSÍVEL AOS POMERODENSES.

OS DESCENDENTES, OS ESTUDANTES, OS PESQUISADORES, OS HISTORIADORES E ATÉ OS TURISTAS DEVEM TER ACESSO AO LOCAL ONDE REPOUSAM OS RESTOS MORTAIS DOS PIONEIROS QUE UM DIA, DEIXARAM A DISTANTE POMERÂNIA E POVOARAM AS MARGENS DO RIO DO TESTO.

É PRECISO ELABORAR UM PROJETO DE RECUPERAÇÃO DA ÁREA E BUSCAR RECURSOS EM FUNDAÇÕES, JUNTO AO GOVERNO FEDERAL, O ESTADO OU ATÉ MESMO, JUNTO ÀS EMPRESAS DA CIDADE, BENEFICIADAS COM ÁREAS DE TERRAS, SERVIÇOS DE TERRAPLANAGEM, ISENÇÕES E OUTROS. 

OS IMIGRANTES MERECEM DESCANSAR EM PAZ EM JARDIM DE FLORES E ÁRVORES FRONDOSAS. 



44 comentários:

Anônimo disse...

Esse já foi depredado por uma familia de coroneis da cidade, quando morava anexa ao mesmo.

Anônimo disse...

Falta de respeito, vergonha para a colonizacao alemã .

Anônimo disse...

Onde ficou a SERVIDÃO de acesso??

Alguém se apoderou do caminho???

Anônimo disse...

Isso para eles não é cultura e tradição!

Não tem como viajar a Alemanha e trazer " um modelo " de lá.

Anônimo disse...

Como se entra lá? Gostaria de conhecer. Mas a rua que me indicaram (ao lado da Igreja Luterana Centro),
não dá acesso.

Anônimo disse...

acesso através de vôo panoramico, helicóptero, ou de canoa pelo rio do testo.

Anônimo disse...

gastar dinheiro com morto não é sensato. O dinheiro dos impostos que seja aplicado com os vivos. Essa manutenção que seja feita pelos familiares dos mortos. Aquele cemitério é propriedade privada e seus donos que o mantenham limpo. Ou sejam multados por negligencia.

Anônimo disse...

é, daí ficará difícil, pois os vivos pensam como vc e ninguém investirá em manutenção, e não sei, qual a lei dos homens, que autoriza aplicar multa por neglicencia, em cemitério privado.

Anônimo disse...

Qual é o caminho para poder visitar o Friedhoff

Antônia disse...

Morrer...ksksksksksksksksksksksks

Anônimo disse...

Ótima colocação, esta ai uma perfeita ideia para manter sim nosso patrimônio histórico!!!

Anônimo disse...

Junta tudo o que restou faz uma capela uma homenagem e deu neh.

Anônimo disse...

Mas não com dinheiro público. Que os responsáveis pelo cemitério o façam. Ou o Cemitério não tem dono?

Anônimo disse...

Taí uma boa idéia. Tipo museu dos cemitérios. Em Memorian aos colonizadores. Aproveitamos os 150 anos de colonização, e pegamos o Friedhof para homenagem. E com isto se restaura, ou dá uma limpadinha, ou ao menos abre ao Pomerodense.
Ahhh Pasta Lisenberg, como fazes falta. Já irias dar idéias. Aliás nem deixaria chegar a este ponto.

Anônimo disse...

O local onde estão enterrados aqueles que por primeiro aqui aportaram, com certeza é cultura e tem que ser restaurado.

O problema que ignorantes não sabem disso e vem dar palpites.

XUUUUUUUUU!!!! MAMA-TETA!!!!!

Anônimo disse...

Já passou da hora, de serem lembrados.
QUANDO VOCÊ MORRE EM UM PAÍS SEM MEMÓRIA É ASSIM....CABE A NÓS POMERODENSES MUDAR ISSO.
Um povo sem cultura ? Não, não queremos isto.

Anônimo disse...

Parabéns Bachmann por ter levantado o assunto. De fato é um descaso com a história de Pomerode, Lá estão os restos mortais dos imigrantes. Infeliz é quem ve a manutenção do cemitério, como algo dispendioso. Isso é cultura também. Aqui acham que apenas as festas traduzem a cultura local.

Anônimo disse...

Não acho que não seja cultura. Só acho que deixar de pagar exames de alta complexidade, tratamentos de alta complexidade, internações e etca para colocar dinheiro em cemit´rio é o fim do mundo. Porque a cultura tem que ser feita pelo setor público?
Se é importante então que o setor privado faça. Quem abe as empresas locais colocam dinheiro nisto? Mas ainda assim Seria mais importante alimentar os famintos do mundo. Os mortos, com todo o respeito, que descansem em paz. Respeitem os vivos que sofrem, passam fome, não tem teto, não tem instrução, não tem nada.

Anônimo disse...

22:10 Você diz isso porquê não tem ninguém enterrado lá. Como você se sentiria se seu filho(a), mãe, pai, irmã, irmão, esposa....tivessem seus restos mortais lá?
Gostaria que estes BRAVOS IMIGRANTES fossem respeitados. Apenas isso.
A Memória precisa ser respeitada.
Exames de alta complexidade compete à Saúde ao Sus. Cultura é com a Secretaria de Cultura. Antes de deixar burrice aqui escrita, informe-se: para cada secretaria é destinado uma verba.Quero ver se tu vai achar o fim do mundo se "seus" amados que já partiram fossem deixados no esquecimento, ruínas, lixo, ratos, vandalismo. Os vivos que peguem uma enxada e vão trabalhar.
OBS: estamos procurando desde início de Agosto uma diarista:nada. Um jardineiro: nada.
Temos uma vizinha acamada, precisa de uma acompanhante: nada.
Conheço um Senhor com Alzheimer, não acharam um profissional masculino para acompanhá-lo, enquanto os jovens de sua família trabalham.
O Ser Vivo que sofre hoje, não tem comparação com os SERES que vieram em 1686.....enfrentando todo tipo de adversidade de uma Terra desconhecida: cobras, índios, sussuaranas, porcos selvagens, malária, ...... ahhhhh...tenha bom senso.

Anônimo disse...

22:10

Cultura faz parte das obrigações de nossos governantes.

O Setor Privado, gera empregos, paga altissimos impostos, fornece à seus colaboradores planos de saúde, etc.

Agora, chamar o Setor Privado para resolver as maselas que os governantes fazem, e, creia-me sempre é chamado e sempre colabora é socialismo de mediocre.

As Empresas colaboram, geralmente anonimamente com Hospital, Creches, Bombeiros, Asilo, Apaes, Liga de Combate ao Cancer, Ama Bichos, Cadeirantes..... e por ai vai.

Na sua conjectura, quem sabe pode pagar é assintosa para as Empresas e seus colaboradores que são os maiores contribuintes de Impostos deste Pais, Estado e Municipio.

Veja bem, a palavra "imposto" é perfeita, pois simplesmente significa algo que se faz por imposição e não por voluntarismo.

Anônimo disse...

22:10

Vc. Escreveu:

Só acho que deixar de pagar exames de alta complexidade, tratamentos de alta complexidade, internações e etc
Respeitem os vivos que sofrem, passam fome, não tem teto, não tem instrução, não tem nada.

Pergunto: como fica o NUNCA ANTES NESTE PAIS ?


Anônimo disse...

Fim do Mundo é não saber diferenciar Secretarias. Cada qual recebe verbas.
Informe-se melhor antes de falar M... !

Anônimo disse...

A Morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender!

Anônimo disse...

Os que falam desse cemitério, no caso mal, em relação as verbas, devem ser os forasteiros, que abandonaram os seus mortos a própria sorte, e agora querem esculhanbar na nossa cidade.

Anônimo disse...

16:11 Muito bem colocado.

Anônimo disse...

16:11

Sera gente das barrancas de um grande rio?

Anônimo disse...

Para 22:10
Afinal, o que é para você Cultura?

Anônimo disse...

Prá eu curtura é sumitério ksks

Anônimo disse...

Espana, espana, espana.
Óia, Óia, até nossos ancestrais são humilhados. Man, man que cidade é essa que não quer manter viva a memória de um Povo.
Lápide para Pomerode:
AKI CHAS UMA VEIZ UMA CIDADE QUE CHÁ ERRA "DIE STADT" .

Anônimo disse...

Vou tentar argumentar.
Para você 12:39
Se você tem parentes lá, cuide deles. Tenho meus mortos, são meus e por isso cuido bem de sua última morada. Não vou pedir esmola para o poder público cuidar da sepultura deles. Eu mesmo cuido. Meus ascendentes foram bravos imigrantes, estão mortos e bem cuidados. Por mim.
Voce me chama de burro. Não sou burro. Talvez você seja, pois diz “Como você se sentiria se seu filho(a), mãe, pai, irmã, irmão, esposa....tivessem seus restos mortais lá?”. Se o cemitério é de imigrantes, todos estão mortos. Voce conhece o irmão de alguém enterrado lá que ainda esteja vivo? Isso é burrice.
Quanto aos empregados domésticos ofereça um salário compatível com o nível salarial da cidade, que você acha bons funcionários. Assine carteira, recolha inss, fgts e tudo que um ser humano digno merece para trabalhar para outro ser humano.
Para o 13:11
As empresas não pagam impostos, quem paga é o consumidor. A empresa repassa o imposto para o governo.
O setor privado a que me refiro não são as empresas, propriamente dita, mas sim os proprietários do cemitério. Afinal, de quem é o cemitério? Mas se alguma empresa quiser adotar um túmulo, tudo bem.
Para o 14:47
Sei diferenciar secretarias. Só acho que o dinheiro que iria para o cemitério deveria ser mandado para a secretaria de saúde, ou de educação. O dinheiro da cultura seria muito bem empregado em dança, teatro, musicalização, alegria, vida. Um belo monumento aos pioneiros, com possibilidade de grande visitação. Quem gosta de ir no cemitério?
Para os 16:11, 19:35 e 20:11
O sentimento de segregação que nutrem em suas almas não lhes trará bem algum em suas vidas.
Para o 20:26
Para mim cultura é tudo o que pode ser passado de uma geração à outra e que define uma determinada população, como suas danças, lendas, costumes, arquitetura, língua, enfim tudo aquilo que vemos ser muito bem feito aqui em nossa cidade. Acho que o cemitério também faz parte desta cultura e disse isso no inicio de meu comentário. Só não concordo em colocar dinheiro lá, quando quem deveria ter feito não o fez.

Anônimo disse...

23:38

Somente por que eles não fizeram, não quew dizer que o poder público não teva ajudar.

Muita conversa para nada!

Anônimo disse...

Para você que tentou argumentar.
Há sim e conheço duas pessoas com idade avançada que tem os Pais enterrados lá. Conheço outra pessoa, que pediu que eu deixasse registrado, uma vez que tem + de 90 anos e não sabe digitar: o mesmo refere que naquele cemitério há uma mulher enterrada, a qual foi vítima de picada de cobra. Refere o idoso, que tal mulher, grávida de mais ou menos de 7 a 8 meses de gestação, agonizou 48 horas até finalmente descansar. Há sim muitas histórias que comovem aqueles, que tem respeito aos bravos colonizadores. Lembre que são poucos, mas ainda tem gente que em suas plenas faculdades mentais relatam fatos tocantes. Então de Burro não temos nada. Temos é história em nossa família e a de nossa comunidade.Zelamos pela memória dos que aqui aportaram. Se fôssemos burros, esta cidade, não seria tão próspera, na qual não falta emprego nem para os que vem de fora. Então se você tem tempo para tanta defesa, como vimos acima, use-o para postar fatos fundamentados, para que não precises depois de argumentos para explicar o inexplicável. Foram muitos os que te criticaram. Humilde é o homem que admite seus erros, e, com eles aprende a ser UM SER mais ideológico.

Anônimo disse...

Ao Argumentador,

Tambem deves ser da barranca de importante rio a oeste.

Anônimo disse...

Também tenho um tio que beira os 100 anos (exatos 98 anos), que narra fatos com data, hora, e peculiaridades que se referem aos colonizadores. Este Tio, pode não lembrar de fatos recentes. Mas como é característico, e quem afirma são os Geriatras, que os idosos lembram da infância (por exemplo), como se fosse recente. Lembram também de detalhes ricos. Narra este Titio que ao fugir dos Índios (haviam muitos..e donos desta Terra), uma jovem foi atingida pelas costas com uma flecha. A qual foi retirada com uso de faca, e costurou-se o local com agulha e fio de rabo de cavalo. A jovem veio a falecer depois de 4 dias. Segundo relata o Tio, ao meu ver morreu de Tétano; pois segundo ele, a jovem morreu "enrijecida" "travou" a boca não comia, pois não abria a boca e ficou paralisada. Segundo ele isto aconteceu com a namorada de seu Pai com a qual ele iria casar-se. Conta ainda que o fato ocorreu no rio (aquele em Pomerode Fundos, imediações onde hoje mora o dentista Brandes), na qual a moça lavava roupas. Ao perceber os indígenas, ela correu. Conta ele também que o Pai ia frequentemente ao referido cemitério, levar flores, mesmo estando casado. Enfim, são histórias que sempre ficarão na memória de nossa família.

Anônimo disse...

para o 17:36
Eu não escrevo aqui para resolver problemas e mudar o mundo. Escrevo por diversão, entretenimento, sem intenção de magoar quem quer que seja. Expus minha opinião e fui atacado, chamado de burro. Eu respeito sua opinião, respeito muito mais os antepassados e seus descendentes diretos. Em momento algum falei mal deles. Se for para concordar com tudo perde a graça, o blog perde a razão de ser. Peço-lhe desculpas por tê-lo chamado de burro. E voce? Tem capacidade de fazer o mesmo?

Anônimo disse...

Para 20:11
Ao meu ver fostes contraditório em alguns pontos citados.

E, ao contrário, minha família e eu, não publicamos por diversão e entretenimento.

E sim, aceitamos as desculpas.
E sim, estás desculpado.

Tenha um Bom Dia.

Anônimo disse...

Este blog esta cheio de forasteiros que ha pouco chegaram e se metem a querer mudar a nossa cultura e tradição.

Todos são benvindos, mas respeitem os que recebem todos de braços abertos.

Anônimo disse...

Claro que está cheio de forasteiros. O blog é visitado por pessoas do mundo inteiro.

Anônimo disse...

para o 07:52

A tradição daquele cemitério é o abandono.
A cultura dele é o desleixo.
Infelizmente é isso.

Anônimo disse...

Mas MUDARÁ.

Anônimo disse...

Não existe tradição em Cemitérios.
Apenas devemos mantê-lo limpo, e com acesso, PONTO.

Anônimo disse...

Peçam vassoura emprestada do 15.

Anônimo disse...

Muito bem, 08:07.
Já que Finados taí.

Anônimo disse...

Esperamos que daqui a um ano, possamos adentrar no Cemitério oculto.