1 de julho de 2012

A AVE DO BRASÃO DE POMERODE

Brasão original - Teichmann
Harpia

Nome vulgar: HARPIA Outro nome: Gavião Real, Águia Hárpia, ou Hárpia Nome em Inglês: Harpy Eagle Nome científico: Harpia harpyja Classe: Aves Ordem: Falconiformes Família: Accipitridae Nome inglês: Harpy eagle Distribuição: México, América Central, Brasil, Argentina e Colômbia. Habitat: Florestas tropicais Hábitos: É rápido e possante em suas investidas sendo capaz de levar para a árvore uma presa de grande porte Longevidade: 40 anos Maturidade: 6 anos Época reprodutiva: Junho a Novembro Gestação: Incubação: 30 dias Nº de filhotes: 01 Alimentação na natureza: Animais de pequeno e médio porte (mamíferos e aves) Alimentação em cativeiro: Carne, pequenos animais como pintos, ratos, etc. Causas da extinção: Destruição de seu habitat, uma vez que necessita de grandes áreas para viver. Também conhecida como gavião-real ou uiraçu-verdadeiro, a harpia é a ave de rapina mais poderosa do Brasil, com porte e força inigualáveis. Esta ave da família Accipitridae possui asas largas e redondas, pernas curtas e grossas, e dedos extremamente fortes, com enormes garras, capazes até de levantar um carneiro do chão. Sua cabeça é cinza; o papo e a nuca, negros e o peito, a barriga e a parte de dentro das asas, brancos. A harpia possui, como principais características físicas, olhos pequenos, um longo topete, uma crista com duas penas maiores e uma cauda com três faixas cinzentas, que pode medir até 2/3 do comprimento da asa. Tem entre 50 a 90 centímetros de altura, uma envergadura de até 2 m e um peso variando entre 4 e 4,5 Kg quando macho e entre 6 e 9 Kg quando fêmea. Esta ave de rapina pode ser encontrada do México à Bolívia, na Argentina e em grande parte do Brasil, vivendo em árvores altas, dentro de vasta mata, onde constrói seus ninhos. Ela voa alternando rápidas batidas de asa com planeio. Tem um assobio longo e estridente e, nas horas quentes do dia, costuma voar em círculos sobre florestas e campos próximos. Sua alimentação é feita de animais de porte médio, como aves, macacos e preguiças, que são capturadas quando tomam sol nas copas das árvores, de manhã cedo. Atualmente, a harpia encontra-se praticamente restrita à Floresta amazônica, devido à caça predatória do homem.

Colaboração Ricardo Munhoz Bürgel. 

21 comentários:

Anônimo disse...

Então a nossa ave-símbolo já existe há muito tempo,oficializada no brasão da cidade.

Anônimo disse...

desculpe, mas no brasão creio que seja um Grifo, ser mitológico, com corpo de leão e cabeça e asas de águia, de origem babilônica, e posteriormente adotada pelos gregos.

Anônimo disse...

E o nossos pol´ticos nem sabiam disto ?

Dr.Smith disse...

O GRIFO está na parte superior do brasão (esquerda sua / direita do brasão)na parte de baixo está a HARPIA ao lado das enxadas e foices! REPARE NA ILUSTRAÇÃO!

Anônimo disse...

10:25

Olhe bem!!!!!!

Anônimo disse...

Para 10:25
Sim, no escudo existe o grifo Pomerano, animal da mitologia grega, indicando a origem dos primeiros colonizadores de Pomerode, ou seja a Pomerânia, este grifo também está na bandeira da terra dos nossos ancestrais, mas a hárpia é o que está escrito na lei e não esquecer, Pomerode tem passado e o primeiro zoológico de Santa Catarina foi aqui e quando o grande artista Ervin Curt Theichmann foi convidado para criar este escudo ele considerou todas estas situações.
Qualquer dúvida o escudo original criado por Theichmann está no salão nobre, com as cores heraldicas originais e no verso a descrição de cada parte do escudo das armas de Pomerode.

Anônimo disse...

deviam ter trazido as aguias da regiao da pomerania junto nos barquinhos alugados por portugal.

Anônimo disse...

tem um grifo e um falcão, se não estou enganado+

Anônimo disse...

p/19:06 Apoiado porque essa confusão toda ? Vota no periquito e tá mais que bom.

Anônimo disse...

realmente, isso sim é uma discussão que importa e vai mudar o rumo do município, Politica, Social e Economicamente.

Se ganhar o Tico-tico, creio que metade dos moradores vai se mudar sob forma de protesto. É o que já está nas conversas de buteco.

Coisa muito séria,
!

Anônimo disse...

Ave nativa é uma coisa, ave do zoo é outra. Lá tem Pavão, Arara, Urubu, Flamingo, e um monte de coisas. Vai ver que na época tinha essa Harpia.

Anônimo disse...

mas isso não tem nada a ver com o brasão, é coisa lá da COAVE

Anônimo disse...

Essa eleição da ave simbolo é apenas coisa para mostrar serviço e depois constar como mais uma realização da prefeitura e valer duas horas de falatório pagas com o nosso dinheiro na rádio durante a sessão da câmara.
O Petito rasgando seda pela fantástica iniciativa e de como nossa vida irá mudar radicalmente após esta escolha,o Antenor dizendo que até pode ser o periquito desde que seja vermelho(até o Mauricio cortar o microfone),o Arno mostrando a estreita ligação da nobre ave com o futebol e o Nelson como o pássaro influenciou Shakespeare.Os outros proporão realizar uma festa em comemoração!

Anônimo disse...

Acabou a falação na radio,agora eles estão na corrida eleitoral,a voz do paço não vai atender mais ligação ao vivo também.O locutor explicou,que a multa é muito grande.Com esses candidatos que estão ai,vai ser uma beleza.

Anônimo disse...

OLHA ,,NUNCA VI TANTA IGNORANCIA POR PARTE DE QUEM ESCOLHEU ESTES PÁSSAROS PARA REPRESENTAR POMERODE.

SÃO UNS BESTAS QUADRADAS.

DESDE A ÉPOCA DOS COLONIZADORES O QUE MAIS TINHA EM NOSSAS MATAS ERAM:

-Inhambú
- Jacutinga ou Jacu (Jacabemba)
- Pica-pau
- Piriquito
- Anu (preto e o branco)
- Galinha Dágua(Vassekigen)
- marreco que tambem é ave

ESCOLHAM MELHOR,,POIS CORUJA E TIO-TICO É PRA OS DA CULTURA E DO TURISMO PEDIR PRA SAIR...

Anônimo disse...

Jacupemba pra prefeito! quer dizer, pra Ave da cidade!

Anônimo disse...

p/05 37 Escreveste certo na época dos colonizadores hoje em dia deixa só no Periquito que tá bom.

Anônimo disse...

P/ 5:37
Inhambu e Jacu (nao é aracuã) não se vêem há décadas, a menos que se embrenhe muito no mato. Não faz sentido escolher uma ave que não se vê aqui. Idem para a harpia.

Periquito, Anu branco e pica-pau estão entre os candidatos.

E Marreco, galinha ou angolista como ave-símbolo, francamente!

Der Sauerkraut disse...

p/17:04
Eu sou um abençoado!
Vejo jacus todos os dias e ainda ouço o pio dos inhambús.
Os muitos urús sumiram.
Davam o seu sinal no entardecer.
Até os trinca-ferros diminuiram muito.
Também, cotados a R$ 500 no Orkut!!!
Infelizmente já não vejo na Pequena Reata os muitos papagaios de cabeça vermelha que encontrei por aqui no início.
Faz tempo que não ouço a tovaca ou "wachtel".
Sinto falta das saíras do campo.
O canário assobio também sumiu.
As saíras São João (cabeça vermelha) não aparecem mais.
Mas o surucuá de peito roxo sempre está por aqui.
Infelizmente continuam vendendo estilinges e espingardas são ouvidas nas matas.

É uma pena!!!

Anônimo disse...

P/ Sr. Rubens
Na minha época de piá trabalhando na roça de milho e aipim (aqui em Pomaroda) também se avistava muito tucano, araponga (muitos devem lembrar) e aquelas rolinhas de tamanho maior (embaixo dos pés de tangerina quando tinha frutos).
Essas espécies praticamente desapareceram devido a enorme caça.
Quanto ao Jacu ainda tem (em minoria) e é melhor nem falar aonde, porque aí aquela "turma" com certeza já dá um jeito!

Der Sauerkraut disse...

p/20:21
Bons tempos né? Lembro quando meu opa marcava a área que eu tinha que capinar.
Hoje pela manhã, 5 tucanos se alimentavam na palmeira ao lado da casa.
As Arapongas, também sumiram.
Mas as tangerintauben continuam por aqui.
abração