28 de setembro de 2012

ENSINO BILINGUE


Quem assistiu o vídeo da UOL sobre as eleições e a campanha em Pomerode, teve que ver a tradução absurda de uma professora primária para RATHAUS.
Infelizmente ela traduziu como sendo:

RAT = RATO e 
HAUS = CASA e concluiu: 
RATHAUS = CASA DE RATOS!!!

Assim, o vídeo que se refere à "cidade mais alemã do Brasil" deve estar sendo motivo de piada, crítica e gozação por todos os descendentes de alemães que conhecem o idioma de seus antepassados.  

E não foi só isso!
Tem mais!

Com a palavra a secretaria de educação.





7 comentários:

Anônimo disse...

Isso é a divulgação que o turismo de Pomerode faz para divulgar a Cidade.
Chacota na nossa cidade. Só ouvindo a o jornalista pronunciar os nossos candidatos a vereador ja é uma gozação. Acorda pomerodense. mais uma reeleição é pra acabar.
Isso é uma gozação da nossa cidade.

http://tvuol.uol.com.br/#assistir.htm?video=em-cidade-de-sc-politico-que-fala-alemao-leva-vantagem-04024D1B326AC8993326&orderBy=mais-recentes&edFilter=all&time=all&originalQuery=pomerode&currentPage=1

Anônimo disse...

Não falou nada além da verdade, os ratos estão no poder.

Alfred Neumann disse...

A nossa Tathaus esta seguramente infestada!!!!!

Anônimo disse...

Citado ainda ou escrito, não lembro ao certo, que o auxiliar do Líder era o vice no quesito lingua alemã. AUXILIAR ???? outro RATO na ninhada.

Anônimo disse...

cidade mais alemã do brasil; em que os professores de língua alemã, em sua maioria são oriundos de outras cidades.
porque não oportunizar aos servidores públicos e ao munícipe interessado, cursos de comunicação e expressão na língua alemã, subsidiado pela prefeitura, em convenio com o consulado alemão e outras entidades, que queiram investir na preservação, bem como na formação de professores locais, valorizando cada vez mais a cultura e costumes trazidos pelos antepassados.
quem sabe, na próxima administração isso se torne realidade, como intercambio cultural entre cidades irmãs.

Dr.Smith disse...

Por enquanto intercambio só para os bacanas da prefeitura buscar ideias de turismo na Alemanha para a cidade!(coisa que poderiam fazer em casa,de graça pela internet)

Anônimo disse...

12:07 você está certo. Por que será que ninguém efetivou isso nos últimos 4 anos? Intercambio cultural só tem à acrescentar para nossa cidade Germânica. Acrescentar,valorizar, incentivar, promover,Fazer Acontecer: é 15.