24 de setembro de 2012

CEZAR ZILLIG


  • Alguns porquês do 88º

    Quando me preparava para escrever ainda sobre educação, tema oportunamente eleito pela RBS, eis que me cai do céu um artigo pronto; um amigo, experiente professor, diretor aposentado, me envia em despretensioso email um texto irretocável:

    “Faz-se necessário uma mudança brusca da cultura dos brasileiros em relação à escola fundamental, que deveria ser, única e simplesmente, um local semeador de conhecimentos. A escola, hoje, é tudo, desde cozinha, posto de saúde, ponto de drogas, local de encontro, menos difusora do tal conhecimento.

    Falam em i-Pads na escola, quando nem giz existe em muitas salas de aulas.

    Falta preparo adequado à maioria dos professores que, bovinamente, passaram a aceitar a tese de que escola não é local de competição, portanto não se premia quem merece, e que todos são iguais, seja esforçado ou não. Esse é o pilar básico do desenvolvimento de nações fortes, a premiação aos melhores. O estudo de Português, Matemática e Ciências está banalizado, muitas vezes têm menor valor que Educação Física, que deve fazer parte da vida escolar, mas jamais ter prioridade na formação dos jovens. Raros são os professores que participam, voluntariamente, de cursos de aperfeiçoamento, supondo ainda que tenham habilitação, algo que uma grande porcentagem não possui. O hábito de leitura não está arraigado nessa massa de formadores de opinião, daí o que se pode esperar dos jovens? Analfabetos funcionais, que chegam até os bancos das universidades e de lá saem quase iguais como no primeiro dia de aula. Isso é assim, para a imensa maioria desse povo.

    O país precisa urgente de técnicos gabaritados e vimos o triste fim dos CEFETs, mexida infeliz do governo FHC, com seu ministro Paulo Renato. Os jovens que vinham de escola pública tinham o CEFET como sua grande arma, já que poucos iriam sair vitoriosos numa Universidade Pública. Sabiam que teriam um bom emprego e possibilidade de voos mais altos. Sobraram as escolas Técnicas onde sobram vagas, pois pouco preparam, são arremedo dos CEFETs , sem contar que o povo está iludido com os “cursos superiores”, 80% deles, caça-níqueis. Faz lembrar Cuba, onde até as prostitutas possuem curso superior, mas que não ajuda em nada em termos de ascensão social...”

    Acrescento: estamos quase lá; para ser bombeiro em Santa Catarina exige-se formação superior!

    enviado por e-mail.
    também publicado em: www.santa.com.br



2 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Bachmann,

Gostaria de deixar aqui registrada minha crítica, sei que dificilmente a publicarás, mas caso o Sr. a leia, acredito que já alcancei meu objetivo.
Quanto ao seu blog, parabéns pelo grande número de acessos, percebe-se que muitos gostam de lê-lo e participam diariamente. Porém estás perdendo credibilidade cada vez mais, suas postagens mostram o Sr. extremamente manipulador, e em alguns casos bastante arrogante.
Suas postagens sobre a escola Erwin Curt Teichmann mostram que envolves interesses explicitamente pessoais, pois antes tivesses feito, duas ou três postagens sobre o assunto, mas criticas semanalmente qualquer ocasião ocorrida na mesma. Seus leitores, já estão saturados sobre este assunto, os que comentam são sempre os mesmos. Outro assunto que chega a ser cômico são suas participações, inserções e intrigas no facebook, que além de tudo vem parar no blog, acho que seria no mínimo prudente, te limitares ao blog ou ao facebook. Em alguns momentos também trazes assuntos e envolves instituições que não tem nada haver com suas implicâncias. O grande número de acessos do blog, e alguns apoiadores, acabou tornando o Sr. tão arrogante, que em alguns momentos intitulas-te como um “Herói incorruptível”, que traz a tona todas as safadezas que acontecem na cidade. Entretanto muitas vezes suas informações acabam sendo manipuladas e direcionadas da forma como queres.
Mas quero desejar muito sucesso ao blog, porém gostaria apenas de registrar esta opinião, e espero que o Sr. repense alguns colocações, para que cada vez mais possamos usar o seu blog como referência quando buscamos nos informar.

Anônimo disse...

Prezado anônimo

Nós,brasileiros, somo um povo estranho; se ficamo quietos e não vamos as ruas bater panelas é porque somos uns bananas que deixamos os políticos fazerem o que querem conosco. Impostos, corrupção, ficha suja, nepotismos, educação de quinto mundo, etc. Agora, se resolvemos usar qualquer tipo de meio para expressarmos a nossa opinião, que pode estar correta ou não, direito democrático concedido com muito custo, daí surgem também as críticas: manipulador, falador, comunista, radical e qualquer outro adjetivo negativo na tentativa de calar a boca de alguém que resolve finalmente levantar a bunda da cadeira e fazer alguma coisa.
O teu direito de vir aqui reclamar da "arrogância" do Seu Bachmann é maravilhoso. Acho que esta é a intenção do blog, provocar reações. Ao seu ponto de vista e também ao meu, nem tudo que está escrito aqui é o que eu ou você e muitas outras pessoas pensam e acreditam. Mas esse é o exercício correto para que tenhamos voz e que simplesmente não vivamos como zumbis nesse país aceitando tudo e todos. O que você espera para nossos filhos? Essa ditadura velada que estamos vivendo? Que eles sejam simplesmente ignorantes porque seus pais não souberam reagir e lutar por um país democrático e verdadeiro? Ora, nunca nesse país eu vi tantas máscaras. É o fim do mundo a situação que nos encontramos politicamente. Precisamos sim reagir, meter a boca, falar certo ou falar errado, mas falar e provocar uma reação! É assim que se cresce. Tem uma frase de alguem famoso que diz assim:"se duas pessoas concordam em tudo, uma é dispensável".
Saudações!