14 de julho de 2012

LAURO BACCA


  • As montanhas de Blumenau (3)

    Já vimos anteriormente que o Morro Loewsky é o mais alto de Blumenau, com cerca de 1.000 metros, compartilhado com os municípios de Botuverá e Guabiruba e que o morro mais alto inteiramente dentro de Blumenau tem 950 metros. Esses dois morros, junto com muitas outras montanhas, cadeias de montanhas e serras, localizam-se na área mais elevada do município, a desconhecida Região Sul (objeto desta primeira série de artigos sobre o assunto), englobando 100% das desabitadas e preservadas cabeceiras do Ribeirão Garcia.

    O Morro Santo Antônio, na divisa com Guabiruba, com 970 metros em dupla lombada, pode lembrar para alguns o perfil de um bumbum humano. Ao avistar certa vez esse característico bumbum geográfico do alto de uma distante montanha, entre Antônio Carlos e Major Gercino, portanto, em local mais próximo de Florianópolis que de Blumenau, tive certeza de que era mesmo o Morro Santo Antônio de Blumenau!

    Seguindo na direção Norte pela divisa com Guabiruba, deparamo-nos com a imponente Serra da Sibéria e um dos seus pontos de destaque, conhecido por alguns como morro São José, com 760 metros. Dali se descortina magnífica vista para Guabiruba e Brusque a Leste e as florestas das nascentes do Garcia a Oeste. Com posição privilegiada em relação aos ventos, ali está prevista uma rampa de decolagem de parapente, como uma das futuras atrações do Parque Nacional da Serra do Itajaí. A seguir, chegamos à terceira tri junção municipal de nosso montanhoso roteiro, aos 800 metros, entre Guabiruba, Gaspar e Blumenau.

    Para não cansar demais o leitor com tantas montanhas no Sul de Blumenau, destacamos aqui, entre outros até mais altos, apenas quatro novos exemplos: o Morro da Terceira Vargem, com 719 metros, o Morro das Cabeceiras do Ribeirão Minas de Prata na Nova Rússia, com 851 metros, o Morro Bugerkopf, parecido com o Spitzkopf no formato e no nome, com 720 metros, e um forte candidato a ser um dos morros mais famosos de Blumenau, o Morro do Sapo.

    Com 760 metros, a altura do Morro do Sapo até que não é das maiores. Em compensação, pela localização central no vale e já dispondo de mirante do antigo Parque das Nascentes, o lugar foi escolhido como destino de uma das trilhas e outra futura atração do Parque Nacional da Serra do Itajaí. Assim, o visitante que se dispuser a caminhar uns 5 km morro acima por trilhas em meio à mata nativa, poderá saborear a mais deslumbrante vista das florestas e montanhas do Garcia, incluindo o lado “de trás” (Sul) do Morro Spitzkopf, a Serra do Itajaí e o inconfundível bumbum do Morro Santo Antônio. Como sobremesa paisagística, ainda poderá apreciar parte do Centro de Blumenau bem ao longe, aparecendo por entre estreitos espaços entre as montanhas, antes de iniciar os 5 km de descida da volta.

    AUTORIZADO PELO AUTOR.
    TAMBÉM PUBLICADO EM: WWW.SANTA.COM.BR


  • Nenhum comentário: