29 de setembro de 2012

MANOEL JOAQUIM DA BOSTA - LII


A população do reino aguardava ansiosamente a divulgação de enquete. Queriam constatar o que sentem, o que o povo fala em alto brado, querem certificar-se dessa brisa de novos ares. Mídia impressa insurgida iria brindar seus leitores com os números. Sendo a enquete devidamente registrada junto ao Conselho Judiciário Eleitoral.  Mas formalizada pelos republicanos, os monarquistas impugnaram. Mais uma vez a mão pesada do Monarca, impede que os súditos tenham acesso às informações. Mas não se tem noção dos fatos alegados para conseguir isso. Estranheza causa. Muitas vezes situações dessas acontecem para esconder aquilo que todos já dizem saber. Após bons trabalhos auferidos para o Messias revoltoso, retorna ao reino o Doutor em advocacia, aquele de estirpe e conhecimentos. Realiza trabalhos para os republicanos, sendo que monarquistas continuam com o seu Rábula. Alguns nobres e a maioria dos plebeus, assim agradecem por tudo ficar mais fácil. A Charaka nas suas serpenteadas pelo reino conduz cartaz com dizeres extraordinários, onde a constar estão às palavras Ficha Limpa. Deve ser para incentivar o voto naqueles que não tem problemas judiciais. Se há ficha limpa, então também temos Ficha Suja. Assim também incentivo os meus conterrâneos a fazer conforme divulga a Charaka. Mas o cartaz da Charaka é faca de dois gumes, revive na memória de todos recentes acontecimentos judiciais. Essa tal Charaka pouco ajuda. Os candidatos a vagas no Conselho Legislativo, esses estão a pedalar. A maioria mesmo assim não sai do lugar. Muitos sem ter o quê falar, assim desmerecem todos os demais. Falam muitas mentiras, assim nem os interioranos caem na conversa. A população esclarecida repudia essa prática. Assim muitas candidaturas caem por terra. Muito prejudicial a certo candidato pode ser a distribuição de panfletos, onde constam conversas antigas. Acredita-se que o prejuízo será maior para aquele que queria se aproveitar disso. Os próximos dias deverão ser estafantes para todos. Final de semana passada o Monarca descobriu novos meios de assentar as velhas pedras. Os beliscantes incansáveis pisoteavam no maior desembaraço todos os cantos da côrte. Ainda aproveitavam e deixavam para trás farto material em prol da monarquia. Ao menos conseguiram alisar algumas pedras. Nos próximos dias farei minha consulta anual ao Oráculo. Como tenho minha vida resolvida ao lado da doce e amada, irei perguntar pelo resultado do plebiscito. E divulgarei através das minhas missivas, a resposta que me será dada. Estou tão ansioso como os demais. Irei me acalmar um pouco, isso somente com...ovos de codorna.

M. J. Da Bosta

Obra de ficção. Qualquer semelhança com nomes, pessoas ou acontecimentos reais terá sido mera coincidência.


10 comentários:

Anônimo disse...

Esse é o Manoel que eu gosto!

Valeu!!

Anônimo disse...

porreta, hein, manoel ...
pois, pois ...
aguardemos ansiosos pelos resultados de outubro; mas em condenado, por 2 instancias da justiça catarinense, não votarei; contudo a consciencia é de cada um.

Anônimo disse...

NÃO TEM COMO DEIXAR DIVULGAR UMA PESQUISA, ONDE ELES ESTÃO LÁ ATRÁS.

O 11 TEM QUE CUIDAR COM O 13.

SE CONTINUAR A SUJEIRADA O 13 PASSA NA FRENTE.

Cleide Kamchen disse...

Olá!!!

Inicialmente, Parabéns pelo folhetim, Manoel!!!

Gostaria de registrar aqui o Comício dos candidatos a prefeito e vice ROLF E RICARDO e dos candidatos a vereador. O mesmo fora realizado ontem dia 28 de setembro no Salão Ipiranga no Centro. E a população se fez presente.

Em vários momentos do comício, principalmente os candidatos a prefeito e vice, afirmaram estar impressionados com as demonstrações de carinho do povo para com os mesmos. A recepção simpática e colhedora para com estes que futuramente no dia 01.01.2013, administrarão o Município de Pomerode.

O candidato a vice, RICARDO, afirmou perceber uma crescente participaçao popular nas manifestações em favor das candidaturas de ROLF e RICARDO, o que permitirá uma vitória no dia 07de outubro.

Sob aplausos o candidato ROLF, bastante emocionado, começou o seu discurso agradecendo a presença de todos, a recepção de todos. Afirma estar pronto para resolver os problemas do Município de Pomerode e não quer ser prefeito por vaidade, mas sim pela dignidade, honestidade, moralidade que possui, quer administrar com o povo, para o povo, visando o bem da coletividade pomerodense.

Assim, mentiras estão sendo ventiladas a todos os cantos pelos candidatos opositores, e diria num total desespero. De um momento/período eleitoral não é aceito um campo de batalha, um campo de guerra; afinal todos aqui temos conhecimento de fatos passados, de verdadeiras baixarias, e que hoje "tá tudo junto reunido".

Em simples e objetivas palavras: vamos respeitar o povo e fazer política decente e com honradez.

Valeu!!!

Anônimo disse...

empate técnico entre 13 e 11; próximos dias irão decidir.
depende mto do pombo vermelho e do cardume de garoupas, além, é claro, de outros mimos tbém.
tbém vou pedir pra minha esposa fazer uma gravação, como aquela, que passam no programa político; e toda vez, que ela tiver algo pra se queixar, pedirei pra ela ouvir a gravação, pois fiquei mto emocionado, qdo ouvi àquela gravação.

Marcia Maass disse...

Manoel ... regados à uma cervejinha lendo seu texto ... parabéns, em sua homenagem um cuba Fidel libre... o dono da casa já providenciou uma gamela.... de ovos de codorna.

vizinha da márcia disse...

O Dono da casa agradece á Márcia Maass por apresentar uma pessoa tão culta. Pensávamos que ela era única.

Mas sabemos que em Pomerode tem muitas pessoas inteligentes, esperamos que no dia 07 TODOS SEJAM.

Anônimo disse...

É Manoel. O pessoal da monarquia está num desespero só. Acho que vão conseguir votos de pena.

Porque dá pena todo esse desespero.

Mensaleiros FICHAS SUJAS. O PP já era e isso precisa ser mostrado.

vizinha da márcia disse...

Ovos de Codorna providenciados, devidamente temperados, degustados com muitos elogios pelos visitantes. Dono da casa recebeu comentário de Ovo Na Testa ! O que houve afinal? Promessas não cumpridas? Nossa Gamela com as iguarias não se compara com sacadas de ovo na cara. Que bom que acertaram. Nós também acertamos em cheio com as iguarias servidas com estilo, classe e bate papo inteligente! Degustando e esperando dia 07.

Anônimo disse...

Nossa 06:15, não sabes do Ovo na Testa? Promessas não cumpridas foi o Light, se soubesses do restante: é Power!