31 de outubro de 2012

CEMITÉRIO


É uma vergonha!
O "Testo Notícias" publica reportagem com o pastor da comunidade que afirma que a responsabilidade pela manutenção das sepulturas é da Prefeitura. 
Considera o local histórico por abrigar as sepulturas dos primeiros imigrantes.
Completando 20 anos de atuação em Pomerode, disse que sempre "recebia reclamações mas que a igreja não tinha condições de preservar o local."
Mas, deveria e poderia ter feito algo para que não se chegasse à situação atual.
Quem sabe, é mais fácil,"lavar as mãos...". 
A reportagem constatou o total abandono e as condições horríveis dos túmulos. 

Pois é...Aqui bem próximo, em Ibirama, o Cemitério dos Imigrantes é considerado atração turística. 
Em Blumenau, o cemitério da comunidade luterana do centro, abriga os restos mortais de muitos blumenauenses importantes e sua manutenção é feita pela igreja e seus membros.
É inaceitável que os túmulos e o campo sagrado daqueles que ousaram deixar as terras distantes banhadas pelo Báltico e, em precárias condições, cruzaram o Atlântico e o Equador rumo ao sul em busca de uma terra onde seus descendentes viveriam em paz e prosperidade, continuem abandonados e relegados ao esquecimento e à destruição total. 

É PRECISO FAZER ALGO!

PARA QUE SERVE A FUNDAÇÃO CULTURAL?

SÓ PARA FIRMAR CONTRATO DE COMODATO DE ÁREAS DO COMPLEXO CULTURAL?

PARA PROMOVER APRESENTAÇÕES DE INDICADOS POR TERCEIROS EM NOSSO TEATRO?

PARA PARTICIPAR DE COMISSÃO ORGANIZADORA DA FESTA POMERANA?

PARA APARECER NOS DESFILES?

TUDO É CULTURA!




25 comentários:

Anônimo disse...

Tem muitos na funpeell, na sodeci e na prefeitura que coçam o dia inteiro. Até o final de 2012 aproveitem eles aí na limpeza do cemitério. Também tem os estagiários.

Anônimo disse...

a nossa fundação cultural de pomerode à muito tempo deveria ser comandado por alguém de Pomerode, alguém que tem e sabe da nosa história, e que está no seu local de trabalho quando é solicitado.
Para ajudar a organizar a festa pomerana também nunca é solcitado a ajuda de alguém experiente, e depois ficam se lamentando que é muito trabalho.
A grande preocupação é sempre arrumar algo para o teatro.
Precisa mudar urgente a direção desta fundação cultural.

Anônimo disse...

com certeza, será uma polêmica sem fim.

Anônimo disse...

Um empurrando pra cima do outro, ninguém não está nem aí, o que interessa para todos de verdade, igrejas, prefeitura, ou sei lá mais quem é o baita salário que todos ganham em suas funções, o resto que se esploda, que saudade do tempo do pastor Liesenberg, este sim tomava a frente das coisas, gente assim não existe mais!

Anônimo disse...

A Fundacao Cultural atua em sintonia com a"curtura" dos que lá atuam.

Anônimo disse...

vigia concursado, guindado a cargo comissionado, por que; fundação cultural, porque não divulgam a nonimata dos integrantes; porque sempre o mesmo grupo; divulguem através de editais, com ampla repercussão,envolvendo todos os interessados da comunidade, de vários segmentos, pra definir um calendário cultural municipal, microrregional, regional, em consonancia com o calendário estadual.

Anônimo disse...

Hoje a preocupação é com biribinha,arvore de pascoa gigante(eu sou sthiba a 34 anos e nunca vi uma nas casas onde passei),quebra nozes,linguiça de 30 cm,tudo culturas que não são nossas,más fazem nos engolir.Espero que o novo secretário de cultura realmente resgate os nossos costumes,aqui de Pomerode.E é tão fácil acha los é só conversar com o povo em cada bairro.NÃO PRECISA BUSCAR NADA DA Alemanha.

Anônimo disse...

concordo com 21:20, gente que conhece essa terra, pra organizar eventos pra nossa gente. E a maioria da população, não é os ostentadores que vemos por aí. Coisas simples e divertidas, como era antes

Anônimo disse...

Também tem que parar de puxar o saco somente as mesmas empresas! Já repararam? Sempre as mesmas.Até parece que Pomerode não tem mais opções.

Wagner disse...

História que não deve descansar

Num terreno alto da rua 15 de Novembro, um reduto da história joinvilense fica camuflado no Centro da cidade. Ainda está no papel, mas o “aqui jaz” de 490 túmulos do Cemitério do Imigrante de Joinville deve ter seus traços restaurados. Um projeto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Santa Catarina quer detectar os principais problemas e prever melhorias no cemitério e na Casa da Memória, que funciona anexa ao local.

O programa pode soar como mórbido, mas, em Joinville visitar cemitério é uma das boas pedidas para passeios em família e encontra-se nos principais guias de turismo da cidade. O local foi fundado em 1851 e é o cemitério mais antigo de Joinville. Ele surgiu para abrigar católicos e protestantes que falecessem na colônia Dona Francisca. Os sepultamentos frequentes aconteceram até 1913, já que depois houve a fundação do Cemitério Municipal.



Em 1962, o Cemitério do Imigrante foi tombado pelo Iphan. De acordo com Diego Finder, coordenador da Casa da Memória, as melhorias previstas devem qualificar os trabalhos de atendimento ao público no local.

A partir desse mês, funcionários da empresa Citera Arquitetura e Urbanismo, de Curitiba, que vai tocar o projeto de conservação e reabilitação do cemitério, começa os trabalhos aqui em Joinville. Durante os próximos dez meses, serão feitos levantamentos por uma equipe composta por arquiteto, historiador, topógrafo, biólogo, engenheiro civil, engenheiro elétrico e arqueólogo.

De acordo com a arquiteta Marina Cañas, superintendente estadual do Iphan, a ideia de valorizar o patrimônio e preservação do local, e do que museu e casa da memória representam para a história do município. Por isso, segundo ela, além de bater na tecla do apelo turístico que o local possui, o foco é também estimular a população joinvilense para visitação.

Entre as etapas está a identificação e conhecimento do bem, além de diagnóstico de conservação de todas as estruturas do cemitério e projetos paisagísticos, de restauração dos túmulos, drenagem, instalações hidráulicas, elétricas e eletrônicas.

Todas as melhorias devem ser implantadas em 2011, depois da aprovação do projeto, que custou R$ 101.967,63. Um mapa dos jazigos será feito e cada um deles será medido e analisado para avaliação de seu estado de degradação. Equipamentos de sonorização devem ser instalados para tornar o espaço recreativo. Para que o visitante tenha acesso a informações sobre o cemitério, uma compilação de todos os estudos sobre a história do local também deve ser feita.

Atualmente, um historiador, um sociólogo e um monitor trabalham no atendimento aos visitantes. No local, funcionam hoje os concertos matinais e visitação voltada à comunidade em geral e também de escolas, de segunda a sexta-feira. Lá, a população recebe informações sobre o cemitério e a história dos imigrantes enterrados ali.

A obra que deve ocorrer ano que vem é inédita no cemitério, que passou pela maior intervenção de sua história em 2000, quando foram feitas obras de drenagem e reparos esporádicos em algumas sepulturas. Para Maria Claudia Lorenzetti, coordenadora de patrimônio cultural de Joinville, o projeto irá preservar o conceito paisagístico do local. “A intenção não é ter sepulturas parecendo novas, mas sim a preservação e a melhor visualização do que já existe”, explica.

Anônimo disse...

bem isso 12:35. Nos últimas vezes que fui no pavilhão, somente algumas barracas e sempre os mesmos donos também.
Parece que tem que passar pela simpatia de A ou B.

Anônimo disse...

Quanto ao Cemitério, precisa haver uma solução urgente. Bons exemplos os de Blumenau e Ibirama.
Como foi um Bom Exemplo o Prêmio que TIMBÓ ganhou na Saúde. Tantos exemplos aqui do nosso ladinho. O que afinal acontece aqui na POMARROUDA?
Não é possível tanta incompetência.
Não sabe como fazer? Seja humilde, vai lá nestas cidades e falem com quem está à frente de soluções inteligentes. Temos certeza que com HUMILDADE, e, não com arrogância eles trocarão idéias. O que não dá, é ficar como está.
Que tempos, aqueles do Pasta Lisenberg, TEMPOS MEMORÁVEIS.
Poderíamos restaurar aquele Cemitério, e colocar um Memorial com o nome do Saudoso Pastor Liesenberg. E fazer como outras cidades, um Ponto Turístico. A Igreja Luterana poderia, por exemplo promover um evento, (pastelada,feijoada,rifa...). A Prefa poderia ajudar. Os parentes que tem alguém lá enterrado. Enfim, são idéias. E pensamos que é assim que deve ser. Nada glamouroso, porém pitoresco,simples e que atraia nossa comunidade e os de fora. Precisamos agir. E Potencial para tal temos. Ou teremos, é esta a grande expectativa.
União é o segredo.

Anônimo disse...

Por que a Igreja não promove a limpeza?Por que tudo fica para a prefeitura?Não paga-se contribuição anual para a Igreja?Realmente os tempos mudaram. Essa responsabilidade é da Igreja.

Márcia Maass disse...

16:58 concordo com vc, afinal, para que finalidade é direcionado nossa contribuição anual que não é pouca ? Eu não sei, responda quem souber. Mas creio que o cemitério em questão agora necessitará da união de vários segmentos para que o mesmo seja recuperado. O custo vai ser alto, é só comparar com a sua própria casa, se deixamos para depois algumas reformas pequenas, no final viram obras de restauração completa. Atenção aos detalhes é essencial para não sobrecarregar o orçamento e virar uma grande dor de cabeça.

Anônimo disse...

Então que os segmentos se unam.
Todas cidades progredindo, e Pomarrouda estacionada.

Anônimo disse...

a diretoria paroquial é composta de voluntários, mas precisa agir com profissionalismo.
Observem o patrimônio em pleno centro da cidade, beneficiando algumas pessoas.
Gente, revisão nas metas e objetivos; área nobre e grande mal aproveitada, não gera recursos para a paróquia; quem sabe utilizar as construções de forma comercial; desenvolver um projeto global; com construções de salas ou até em transformação das áreas construídas, que agregem algum retorno financeiro, pois como está atualmente, não arrecada o suficiente, pra manter tudo, que está construído.
Revisão geral, gente com ideias novas, e que tragam retorno financeiro, tbém, à paróquia.

Anônimo disse...

Triste é ler um comentário na rede social onde uma certa pessoa afirma que isso é "insignificante".

Anônimo disse...

Hum e ai Seu...Paulo que nem na festa dos servidores foi...que papelão...só pq não ganhou a prefeitura...chega né. O povo está mais espertinho...manda seus comissionados cuidar do cemitério entao!!!

Anônimo disse...

Por este Campo Santo vemos o respeito e a gratidão dos "descendentes" para com seus antepassados.

Mal agradecidos, porcos, vergonha para o Pan-germanismo.

Anônimo disse...

Os comissionados que cuidem dos cemitérios, da ponte no testo alto, da rega II entre outros. Principalmente o povo da funpell e da sodeci.

Anônimo disse...

21.39

Pomerode mostrou que não tolera mais políticos cometa que se mostram amigáveis só quando é do seu interesse, e passada as eleições, exibem sua carranca habitual. Mas a sua atitude evidenciou um suicídio político.

Anônimo disse...

11:13
Se você for aos outros 10 cemitérios da cidade, você verá que não é assim. Até gostaríamos de saber de quem é a responsabilidade desta vergonha. Minha família (que não tem parente enterrado lá), até falou em ir lá e dar uma limpada. Mas, não sabemos nem por onde se entra. Tentamos pela rua lateral da Igreja Luterana: tudo fechado. E olha que hoje é Finados.
Alguém por gentileza poderia fornecer mais detalhes sobre este caso?

Anônimo disse...

18:04

Alguém usurpou a entrada????

É o que se comenta!

alemão disse...

Querem saber quem são os responsáveis? Vamos fazer uma lista dos SOBRENOMES que ali constam...


Anônimo disse...

11:45

O responsável de não ter entrada, dizem que é de um.

Não direi o nome, por que a surpresa e decepção seria muito grande para alguns da cidade.