Brasão original - Teichmann
Harpia
Nome vulgar: HARPIA Outro nome: Gavião Real, Águia Hárpia, ou Hárpia Nome em Inglês: Harpy Eagle Nome científico: Harpia harpyja Classe: Aves Ordem: Falconiformes Família: Accipitridae Nome inglês: Harpy eagle Distribuição: México, América Central, Brasil, Argentina e Colômbia. Habitat: Florestas tropicais Hábitos: É rápido e possante em suas investidas sendo capaz de levar para a árvore uma presa de grande porte Longevidade: 40 anos Maturidade: 6 anos Época reprodutiva: Junho a Novembro Gestação: Incubação: 30 dias Nº de filhotes: 01 Alimentação na natureza: Animais de pequeno e médio porte (mamíferos e aves) Alimentação em cativeiro: Carne, pequenos animais como pintos, ratos, etc. Causas da extinção: Destruição de seu habitat, uma vez que necessita de grandes áreas para viver. Também conhecida como gavião-real ou uiraçu-verdadeiro, a harpia é a ave de rapina mais poderosa do Brasil, com porte e força inigualáveis. Esta ave da família Accipitridae possui asas largas e redondas, pernas curtas e grossas, e dedos extremamente fortes, com enormes garras, capazes até de levantar um carneiro do chão. Sua cabeça é cinza; o papo e a nuca, negros e o peito, a barriga e a parte de dentro das asas, brancos. A harpia possui, como principais características físicas, olhos pequenos, um longo topete, uma crista com duas penas maiores e uma cauda com três faixas cinzentas, que pode medir até 2/3 do comprimento da asa. Tem entre 50 a 90 centímetros de altura, uma envergadura de até 2 m e um peso variando entre 4 e 4,5 Kg quando macho e entre 6 e 9 Kg quando fêmea. Esta ave de rapina pode ser encontrada do México à Bolívia, na Argentina e em grande parte do Brasil, vivendo em árvores altas, dentro de vasta mata, onde constrói seus ninhos. Ela voa alternando rápidas batidas de asa com planeio. Tem um assobio longo e estridente e, nas horas quentes do dia, costuma voar em círculos sobre florestas e campos próximos. Sua alimentação é feita de animais de porte médio, como aves, macacos e preguiças, que são capturadas quando tomam sol nas copas das árvores, de manhã cedo. Atualmente, a harpia encontra-se praticamente restrita à Floresta amazônica, devido à caça predatória do homem.
Colaboração Ricardo Munhoz Bürgel.
21 comentários:
Então a nossa ave-símbolo já existe há muito tempo,oficializada no brasão da cidade.
desculpe, mas no brasão creio que seja um Grifo, ser mitológico, com corpo de leão e cabeça e asas de águia, de origem babilônica, e posteriormente adotada pelos gregos.
E o nossos pol´ticos nem sabiam disto ?
O GRIFO está na parte superior do brasão (esquerda sua / direita do brasão)na parte de baixo está a HARPIA ao lado das enxadas e foices! REPARE NA ILUSTRAÇÃO!
10:25
Olhe bem!!!!!!
Para 10:25
Sim, no escudo existe o grifo Pomerano, animal da mitologia grega, indicando a origem dos primeiros colonizadores de Pomerode, ou seja a Pomerânia, este grifo também está na bandeira da terra dos nossos ancestrais, mas a hárpia é o que está escrito na lei e não esquecer, Pomerode tem passado e o primeiro zoológico de Santa Catarina foi aqui e quando o grande artista Ervin Curt Theichmann foi convidado para criar este escudo ele considerou todas estas situações.
Qualquer dúvida o escudo original criado por Theichmann está no salão nobre, com as cores heraldicas originais e no verso a descrição de cada parte do escudo das armas de Pomerode.
deviam ter trazido as aguias da regiao da pomerania junto nos barquinhos alugados por portugal.
tem um grifo e um falcão, se não estou enganado+
p/19:06 Apoiado porque essa confusão toda ? Vota no periquito e tá mais que bom.
realmente, isso sim é uma discussão que importa e vai mudar o rumo do município, Politica, Social e Economicamente.
Se ganhar o Tico-tico, creio que metade dos moradores vai se mudar sob forma de protesto. É o que já está nas conversas de buteco.
Coisa muito séria,
!
Ave nativa é uma coisa, ave do zoo é outra. Lá tem Pavão, Arara, Urubu, Flamingo, e um monte de coisas. Vai ver que na época tinha essa Harpia.
mas isso não tem nada a ver com o brasão, é coisa lá da COAVE
Essa eleição da ave simbolo é apenas coisa para mostrar serviço e depois constar como mais uma realização da prefeitura e valer duas horas de falatório pagas com o nosso dinheiro na rádio durante a sessão da câmara.
O Petito rasgando seda pela fantástica iniciativa e de como nossa vida irá mudar radicalmente após esta escolha,o Antenor dizendo que até pode ser o periquito desde que seja vermelho(até o Mauricio cortar o microfone),o Arno mostrando a estreita ligação da nobre ave com o futebol e o Nelson como o pássaro influenciou Shakespeare.Os outros proporão realizar uma festa em comemoração!
Acabou a falação na radio,agora eles estão na corrida eleitoral,a voz do paço não vai atender mais ligação ao vivo também.O locutor explicou,que a multa é muito grande.Com esses candidatos que estão ai,vai ser uma beleza.
OLHA ,,NUNCA VI TANTA IGNORANCIA POR PARTE DE QUEM ESCOLHEU ESTES PÁSSAROS PARA REPRESENTAR POMERODE.
SÃO UNS BESTAS QUADRADAS.
DESDE A ÉPOCA DOS COLONIZADORES O QUE MAIS TINHA EM NOSSAS MATAS ERAM:
-Inhambú
- Jacutinga ou Jacu (Jacabemba)
- Pica-pau
- Piriquito
- Anu (preto e o branco)
- Galinha Dágua(Vassekigen)
- marreco que tambem é ave
ESCOLHAM MELHOR,,POIS CORUJA E TIO-TICO É PRA OS DA CULTURA E DO TURISMO PEDIR PRA SAIR...
Jacupemba pra prefeito! quer dizer, pra Ave da cidade!
p/05 37 Escreveste certo na época dos colonizadores hoje em dia deixa só no Periquito que tá bom.
P/ 5:37
Inhambu e Jacu (nao é aracuã) não se vêem há décadas, a menos que se embrenhe muito no mato. Não faz sentido escolher uma ave que não se vê aqui. Idem para a harpia.
Periquito, Anu branco e pica-pau estão entre os candidatos.
E Marreco, galinha ou angolista como ave-símbolo, francamente!
p/17:04
Eu sou um abençoado!
Vejo jacus todos os dias e ainda ouço o pio dos inhambús.
Os muitos urús sumiram.
Davam o seu sinal no entardecer.
Até os trinca-ferros diminuiram muito.
Também, cotados a R$ 500 no Orkut!!!
Infelizmente já não vejo na Pequena Reata os muitos papagaios de cabeça vermelha que encontrei por aqui no início.
Faz tempo que não ouço a tovaca ou "wachtel".
Sinto falta das saíras do campo.
O canário assobio também sumiu.
As saíras São João (cabeça vermelha) não aparecem mais.
Mas o surucuá de peito roxo sempre está por aqui.
Infelizmente continuam vendendo estilinges e espingardas são ouvidas nas matas.
É uma pena!!!
P/ Sr. Rubens
Na minha época de piá trabalhando na roça de milho e aipim (aqui em Pomaroda) também se avistava muito tucano, araponga (muitos devem lembrar) e aquelas rolinhas de tamanho maior (embaixo dos pés de tangerina quando tinha frutos).
Essas espécies praticamente desapareceram devido a enorme caça.
Quanto ao Jacu ainda tem (em minoria) e é melhor nem falar aonde, porque aí aquela "turma" com certeza já dá um jeito!
p/20:21
Bons tempos né? Lembro quando meu opa marcava a área que eu tinha que capinar.
Hoje pela manhã, 5 tucanos se alimentavam na palmeira ao lado da casa.
As Arapongas, também sumiram.
Mas as tangerintauben continuam por aqui.
abração
Postar um comentário