30 de julho de 2012

CEZAR ZILLIG


ESTÃO NEM AÍ!
“Ruhe ist die erste Bürgerpflicht!”

„Silêncio é o primeiro dever do cidadão”. 

Eis um velho dizer, talvez cunhado tão logo o homem principiou seu processo civilizatório passando a formar aldeias, burgos. Viver em proximidade uns dos outros, requer a observação de algumas regrinhas de respeito mútuo.
Bem, silêncio é um bem de primeira necessidade que tem faltado entre nós, um mal que assola todo o país. Por aqui o barulho anda num paroxismo a ponto de já ter resultado em morte.
O clamor por tranquilidade, por ver garantido o merecido silêncio, mormente nas horas de repouso, reverbera em todos os cantos: é o 190 que não para de tocar, são as notas e as cartas nos jornais e nas rádios, mas de nada adianta. A polícia parece já ter jogado a toalha e com razão, pois a legislação não lhe guarnece com o necessário poder além de meramente advertir. E advertência só, sem outras consequências, acaba em desmoralização, em perda de autoridade, a última coisa que se deseja para os policiais.
A situação é desalentadora, porém. Nem o atual burgomestre nem os candidatos a suceder-lhe se importam com barulho; a página de política do SANTA do dia 13 de julho anunciou os “programas de governo” dos candidatos; em meio à promessas vagas, genéricas e velhos lugares comuns, não se encontra menção alguma sobre o combate ao barulho; estão nem aí para ruídos e algazarras. Nenhum promete buscar soluções para o barulho, aprender como semelhante problema é tratado em outras plagas. (em Caiobá, no litoral paranaense, os inconsequentes do “som automotivo” que aporrinham a vizinhança tinham desmontado e apreendido seus equipamentos pela polícia militar; digo tinha, porque não sei se tal lei ainda vigora; infelizmente estamos num país onde leis saudáveis não costumam perdurar.)
Ao contrário, além de não se comprometer com o silêncio, é a própria politica que procura tirar vantagens do barulho: a Coluna da Giovana do dia 26 pp informou que nada menos que DEZ (Argh!) carros de som circularão fazendo “campanha pelo voto consciente”; belo eufemismo para um vandalismo cometido contra a tranquilidade pública. Propaganda alguma justifica uso de alto falantes!
Não vote em quem não respeita o silêncio, obrigação primeira da cidadania! 

enviado por e-mail.
também publicado em: www.santa.com.br


Nenhum comentário: