7 de setembro de 2012

MANOEL JOAQUIM DA BOSTA - XLIX




A diversão está sendo gratuita para os nobres e plebeus. Nada melhor que plebiscito e eleição para o Conselho Legislativo. As gargalhadas ressoam pela côrte e províncias. Os plebeus são os que mais acham graça dos fatos pitorescos que acontecem. Não falta água e ovos para os candidatos. Quanto maior estatura, melhor é o alvo. Assim ovos são utilizados, as testas são as miras, somente não se tem tempo de passar a farinha. Após os ovos, a passos largos somem pelas ruas, sobem nas carruagens e saem em disparada. Melhor sorte não teve outro candidato nas suas andanças pela côrte. Assim dono de armarinho, auxilia o mesmo, refrescando o seu passeio, com um belo banho de água fria. Existe melhor diversão que isso, sortudos aqueles que presenciam as inusitadas cenas. Alto coturno do Monarca, que também é Zé, não usa boné, mesmo assim um grande Mané, defende as obras nas ruas da côrte. Mas não consegue explicar os passos de tartaruga. Deveria somente cuidar em fornecer água límpida à população do reino. Candidata ao conselho, afirma veementemente que as obras não trouxeram prejuízo aos donos de secos e molhados. Se tal fato fosse verdadeiro, os mesmos não criticariam tão enfaticamente essa demora na conclusão. Não agüentam mais o pó, a sujeira é fato. Os trabalhadores do Paço Real estão cada vez mais revoltados, são ameaçados, sutilmente as coronhas aparecem debaixo das camisas. Assim muitos colocam propaganda política nas suas carroças e carruagens. Mas o voto será secreto. Essa perseguição é mais um tiro no pé. Os aliados da monarquia falam em vassoura, antevêem o destino que lhes aguarda no caso de perderem o plebiscito. Sem dúvida nenhuma, é fato que a vassoura deverá ser utilizada após décadas de sujeira acumulada no paço. Em conformidade com as tradições tão cultuadas, a vassoura de cipó e palha seriam as recomendadas, são boas para varrer sujeira grossa. O povo assim espera, e conseguinte uma maior valorização, daqueles que estão no paço por seus conhecimentos. Os plebeus sugerem abaixo-assinado encaminhado ao Conselho Superior de Justiça, querem julgamento imediato de processo. Querem ceifar a monarquia já bem antes do plebiscito. Não suportam mais essa situação. Querem as mudanças imediatas. A Carroça da Coleta não funciona. Os miúdos tranquilamente entregam os conhecidos vulgarmente por santinhos. Participam ativamente da campanha. Parece-me situação de risco, estes desde tenra idade, estar junto a pessoas da pior índole possível. Demonstra claramente que a lei não serve para nada. Pela sua entrada na campanha, um brinde para a doce e amada. Um generoso cuba Fidel libre, acompanhado com...ovos de codorna.

M. J. Da Bosta

Obra de ficção. Qualquer semelhança com nomes, pessoas ou acontecimentos reais terá sido mera coincidência.

8 comentários:

Chatadoschatos disse...

Como sempre ... síntese perfeita, da próxima vez Manoelito, inspire-se e fale do abandono de animais, vagam pelas ruas aflitos. Hoje em Testo Central foi recolhido por minha sobrinha um yasa atsu,preto e branco, macho, com um dentinho faltando na arcada inferior, está sob meus cuidados aqui em casa, se "alguém está sentindo a sua falta" (somente o dono) entre em contato com Márcia Maass, Rua Testo Alto.

Anônimo disse...

Fico feliz em perceber que os funcionários estão se unindo. Nada mais estão engolindo e atravessando a rua.

Chatadoschatos disse...

Valeu Sauer ... o dono do yasa já se pronunciou e veio pegá-lo agora mesmo.

Anônimo disse...

13:50

CHEGOU A HORA DOS CONCURSADOS COMPREENDEREM QUE O ESTATUTO DO SERVIDOR É CLARO.

SE O SERVIDOR SABE DE FRAUDES, BEM COMO ORDENS ILEGAIS, ELE TEM QUE DENUNCIAR NO MPSC.

ESSES AÍ PASSAM DE 4 EM 4 ANOS.

MAS O CONCURSO É ATÉ A APOSENTADORIA.

ISSO NÃO É O CASO DOS SECRETÁRIOS E MAMA-TETAS, PAUS MANDADOS E CAPACHOS.

DENUNCIEM NO MPSC.

Anônimo disse...

Manoel bom como sempre!
Parabéns!

Anônimo disse...

Essa dos ovos e do balde de água eu também queria ter visto. kkkkk

Anônimo disse...

os concursados também sabem que a última vez que o PMDB estava lá ficaram sem 13 Salario, férias e salario no final de mandato, que outros prefeitos tiveram que quitar.

Anônimo disse...

22:13

Hoje com a lei da respnsabilidade fiscal isso já não pode mais.

Toda a cidade sabe que a prefeitura está quase falindo.

TAMBÉM COM TANTOS MAMA-TETAS NA ADMINISTRAÇÃO DO SR. PAULO MAURICIO PIZZOLATTI.