14 de fevereiro de 2012

DRESDEN - NA ALEMANHA FOI ASSIM






Alemães homenageiam mortos no bombardeio de Dresden
Cidade foi palco de um dos episódios mais dramáticos da II Guerra Mundial
Na noite desta segunda-feira, milhares de pessoas se reuniram em Dresden, na Alemanha, para lembrar o 67º aniversário de um dos episódios mais lamentáveis do século 20: o bombardeio da cidade com bombas incendiárias no final da II Guerra Mundial.

Com velas, alemães homenageiam mortos no bombardeio de 1945
Foto: Robert Michael, AFP

Em 13 de fevereiro de 1945, o ataque provocou na cidade uma "tempestade de fogo", que consiste em uma série de incêndios que se sustentam e se propagam incontrolavelmente.

O bombardeio de Dresden, descrito no livro "Matadouro 5", de Kurt Vonnegut, deixou pelo menos 20 mil mortos, segundo historiadores.


fonte:www.santa.com.br- 14.02.2012.

3 comentários:

Dr.Smith disse...

O bombardeio de Dresden foi um bombardeamento militar efetuado durante a Segunda Guerra Mundial pelos aliados da Força Aérea Real (RAF) e a Força Aérea do Exército dos Estados Unidos da América (USAAF) entre 13 e 15 de fevereiro de 1945. Em quatro ataques-surpresa, 1.300 bombardeiros pesados lançaram mais de 3.900 toneladas de dispositivos incendiários e bombas altamente explosivas na cidade, a capital barroca do estado alemão de Saxônia. A tempestade de fogo resultante destruiu 39 quilômetros quadrados do centro da cidade.
Um relatório da Força Aérea dos Estados Unidos escrito em 1953 por Joseph W. Angell defendeu a operação como o bombardeamento justificado de um alvo militar, industrial e centro importante de transportes e comunicação, sediando 110 fábricas e 50.000 trabalhadores em apoio aos esforços nazistas. Em contrapartida, diversos pesquisadores argumentaram que nem toda a infrainstrutura comunicacional, como pontes, foram de fato alvo do bombardeio, assim como extensas áreas industriais distantes do centro da cidade. Alega-se que Dresden era um marco cultural de pouca ou nenhuma significância militar, uma "Florença do Elba", como era conhecida, e que os ataques foram um bombardeio indiscriminado e desproporcional aos comensuráveis ganhos militares.
Nas primeiras décadas após a guerra, estimativas de mortos chegavam a 250.000, número atualmente considerado absurdo. Uma investigação independente encomendada pelo conselho municipal de Dresden em 2010 chegou a um total mínimo de 22.700 vítimas, com um número máximo de mortos em torno de 25.000 pessoas.
Em comparação direta com o bombardeio de Hamburgo em 1943, que criou uma das maiores tempestades de fogo provocadas pela RAF e a Força Aérea dos Estados Unidos, matando aproximadamente 50.000 civis e destruíndo praticamente toda a cidade, e o bombardeio de Pforzheim em 1945, que matou aproximadamente 18.000 civis, os ataques aéreos contra Dresden não podem ser considerados os mais graves da Segunda Guerra Mundial. No entanto, eles continuam conhecidos como um dos piores exemplos de sacrifício civil provocado por bombardeio estratégico, ocupando lugar de destaque entre as causes célèbres morais da Segunda Guerra. Discussões pós-guerra, lendas populares, revisionismo histórico e propagandismo da Guerra Fria levantaram debates entre comentaristas, oficiais e historiadores a respeito da fundamentação ou não do bombardeio, e se sua realização teria constituído um crime de guerra.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardeamento_de_Dresden

Anônimo disse...

Bachmann , ja mandei aquela dica para o Manuel , sobre obra de ficção , vendo no blog da folha , abaixo dos comentário está a seguinte frase : "O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem"
você poderia por bem grande no titulo do site , ou dentro do quadro das mensagens . Ai as pessoas automaticamente já são responsáveis pelo que dizem. Já diminuiria varias explicações judiciais para você. Abraço e sucesso !

Anônimo disse...

A falecida Frau Liesenberg, esposa do tambem falecido pastor Liesenberg, era natural de Dresden e estava lá quando deste bombardeio. Salvou-se num bunker. Dizia que esse talvez tenha sido um dos dias mais terriveis pelo qual a Alemanha já passou. Se a bomba atomica já estivesse pronta naquela época, certamente teria sido experimentada ali.