9 de março de 2011

GRUPOS FOLCLÓRICOS




Na postagem sobre a participação de grupo folclórico no carnaval de Florianópolis, o Sauerkraut, tão somente registrou o questionamento de muitos, sobre o critério adotado para a indicação.

INFELIZMENTE um bando de ignorantes, de pau e pedra nos verbetes, preocupou-se unicamente em atacar o blogueiro.

Pessoalmente, sou fã ha muito tempo, do Alpenbach.
É uma questão de simpatia com o simpatico casal que organiza o grupo e sua simpática filha que, desde pequenina participa das apresentações.

Também de todo o grupo, sempre gentil, humilde, hospitaleiro e com apresentações impecáveis.

Inclusive da "Alte Kameraden" do pomerano Karl Teike, nascido em Stettin e considerada a marcha militar mais tocada em todo o mundo.

A "Alpino Germânico", se me permite a sugestão, está necessitando calçar as sandálias da humildade e abandonar a arrogância.

Outros grupos, também representam muito bem Pomerode, até mesmo o mais recente, o Deutsche Chrone.

Não basta ter sido o 1°, nem tampouco ter 42 anos de história ou, ter membro na secretaria de educação ou cultura.

Todos merecem respeito!

33 comentários:

Anônimo disse...

parabéns ao Alpino, Alpenbach, Edelweiss, Deutsche Chrone, Grupo Alegre e todos que se envolvem com o folclore e cultura. Infelizmente estamos sujeitos às críticas, e se ficarmos tentando agradar a todos, fica difícil fazer nossa parte. Há espaço pra todos, sabemos disso.

Daniel P. disse...

O senhor se permite, é um dos primeiros que sabe criticar as outras pessoas, agora quando o veneno resbala no senhor ai vc se ofende, tenha santa paciencia, recomendo que o senhor antes de divulgar qualquer assunto, verifique realmente a fundo se vale a pena coloar meias palavras pra dar todo esse transtorno, e recomendo que o senhor identifique as pessoas que fazem a solicitação do mesmo como vc mencionou que foram leitores que pediram, é bom identificalas, até o conhecimento que tenho vc nem tem a autoridade de usar imagens sem autorização do mesmo, fica muito chato vc coloar fotos de pessoas se autorização.
o que eu recomendo que antes verifique se vale a pena colocar o assunto simplesmente antes de jogar no ventilador pra ver o que vai dar. peço que vc ajude a divulgar a tradição e não a difamar ela como o senhor tem colocado aqui.pois além de acabar coma cultura vc acaba com pomerode.
o que o senhor realmente faz pra passar a cultura e educação.
fica aqui a pergunta.

Arthur Pedroso disse...

O senhor aqui coloca que vc realmente puxa pro alpen bach acredito que o senhor antes de expressar essas palavras o senhor tem que conhecer a historia no fundo, pois o casl que vc menciona ja saiu de dois grupos( e pq será)pra fundar o alpen bach e a pergunta que eu faço como o senhor sabe que realmente a dança e genuina e autentica pois quando vejo o grupo alpen bach se apresentando vejo arrogancia principalmente na festa pomerana quando vi esse ano foi mais pra aparecer do que pra mostrar a cultura, pois de musica ate pode ser autentica mas a dança, desculpa eles não tem quase nada de autentico tudo fora de sincronia o edelweiss dança muito melhores do que eles e até coo o senhor mencionou o proprio Deusch Krone que é recente, espero os grupos não entrem nesse seu joguinho de empura um contra o outro pois vejo que na festa pomerana eles trabalham unidos e quero parabenizalos por isso, o senhor deveria sim se preocupar e usar seu blog pra cativar mais os grupos de pomerode e não julgalos se foram ou não pra uma determinada apresentação, afinal não são os grupos que escolhem as apresentações e sim as pessoas é lei do melhor.
o senhor foi muito infeliz com suas palavras aqui pq quaqluer um ve que o grupo alpen bach não usa um autenticidade já da pra ver pelos trajes, é uma pena pq espaço todos tem.
saudações
Arthur Pedroso BNU

Der Sauerkraut disse...

p/Daniel P e Arthur Pedroso
Seus argumentos só atacam os outros.
Em que vcs pretendem contribuir para a cultura e um convívio harmonioso?
Eu tenho o direito de manifestar minha simpatia e costumo respeitar o pensamento dos outros.
Ao jornalista é dado o direito de não mencionar suas fontes.
O simples questionamento de um critério adotado não deveria "mover tantas montanhas"!
Tem gato na tuba ou gente de consciência intranquila!?
A publicação de imagens no Blog é promoção e divulgação, considerando o grande número de leitores do Sauerkraut.

Samuel Bergano disse...

boa noite senhor Bachmann
Queria me manifestar a respeito de sua colocação pois partipei de um grupo de Jaraguá do Sul, que hoje ja fechou as portas devido não ter mais gente suficiente para o mesmo, no meu ponto de vista ja vi varias apresentações do grupo alpino germânico, e realmente eles lutam para manter a cultura a dança, e são formidaveis, sempre admirei eles pois o senhor colocou que eles deveriam calçar as sandálias, acredito que o senhor esta se equivocando e querendo afetar alguém com essas palavras, pois se me recordo esse sim foi o grupo que inspirou a criação de varios outros grupos da região, inclusive a maioria de pomerode, o que vejo é que alguns grupos ainda tem inveja um do outro, é claro que sempre vai sobrar para quem aparece mais, que pelo meu visto aos comentários é o Alpino Germânico, agora quanto a sua cativação ao Alpen respeito sua opinião mas vendo o seu blog o senhor que diz que é tão conhecedor da cultura alemã e ser um alemão, o senhor realemnte não conhece a história correta, ja vi o alpen bach apresentar varias vezes e aquela Krakovia deles não tem nada a ver nem poderiam dançar essa musica com o traje que eles usam não condiz, acho que o senhor deveria verificar muitas coisas antes de ficar comentando, fico muito triste em ver esse tipo de comentarios da cultura, pois eu senti na pele o que é ver um grupo se acabar, e não gostaria que isso acontece-se em pomerode pois todos os grupos tentam se manter da melhor maneira possivel, acho que o senhor deveria rever as suas colocações e nesse momento ser neutro e não ainda puxar o saco de um grupo, fico muito sentido com isso. e espero que o senhor entenda que isso não é uma ofensa ao blogueiro e sim um pequeno individuo que acompanha o seu blog.

Arthur Pedroso disse...

Bom pelo que conheço e acompanho o senhor gostaria de pedir o seu registro de jornlista para uso de imagem, e simplesmente como o senhor colocou apenas estou me manifestando como o senhor ou eu não tenho esse direito?

Der Sauerkraut disse...

p/Samuel Bergano
Mais um contra o Alpen?
QQ é isso?
Krakovia???!!!

Der Sauerkraut disse...

p/Arthur Pedroso
RG. 01650-DRT/SC-MTb.
O Sauerkraut é um campo livre da manifestação do pensamento.

Anônimo disse...

tá louco, Bachmann, tu só fez uma perguntinha e agora se veem animosidades entre os grupos, coisa que nem sabíamos. É assim a vida. Que lástima. Me pergunto onde estão os sentimentos de preservação de uma cultura - a alemã. Vejo apenas muito ego nos comentários, prova que tem gato na tuba mesmo.

Arthur Pedroso disse...

Respondendo ao comentario não é gato na tuba, mas a questão aqui é a maneira como é exposta a matéria, pois nãi vi ajuda aos grupos folclóricos, e sim teve uma manifestação de inveja devido um grupo ter ido se apresentar em algum lugra que gerol todo esse transtorno, e como o senhor Bachmann tem simpatia pelo grupo mencionado eu tenho minha posição de conhecedor de danças. e faço minha manifestação ou será que o blog não é livre pra isso?
Adoro muito os grupos é uma paixão mas não posso ver esse tipo de comentários!

Der Sauerkraut disse...

Dá para explicar esse "conhecedor de danças"?

Anônimo disse...

Cada um que aparece aqui fazendo comentários, não é??

Anônimo disse...

Com 42 anos de ensaio, somente poderiam fazer uma apresentação bonita.

Parece que um grupo adora o outro, ou estou enganado??

Anônimo disse...

O problema não é o Bachmann, nem os comentários, mas sim o grande amor que eles nutrem um grupo pelo outro.
Aí dizem que defendem cultura!!!
Defendem egos incrivelmente enormes!!

Anônimo disse...

" CONHECEDOR DE DANÇA "

Mostre o currículo exemplar!!!!!

Anônimo disse...

Alguns por causa de grupos, ainda defendem um salário lá na prêfa, ou não??

Ivan disse...

Rubens, cuidado com quem chamas de ignorante!
Sempre que a opinião de seus leitores é contrária a sua você os chama de ignorantes? Isso talvez colasse nos anos 80, talvez nos anos 90, mas hoje??? – Lembre-se que você não é o único a ter sentado num banco de faculdade, não é o único a ler jornais e “blogs” (mesmo os de mau gosto) e não é o único a ter opinião própria fundamentada em fatos e conhecimentos consolidados.
Você sabe tão bem quanto eu que seu sua postagem não é apenas um “simples questionamento”, mas sim uma tentativa de ataque pessoal ao integrante do Alpino que trabalha na já citada “Prefa”.
Saiba que o Alpino, assim como os demais grupos, é uma instituição independente, sem vínculos com poder público ou privado, é formado unicamente por voluntários com o expresso objetivo de promover o resgate e a difusão cultural, não importando onde eles trabalham.
Insinuar que o Alpino se beneficia através de seu integrante servidor público é um golpe baixo e infundado, estão ai os demais grupos que podem testemunhar a respeito.

Para o anônimo que postou que há “animosidades entre os grupos”, eu discordo, tanto Alpino quanto demais grupos se relacionam muito bem, há um verdadeiro espírito de amizade e cooperação entre os grupos de Pomerode, se há algum grupo que discorda disso... Bem, quem sabe não é o causador de discórdias...

Quanto à humildade, quem está sendo arrogante? – Para quem ainda não entendeu a natureza de um grupo folclórico, o Alpino não é melhor do que qualquer outro grupo simplesmente por que não faz parte das atribuições de um grupo folclórico ser melhor, portanto, o Alpino sempre reconheceu e reconhece as boas qualidades dos demais grupos de Pomerode e de todos os outros grupos espalhados mundo a fora.

E Rubens, concordo contigo quando você diz que “não basta ser o 1º, ter 42 anos de história e ter membro na secretaria de cultura ou educação” e é justamente por isso que trabalhamos muito (voluntariamente, volto a lembrar) para manter os traços de nossa cultura. Da mesma forma apoiamos toda e qualquer manifestação cultural ou artística sem discriminação.

Lembrem-se ainda que as pessoas se atraem por afinidade! Pensem nisso...

Ivan – Grupo Folclórico Alpino Germânico

Ivan disse...

Rubens, cuidado com quem chamas de ignorante!
Sempre que a opinião de seus leitores é contrária a sua você os chama de ignorantes? Isso talvez colasse nos anos 80, talvez nos anos 90, mas hoje??? – Lembre-se que você não é o único a ter sentado num banco de faculdade, não é o único a ler jornais e “blogs” (mesmo os de mau gosto) e não é o único a ter opinião própria fundamentada em fatos e conhecimentos consolidados.
Você sabe tão bem quanto eu que seu sua postagem não é apenas um “simples questionamento”, mas sim uma tentativa de ataque pessoal ao integrante do Alpino que trabalha na já citada “Prefa”.
Saiba que o Alpino, assim como os demais grupos, é uma instituição independente, sem vínculos com poder público ou privado, é formado unicamente por voluntários com o expresso objetivo de promover o resgate e a difusão cultural, não importando onde eles trabalham.
Insinuar que o Alpino se beneficia através de seu integrante servidor público é um golpe baixo e infundado, estão ai os demais grupos que podem testemunhar a respeito.

Para o anônimo que postou que há “animosidades entre os grupos”, eu discordo, tanto Alpino quanto demais grupos se relacionam muito bem, há um verdadeiro espírito de amizade e cooperação entre os grupos de Pomerode, se há algum grupo que discorda disso... Bem, quem sabe não é o causador de tais animosidades...

Quanto à humildade, quem está sendo arrogante? – Para quem ainda não entendeu a natureza de um grupo folclórico, o Alpino não é melhor do que qualquer outro grupo simplesmente por que não faz parte das atribuições de um grupo folclórico ser melhor, portanto, o Alpino sempre reconheceu e reconhece as boas qualidades dos demais grupos de Pomerode e de todos os outros grupos espalhados mundo a fora.

E Rubens, concordo contigo quando você diz que “não basta ser o 1º, ter 42 anos de história e ter membro na secretaria de cultura ou educação” e é justamente por isso que trabalhamos muito (voluntariamente, volto a lembrar) para manter os traços de nossa cultura. Da mesma forma apoiamos toda e qualquer manifestação cultural ou artística sem discriminação.

E sim, nos orgulhamos da história do grupo e de seus 42 anos, temos motivo para isso. E apenas para refletir, você pode se orgulhar da sua história? pense bem na resposta...

Lembrem-se ainda que as pessoas se atraem por afinidade! Pensem nisso...

Ivan – Grupo Folclórico Alpino Germânico

Cleyton Felipe Utech disse...

Será que ninguém raciocina sobre o real objetivo da postagem?
zzz.....zzzz....zzz....

Anônimo disse...

Para descontrair:

mais uma anedota zoológica

os Pomerodenses agradem ao zoológico de Pomerode por terem emprestado o " tatu-canastra ", para fazer os túneis na cidade, mas por quê o velho, já cansado, tão devagar nas suas obrigações.
Poderiam ter cedido um mais novo. Esse que taí já se chama:

CANASTRÃO

Anônimo disse...

ao comentário das 15:01, o problema é que se faz uma postagem querendo atacar alguém, e acaba atingindo pessoas que não tem nada a ver, por tabela. Sei que o Sr. gosta de criar polêmica Sr. Rubens, para atrair visitas ao site. É o que se espera do seu lado de jornalista. Mas sei que o Sr. também gosta de apreciar o Folclore, pois já presenciei, pelo menos há alguns anos, o Sr. em vários eventos. Também acho, que a animosidade e opinião pessoal de alguns integrantes de grupos folclóricos, não deve ser tomada pelo coletivo. É opinião do(a) cara. Em todo lugar tem os do contra. Tenho amizade com o Horst, com o André, com o Leoni, entre vários integrantes de outros grupos. Todos estão defendendo o seu time, honrando a camisa, ou melhor, seu traje. Mas fazem parte de uma pequena seleção de pessoas que prestigiam suas tradições e costumes. Olha, lutar pelo Folclore, e a Cultura de um modo geral, é muito complicado.Já é não é fácil fazer as coisas de graça, sem nenhum reconhecimento, mas ver certas críticas de alguns comentários, de pessoas que sequer conhecem a vida pessoal de muitos dos integrantes e do seu desprendimento, muito menos a tradição de seus Opas e Omas. Os folcloristas, são pessoas que eu particulamente acho, que o Sr. deveria dar uma força, não tentar atacar um todo, por aversão política a uma pessoa. Mas é só minha opinião. Quanto aos que acham que é exagero dos que estão se defendendo, é porque nunca lutou por uma causa em que acredita de coração, e vê alguns bossais querendo destruir sua imagem com comentários ofensivos e maliciosos. Ainda bem que aqui ainda tem quem preserve isso. Muitos estados nem sabem mais o que eram os costumes de seus antepassados. "Que se dane, agora é Rebolation, Mulher maravilha, o resto é coisa de colono". É o retrato de um país que escolheu seu governante. Deveríamos agradecer por sermos diferentes. Obrigado pelo espaço Sr. Rubens, sei que o Sr. vai pensar no assunto.

Povo de Pomerode disse...

Mais uma vez estamos vendo o seu enorme poder de criar discórdia e pricipalmente, ofender a tudo e a todos, a frustração do Senhor deve ser a de não ser bem sucedido, pricipalmente por ter feito faculdade e sequer colhido os frutos. Use o seu blog para coisas boas, e não para criar inimigos ou desavenças, afinal, o que o senhor ganha com isso?

Anônimo disse...

Inveja mata...
Alpino Germânico é o melhor grupo que tem e esse velho chato cara de jegue fica falando pq ficou com inveja e morrendooooooooooo de vontade de esta lá em floripa....hashashash velho invejosooooo...

IDIOTAAAAAAAAAAAA

Der Sauerkraut disse...

p/22:12
Sabe porque publico?
Para que meus leitores saibam que, no campo das idéias, falta muito para certas pessoas.

Cleyton Felipe Utech disse...

Quem é o "cara", muito idiota por sinal, que põe em si mesmo o título de "Povo de Pomerode"????

Carla disse...

Quero apenas colocar minha opinião...o Sr. deveria sim divulgar os grupos folclóricos, porém elogiando e não criticando...porque por traz de uma apresentação tem muito trabalho e esforço. Enquanto muitos estão descansando nós estamos ensaiando, preparando o material, correndo atras de ajuda, porque como o Sr. mesmo sabe somos todos voluntários e não recebemos pagos pra dançar, fazemos isso de coração, porque gostamos. Daí o Sr. vem com suas colocações... me poupe...
Acredito que o Sr deveria conhecer um pouco melhor a cultura e as tradições alemãs, como já colocado num depoimento acima onde já se viu usar traje do sul da Alemanha e dançar a dança Krakovia que é do norte da Alemanha, acho que o Sr deveria ter conhecimento destas pequenas diferenças, que para nós dançarinos são muito importantes.

Carla - dançarina do Grupo Folclórico Alpino Germânico.

Anônimo disse...

Onde estava hoje o Grupo Folclórico Alpen Bach ????? Dançando ?????? Não acredito!!!!!!
Depois de tudo que Pomerode esta passando, eles ainda foram dançar...

Anônimo disse...

para a sua resposta das 22:17 - falta muito mais para o Sr...

Der Sauerkraut disse...

p/Carla
Por que não responde qual foi o critério?
Por que atacar o Alpen?

Anônimo disse...

Blogueiro, então vc ñ sabe mais ler?
Ou vc está tentando confundir seus leitores? -Seu questionamento foi respondido dia 08 de março às 18:39!



Grupo Folclórico Alpino Germânico disse...
Respondendo ao comentário feito pelo Sauerkraut, não houve critério de escolha de grupo, simplesmente a solicitação foi feito ao grupo pelo trabalho serio que é feito no Grupo Folclórico Alpino Germânico e pelos 42 anos de existência,tendo como base de muitas apresentações já feitas pelo grupo na cidade de Florianópolis e que o grupo já se apresentou no carnaval no ano de 2000 pela escola Consulado. E o membro da associação pelo qual o grupo foi solicitado já que viu a apresentação a muito tempo atrás no festival de danças de Florianópolis e gostou muito, devido a esse fato ano passado o grupo foi convidado pelo JB(pessoa que fez o contato)e como ano passado a participação do grupo encantou as pessoas participantes da associação(AFLOV) este ano novamente recebemos o convite, e o grupo não se negou, por ser uma maneira de valorizar a sua cultura, os seus 42 anos de existência, além do mais o grupo não fica ensaiando o ano todo para não se expor em apresentações.
É dessa maneira que conseguimos mostrar as pessoas a nossa valorização e principalmente aos dançarinos, por que a cada apresentação é um conquista.
Como foi esse ano as apresentações durante a 28ª Festa Pomerana, o grupo recebeu 4 convites para se apresentar em outros estados.
Fica aqui o esclarecimento ao senhor, e espero que antes de falar faça algo de útil, pois como foi mencionado na matéria é Pomerode que esta sendo representada e não fizemos isso por um acaso uma vez que, fazemos isso por amor a dança e a cultura pois, geralmente não recebemos pago por isso.
saudações
Grupo Folclórico Alpino Germânico

8 de março de 2011 18:39

Carlos Maciel Gruss disse...

mas pq todas apresentação so vai o Grupo Alpino,pelo que eu sei Pomerode tem mais de 7 grupos,ta na hora deles tbm divulgar o seu trabalho,pq as danças do Alpino todos ja conheçem, eu fui para a Festa e vi que tem Grupos ate melhores.

Carlos Maciel Gruss
Jaraguá do Sul

Anônimo disse...

p/ Carlos Maciel

Todos os grupos de pomerode são ótimos e se esforçam muito para, dentro de suas possibilidades, levar cultura e folclóre para todos os cantos, é natural que o Alpino faça muitas apresentações pois é mais conhecido devido há muitos fatores dentre os quais o tempo que já existe, a fidelidade de suas coreografias, as peculiaridades culturais que o cerca, etc. Nada porém faz desmerecer os demais Grupos, é claro. Os ataques, critícas e tentativas de difamação que você está vendo nesse blogue é resultado apenas uns poucos frustrados e invejosos. Esteja certo que em breve você terá oportunidade ver todos os grupos de Pomerode trabalhando juntos (o que acontece com frequência).

Dahbya disse...

Infelizmente pude ver o comentário de Arthur Pedroso : 9 de março de 2011 21:21, somente hoje

Antes de julgar a saída do tal casal acima, você deveria saber pelo menos o motivo... você sabe???
Só para sua informação:
A perda de um filho de 8 anos e 9 meses é bom motivo, ou não??
Provavelmente você não deve ser pai... se for jamais deveria ser chamado como!

Eles são um exemplo, lutam pela cultura alemã a mais de 30 anos, muito mais que você!

Saudações a filha adotiva do casal.
(estou aonde estou e sou o que sou graças a eles e só tenho a agradecer por isso).