21 de julho de 2012

SALVA!!!


A árvore em frente à escola tem aproximadamente 70 anos e foi plantada por alunos da unidade de ensino - Gilmar de Souza / Agencia RBS

Protesto de internautas impede corte de árvore em Indaial

Imagem de pau-brasil em frente a uma escola se espalhou pelo Facebook

Um protesto sem faixas nem cartazes, mas que teve resultado positivo. Professores e alunos da Escola Estadual Raulino Horn, no Centro, usaram o Facebook como ferramenta de mobilização para impedir o corte de um pau-brasil, que seria derrubado para a construção de um estacionamento de vans. O envolvimento da comunidade foi tamanho que a prefeitura acabou desistindo de remover a árvore.

Professora na escola e bióloga, Aline Naíssa Dada diz que pensou em usar a rede social por ser um meio rápido e sem custo para divulgar a causa:

_ A maioria não queria que a árvore fosse cortada, mas o poder público estava irredutível quanto a isso. Como estudei nesta escola e sei o significado dela (da árvore) para nós, resolvi usar o que tinha em mãos.

A publicação na internet causou um efeito cascata: de quarta-feira, quando a professora publicou a notícia, até sexta à tarde, o post havia sido compartilhado por pelo menos 1.280 pessoas. Ainda na quinta-feira, o município comunicou à escola que a árvore não seria mais cortada.

A diretora de Planejamento Urbano da prefeitura, Patrícia Nickhorn e Silva, confirma que o município, em função da polêmica, desistiu de fazer o corte. Porém, ela explica que o pedido de retirada da árvore partiu da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), uma vez que a escola é estadual. O pátio serviria para o estacionamento de vans, pois hoje os veículos não conseguem estacionar em frente à escola.

Patrícia reforça também que não havia impedimento legal para o corte da árvore:

_ Apesar de ser amparada por lei, o pau-brasil que está na escola é considerado árvore exótica. As árvores nativas estão entre o Rio de Janeiro até o extremo Nordeste. Por isso, poderíamos cortar, mas não faremos.

A árvore em frente à escola tem aproximadamente 70 anos e foi plantada por alunos da unidade de ensino.
JORNAL DE SANTA CATARINA 

Um comentário:

Dr.Smith disse...

As redes sociais apesar de serem um espaço para as pessoas entulharem os outros com fotos de bichinhos se amando e mensagens edificantes que deveriam ser guardadas para quem gosta ou para os amantes destas coisas,também serve para divulgar fatos pouco conhecidos do publico em geral e que passariam sem ser notados.
O uso destas redes deveria ser mais voltado a conscientização dos problemas do povo e menos para futilidades que apenas enchem o saco!
Parabéns ao pessoal que conseguiu evitar o corte da arvore.
Apenas me deixou cabreiro a frase:
"Apesar de ser amparada por lei, o pau-brasil que está na escola é considerado árvore exótica. As árvores nativas estão entre o Rio de Janeiro até o extremo Nordeste. Por isso, poderíamos cortar, mas não faremos." Dita pela diretora de Planejamento Urbano da prefeitura, Patrícia Nickhorn e Silva.
Se o Pau Brasil pode ser cortado porque quando um agricultor corta um palmito que abunda em nossa região é multado?
Interesses,interesses...